O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Município recebe máquinas e equipamentos para fortalecer produção rural durante realização da Exposição Agropecuária A feira também movimenta a economia e cria oportunidades para toda a região”, disse o governador. (Foto: Feijão Almeida / GOVBA)

Municípios do sudoeste baiano receberam, neste sábado (23), máquinas, equipamentos e implementos agrícolas entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues durante visita à 45ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié. As ações do Governo do Estado buscam fortalecer a produção rural e apoiar a agricultura familiar na região.

“Estamos entregando equipamentos que ajudam diretamente a produção rural, melhoram as condições de trabalho e fortalecem a agricultura familiar. A feira também movimenta a economia e cria oportunidades para toda a região”, disse o governador.

Entre os equipamentos entregues estão tratores, microtratores, tanque-pipa, máquinas forrageiras, retroescavadeira, ensiladeira, barracas de feira, caixas d’água e ônibus escolar rural destinados aos municípios do território.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram entregues 15 tratores com implementos para cidades como Jequié, Manoel Vitorino, Lafaiete Coutinho, Maracás e Boa Nova. Também foram distribuídos microtratores, tanque-pipa, máquinas forrageiras, retroescavadeira para Aiquara, além de caixas d’água e barracas de feira. A Secretaria da Educação entregou ainda um ônibus escolar rural para Boa Nova.

Morador de Manoel Vitorino, o agricultor Paulo Sérgio, destacou que os equipamentos chegam em um momento importante para quem vive da produção rural. “Tudo que ajuda no trabalho do campo faz diferença. Esses equipamentos fortalecem as associações e ajudam quem vive da produção rural no dia a dia”, afirmou.

Seagri fortalece cadeia produtiva da mangaba em encontro com municípios da Chapada Diamantina Em Ibicoara, o potencial da mangaba ficou evidente na véspera da reunião. Um dia de campo realizado na comunidade do Cantagalo mostrou a abundância dos campos nativos da fruta na região. (Foto: Tiago Dantas / Seagri)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) reuniu secretários de Agricultura de 12 municípios da Chapada Diamantina para discutir formas de ampliar o potencial econômico da mangaba para além da comercialização in natura. A proposta do encontro, ocorrido na quarta-feira (13), em Ibicoara, é incentivar o processamento agroindustrial e agregar valor à produção de forma sustentável, podendo ser expandida para outras culturas nativas da região.

O diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri, Assis Pinheiro Filho, ressaltou que o encontro com os gestores municipais consolida uma articulação construída coletivamente. “Estamos despertando nas pessoas a potencialidade que existe nesse lugar”, afirmou. O próximo desafio é viabilizar projetos capazes de transformar esse potencial em renda para os trabalhadores.

Organizado em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Prefeitura de Ibicoara, o encontro apresentou possibilidades de verticalização da cadeia produtiva, a exemplo da cerveja artesanal, doces, picolés e sorvetes produzidos a partir da mangaba. A iniciativa integra ações da Seagri voltadas ao fortalecimento do agroextrativismo e à geração de renda para produtores rurais.

O encontro contou com uma palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Josué Francisco da Silva Júnior, que apresentou as particularidades da mangaba nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Segundo o pesquisador, as características do fruto em cada ambiente ampliam as possibilidades de uso e aproveitamento.

A Embrapa classifica a mangaba como uma “planta para o futuro”, categoria destinada a frutíferas nativas com potencial nutricional, farmacêutico e científico ainda pouco explorado. “Há uma necessidade de olharmos a mangaba como um produto da sociobiodiversidade que pode gerar alimento e renda para as comunidades”, afirmou Silva Júnior.

Parte desse potencial já movimenta a Chapada. O secretário da Agricultura de Iraquara, Jorge Paulo, participou do encontro em busca de intercâmbio e parcerias para estruturar a cadeia produtiva com foco comercial. Ele contou que as famílias quilombolas do município mantêm a economia local a partir do extrativismo da mangaba e que a comercialização da fruta já gera renda, mas o processamento ainda é reduzido.

Em Ibicoara, o potencial da mangaba ficou evidente na véspera da reunião. Um dia de campo realizado na comunidade do Cantagalo mostrou a abundância dos campos nativos da fruta na região. “Com a equipe da Seagri aqui em campo, a gente só tem a crescer”, disse o secretário da Agricultura de Ibicoara, Nelson Júnior.

Entregas simultâneas do Governo somam cerca de R$ 48 milhões em investimentos O conjunto de ações alcança os 27 territórios de identidade da Bahia, reforça a presença da gestão estadual tanto na capital quanto no interior. (Foto: Douglas Amaral / SEC)

Além das inaugurações realizadas pelos secretários estaduais nos municípios, o governador Jerônimo liderou agenda de entregas em Santa Maria da Vitória

O Governo da Bahia iniciou, nesta sexta-feira (10), uma série de entregas de obras em diferentes regiões do estado. A agenda principal foi liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Santa Maria da Vitória, com um conjunto expressivo de ações na área da saúde. Paralelamente, também foram realizadas inaugurações nos municípios de Seabra, Castro Alves, Morpará e Amélia Rodrigues, que, juntos, somam recursos da ordem de R$ 48 milhões.

O conjunto de ações alcança os 27 territórios de identidade da Bahia, reforça a presença da gestão estadual tanto na capital quanto no interior e contempla áreas como educação, esporte, infraestrutura urbana, segurança pública, produção rural e abastecimento de água, com cronograma de inaugurações previsto até junho de 2026. As entregas são realizadas por secretários estaduais, representando o governador durante agendas simultâneas.

Obras somam mais de R$ 31 milhões em Seabra

Em Seabra, os investimentos totalizam cerca de R$ 31,7 milhões nas áreas de educação, infraestrutura, abastecimento de água e conectividade. Entre as principais ações estão a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional de Seabra, com investimento de R$ 24,6 milhões, e a pavimentação das travessias urbanas, no âmbito do programa Bahia em Movimento, com aporte de R$ 4,4 milhões.

Na área de abastecimento de água, foram entregues os sistemas de Boa Sorte e Água Vazante, com R$ 565 mil, e o sistema produtor de Brejo, com R$ 2 milhões. Também foi entregue o Conecta Bahia, com investimento de R$ 62 mil, ampliando a oferta de acesso gratuito à internet no município.

Participaram da agenda em Seabra o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Marcius de Almeida Gomes; a chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Camila Medrado; o coordenador regional da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Francisco Albano; e a assessora de Relações Institucionais da Secretaria da Educação (SEC), Luanda Machado.

Mais de R$ 12 milhões em Castro Alves

Em Castro Alves, foram investidos mais de R$ 12 milhões em ações nas áreas de educação, esporte, infraestrutura urbana e abastecimento de água. Entre as inaugurações, está a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral.

"Estamos aqui cumprindo esta missão de fortalecer a Educação na Bahia e seguir construindo políticas públicas de qualidade para os nossos estudantes", afirmou a secretária da Educação do Estado em exercício, Luciana Menezes.

Também integram o conjunto de ações a construção de uma Areninha Society, a implantação dos sistemas de abastecimento de água nas localidades de Palmeira e Taperinha e a requalificação e urbanização da Rua da Corrida, na sede do município.

Os atos foram conduzidos pela secretária da Educação, Luciana Menezes; pelo diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto; pela coordenadora da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Renata Pedreira Borges; e pela engenheira Naiara Almeida, representando a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Morpará recebe cerca de R$ 1,4 milhão em entregas

Com entregas que somaram cerca de R$ 1,4 milhão, Morpará recebeu investimentos voltados ao fortalecimento da produção rural e do abastecimento de água. Foram entregues a Unidade de Beneficiamento de Mel, com investimento de R$ 443 mil, e a Unidade Classificadora de Ovos, com R$ 253 mil.

Na área de abastecimento de água, foram entregues os sistemas de Carnaúba Grande, com R$ 395 mil, de Rio do Peixe, com R$ 315 mil, e de Moído, com R$ 75 mil. Participaram da agenda em Morpará o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, e o gerente regional da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Hudson Prado Santos.

Amélia Rodrigues ganha unidade integrada de segurança

Em Amélia Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, inaugurou uma unidade integrada que reúne a Delegacia Territorial da Polícia Civil e o Pelotão da Polícia Militar. A obra contou com investimento superior a R$ 2,3 milhões e reforça a estrutura de segurança no município.

"São investimentos importantes realizados pelo governo para garantir a presença policial forte em todo o estado. Nos últimos três anos foram realizados aportes substanciais para reforço da tropa, implementação de novas instalações e aquisições de equipamentos imprescindíveis para fortalecimento da atuação policial", frisou Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.

Adab intensifica acompanhamento de feiras de animais em todo o estado Na maioria das cidades, essas feiras acontecem em currais públicos, reunindo produtores para a compra, venda e troca de bovinos, caprinos e ovinos, além de suínos e aves em menor escala. (Foto: Secom / Divulgação ADAB)

Na Bahia, as feiras de animais sustentam milhares de produtores rurais e movimentam a economia de muitos municípios. É nesses espaços que a renda se concretiza e os animais são comprados e vendidos semana após semana.

Na maioria das cidades, essas feiras acontecem em currais públicos, reunindo produtores para a compra, venda e troca de bovinos, caprinos e ovinos, além de suínos e aves em menor escala. Mas esse movimento também exige atenção. Diante dessa realidade, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem intensificado o acompanhamento das feiras em várias regiões do estado. O trabalho inclui reuniões com prefeitos e secretários municipais de agricultura, além de presença constante nos locais, com orientação e fiscalização.

Na prática, esse acompanhamento evita problemas comuns quando animais de diferentes origens se encontram no mesmo ambiente. Em muitos desses locais, a circulação é intensa e segue ao longo de todo o dia. Em poucas horas, dezenas ou até centenas de animais passam pelo mesmo espaço, vindos de diferentes propriedades e até de outros municípios. Sem cuidado, esse contato direto entre rebanhos abre caminho para a circulação de doenças e pode trazer prejuízos para toda a cadeia produtiva.

Entre as orientações está a emissão correta da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite identificar a origem e o destino dos animais e acompanhar esse deslocamento. O controle na entrada e saída ajuda a manter a saúde dos rebanhos e evitar prejuízos.

Além disso, é obrigatória a presença de médico-veterinário responsável técnico, devidamente cadastrado na Agência, assim como a emissão da GTA por profissional habilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), principalmente na saída de equídeos e ruminantes. Esse cuidado ajuda a evitar a entrada e a circulação de doenças.

O trabalho também conta com equipes em campo, formadas por gerentes técnicos da defesa sanitária animal e médicos-veterinários fiscais estaduais agropecuários, que orientam produtores e organizadores sobre a regularização dos recintos, o manejo dos animais e os cuidados durante a realização das feiras.

A dimensão desse cenário ficou ainda mais evidente após levantamento da Agência, que identificou feiras semanais espalhadas por todo o território baiano. A presença desses eventos em áreas como Bacia do Jacuípe, Sisal, Recôncavo, Sertão do São Francisco e Piemonte da Diamantina mostra a importância da atividade e a necessidade de acompanhamento contínuo. O cadastro dos recintos onde as feiras acontecem é obrigatório e mantém os locais regularizados, com as informações atualizadas.

O trabalho depende da atuação conjunta da Agência, dos municípios e dos próprios produtores. A Adab atua como parceira nesse processo, orientando, acompanhando e contribuindo para resolver os problemas no dia a dia das feiras. O objetivo é garantir que a atividade continue acontecendo com organização, controle e segurança para os rebanhos e para quem vive da produção rural.

Pressione ESC para fechar