O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581

SAC Móvel atenderá população entre os dias 13 e 17 de junho

  • Por: Redação Sertão Hoje
SAC Móvel atenderá população entre os dias 13 e 17 de junho O atendimento será realizado das 7h30 às 17h, na Praça Oliveira Brito. (Foto: Instagram / @prefibiassuce)

A unidade do SAC Móvel estará no município de Ibiassucê entre os dias 13 e 17 de junho, oferecendo à população acesso a diversos serviços públicos. O atendimento será realizado das 7h30 às 17h, na Praça Oliveira Brito.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços disponibilizados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), facilitando a realização de atendimentos sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.

Serviço:

Local: Praça Oliveira Brito

Data: 13 a 17 de junho

Horário: 7h30 às 17h

Ainda de acordo a gestão, os moradores poderão buscar orientações e realizar procedimentos relacionados aos serviços ofertados pela unidade móvel durante o período de permanência no município. Fonte: Pref. de Ibiassucê

Contas anual de câmara municipal é aprovada

  • Por: TCM-BA
Contas anual de câmara municipal é aprovada Os conselheiros imputaram multa de R$1,5 mil a Tadeu Prado Rebouças Prates, responsável pelas contas de Ibiassucê, em razão das irregularidades apontadas no voto. (Foto: Instagram / @tcmbahia)

Durante as sessões realizadas nesta quarta-feira (27/05), os conselheiros que compõem a 1ª e 2ª câmaras do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, consideraram regulares as contas de 11 câmaras de vereadores referentes ao exercício de 2024.

Os conselheiros consideraram regulares – sem a indicação de quaisquer ressalvas – as contas de Conde (Reinaldo Schiavon Neto); Maiquinique (Lourisvaldo Rodrigues de Souza) e Nilo Peçanha (Joimar Santos da Anunciação).

Também opinaram pela regularidade com ressalvas das contas de 2024 de Cipó (Fabiano Orlando dos Santos); Ibiassucê (Tadeu Prado Rebouças Prates); Itamari (João Inácio de Vasconcelos Neto); João Dourado (Marcos Cardoso); Macururé (Jonas Alves da Silva Gomes); Nazaré (Nagib Elias Boeri Neto); Nova Ibiá (José Carlos de Jesus) e Planaltino (Genival Pereira de Souza).  

Os conselheiros imputaram multa de R$1,5 mil a Tadeu Prado Rebouças Prates, responsável pelas contas de Ibiassucê, em razão das irregularidades apontadas no voto. Cabe recurso das decisões.

Governo do Estado autoriza ações na área da educação para Macaúbas, Ibiassucê e outros 12 municípios Estamos investindo para que cada cidade tenha escolas dignas, estruturadas e acolhedoras, enfatizou Jerônimo Rodrigues. (Foto: Amanda Ercília/GOVBA)

Na manhã desta terça-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues assinou cerca de R$ 8 milhões em convênios com 14 municípios baianos para fortalecer a educação municipal em diferentes regiões do estado. As autorizações permitem que a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) execute ações que vão desde a construção de novas unidades escolares até a aquisição de equipamentos, mobiliários e instrumentos musicais para atender escolas da rede municipal.

As autorizações também reforçam o regime de colaboração entre Estado e municípios, garantindo que as ações cheguem com mais rapidez às redes municipais. Com a publicação dos convênios no Diário Oficial, prevista para esta semana, as prefeituras já poderão abrir as licitações no dia seguinte, acelerando obras, compras de equipamentos e demais melhorias que devem entrar em execução antes do início do ano letivo.

“Estamos investindo para que cada cidade tenha escolas dignas, estruturadas e acolhedoras. Quando ampliamos a cooperação com as prefeituras, potencializamos o aprendizado e garantimos que nossas crianças e jovens tenham mais oportunidades”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou que os convênios representam um avanço significativo na qualificação das estruturas escolares municipais. “Quando o Estado soma esforços com os municípios, o impacto é imediato na vida dos estudantes. Esses investimentos fortalecem o trabalho pedagógico, melhoram os ambientes de ensino e ampliam as condições de trabalho das equipes escolares”, disse Rowenna.

Entre os gestores presentes, o prefeito Mauro Vieira, de Anguera, celebrou a assinatura do convênio que permitirá a construção de uma escola municipal com seis salas e quadra esportiva. Para ele, a parceria é fundamental para atender à demanda crescente por infraestrutura educacional. “Esse apoio chega em um momento muito importante. A nova escola vai oferecer mais conforto e qualidade para nossos alunos, marcando um passo decisivo para o desenvolvimento da nossa educação”, afirmou o prefeito.

Além de Anguera, os convênios contemplam municípios como Barra, Campo Formoso, Itiúba, Itaju do Colônia, Ituberá, Itambé, Ibirataia, Itaetê, Macaúbas, Queimadas e Riachão das Neves, que receberão equipamentos, mobiliários e, no caso de Ibiassucê, instrumentos musicais destinados à fanfarra escolar. Também foram autorizados convênios para reforma em uma unidade escolar na cidade de Sebastião Laranjeiras.

Ibiassucê alcança 8ª posição no ranking baiano de alfabetização

  • Por: Redação Sertão Hoje
Ibiassucê alcança 8ª posição no ranking baiano de alfabetização O resultado demonstra que estamos no caminho certo, com ações consistentes para fortalecer a alfabetização em Ibiassucê, afirma o secretário de Educação. (Foto: Ascom / Pref. de Ibiassucê)

O município de Ibiassucê, na Bahia, alcançou a 8ª posição no ranking estadual de alfabetização. A partir desse resultado, o município passou a integrar o grupo de 11 cidades que atingiram mais de 60% dos estudantes alfabetizados na idade adequada, conforme apresentado no Seminário de Alfabetização promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento reuniu gestores municipais, profissionais da educação e especialistas para discutir práticas de alfabetização, formação docente e políticas públicas relacionadas à leitura e à escrita na educação básica.

Em um contexto em que a melhoria da alfabetização é prioridade para as redes municipais, Ibiassucê participou das atividades do seminário com o objetivo de trocar experiências, apresentar ações locais e fortalecer parcerias voltadas à etapa inicial de leitura e escrita. O município esteve representado pelo secretário de Educação, professor Sandro Wagner; pela articuladora Renalfa, Katiane Brito; e pela Ponto Focal SABE, Eliane Gomes.

O encontro abordou temas como metodologias de alfabetização, formação continuada de professores, uso de recursos tecnológicos, avaliação diagnóstica e estratégias de apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade. A participação de Ibiassucê incluiu a apresentação de projetos desenvolvidos na rede municipal e de iniciativas voltadas ao aprimoramento do ensino.

 “O resultado demonstra que estamos no caminho certo, com ações consistentes para fortalecer a alfabetização em Ibiassucê”, afirma Sandro Wagner, secretário de Educação. “Esse desempenho só foi possível devido ao empenho de todos os profissionais de ensino, alunos e familiares, que são os atores principais. Estou muito feliz pelo meu município, mas fico triste pelo fato da Bahia amargar a última posição no que diz respeito à alfabetização. No entanto, tenho a esperança de que, juntos, tiraremos o Estado dessa posição desconfortável”, enfatizou.

Ibiassucê conquista 8ª posição no ranking de alfabetização da Bahia O resultado demonstra que estamos no caminho certo, com ações consistentes para fortalecer a alfabetização, afirmou o secretário municipal de Educação. (Foto: Ascom / Pref. de Ibiassucê)

O município de Ibiassucê se destacou ao conquistar a 8ª posição no ranking de alfabetização, o que possibilitou sua inclusão, a partir do Seminário de Alfabetização realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), entre os 11 municípios que atingiram mais de 60% dos alunos alfabetizados na idade correta. O evento reuniu prefeitos, secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, articuladores e especialistas para discutir práticas de alfabetização, formação de docentes e políticas públicas voltadas para a leitura e a escrita na educação básica.

Representantes do município marcaram presença no seminário, incluindo o Secretário de Educação, professor Sandro Wagner; a Articuladora Renalfa, Katiane Brito; e a Ponto Focal SABE, Eliane Gomes. O seminário abordou temas como metodologias ativas de alfabetização, formação continuada de professores, uso de recursos tecnológicos, avaliação diagnóstica e estratégias para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade social. A participação de Ibiassucê foi marcada pela apresentação de projetos locais, parcerias com instituições de formação e planos de melhoria implantados na rede municipal.

A premiação e a colocação alcançada devem incentivar a continuidade das ações de formação de docentes, aquisição de materiais didáticos e ampliação de programas de apoio a alunos em situação de vulnerabilidade. “O resultado demonstra que estamos no caminho certo, com ações consistentes para fortalecer a alfabetização em Ibiassucê”, afirma Sandro Wagner, secretário de Educação. O dirigente acrescentou: “Esse desempenho só foi possível graças ao empenho de todos os profissionais da educação, alunos e familiares, que são os principais protagonistas. Estou muito feliz pelo meu município, mas fico triste pelo fato de a Bahia ocupar a última posição no que diz respeito à alfabetização. No entanto, tenho a esperança de que, juntos, conseguiremos tirar o estado dessa posição desconfortável.”

Cinco agroindústrias familiares formam novo polo agroindustrial em Ibiassucê O objetivo é fortalecer a produção de mandioca e gerar mais renda para agricultores e agricultoras familiares. (Foto: Ascom / CAR)

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou recentemente duas novas agroindústrias nas comunidades de Jabuticaba e Bom Sucesso, zona rural de Ibiassucê. O objetivo é fortalecer a produção de mandioca e gerar mais renda para agricultores e agricultoras familiares. Com as inaugurações, Ibiassucê passa a contar com cinco agroindústrias familiares, localizadas nas comunidades de Bom Sucesso, Careta, Capoeirão, Grama e Jabuticaba.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Bonsucesso, Gerson Rodrigues, destacou a importância da nova unidade de beneficiamento. “Era o que faltava para a nossa comunidade se desenvolver. Agora, vamos poder produzir farinha e polvilho com os novos equipamentos, como forno, ralador e descascador de mandioca”.

Na Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade do Careta, a produção de biscoitos e pães já está a todo vapor. Para a presidente Leide Laura Amado, as novas unidades vão beneficiar diretamente a produção local. “Nossa agroindústria trabalha com produtos acabados da mandiocultura, enquanto as outras unidades produzirão fécula, que é nossa matéria-prima. Assim, se forma uma cadeia produtiva que vai gerar mais renda e dinamizar a economia do município”.

Para fortalecer a produção e a comercialização, as cinco unidades foram contempladas pelo projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, que já contratou um profissional para cada agroindústria, com o objetivo de apoiar a gestão e otimizar a produção. “A produção cresceu bastante, principalmente depois da contratação do agente de negócios. Melhorou nossas vendas e o envolvimento da equipe na produção”, comentou Leide Laura.

Cinco agroindústrias familiares formam novo polo agroindustrial em Ibiassucê O objetivo é fortalecer a produção de mandioca e gerar mais renda para agricultores e agricultoras familiares. (Foto: Ascom / CAR)

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou recentemente duas novas agroindústrias nas comunidades de Jabuticaba e Bom Sucesso, zona rural de Ibiassucê. O objetivo é fortalecer a produção de mandioca e gerar mais renda para agricultores e agricultoras familiares. Com as inaugurações, Ibiassucê passa a contar com cinco agroindústrias familiares, localizadas nas comunidades de Bom Sucesso, Careta, Capoeirão, Grama e Jabuticaba.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Bonsucesso, Gerson Rodrigues, destacou a importância da nova unidade de beneficiamento. “Era o que faltava para a nossa comunidade se desenvolver. Agora, vamos poder produzir farinha e polvilho com os novos equipamentos, como forno, ralador e descascador de mandioca”.

Na Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade do Careta, a produção de biscoitos e pães já está a todo vapor. Para a presidente Leide Laura Amado, as novas unidades vão beneficiar diretamente a produção local. “Nossa agroindústria trabalha com produtos acabados da mandiocultura, enquanto as outras unidades produzirão fécula, que é nossa matéria-prima. Assim, se forma uma cadeia produtiva que vai gerar mais renda e dinamizar a economia do município”.

Para fortalecer a produção e a comercialização, as cinco unidades foram contempladas pelo projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, que já contratou um profissional para cada agroindústria, com o objetivo de apoiar a gestão e otimizar a produção. “A produção cresceu bastante, principalmente depois da contratação do agente de negócios. Melhorou nossas vendas e o envolvimento da equipe na produção”, comentou Leide Laura.

TCM recomenda a aprovação das contas prefeituras de Ibiassucê e de Jacaraci As contas são referentes ao ano de 2022. (Foto: Ascom / TCM-BA)

Durante sessão plenária desta quinta-feira (07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram a aprovação, ainda que com ressalvas, às câmaras de vereadores das prefeituras de Ibiassucê e de Jacaraci, referentes ao ano de 2022.

As contas das prefeituras de Ibiassucê são de responsabilidade dos gestores Francisco Adauto Rebouças Prates (01/01/2022 a 29/09/2022) e Emanuel Fernando Alves Cardoso (30/09/2022 a 31/12/2022); e de Jacaraci, sob gestão de Antônio Carlos Freire de Abreu.

Tendo em vista que as ressalvas, os conselheiros imputaram multa de R$ 1,5 mil ao gestor de Ibiassucê (Emanuel Fernando Alves Cardoso); de R$1 mil ao gestor de Jacaraci. Cabe recurso das decisões.

Ibiassucê recebe investimentos para impulsionar agricultura familiar

  • Por: Anderson Oliveira/GOVBA
Ibiassucê recebe investimentos para impulsionar agricultura familiar Esse fomento na diversidade da agricultura familiar, para que possa agregar valor, dinamiza a economia dos municípios, disse Jerônimo Rodrigues. (Foto: Foto: Amanda Ercília/GOVBA)

A comunidade de Jabuticaba, em Ibiassucê, no centro sul do estado, recepcionou o governador Jerônimo Rodrigues neste domingo (3). No local, acompanhado do prefeito Tadeu Prates, ele entregou uma unidade de beneficiamento de mandioca. A comunidade de Bonsucesso também recebeu um equipamento semelhante. “Com essa agroindústria, temos a nossa marca, o mercado se abre, aumentando a renda, gerando emprego, produzindo mais e escoando a produção”, explicou a presidente da Associação Beneficente da Comunidade de Jabuticaba e estudante de agronomia, Letícia Moreira.

A agenda na “capital da amizade”, como é conhecida, foi cheia de entregas e ações voltadas para quem vive e trabalha no campo. Implantadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ao custo de mais de R$ 1 milhão, as duas unidades vão atender aproximadamente 80 pessoas. Outras três agroindústrias estão sendo criados no município. De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a Bahia possui cerca de 400 agroindústrias, promovendo diversidade para as culturas.

“Esse fomento na diversidade da agricultura familiar, para que possa agregar valor, dinamiza a economia dos municípios. Um equipamento como esse consegue injetar na economia local mais de R$ 1,5 milhão por ano. É essa grande revolução que as 400 agroindústrias na Bahia estão fazendo, com o protagonismo da agricultura familiar, advento de políticas públicas lideradas pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues”, explicou ele.

Além disso, o pacote de ações incluiu a entrega de dois tratores com implementos agrícolas, sendo um direcionado para a Associação Beneficente da Comunidade de Jabuticaba, quatro máquinas forrageiras, 300 caixas d’água, um tanque pipa, um gradão e 20 barracas para fortalecer a feira livre do município. Todas essas medidas, de quase R$ 1,8 milhão, fazem parte de um esforço maior do Governo para valorizar o pequeno produtor e fomentar o desenvolvimento rural. Segundo o governador, investir em quem vive da terra é uma das formas mais eficazes de movimentar a economia local.

"Um domingo especial aqui em Ibiassucê. Entregamos ambulância, ônibus escolar, equipamentos agrícolas, trator, reforço para saúde e ainda autorizei obras importantes. Saio feliz de ver união entre todos os lados políticos, pensando no bem do povo. É assim que a gente constrói a Bahia”, afirmou Jerônimo.

No setor de saúde, foram entregues uma ambulância, uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e novos equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal São Sebastião. Só nessa área, os investimentos somam mais de R$ 800 mil. A Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura para reformar o Hospital Municipal São Sebastião. O orçamento é estimado em R$ 1,5 milhão. Serão realizadas intervenções estruturais, funcionais e adequação às normas técnicas sanitárias e hospitalares vigentes, englobando demolições controladas e modernização das instalações elétricas, hidrossanitárias, de gases medicinais e de climatização, e requalificação dos ambientes internos, e a ceder dois kits odontológicos ao município.

A educação também foi contemplada com um novo ônibus escolar rural, com capacidade para transportar 29 estudantes que moram distantes da sede, enquanto a segurança pública recebeu uma viatura para reforçar a atuação da Polícia Civil no município.

O chefe do Executivo baiano assinou a ordem de serviço para a interligação dos sistemas de abastecimento de água de Ibiassucê ao distrito de Algodão. A adutora de 14 quilômetros terá mais de 175 ligações, passando por diversas localidades. A ação, que será executada pela Embasa, promete melhorar o fornecimento de água potável para a população da região, ampliando o acesso e garantindo mais dignidade para quem vive nessas localidades. Para isso, será destinado o valor de R$ 3,3 milhões para atender 9.156 pessoas.

Outras autorizações foram dadas, como para a 1ª etapa da reforma do mercado da feira livre; da requalificação do parque de exposições; para estudo de viabilidade para abastecimento de água em Inchu, Farinha Seca, Grama e Capoeirão; e do projeto de pavimentação asfáltica da sede até o povoado Santo Antônio.

Prefeito de Ibiassucê recebe ambulância, veículo TFD e ônibus escolar, reafirmando parceria entre Estado e município É a primeira vez que eu tenho contato com um governador de estado. Eu cheguei de coração aberto e saio com o coração mais aberto ainda, celebrou o prefeito. (Foto: Amanda Ercília / GOVBA)

O governador Jerônimo Rodrigues esteve na manhã desta quinta-feira (31) reunido, no gabinete oficial, em Salvador, com o prefeito e gestores do município de Ibiassucê para escuta e alinhamento dos projetos municipais para infraestrutura, saúde e educação. O encontro resultou na entrega de uma ambulância, de um veículo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), de equipamentos para a saúde e de um ônibus escolar para o município do sudoeste baiano.

“Foi uma agenda bastante produtiva, conheci mais do programa de governo do município, ouvi as necessidades, coisas mais estruturantes, coisas mais urgentes, que a gente não pode esperar. Então vamos cuidar disso, botar dinheiro pra ver a atenção básica bem, ver os meninos e meninas com uma boa performance escolar, pra ver crescer e avançar as políticas públicas em Ibiassucê”, garantiu o governador do Estado.

O prefeito Tadeu Prates e os secretários municipais apresentaram projetos como a reforma e reabertura do Mercado Municipal, a necessidade de pavimentação de 26 quilômetros de rodovia, que atenderá às comunidades de Santo Antônio, Brasilândia e Jacaré, contemplando cerca de 450 famílias; construção de barragens, reforma do Hospital Municipal de Ibiassucê, construção de uma Unidade de Saúde da Família (UBS), espaço novo para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência; um Colégio de Ensino Integral, construção de um estádio, reforma do Parque de Exposições, construído em 1986, limpeza de aguadas e construção de um CRAS.

“É a primeira vez que eu tenho contato com um governador de estado. Eu cheguei de coração aberto e saio com o coração mais aberto ainda. É impossível caminhar sozinho. Nós chegamos aqui com a lista extensa e tivemos uma grande recepção. Saímos com muito mais do que era esperado”, celebrou o prefeito.

Obras de pavimentação, requalificação de agroindústrias e ampliação do abastecimento de água já marcam a presença do poder público estadual em Ibiassucê. Com um volume total de recursos que ultrapassa R$ 46 milhões, os projetos vão desde mobilidade até acesso à água e fortalecimento da agricultura familiar. Lá já foram entregues mais de 40 quilômetros de rodovia pavimentada, conectando Ibiassucê a Caculé através da BA-617, com investimento de R$ 40,7 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Na área de abastecimento, está em fase inicial a interligação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Ibiassucê ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Algodão, com recurso estimado de R$ 3,3 milhões. Paralelamente, está sendo construído um sistema simplificado de abastecimento para cinco comunidades rurais: Boqueirão, Esbarrancado, João Camilo, Olho D’água de Enedino e Toco Gente.

Na frente produtiva, cinco unidades de beneficiamento de mandioca e frutas foram requalificadas, distribuídas entre comunidades como Grama, Careta, Jabuticaba e Bonsucesso. Os investimentos somam cerca de R$ 3 milhões e fazem parte de ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

No domingo (3), o chefe do executivo baiano e o secretariado do governo estadual estarão na cidade do sudoeste para outros anúncios e entregas.

Prefeito de Ibiassucê recebe ambulância, veículo TFD e ônibus escolar, reafirmando parceria entre Estado e município É a primeira vez que eu tenho contato com um governador de estado. Eu cheguei de coração aberto e saio com o coração mais aberto ainda, celebrou o prefeito. (Foto: Amanda Ercília / GOVBA)
Mais Notícias

Pressione ESC para fechar