O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
  • Guanambi
  • 15 / Jun / 2026 - Há 2 horas

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência

  • Por: Thanize Borges / Ascom PCBA
Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Comarca de Palmas de Monte Alto. (Foto: Ascom / PCBA)

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Guanambi), unidade vinculada à 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Guanambi), cumpriu, na quinta-feira (11), mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 28 anos, por descumprimento de medida protetiva de urgência, em Guanambi.

Segundo as apurações, o investigado, mesmo ciente das medidas protetivas impostas em seu desfavor, aproximou-se e persistiu em ameaçar de morte a vítima, sua ex-companheira, de 29 anos, circunstância que desencadeou a decretação de sua prisão preventiva pelo juiz da Comarca de Palmas de Monte Alto. Vale ressaltar que o investigado possui conduta reiterada, respondendo a outros processos por violência doméstica, com vítimas também nas cidades de Matina e Palmas de Monte Alto.

Durante as diligências para cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi localizado no bairro Paraíso, no município, em posse de uma motocicleta com indícios de adulteração nos sinais identificadores, razão pela qual também foi autuado em flagrante.

Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade policial do município, onde foram adotados os procedimentos legais de praxe, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário
Polícia Rodoviária apreende mais de 14 kg de maconha durante fiscalização na BR-030 Na unidade policial, foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo a autuação em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. (Foto: Instagram / @pmdabahia.ciprvbrumado)

Nessa última sexta-feira (6), uma ação da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), resultou na apreensão de aproximadamente 14,5 quilos de substância análoga à maconha, em Guanambi.

De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, a apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina realizada na BR-030. Durante a abordagem a um ônibus interestadual, os policiais localizaram a droga no interior das bagagens de um dos passageiros.

Segundo a corporação, o suspeito foi detido e encaminhado, juntamente com o material apreendido, à Delegacia Territorial de Guanambi. Na unidade policial, foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo a autuação em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

A ocorrência foi registrada pela equipe do TOR, vinculada à CIPRv/Brumado, durante ação de fiscalização e combate a ilícitos nas rodovias da região. Fonte: ASCOM CIPRv/Brumado.

Homem é conduzido à delegacia por suspeita de tráfico de drogas

  • Por: Redação Sertão Hoje
Homem é conduzido à delegacia por suspeita de tráfico de drogas Em continuidade às diligências, foram apreendidos R$ 152 em espécie, seis buchas de cocaína, três papelotes de maconha. (Foto: Instagram / @pmdabahia.17bpm)

Na madrugada deste último sábado (6), após uma ação da Polícia Militar no bairro Alto Caiçara, em Guanambi, um homem de 19 anos foi conduzido à delegacia.

Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), equipes realizavam patrulhamento tático em uma área que frequentemente é alvo de denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes quando identificaram indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os envolvidos tentaram deixar o local, mas foram alcançados e abordados.

Ainda de conforme a corporação, durante a ação, os policiais encontraram com um dos suspeitos porções de substâncias com características semelhantes à cocaína e à maconha. Em continuidade às diligências, foram apreendidos R$ 152 em espécie, seis buchas de cocaína, três papelotes de maconha, duas porções maiores da mesma substância e duas munições de cartucheira, sendo uma delas deflagrada.

De acordo com a ocorrência policial, o suspeito assumiu a posse do material apreendido e informou que a droga seria destinada à comercialização. O homem foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com os materiais apreendidos, onde a ocorrência foi registrada e foram adotadas as medidas legais cabíveis. Fonte: Ascom – 17º BPM/Guanambi.

Caminhada ecológica marca abertura da Semana do Meio Ambiente

  • Por: Redação Sertão Hoje
Caminhada ecológica marca abertura da Semana do Meio Ambiente A programação seguirá nos próximos dias com palestras, atividades educativas, ações de plantio e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guanambi deu início, nesta segunda-feira (01), à programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até o dia 10 de junho. As atividades incluem ações de conscientização, educação ambiental e mobilização comunitária.

De acordo com a gestão municipal, a abertura ocorreu no distrito de Ceraíma, com a realização de uma caminhada ecológica de sensibilização na Escola Agrícola. A atividade reuniu estudantes, professores e moradores da comunidade em momentos de reflexão sobre a preservação dos recursos naturais e a importância do cuidado com o meio ambiente.

Durante a programação, foram distribuídas mudas de árvores nativas, com o objetivo de incentivar o reflorestamento e a valorização da flora local. A ação contou ainda com a participação de parceiros da Secretaria, incluindo a Cootaeg, que apresentou os mascotes da coleta seletiva, contribuindo para a conscientização ambiental de forma educativa.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo apoio logístico, como transporte e alimentação dos participantes. A abertura contou ainda com a apresentação da Banda Marcial da Escola CPM Professora Josefina Teixeira de Azevedo.

Segundo a organização, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a consciência ecológica da população e incentivar práticas sustentáveis no município. A programação seguirá nos próximos dias com palestras, atividades educativas, ações de plantio e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental. Fonte: Pref. de Guanambi

Caminhada do Maio Amarelo mobiliza população em ação de conscientização no trânsito A atividade reuniu moradores, servidores públicos, vereadores e representantes de diferentes setores da sociedade em uma ação voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

Na manhã desta sexta-feira (29), como parte da programação da campanha Maio Amarelo 2026, foi realizada em Guanambi, a Caminhada do Maio Amarelo. A atividade reuniu moradores, servidores públicos, vereadores e representantes de diferentes setores da sociedade em uma ação voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito.

Conforme a gestão municipal, com o tema “Enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha busca promover reflexões sobre comportamentos no trânsito e incentivar atitudes relacionadas ao respeito, à responsabilidade e à convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A concentração dos participantes ocorreu às 7h30, na Praça do Feijão. Em seguida, a caminhada percorreu vias da cidade até a Praça do Bradesco.

A mobilização foi coordenada pela Superintendência Municipal de Trânsito, com apoio da Polícia Militar e de secretarias municipais. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito. A campanha é realizada anualmente em diversos países e promove atividades educativas e preventivas com o objetivo de ampliar o debate sobre segurança viária e preservação da vida no trânsito. Fonte: Pref. de Guanambi

Prefeitura entrega mais 200 títulos de regularização fundiária pelo Programa Casa Legal Foram beneficiadas famílias dos bairros Marabá, Vasconcelos, Nossa Senhora Aparecida e de outras localidades do município. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi realizou, na noite da última sexta-feira (29), no Centro Cultural, a entrega de mais 200 títulos de regularização fundiária urbana por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana (REURB), denominado Casa Legal. Foram beneficiadas famílias dos bairros Marabá, Vasconcelos, Nossa Senhora Aparecida e de outras localidades do município. O programa é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Governo e de Planejamento, em parceria com o setor jurídico da administração municipal.

De acordo com a administração, a solenidade contou com a presença do prefeito Arnaldo Azevedo, do presidente da Câmara Municipal, Fausto Azevedo, vereadores, secretários municipais, membros da equipe da REURB, do assessor jurídico Eunadson Donato de Barros e da juíza Miran Carvalho Dantas, da 1ª Vara Cível e Anexos, que representou a parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF).

Segundo informações da coordenação do programa, durante o evento, representantes da administração municipal destacaram que a regularização fundiária proporciona segurança jurídica aos proprietários, além de contribuir para a valorização dos imóveis e para a formalização da posse das propriedades. O processo de regularização é realizado de forma gratuita para os beneficiários, por meio da parceria institucional firmada entre os órgãos envolvidos.

De acordo com dados da Prefeitura de Guanambi, o Programa Casa Legal já beneficiou mais de 2.700 famílias em 23 bairros do município. A iniciativa é apontada como uma referência na área de regularização fundiária urbana no estado, sob acompanhamento do Núcleo de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça da Bahia. Fonte: Pref. de Guanambi

Prefeitura é contemplada em edital e poderá receber R$ 530 mil para festejos juninos A classificação, no entanto, ainda depende da conclusão da fase de recursos e das demais etapas previstas no processo seletivo. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) publicou, na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado, o resultado da segunda fase de classificação do edital de seleção pública destinado à celebração de convênios para o projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”.

Conforme a prefeitura, a relação foi divulgada após análise da Comissão Especial de Avaliação. Com a publicação do resultado, foi aberto o prazo para apresentação de recursos referentes à segunda fase do processo, conforme previsto no cronograma do edital. Entre os municípios classificados está Guanambi, incluído no Grupo B, com indicação de repasse no valor de R$ 530 mil para apoio à realização do São João do Gurutuba 2026. O evento está previsto para acontecer entre os dias 18 e 22 de junho, na Praça do Feijão.

Segundo a gestão municipal, ao todo, o edital contempla 283 municípios baianos distribuídos em cinco grupos. Os valores indicados somam aproximadamente R$ 124,3 milhões, considerando os montantes previstos para cada município. A classificação, no entanto, ainda depende da conclusão da fase de recursos e das demais etapas previstas no processo seletivo.

O objetivo do edital é selecionar municípios para a celebração de convênios de cooperação técnica e financeira com o Governo da Bahia, por meio da Sufotur, visando à realização dos festejos juninos de 2026. Segundo o cronograma oficial, os eventos contemplados deverão ocorrer entre os dias 5 de junho e 3 de julho. Fonte: Pref. de Guanambi

Crianças participam de cavalgada educativa na Escola Lindaura Boa Sorte Leão As crianças também participaram da organização da cavalgada, contribuindo na elaboração de convites, na construção da programação do evento e no convite às demais turmas do turno matutino. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

No dia 22 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lindaura Boa Sorte Leão, localizada no bairro Beija-Flor, promoveu a Cavalgada das Crianças, ação pedagógica desenvolvida pelos professores Thiago e Fernanda, com apoio das assistentes Joelma e Elisângela e participação das crianças do 5º Período B.

De acordo com a prefeitura, a atividade integrou um projeto emergente desenvolvido pela turma desde fevereiro, a partir de diálogos, curiosidades e experiências compartilhadas pelas próprias crianças. Relatos sobre animais da roça, vivências no campo e histórias ligadas ao universo sertanejo motivaram o desenvolvimento de um percurso investigativo voltado à cultura do sertão.

Ainda de acordo com a gestão municipal, durante o projeto, foram realizadas atividades envolvendo diferentes linguagens e áreas do conhecimento, incluindo práticas de escrita, matemática, arte, culinária, brincadeiras de faz de conta, desenhos, pesquisas e uma visita à roça dos avós de um dos estudantes.  As crianças também participaram da organização da cavalgada, contribuindo na elaboração de convites, na construção da programação do evento e no convite às demais turmas do turno matutino.

Segundo a gestão, a realização da Cavalgada das Crianças contou com a colaboração de integrantes da comunidade local. A escola registrou agradecimentos a Diego, do Grupo de Montaria JR Sítio Família e Tamarinheiros, e aos cavaleiros Gazo Pintor, Fernando Pau D’Arco e Guilherme Vaqueiro, que participaram do evento com apresentações para as crianças e famílias presentes.

O encerramento da programação contou com apresentação musical de Virgílio Leais, com repertório de forró tradicional, promovendo a integração entre escola, comunidade e manifestações culturais locais. Segundo a instituição, a atividade reforça o compromisso com práticas pedagógicas voltadas à escuta das crianças, à valorização de suas experiências e ao incentivo ao protagonismo infantil no processo de aprendizagem. Fonte: Pref. de Guanambi

17º BPM atende ocorrência de violência doméstica e apreende simulacro de arma de fogo Durante a abordagem policial, foi localizado em posse do suspeito um facão, além de um simulacro de arma de fogo tipo pistola no interior da residência. (Foto: Instagram / @pmdabahia.17bpm)

Na noite de segunda-feira (26), uma guarnição do 17º BPM foi acionada pelo CICOM para averiguar uma denúncia de violência doméstica no bairro Beija-Flor II, em Guanambi.

Conforme a corporação, no local, a vítima relatou que vinha sendo ameaçada pelo companheiro com um facão. Durante a abordagem policial, foi localizado em posse do suspeito um facão, além de um simulacro de arma de fogo tipo pistola no interior da residência.

Além disso, a Policia Militar destacou dizendo que, “A apreensão do simulacro reforça a importância da pronta atuação policial, uma vez que objetos dessa natureza podem ser utilizados para intimidar vítimas e causar sensação real de ameaça e perigo”.

De acordo com os policiais, diante dos fatos, o autor, a vítima e os materiais apreendidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas cabíveis. Fonte: Ascom / 17º BPM

Ex-funcionário da Secretaria de Assistência Social é condenado a mais de 9 anos de prisão As irregularidades foram denunciadas pela própria secretária municipal ao Ministério Público e Polícia Civil. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

O juiz da Vara Criminal de Guanambi, Edson Nascimento Campos, condenou o ex-chefe do Departamento de Contabilidade e Tesouraria da Secretaria de Assistência Social, Thiago Francisco de Souza Castro, à pena de nove anos, oito meses e 20 dias de reclusão. As irregularidades foram denunciadas pela própria secretária municipal ao Ministério Público e Polícia Civil.

De acordo com a sentença, ficou comprovado que o ex-servidor desviou R$ 1.220.495,93 em recursos públicos. Entre os dias 2 de agosto de 2021 a 1 de setembro de 2025, período em que o esquema teria ocorrido até ser descoberto. O acusado foi preso no dia 23 daquele mesmo mês, em Foz do Iguaçu.

Conforme a divulgação feita pela prefeitura, além da pena de prisão, o magistrado determinou a perda do cargo público e de eventual função ou mandato eletivo que ele venha a exercer. A decisão também fixou o valor mínimo R$ 1.286.986,65, para a reparação dos danos causados ao erário municipal. Durante o processo, Thiago confessou integralmente os fatos narrados na denúncia, justificando sua conduta por um quadro de compulsão por jogos de azar e dívidas acumuladas em apostas. Fonte: Pref. de Guanambi

Mais Notícias

Pressione ESC para fechar