O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581

Caminhada ecológica marca abertura da Semana do Meio Ambiente

  • Por: Redação Sertão Hoje
Caminhada ecológica marca abertura da Semana do Meio Ambiente A programação seguirá nos próximos dias com palestras, atividades educativas, ações de plantio e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guanambi deu início, nesta segunda-feira (01), à programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até o dia 10 de junho. As atividades incluem ações de conscientização, educação ambiental e mobilização comunitária.

De acordo com a gestão municipal, a abertura ocorreu no distrito de Ceraíma, com a realização de uma caminhada ecológica de sensibilização na Escola Agrícola. A atividade reuniu estudantes, professores e moradores da comunidade em momentos de reflexão sobre a preservação dos recursos naturais e a importância do cuidado com o meio ambiente.

Durante a programação, foram distribuídas mudas de árvores nativas, com o objetivo de incentivar o reflorestamento e a valorização da flora local. A ação contou ainda com a participação de parceiros da Secretaria, incluindo a Cootaeg, que apresentou os mascotes da coleta seletiva, contribuindo para a conscientização ambiental de forma educativa.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo apoio logístico, como transporte e alimentação dos participantes. A abertura contou ainda com a apresentação da Banda Marcial da Escola CPM Professora Josefina Teixeira de Azevedo.

Segundo a organização, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a consciência ecológica da população e incentivar práticas sustentáveis no município. A programação seguirá nos próximos dias com palestras, atividades educativas, ações de plantio e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental. Fonte: Pref. de Guanambi

RHI Magnesita reforça compromisso com a biodiversidade

  • Por: RHI Magnesita
RHI Magnesita reforça compromisso com a biodiversidade Ação em parceria com o CETAS de Vitória da Conquista reforça a conservação da biodiversidade no sertão baiano. (Foto: Divulgação / RHI Magnesita)

A RHI Magnesita, líder global em soluções refratárias, realizou, a soltura de mais de 170 animais silvestres na Serra das Éguas, em Brumado (BA), em parceria com o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista, vinculado à SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista). A ação integra o Programa de Salvamento e Preservação da Fauna da companhia, iniciativa estruturada para mitigar impactos ambientais e contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas locais.

Ao todo, foram reintroduzidos animais de 21 espécies, entre aves e répteis, incluindo azulão (Cyanoloxia brissonii), trinca-ferro (Saltator similis), canário-da-terra (Sicalis flaveola), além de iguana (Iguana iguana) e jiboia (Boa constrictor).

“Nosso compromisso com a preservação da fauna vai além da proteção das áreas onde atuamos. Além de mitigar impactos, trabalhamos de forma estruturada para apoiar a recuperação de espécies e garantir que esses animais encontrem um ambiente seguro para retornar à natureza. A Serra das Éguas é um exemplo concreto de como a conservação pode caminhar junto com a atividade industrial, gerando valor ambiental e social para o território”, afirma Carlos Eduardo Souza, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita.

A parceria entre a companhia e o Centro de Triagem de Animais Silvestres tem contribuído para ampliar as ações de conservação e reintegração de animais silvestres à natureza. Devido à sua extensa área preservada e à presença de vegetação nativa e nascentes, a Serra das Éguas é considerada uma área estratégica para soltura de animais silvestres.

“Nossa interlocução com o corpo técnico da RHI Magnesita, comprometido e envolvido com as diretrizes ambientais, facilita, com responsabilidade, todo o processo de acesso, deslocamento e acompanhamento às áreas de soltura mais adequadas para cada espécie”, afirma Aderbal Azevedo Alves, coordenador do CETAS de Vitória da Conquista (BA).

O CETAS desempenha papel fundamental na conservação da fauna, atuando na reabilitação e reintegração de animais resgatados, muitos deles vítimas do tráfico de animais silvestres, ao habitat natural. Nesse contexto, a Serra das Éguas funciona como um importante refúgio para esses animais, tendo recebido cerca de 400 espécimes nos últimos quatro anos.

Localizada em Brumado (BA), a Serra das Éguas abriga a unidade da RHI Magnesita e funciona como um berço para animais resgatados. Atualmente, a companhia mantém cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa preservada na região, o equivalente a aproximadamente 70% de sua área local, criando condições concretas para a conservação da biodiversidade e a continuidade das interações ecológicas.

O Programa de Salvamento e Preservação da Fauna é um dos pilares da atuação ambiental da empresa. A iniciativa busca reduzir impactos sobre as comunidades biológicas e contribuir para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Como parte dessa estratégia, a RHI Magnesita também mantém equipes dedicadas à proteção do entorno, com atuação no combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies.

Pressione ESC para fechar