O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581

Município apresenta experiência sobre ODS em fórum internacional no Equador

  • Por: Redação Sertão Hoje
Município apresenta experiência sobre ODS em fórum internacional no Equador Durante o encontro, a representante do município entregou a uma representante da ONU uma lembrança de Vitória da Conquista: uma miniatura do Cristo de Mário Cravo, um dos símbolos da cidade. (Foto: Ascom / Pref. de Vitoria da Conquista)

Nesta quarta-feira (30), a experiência de Vitória da Conquista na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi apresentada em um fórum internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), em Quito, no Equador.

O segundo dia do Fórum Internacional de Localização dos ODS 2026, o município participou de um painel que reuniu representantes de diferentes países para discutir igualdade de gênero, liderança feminina e estratégias de desenvolvimento inclusivo.

Representando Vitória da Conquista, a coordenadora do Centro de Governança dos ODS, Ludmila Araújo, apresentou iniciativas desenvolvidas no município e abordou a relação entre políticas públicas locais, financiamento sustentável e promoção da igualdade de gênero.

Com o tema “Driving Sustainable Finance and Inclusive Growth for Women and Girls: The SDGs as a Lens for Advancing Gender Equality Through Local Government Action” (Impulsionando Finanças Sustentáveis e Crescimento Inclusivo para Mulheres e Meninas: os ODS como lente para promover a igualdade de gênero por meio da ação dos governos locais), a apresentação tratou do papel dos governos municipais na implementação da Agenda 2030 e na adaptação dos compromissos internacionais às necessidades de cada território.

Segundo Ludmila Araújo, a participação permitiu compartilhar a experiência de Vitória da Conquista na implementação dos ODS e conhecer iniciativas desenvolvidas em outras localidades.

A participação no fórum ocorre no contexto da estruturação, em Vitória da Conquista, de mecanismos voltados à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planejamento municipal.

Entre as iniciativas estão o Centro de Governança dos ODS, o Comitê Técnico e a Comissão Municipal dos ODS. O município também elaborou um Relatório Local Voluntário (RLV), instrumento utilizado por governos locais para apresentar avanços, desafios e estratégias relacionados à implementação da Agenda 2030.

Segundo informações da Prefeitura, Vitória da Conquista foi o único município da Bahia inicialmente contemplado com assessoria da iniciativa Meu Município pelos ODS para a elaboração do documento.

Em agosto deste ano, entre cerca de 700 municípios participantes da iniciativa, Vitória da Conquista foi selecionada para apresentar sua experiência de governança durante um encontro nacional promovido pela Comissão Nacional para os ODS, pelo Instituto Cidades Sustentáveis e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Pressione ESC para fechar