O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Seminário irá propor discussão a respeito de desinformação sobre vacinas O seminário se constitui numa etapa importante do projeto e pretende estabelecer um espaço de diálogo interdisciplinar, reunindo pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área para debater evidências. (Foto: Ilustrativa / Freepik)

Acontece na próxima sexta-feira (15) das 9h às 17h30h, o 1 º Seminário “Desinformação sobre Vacinas: Caminhos para a Integridade da Informação”. Entre os palestrantes convidados está o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra, que participará de mesa redonda sobre o tema “Ciência, confiança e desinformação em saúde, vacinação, saúde pública e os efeitos da desinformação”, juntamente com Antônio Brotas, da Fiocruz e Marcele Carneiro Paim do Instituto de Saúde Coletiva (ISC).

O seminário se constitui numa etapa importante do projeto e pretende estabelecer um espaço de diálogo interdisciplinar, reunindo pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área para debater evidências, compartilhar experiências e refletir sobre caminhos possíveis para o fortalecimento da integridade da informação e da saúde pública.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,  o projeto propõe analisar e enfrentar os desafios contemporâneos relacionados à desinformação em saúde, com ênfase nas questões envolvendo vacinas e na integridade da informação A iniciativa articula atividades de pesquisa, produção de conhecimento e disseminação científica, buscando compreender os processos de circulação da desinformação e seus impactos sobre a confiança nas instituições e a adesão às políticas públicas de saúde.

Bahia reforça combate às arboviroses com tecnologia, vacinação e ação integrada nos territórios Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. (Foto: Edimário Duplat / Saúde GovBA)

A Bahia vem intensificando suas estratégias de enfrentamento às arboviroses, com foco em inovação tecnológica, ampliação da vacinação e integração das ações de vigilância em saúde. Em um cenário agravado pelo aumento das chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o estado reforça medidas para conter doenças como dengue, zika e chikungunya, que seguem como importantes desafios de saúde pública.

Nesta terça-feira (28), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), gestores e técnicos apresentaram iniciativas que marcam um novo momento no combate ao vetor. Um dos principais destaques é a expansão do método Wolbachia, tecnologia que utiliza mosquitos Aedes aegypti infectados com uma bactéria naturalmente presente em outros insetos e capaz de reduzir significativamente a transmissão dos vírus. Esses mosquitos não desenvolvem os vírus da dengue, zika e chikungunya e, por isso, não transmitem as doenças. A estratégia busca, ao longo do tempo, substituir a população de mosquitos transmissores por mosquitos com menor capacidade de transmissão.

Já aplicada em algumas cidades brasileiras, a tecnologia deverá ser ampliada de três para 40 municípios. Na Bahia, a proposta inicial contempla Vitória da Conquista, Camaçari e Feira de Santana, com possibilidade de expansão conforme os resultados obtidos. A ação envolve desde a produção dos mosquitos até a liberação controlada em áreas urbanas, aliada ao monitoramento contínuo e a ações educativas.

Outro ponto relevante é o investimento de R$ 183,5 milhões em tecnologias para o combate ao mosquito, além da implantação do Centro de Operações de Emergência (COE) para arboviroses. A estrutura permitirá o monitoramento diário da situação epidemiológica e respostas mais rápidas, especialmente em estados prioritários, como a Bahia. Também avançam as ações de apoio ao manejo clínico, com ferramentas digitais que auxiliam na identificação precoce de casos graves, além do reforço no diagnóstico, com a distribuição de milhões de testes rápidos em todo o país.

As estratégias integradas seguem como pilar central, com destaque para os mutirões em áreas indígenas e o uso do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta essencial para identificar focos e orientar as ações de controle. Outro avanço importante é a chegada da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan e já distribuída no estado. Neste primeiro momento, o imunizante está sendo destinado a profissionais da Atenção Primária à Saúde, ampliando a proteção de quem atua na linha de frente.

Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. Medidas simples, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e evitar recipientes que acumulem água, seguem fundamentais para reduzir os casos. O enfrentamento às arboviroses exige esforço coletivo, com integração entre governo, profissionais de saúde e população para conter a transmissão e proteger vidas em todo o estado.

Durante a reunião da CIB, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) apresentou e pactuou importantes ações estratégicas para o estado. Entre os destaques, está a homologação da incorporação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) às Equipes de Saúde da Família, possibilitando o recebimento de incentivo financeiro por municípios baianos. Também foi apresentado o uso dos Vacimóveis como estratégia para ampliar a cobertura vacinal nos territórios, facilitando o acesso da população aos imunizantes. Outro ponto pactuado foi o fortalecimento da atuação dos pontos focais municipais para Emergências em Saúde Pública, com definição de perfil e alinhamento do papel estratégico desses profissionais na resposta a surtos, epidemias, desastres e situações de desassistência.

A reunião também trouxe um panorama atualizado do cenário epidemiológico da sífilis na Bahia e da situação das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), reforçando a importância do monitoramento contínuo e da atuação integrada da vigilância em saúde.

Pressione ESC para fechar