O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Sesab convoca mais de 170 profissionais para reforçar assistência à saúde na Bahia A Secretaria reforça que não há cobrança de taxa em nenhuma etapa do processo seletivo e alerta os convocados para que redobrem a atenção diante de possíveis tentativas de fraude. (Foto: Ilustrativa / Freepik)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, nesta quinta-feira (4), uma nova lista de convocação do Processo Seletivo Simplificado REDA 001/2025, chamando 171 profissionais para reforçar a assistência à saúde no Estado.

As convocações contemplam vagas para enfermeiro, técnico de enfermagem, sanitarista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico-administrativo e analista técnico nas áreas de recursos humanos, direito, ciências contábeis e tecnologia da informação. Os profissionais atuarão em unidades da rede estadual de saúde localizadas na capital e no interior da Bahia.

Para dar continuidade ao processo de contratação, os convocados devem enviar a documentação exigida no período de 9 a 18 de junho, conforme as orientações disponíveis no site da Sesab. O não envio da documentação dentro do prazo estabelecido poderá resultar na perda da vaga.

As informações, bem como os formulários a serem preenchidos, podem ser acessados na aba “Processos Seletivos”, por meio do banner localizado na página inicial do site.

A comunicação oficial da Sesab com os candidatos será realizada exclusivamente pelo endereço eletrônico institucional [email protected], da Coordenação de Provimento e Movimentação da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (CPM/DARH/SUPERH).

A Secretaria reforça que não há cobrança de taxa em nenhuma etapa do processo seletivo e alerta os convocados para que redobrem a atenção diante de possíveis tentativas de fraude.

  • Urandi
  • 25 / Mai / 2026 - 10:48

Semana de Enfermagem reúne profissionais em programação de capacitação

  • Por: Redação Sertão Hoje
Semana de Enfermagem reúne profissionais em programação de capacitação A organização destacou ainda a participação dos profissionais, palestrantes e equipes envolvidas na execução da programação. (Foto: Ascom / Pref. de Urandi)

A Semana de Enfermagem de Urandi contou com uma programação voltada à capacitação, atualização profissional e valorização dos trabalhadores da área da saúde.

Conforme a gestão municipal, durante o evento, foi realizada palestras, minicursos, apresentações culturais e atividades de integração, com foco no aprimoramento das práticas de enfermagem e na troca de experiências entre os participantes.

Ainda de acordo a gestão, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais de enfermagem no município, contribuindo para a qualificação dos serviços de saúde e para a humanização do atendimento à população.

Segundo a prefeitura, a realização da semana reforça o compromisso com o fortalecimento da saúde pública e com a valorização dos profissionais que atuam na área. A organização destacou ainda a participação dos profissionais, palestrantes e equipes envolvidas na execução da programação. Fonte: Pref. de Urandi

Dia do Enfermeiro destaca atuação dos profissionais da enfermagem

  • Por: Redação Sertão Hoje
Dia do Enfermeiro destaca atuação dos profissionais da enfermagem O prefeito Mariano Correntina destacou a importância da enfermagem para o funcionamento da saúde pública no município. (Foto: Ascom / Pref. de Correntina)

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Correntina destacou a atuação dos profissionais da enfermagem no atendimento, acolhimento e cuidado à população nas unidades de saúde do município, celebrando o Dia do Enfermeiro.

Segundo a gestão, os enfermeiros e demais profissionais da área desempenham funções ligadas ao atendimento de pacientes, acompanhamento clínico, campanhas de vacinação e ações de prevenção e promoção da saúde, com participação direta nas atividades da rede municipal de saúde.

De acordo com a gestão municipal, também vêm sendo realizados investimentos na qualificação das equipes, por meio de cursos, capacitações e ações voltadas ao fortalecimento profissional.

O prefeito Mariano Correntina destacou a importância da enfermagem para o funcionamento da saúde pública no município. Segundo ele, os profissionais exercem papel essencial no acompanhamento da população e contribuem diariamente para o cuidado, a prevenção e a promoção da saúde em Correntina.

A administração municipal reafirmou o reconhecimento aos profissionais da enfermagem pela dedicação e pelos serviços prestados à população. Fonte: Pref. de Correntina

Sesab reconhece dedicação de mais de 20 mil profissionais da rede estadual pelo Dia da Enfermagem Falar da enfermagem é reconhecer profissionais que unem conhecimento técnico, compromisso social e sensibilidade no cuidado com a vida. (Foto: Amanda Ercília / GovBA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) em 2005 e mestre em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Carol Melo atua na Central Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Como coordenadora de Educação Permanente, ela aponta que um dos principais desafios da função é promover a mudança de cultura e ampliar, entre profissionais e gestores, a compreensão sobre a importância da doação de órgãos.

Especialista em processos de doação e transplante pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Carol destaca que foi a primeira enfermeira baiana a conquistar essa titulação. Para ela, a maior realização da trajetória profissional é acompanhar a consolidação do programa de doação e transplantes na Bahia. “Poder ver o programa implantado e funcionando em quase todos os municípios que possuem serviços de terapia intensiva sempre foi um grande desejo. Sei que contribuí de alguma forma para essa conquista”, afirma.

No próximo dia 12, Carol Melo se junta aos outros mais de 20 mil profissionais de enfermagem que atuam nas unidades da Sesab para celebrar a data dedicada à categoria. O Dia da Enfermagem, comemorado internacionalmente, homenageia o nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, a celebração se estende pela Semana da Enfermagem, realizada entre os dias 12 e 20 de maio, período que reconhece a dedicação de enfermeiros, técnicos e auxiliares no cuidado e na promoção da saúde da população.

A superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Janaína Peralta, destaca a importância da categoria para o fortalecimento da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). “A enfermagem é uma força que contribui para a saúde pública todos os dias. É uma categoria presente na assistência, acolhendo, orientando, promovendo cuidado e garantindo que o SUS aconteça de forma humana e resolutiva. Falar da enfermagem é reconhecer profissionais que unem conhecimento técnico, compromisso social e sensibilidade no cuidado com a vida”, afirma.

Pressione ESC para fechar