O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581

Unidade básica de saúde intensifica atendimentos no primeiro mês

  • Por: Redação Sertão Hoje
Unidade básica de saúde intensifica atendimentos no primeiro mês Segundo a administração municipal, mais de três mil pessoas já estão cadastradas para atendimento na unidade. (Foto: Secom / PMB)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Clemente Alves Gondim, localizada no bairro São Félix, completou 30 dias de funcionamento. A unidade foi inaugurada no dia 24 de abril pelo prefeito Fabrício Abrantes e pelo governador Jerônimo Rodrigues. Segundo a administração municipal, mais de três mil pessoas já estão cadastradas para atendimento na unidade.

De acordo com a coordenadora da UBS, Maluanne Santos Silva, a implantação da unidade contribuiu para a descentralização dos serviços de saúde e ampliou o acesso da população aos atendimentos básicos. Ela destacou ainda que a proximidade da unidade com os moradores ajuda a reduzir o tempo de espera e evita deslocamentos para outras unidades de saúde.

Além dos atendimentos presenciais, a unidade também realiza visitas domiciliares. Nos primeiros 30 dias de funcionamento, foram registradas cerca de 1.400 visitas às residências de pacientes. As equipes de saúde também desenvolvem ações educativas em escolas da região. No dia 21 de maio, foi promovida uma atividade de prevenção à dengue no CAIC Escola Maria Iranilde Lobo.

Segundo a coordenação da UBS, o fluxo de atendimento é composto principalmente por consultas agendadas, além de demandas espontâneas para médicos, dentistas e equipes de enfermagem. Entre os serviços ofertados estão atendimentos voltados à saúde da mulher, saúde do homem, acompanhamento infantil, atendimento a adolescentes e cuidados com a saúde do idoso. Fonte: Pref. de Brumado

Bahia reforça combate às arboviroses com tecnologia, vacinação e ação integrada nos territórios Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. (Foto: Edimário Duplat / Saúde GovBA)

A Bahia vem intensificando suas estratégias de enfrentamento às arboviroses, com foco em inovação tecnológica, ampliação da vacinação e integração das ações de vigilância em saúde. Em um cenário agravado pelo aumento das chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o estado reforça medidas para conter doenças como dengue, zika e chikungunya, que seguem como importantes desafios de saúde pública.

Nesta terça-feira (28), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), gestores e técnicos apresentaram iniciativas que marcam um novo momento no combate ao vetor. Um dos principais destaques é a expansão do método Wolbachia, tecnologia que utiliza mosquitos Aedes aegypti infectados com uma bactéria naturalmente presente em outros insetos e capaz de reduzir significativamente a transmissão dos vírus. Esses mosquitos não desenvolvem os vírus da dengue, zika e chikungunya e, por isso, não transmitem as doenças. A estratégia busca, ao longo do tempo, substituir a população de mosquitos transmissores por mosquitos com menor capacidade de transmissão.

Já aplicada em algumas cidades brasileiras, a tecnologia deverá ser ampliada de três para 40 municípios. Na Bahia, a proposta inicial contempla Vitória da Conquista, Camaçari e Feira de Santana, com possibilidade de expansão conforme os resultados obtidos. A ação envolve desde a produção dos mosquitos até a liberação controlada em áreas urbanas, aliada ao monitoramento contínuo e a ações educativas.

Outro ponto relevante é o investimento de R$ 183,5 milhões em tecnologias para o combate ao mosquito, além da implantação do Centro de Operações de Emergência (COE) para arboviroses. A estrutura permitirá o monitoramento diário da situação epidemiológica e respostas mais rápidas, especialmente em estados prioritários, como a Bahia. Também avançam as ações de apoio ao manejo clínico, com ferramentas digitais que auxiliam na identificação precoce de casos graves, além do reforço no diagnóstico, com a distribuição de milhões de testes rápidos em todo o país.

As estratégias integradas seguem como pilar central, com destaque para os mutirões em áreas indígenas e o uso do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta essencial para identificar focos e orientar as ações de controle. Outro avanço importante é a chegada da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan e já distribuída no estado. Neste primeiro momento, o imunizante está sendo destinado a profissionais da Atenção Primária à Saúde, ampliando a proteção de quem atua na linha de frente.

Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. Medidas simples, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e evitar recipientes que acumulem água, seguem fundamentais para reduzir os casos. O enfrentamento às arboviroses exige esforço coletivo, com integração entre governo, profissionais de saúde e população para conter a transmissão e proteger vidas em todo o estado.

Durante a reunião da CIB, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) apresentou e pactuou importantes ações estratégicas para o estado. Entre os destaques, está a homologação da incorporação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) às Equipes de Saúde da Família, possibilitando o recebimento de incentivo financeiro por municípios baianos. Também foi apresentado o uso dos Vacimóveis como estratégia para ampliar a cobertura vacinal nos territórios, facilitando o acesso da população aos imunizantes. Outro ponto pactuado foi o fortalecimento da atuação dos pontos focais municipais para Emergências em Saúde Pública, com definição de perfil e alinhamento do papel estratégico desses profissionais na resposta a surtos, epidemias, desastres e situações de desassistência.

A reunião também trouxe um panorama atualizado do cenário epidemiológico da sífilis na Bahia e da situação das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), reforçando a importância do monitoramento contínuo e da atuação integrada da vigilância em saúde.

Pressione ESC para fechar