O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Encontro marca início da execução de projetos de transformação digital no interior baiano Parceria da Saeb e Fabesp, Edital Cientista no Governo Municipal para a Transformação Digital vai ajudar a disseminar tramitação eletrônica no Estado. (Foto: Ascom / Saeb)

Mais de 190 pesquisadores e gestores públicos participaram na manhã desta sexta-feira (12) de um encontro com foco na cooperação entre Estado, municípios e academia visando a inovação da gestão pública e a valorização do conhecimento científico como instrumento de transformação social. Realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), no bairro Canela, em Salvador, o evento marcou o início da fase de implementação das soluções tecnológicas selecionadas pelo Edital Cientista no Governo Municipal para a Transformação Digital (Fapesb/Secti/Saeb nº 006).

Iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o Edital direcionou cerca de R$,8 milhões para projetos de pesquisa, extensão e inovação conduzidos por Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), e gestões municipais, com o objetivo de solucionar problemas específicos das administrações locais.

Durante o evento, as diversas autoridades presentes assinaram o termo de outorga do programa, que simbolizou a consolidação da parceria e o início das atividades nos municípios. “Este evento celebra a consecução na prática do pacto federativo, por meio da uma ação conjunta e integrada entre a academia e os diversos entes federativos que irá trazer ganhos expressivos para todo o nosso Estado”, resumiu na abertura do evento o secretário da Administração do Estado, Rodrigo Pimentel.

O secretário lembrou que um pré-requisito para a aprovação dos projetos propostos foi a adesão ao SEI Bahia Municípios, projeto capitaneado pela Saeb, Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos que está disseminando a implantação nos municípios baianos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação eletrônica que permite eliminar o uso do papel em administrações públicas.

“Temos espaço para avançar cada vez mais em iniciativas como a deste edital e esta é a importância da gente trazer a academia para perto do Estado e das políticas públicas de forma a fazermos um melhor uso dos nossos recursos”, ressaltou o secretário

A afirmação foi referendada pelo diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite. “Um dos pilares da nossa atuação na Fapesb é a aproximação entre pesquisa e políticas públicas, uma tendência muito clara hoje para a maior parte das agências do mundo”, explicou o gestor, ao anunciar que o Edital Cientista no Governo Municipal é apenas o primeiro de uma série de iniciativas do gênero que já estão sendo discutidas em conjunto com a própria Saeb.

Também presente ao evento, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Luzia Mota destacou as redes colaborativas envolvendo União, Estado e Municípios,Ministérios, empresas públicas, fundações, governo estadual e prefeituras. “Quando essas capacidades se encontram, algo extraordinário acontece. É a tempestade perfeita do Estado funcionando em favor das pessoas. Quando entramos em sintonia e colocamos nossas capacidades institucionais a serviço do bem comum, quem mais ganha são os nossos compatriotas e as nossas compatriotas”, refletiou a reitora.

A mesa de abertura do evento do programa Cientista no Governo Municipal para a Transformação Digital contou ainda com as presenças da deputada estadual Olívia Santana, dos prefeitos de Capim Grosso, Sivaldo Rios e de Pauto Afonso, Mário Reis, além  do   diretor de Novos Negócios e Inteligência de TI do Serpro,  André Picoli Agatte. Na sequência, o encontro foi marcado por apresentações do pesquisador Leandro Oliveira (Ifba), sobre a experiência no município de Lapão, e do coordenador executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami.

Governo da Bahia recebe cônsul-geral do Haiti e discute cooperação internacional Encontro reforçou aproximação institucional e abriu caminho para futuras parcerias estratégicas entre o estado e o país caribenho. (Foto: Eduardo Andrade / SDE)

O Governo da Bahia recebeu, na sexta-feira (08), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador, o cônsul-geral do Haiti na capital baiana, Henri Claude Voltaire, para uma reunião voltada à ampliação das relações institucionais entre o estado e o país caribenho. O encontro reuniu representantes das áreas de desenvolvimento econômico, educação, turismo, cultura e cooperação internacional para discutir oportunidades de parceria em ensino superior, economia criativa, desenvolvimento sustentável e atração de investimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, em exercício, Aécio Moreira, ressaltou o potencial da aproximação entre Bahia e Haiti e defendeu a construção de agendas conjuntas em diferentes setores. “Essa aproximação abre uma grande avenida para construirmos agendas estratégicas de integração. A Bahia tem muito a contribuir em áreas como agricultura familiar, economia criativa, energia, turismo e educação. Queremos avançar em iniciativas que promovam desenvolvimento, geração de oportunidades e intercâmbio cultural entre os nossos povos”, afirmou.

Durante a reunião, o cônsul-geral ressaltou a importância da cooperação internacional e destacou que o desenvolvimento sustentável precisa estar no centro das relações de cooperação. “O Haiti tem muito a aprender com a Bahia e com o Brasil em áreas como agricultura, educação e desenvolvimento econômico. Vejo grandes possibilidades de colaboração em projetos que pensem não apenas no presente, mas também nas futuras gerações”, disse.

Henri Claude Voltaire também destacou a importância da cultura como instrumento de desenvolvimento e aproximação entre os povos. “Cultura também é economia, e fortalecer esses laços entre Haiti e Bahia pode gerar oportunidades importantes para os dois povos”, afirmou.

Na área da educação, foi discutida a cooperação acadêmica entre instituições baianas e haitianas, com foco na realização de intercâmbios, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e fortalecimento de iniciativas voltadas à qualificação profissional e à produção do conhecimento, por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), além de outras instituições de ensino superior.

Também participaram da reunião Lorah Stecy Delatout, vice-cônsul do Haiti; Elson Charles, cônsul do Haiti; Luciano Suedde, chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação; Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE; Helaine Souza, superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia; Luiz Rabelo Neto, Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo; Danilo Ramos, gerente de Patrimônio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac); Natalia Oliveira, coordenadora de Cooperação Internacional do Governo da Bahia, e Paula Leitão, coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidades de Negócios da SDE.

Brasil e Uruguai reforçam parceria no agronegócio com foco em inovação e comércio Entre os assuntos considerados importantes para o setor estão temas relacionados ao setor leiteiro, as tratativas do acordo entre Mercosul e União Europeia e iniciativas para ampliar o comércio entre os dois países. (Foto: Percio Campos / Mapa

Em meio a discussões sobre integração regional e expansão de mercados no agronegócio sul-americano, Brasil e Uruguai voltaram a alinhar estratégias para fortalecer a cooperação no setor.

Na terça-feira (28), o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Alfredo Fratti. O intuito da reunião foi discutir pautas prioritárias do agronegócio regional. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.

Ao longo da agenda, os dois países reiteraram o peso da parceria construída ao longo dos anos, marcada por integração regional, por um intenso intercâmbio comercial e pela colaboração técnica contínua. Nesse contexto, André de Paula apontou o Uruguai como um parceiro estratégico para o Brasil em diferentes frentes, enquanto Fratti destacou a importância de os dois países manterem canais permanentes de diálogo e cooperação.

Segundo o ministro brasileiro, o governo acompanha os assuntos apresentados com atenção, levando em conta critérios técnicos e instrumentos legais, em busca de soluções equilibradas que contribuam para o fortalecimento da relação bilateral. Fonte: Brasil 61 – Marquezan Araújo

Pressione ESC para fechar