O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Sesab inicia etapa de avaliação curricular de processo seletivo Reda para contratação de motoristas A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com contratos de até 36 meses, prorrogáveis por igual período. (Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu, nesta terça-feira (9), a etapa de avaliação curricular do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 para contratação de motoristas em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Os convocados podem entregar a documentação até o dia 18 de junho, de forma presencial, na sede da Sesab, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, ou enviá-la pelos Correios, via Sedex, conforme orientações do edital. O atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. No dia 18 de junho, os atendimentos serão encerrados às 17h30.

Entre os candidatos está Alberto da Silva, que atua como motorista por aplicativo há três anos e vê no processo seletivo uma oportunidade de crescimento profissional. “Surgiu essa oportunidade e eu decidi abraçá-la. Acredito que posso ser chamado para fazer parte desse quadro, que é muito importante. Será uma experiência a mais para quem está chegando e quer contribuir com o trabalho”, afirma.

Com mais de 30 anos de experiência na área, Atailson Barbosa também participa da seleção. Ao longo da carreira, atuou no Exército, em empresas de transporte rodoviário urbano, intermunicipal e interestadual, além de trabalhar como motorista de caminhão. Segundo ele, a busca por estabilidade foi um dos principais fatores que motivaram sua inscrição. “O que mais me motivou foi a possibilidade de ter mais estabilidade e um futuro melhor”, destaca.

Confiante no resultado, Atailson acredita que sua trajetória profissional pode fazer a diferença. “Estou muito confiante, principalmente por causa da minha experiência, que não se limita à função de motorista. Também sou mecânico e apresentei meus certificados, pois tenho várias qualificações”, ressalta.

Os profissionais aprovados irão reforçar as ações de vacinação e o enfrentamento às arboviroses, contribuindo para o transporte de imunizantes e equipes de saúde em todo o estado.

O edital prevê três perfis de atuação (motorista I, II e III), com diferentes níveis de habilitação e responsabilidades. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com contratos de até 36 meses, prorrogáveis por igual período.

Todos os detalhes sobre requisitos, etapas do processo seletivo e cronograma estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Sesab, na aba “Processos Seletivos”.

Bahia reforça combate às arboviroses com tecnologia, vacinação e ação integrada nos territórios Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. (Foto: Edimário Duplat / Saúde GovBA)

A Bahia vem intensificando suas estratégias de enfrentamento às arboviroses, com foco em inovação tecnológica, ampliação da vacinação e integração das ações de vigilância em saúde. Em um cenário agravado pelo aumento das chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o estado reforça medidas para conter doenças como dengue, zika e chikungunya, que seguem como importantes desafios de saúde pública.

Nesta terça-feira (28), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), gestores e técnicos apresentaram iniciativas que marcam um novo momento no combate ao vetor. Um dos principais destaques é a expansão do método Wolbachia, tecnologia que utiliza mosquitos Aedes aegypti infectados com uma bactéria naturalmente presente em outros insetos e capaz de reduzir significativamente a transmissão dos vírus. Esses mosquitos não desenvolvem os vírus da dengue, zika e chikungunya e, por isso, não transmitem as doenças. A estratégia busca, ao longo do tempo, substituir a população de mosquitos transmissores por mosquitos com menor capacidade de transmissão.

Já aplicada em algumas cidades brasileiras, a tecnologia deverá ser ampliada de três para 40 municípios. Na Bahia, a proposta inicial contempla Vitória da Conquista, Camaçari e Feira de Santana, com possibilidade de expansão conforme os resultados obtidos. A ação envolve desde a produção dos mosquitos até a liberação controlada em áreas urbanas, aliada ao monitoramento contínuo e a ações educativas.

Outro ponto relevante é o investimento de R$ 183,5 milhões em tecnologias para o combate ao mosquito, além da implantação do Centro de Operações de Emergência (COE) para arboviroses. A estrutura permitirá o monitoramento diário da situação epidemiológica e respostas mais rápidas, especialmente em estados prioritários, como a Bahia. Também avançam as ações de apoio ao manejo clínico, com ferramentas digitais que auxiliam na identificação precoce de casos graves, além do reforço no diagnóstico, com a distribuição de milhões de testes rápidos em todo o país.

As estratégias integradas seguem como pilar central, com destaque para os mutirões em áreas indígenas e o uso do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta essencial para identificar focos e orientar as ações de controle. Outro avanço importante é a chegada da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan e já distribuída no estado. Neste primeiro momento, o imunizante está sendo destinado a profissionais da Atenção Primária à Saúde, ampliando a proteção de quem atua na linha de frente.

Apesar dos avanços, especialistas reforçam que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada. Medidas simples, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e evitar recipientes que acumulem água, seguem fundamentais para reduzir os casos. O enfrentamento às arboviroses exige esforço coletivo, com integração entre governo, profissionais de saúde e população para conter a transmissão e proteger vidas em todo o estado.

Durante a reunião da CIB, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) apresentou e pactuou importantes ações estratégicas para o estado. Entre os destaques, está a homologação da incorporação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) às Equipes de Saúde da Família, possibilitando o recebimento de incentivo financeiro por municípios baianos. Também foi apresentado o uso dos Vacimóveis como estratégia para ampliar a cobertura vacinal nos territórios, facilitando o acesso da população aos imunizantes. Outro ponto pactuado foi o fortalecimento da atuação dos pontos focais municipais para Emergências em Saúde Pública, com definição de perfil e alinhamento do papel estratégico desses profissionais na resposta a surtos, epidemias, desastres e situações de desassistência.

A reunião também trouxe um panorama atualizado do cenário epidemiológico da sífilis na Bahia e da situação das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), reforçando a importância do monitoramento contínuo e da atuação integrada da vigilância em saúde.

Pressione ESC para fechar