O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Seminário irá propor discussão a respeito de desinformação sobre vacinas O seminário se constitui numa etapa importante do projeto e pretende estabelecer um espaço de diálogo interdisciplinar, reunindo pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área para debater evidências. (Foto: Ilustrativa / Freepik)

Acontece na próxima sexta-feira (15) das 9h às 17h30h, o 1 º Seminário “Desinformação sobre Vacinas: Caminhos para a Integridade da Informação”. Entre os palestrantes convidados está o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra, que participará de mesa redonda sobre o tema “Ciência, confiança e desinformação em saúde, vacinação, saúde pública e os efeitos da desinformação”, juntamente com Antônio Brotas, da Fiocruz e Marcele Carneiro Paim do Instituto de Saúde Coletiva (ISC).

O seminário se constitui numa etapa importante do projeto e pretende estabelecer um espaço de diálogo interdisciplinar, reunindo pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área para debater evidências, compartilhar experiências e refletir sobre caminhos possíveis para o fortalecimento da integridade da informação e da saúde pública.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,  o projeto propõe analisar e enfrentar os desafios contemporâneos relacionados à desinformação em saúde, com ênfase nas questões envolvendo vacinas e na integridade da informação A iniciativa articula atividades de pesquisa, produção de conhecimento e disseminação científica, buscando compreender os processos de circulação da desinformação e seus impactos sobre a confiança nas instituições e a adesão às políticas públicas de saúde.

Polícia Civil participa de seminário “Mulheres em Foco”

  • Por: Thanize Borges / Ascom PCBA
Polícia Civil participa de seminário “Mulheres em Foco” O evento reuniu estudantes, educadores, representantes da sociedade civil e autoridades para debater temas relacionados aos direitos das mulheres. (Foto: Ascom / PCBA)

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Vitória da Conquista) participou, na terça-feira (5), de um seminário preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Mirante.

O evento teve como tema “Mulheres em Foco: Conquistas, Direitos e Desafios” e integrou a programação do Programa de Estudos em Geopolítica e Atualidades (PEGA Pré-Vestibular), reunindo estudantes, educadores, representantes da sociedade civil e autoridades para debater temas relacionados aos direitos das mulheres, enfrentamento à violência de gênero, acesso à educação e fortalecimento da participação feminina nos diversos espaços sociais.

A delegada titular da unidade especializada, Christie Correia, em sua palestra, abordou a atuação da Polícia Civil da Bahia no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, destacando a importância da denúncia, das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e da atuação integrada da rede de proteção.

Fortalecimento da Auditoria do SUS/BA é destacado durante seminário Sairemos daqui mais fortalecidos para servir a população da Bahia. Cada avanço que já foi apresentado e que será apresentado é resultado do empenho das pessoas que acreditam na missão que exercem. (Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA)

Evento estratégico que marca os 27 anos de atuação da Auditoria do SUS/BA no Estado e reforça o compromisso com a qualificação da gestão pública em saúde, o X Seminário de Auditoria do SUS/BA está reunindo, desde está quarta-feira (8), especialistas de renome nacional, representantes de órgãos de controle e gestores públicos para debater temas centrais como transformação digital, cooperação técnica, governança e integridade na saúde pública.

O seminário, que continua nesta quinta-feira (9) e está sendo realizado no Auditório Lúcia Alencar, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), se insere no contexto de modernização das práticas de auditoria, diante das profundas mudanças tecnológicas e organizacionais que impactam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na mesa solene, realizada no primeiro dia do evento, o chefe de gabinete da Sesab, Cícero de Andrade, destacou diversas ações que fizeram a auditoria ser fortalecida. “No âmbito da auditoria do SUS, destaco a criação de um comitê de integridade. Tivemos ainda avanço na elaboração do código de ética e conduta, que está em consulta pública. Instituímos o programa de gestão e melhoria da qualidade da auditoria, consolidando padrões técnicos. É uma série de entregas e ações que estão fortalecendo nossa gestão”, pontou Cícero.

Entre os destaques do evento está o painel sobre cooperação técnica, com abordagens estratégias de apoio aos municípios baianos. A programação incluiu ainda uma palestra sobre inovação e transformação digital. Também houve uma mesa-redonda com especialistas em tecnologia e controle, como Diego Daltro, coordenador-geral da CGTICS; Fábio Correa Xavier, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP); Antônio França da Costa, Auditor Federal de Controle Externo do TCU; e Yuri Gonzales Araújo, diretor de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A programação contemplou ainda um painel sobre governança e integridade.

“Sairemos daqui mais fortalecidos para servir a população da Bahia. Cada avanço que já foi apresentado e que será apresentado é resultado do empenho das pessoas que acreditam na missão que exercem”, declarou o diretor da Auditoria do SUS/BA, Diego Aires de Souza. Em sua apresentação ele fez uma exposição com o tema “O papel da Auditoria da SUS/BA no fortalecimento dos componentes municipais”, em que falou sobre o papel da instituição.

Pressione ESC para fechar