O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Governo da Bahia autoriza R$ 388,7 milhões em investimentos para ampliar e fortalecer a saúde nos municípios O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste do estado, reduzindo ainda mais a necessidade de deslocamentos para tratamentos de saúde. (Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA)

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.

“A nossa felicidade é saber que daqui a pouco essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa e convênios para a implantação de novos hospitais nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

A nova unidade que será erguida em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste do estado, reduzindo ainda mais a necessidade de deslocamentos para tratamentos de saúde.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que este é mais um ato do Governo do Estado em parceria com os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso do fortalecimento da rede de saúde em toda a Bahia. Este é um grande volume de investimentos que se juntam às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.

O pacote de investimentos também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios de Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar a assistência à população.

Foram entregues ainda 18 veículos para reforçar os serviços de saúde, sendo 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van para tratamento fora do domicílio.

Mais de R$ 856 milhões em convênios na saúde desde 2023

Os novos investimentos reforçam uma política de expansão da infraestrutura da saúde adotada pelo Governo da Bahia nos últimos anos. De 2023 até o momento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já celebrou 305 convênios com municípios baianos, totalizando investimentos de R$ 856,5 milhões.

Nesse período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.

Ação da PM resulta na condução de suspeito após tentativa de homicídio Em seguida, ele foi conduzido à delegacia territorial, onde a ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade policial responsável pela adoção das medidas cabíveis. (Foto: Ascom / @ pmdabahia.4cipm)

Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Militar da Bahia, por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio na zona rural de Botuporã.

Segundo informações da corporação, as equipes policiais foram acionadas para verificar a ocorrência e, ao chegarem ao local, constataram a situação. A vítima recebeu atendimento inicial de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhada ao hospital municipal para avaliação e cuidados médicos.

De acordo com a PM, o suspeito foi localizado nas proximidades após informações repassadas por moradores da região. Em seguida, ele foi conduzido à delegacia territorial, onde a ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade policial responsável pela adoção das medidas cabíveis

Homem atira em ex-companheira e cai de altura ao tentar fugir

  • Por: Redação Sertão Hoje
Homem atira em ex-companheira e cai de altura ao tentar fugir Na tentativa de evasão, o indivíduo caiu de uma altura aproximada de cinco metros, ficando desacordado, sendo acionada a equipe do SAMU para prestar socorro. (Foto: Freepik)

Nesta terça-feira (19), por volta das 21h30, a Policia Militar da Bahia, foi acionada para averiguar uma denúncia de que um indivíduo estaria ameaçando uma mulher e prometendo atear fogo na residência. Ao chegar ao local, populares informaram que o suspeito havia efetuado um disparo de arma de fogo, atingindo o braço de sua ex-companheira, por não aceitar o término da relação.

De acordo com a corporação, durante as diligências, a equipe visualizou o suspeito tentando fugir por imóveis vizinhos. Na tentativa de evasão, o indivíduo caiu de uma altura aproximada de cinco metros, ficando desacordado, sendo acionada a equipe do SAMU para prestar socorro.

Ainda conforme os policiais, a vítima e o suspeito foram socorridos e encaminhados para atendimento médico. Ambos permanecem internados na unidade hospitalar, em estado estável de saúde. Fonte: Ascom / 46ª CIPM

Secretaria de Saúde recebe nova ambulância para reforço da frota do SAMU 192 A incorporação do novo veículo amplia a capacidade operacional do serviço, contribuindo para a agilidade e a qualidade do atendimento pré-hospitalar oferecido à população local. (Foto: Ascom / Pref. de Guanambi)

O município de Guanambi foi contemplado, nesta semana, com uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entrega do veículo ocorreu durante evento realizado em Salvador, promovido pelos Governos Estadual e Federal.

De acordo com a prefeitura, esta é a terceira nova ambulância do SAMU recebida pela atual gestão, ampliando a renovação da frota e fortalecendo o atendimento da rede de atenção à urgência e emergência.

Segundo o secretário de saúde, Edmilson Nascimento, a incorporação do novo veículo amplia a capacidade operacional do serviço, contribuindo para a agilidade e a qualidade do atendimento pré-hospitalar oferecido à população local. Fonte: Pref. de Guanambi

Prefeito autoriza construção de pontes e entrega ambulância para o SAMU

  • Por: Redação Sertão Hoje
Prefeito autoriza construção de pontes e entrega ambulância para o SAMU O investimento é de aproximadamente R$ 388 mil, com recursos próprios do município. (Foto: Ascom / Pref. de Pindaí)

Na manhã desta última quinta-feira (2), o prefeito de Pindaí, João Veiga, realizou, duas ações voltadas à infraestrutura e à saúde do município.

Segundo a gestão, ao lado do secretário de Infraestrutura, Antônio Rodrigues Gomes, o Tonhão, o gestor assinou a ordem de serviço que autoriza a empresa AWT, representada pelo engenheiro Wesley, a iniciar a construção de pontes nas localidades de Panelas e Furado Fundo. O investimento é de aproximadamente R$ 388 mil, com recursos próprios do município.

Na sequência, acompanhado do secretário de Saúde, Flávio, o prefeito oficializou a entrega de uma ambulância 0 km, adquirida em parceria com o Governo do Estado, destinada ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Fonte: Pref. de Pindaí

Município é contemplado com ambulância 0 km para reforço do SAMU

  • Por: Redação Sertão Hoje
Município é contemplado com ambulância 0 km para reforço do SAMU A nova ambulância deve reforçar a estrutura do serviço e contribuir para maior agilidade no atendimento de ocorrências no município. (Foto: Ascom / Pref. de Pindaí)

Nesta segunda-feira (30), o município de Pindaí foi contemplado com uma ambulância 0 km destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento de urgência e emergência à população.

Segundo a gestão municipal, a entrega do veículo contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Flávio, que representou o prefeito João Veiga. O ato foi conduzido pela secretária de Saúde do Estado, Roberta, ao lado da deputada estadual Ivana Bastos. A nova ambulância deve reforçar a estrutura do serviço e contribuir para maior agilidade no atendimento de ocorrências no município. Fonte: Pref. de Pindaí

Polícia apreende pistola após acidente de trânsito

  • Por: Redação - Sertão Hoje
Polícia apreende pistola após acidente de trânsito Foram apreendidos: uma pistola calibre .380; dois carregadores; 19 munições intactas e um aparelho celular. (Foto: Instagram/ @28cipm_pmba)

Nesta sexta-feira (20), por volta das 20h13, a guarnição do 2º Pelotão/Paratinga, da 28ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), foi acionada via CICOM para atender a um acidente de trânsito com vítimas na localidade conhecida como Pedra do Asfalto, zona rural do município.

Segundo a PM, ao chegar ao local, as vítimas já haviam sido socorridas pelo SAMU ao Hospital Municipal. Durante a ocorrência, um dos envolvidos foi flagrado portando uma arma de fogo, que tentou dispensar ao perceber a presença policial.

Ainda conforme a polícia, foram apreendidos: uma pistola calibre .380; dois carregadores; 19 munições intactas e um aparelho celular.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. Fonte: Ascom/ 28ª CIPM

Pressione ESC para fechar