O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Município amplia rede de saúde e infraestrutura com novos investimentos do Estado Com investimento previsto de mais de R$ 26,9 milhões, a futura Policlínica Regional de Saúde de Ibotirama vai ampliar o acesso da população a exames e consultas especializadas. (Foto: Joá Souza / GOVBA)

Na manhã desta sexta-feira (22), Micaele dos Santos foi a primeira paciente atendida no novo Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama. Grávida do quarto filho, ela já sentia as contrações que anunciavam a chegada do pequeno Natan. Enquanto a equipe médica se preparava para acolhê-la, a presença da gestante na unidade simbolizava um marco histórico: o primeiro atendimento realizado em um CPN implantado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no território brasileiro, por meio da parceria Bahia-Brasil, com investimento de R$ 3,4 milhões.

“Justamente agora que estamos inaugurando o Centro chega uma mulher em trabalho de parto aqui do lado. Daqui a pouco virá ao mundo o primeiro bebê do CPN. Entregamos um Centro de Parto Normal e estou autorizando a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde em Ibotirama”, celebrou o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior.

Micaele, acolhida por médicos, enfermeira, doula e técnica de enfermagem perto de casa, destacou a qualidade do atendimento. “Está tudo bem organizado. É uma equipe de milhões, fui bem recebida aqui e atendida com carinho pelos profissionais”, afirmou a gestante.

Ao destacar a estrutura da nova unidade, a secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou o funcionamento imediato do equipamento. “Esse Centro de Parto tem cinco salas completas para acompanhar a mãe em todo o processo de parto e pós-parto. Há, inclusive, uma sala com banheira. Já temos bebê nascendo aqui, porque o compromisso do governador é entregar equipamentos em funcionamento”, explicou.

Avanços na infraestrutura do Oeste baiano

Durante a agenda, o governador assinou ordens de serviço para obras de pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) na BA-430, no trecho entre a Serra da Altaneira e o povoado de Umburana, em Santana, e também no trecho que liga o entroncamento da BA-172 ao distrito de Mamonal, em Brejolândia.

O pacote de infraestrutura também foi ampliado por meio da parceria com o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), com autorizações para celebração de acordos consorciais destinados à pavimentação de acessos estratégicos: na BA-827, ao povoado da Liberdade, em Barreiras; da sede ao distrito de Cachoeira, em Santana; da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) ao povoado de Cotia, em Barreiras; e ao povoado do Boqueirão, em Ibotirama.

A programação incluiu ainda a entrega do Sistema de Abastecimento de Água das localidades de Junco e Corredor da Várzea e da Unidade Básica de Saúde do povoado do Xixá, na zona rural. Também foram entregues três ambulâncias destinadas aos municípios de Ibotirama, Tabocas do Brejo Velho e Oliveira dos Brejinhos. Já a Associação dos Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais de Caraíbas e a Associação dos Assentados da Fazenda Olhos D’Água receberam, cada uma, um trator agrícola com implementos.

Ampliação da saúde especializada

Com investimento previsto de mais de R$ 26,9 milhões, a futura Policlínica Regional de Saúde de Ibotirama vai ampliar o acesso da população a exames e consultas especializadas. A estratégia de regionalização da saúde também avançou com a autorização para lançamento dos editais de construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), unidades consideradas fundamentais para fortalecer a rede municipal de atendimento.

Ao comentar os novos investimentos na rede regionalizada de saúde, Roberta Santana destacou o avanço das policlínicas no estado. “O início da obra da Policlínica é fruto do Programa de Governo Participativo, em que o governador assumiu o compromisso em 2022 e hoje retorna para dar início à construção. Em todo o estado, já são 26 policlínicas completas em funcionamento”, afirmou a secretária da Saúde.

Embasa celebra 55 anos levando água, saúde e desenvolvimento para a Bahia A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e marcou também o lançamento do novo posicionamento institucional da empresa, alinhado aos desafios contemporâneos do saneamento básico. (Foto: Thuane Maria / GOVBA)

Responsável por ampliar o acesso à água tratada e ao saneamento em centenas de municípios baianos, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) celebrou, nesta segunda-feira (11), 55 anos de atuação reforçando o papel estratégico para a saúde pública, a qualidade de vida e o desenvolvimento da Bahia.

A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e marcou também o lançamento do novo posicionamento institucional da empresa, alinhado aos desafios contemporâneos do saneamento básico. “Quero parabenizar cada servidor e servidora da Embasa que ajuda a construir essa história. Temos um grande desafio pela frente: até 2033, o Brasil precisa garantir água tratada para 99% da população e esgotamento sanitário para 90%. Água e saneamento não são privilégios, são direitos da população”, disse o governador destacando os desafios para a universalização do saneamento básico no país.

Nos últimos anos, a Embasa intensificou os investimentos em infraestrutura hídrica e sanitária em diversas regiões do estado. Entre 2023 e 2026, foram aproximadamente R$ 4,1 bilhões aplicados em obras de ampliação, modernização e implantação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Somente em 2025, o volume chegou a cerca de R$ 1,6 bilhão, o maior do período.

Atualmente, a empresa opera o abastecimento de água em 368 municípios e os serviços de esgotamento sanitário em 122 cidades, atendendo aproximadamente 9,8 milhões de pessoas com água tratada e cerca de 5,1 milhões com esgotamento sanitário.

O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, destacou os investimentos realizados pela companhia e os impactos na geração de emprego e desenvolvimento do estado. “São 55 anos de uma empresa que trabalha para levar água, saneamento e qualidade de vida para a população baiana. Cada investimento realizado melhora a vida das pessoas, gera emprego e fortalece o desenvolvimento da Bahia”, afirmou.

De cara nova!

A celebração também marcou uma nova fase institucional da empresa, com o lançamento da nova identidade visual da Embasa. O reposicionamento acompanha o processo de modernização da companhia, baseado em inovação, sustentabilidade, tecnologia e fortalecimento da agenda ambiental.

Prefeitura entrega obra de mobilidade na Avenida Cléio Antônio Diniz

  • Por: Redação Sertão Hoje
Prefeitura entrega obra de mobilidade na Avenida Cléio Antônio Diniz A cerimônia de inauguração será aberta ao público e vai reunir autoridades locais, lideranças e moradores, marcando mais uma entrega importante da gestão municipal. (Foto: Charles Welton Secom / PMB)

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Brumado realizará, às 18h30, a inauguração da obra de alargamento e pavimentação da Avenida Cléio Antônio Diniz, no trecho conhecido como “Corredor de Sr. Cléio”.

De acordo com a gestão municipal, com a ampliação da pista e a pavimentação do trecho, o tráfego na via se tornou mais fácil, garantindo mais mobilidade e segurança para motoristas e moradores da região. A avenida é considerada um importante acesso urbano, sendo utilizada diariamente por quem transita entre diferentes bairros da cidade. A cerimônia de inauguração será aberta ao público e vai reunir autoridades locais, lideranças e moradores, marcando mais uma entrega importante da gestão municipal. Fonte: Pref. de Brumado

Pressione ESC para fechar