O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581
Governo da Bahia lança edital de R$ 25,6 milhões para produção de ovos caipiras A iniciativa tem como objetivo promover inclusão produtiva por meio de apoio técnico e financeiro para a dinamização da produção. (Foto: André Frutuôso / Ascom CAR)

O Governo do Estado da Bahia lançou, nesta terça-feira (19), durante o podcast Agricultura Familiar, transmitido ao vivo pelo canal CAR Bahia no YouTube, o edital Galinha Caipira da Bahia, iniciativa que destinará R$ 25,6 milhões para fortalecer a produção de ovos caipiras no estado.

Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, o edital irá selecionar e apoiar 50 organizações produtivas da agricultura familiar, entre associações, cooperativas, centrais e populações tradicionais do campo que já atuam na criação de galinhas caipiras e na produção de ovos.

A iniciativa tem como objetivo promover inclusão produtiva por meio de apoio técnico e financeiro para a dinamização da produção, beneficiamento e comercialização de ovos caipiras, impulsionando a geração de renda e o fortalecimento dos territórios rurais.

O edital estará disponível para consulta nos sites da CAR e da SDR a partir desta quinta-feira (21). As inscrições poderão ser realizadas por meio do Sistema de Manifestação de Interesse (SMI), entre os dias 8 de junho e 10 de julho de 2026.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, destacou que a iniciativa integra uma estratégia contínua de fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. “É uma sequência de investimentos do Governo do Estado em políticas públicas para seguirmos fortalecendo a agricultura familiar, desde a ampliação da produção até a agroindustrialização, a comercialização, a qualificação dos produtos e a criação de novas oportunidades de acesso ao mercado. Hoje, podemos afirmar que a Bahia é o estado que mais investe no desenvolvimento de arranjos produtivos da agricultura familiar. Só nesses editais lançados, são mais de R$ 100 milhões investidos”, afirmou.

Para Sirlene Melo, da Cooperativa Mista Agroecológica de Mulheres do Assentamento Nova Panema (Cooperagro), os investimentos representam mais segurança para quem vive da atividade. “A estrutura e a inspeção do Serviço de Inspeção Municipal são fundamentais para garantir legalidade aos produtos e ampliar nossa capacidade de comercialização. É isso que buscamos para fortalecer nossa produção”, destacou.

Arranjos Produtivos

Para acessar os investimentos, será necessária a formação de alianças territoriais compostas por cinco organizações. Todas as cinco poderão receber investimentos de até R$ 434 mil, destinados à implantação de galinheiros demonstrativos com capacidade para 300 aves, assistência técnica por dois anos, motocicleta com baú para transporte da produção e uma agroindústria para classificação de ovos. Além disso, a organização líder da aliança receberá uma unidade simplificada de produção de ração, que atenderá as cinco organizações participantes.

De acordo com o coordenador do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, cada aliança poderá receber investimentos superiores a R$ 2,5 milhões, promovendo ganho de escala, redução de custos e adequação às exigências sanitárias. “Esses investimentos resolvem gargalos históricos da cadeia produtiva, especialmente a estrutura física necessária para classificação dos ovos, ampliando o acesso ao mercado e garantindo maior competitividade às organizações”, explicou.

O processo seletivo contará com seis etapas, desde o envio da Manifestação de Interesse até análise técnica final, com divulgação do resultado prevista para 31 de agosto de 2026.

Canais de contato

As organizações interessadas podem buscar orientação junto aos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) ou entrar em contato com a CAR pelo e-mail [email protected], pelo telefone (71) 3115-3941 ou pelo WhatsApp (71) 98312-2626.

Secretaria de Assistência Social realiza encontro com foco em proteção social A abertura foi realizada na noite do dia 11, enquanto as atividades do dia 12 acontecem nos turnos da manhã e da tarde. (Foto: Ascom / Pref. de Irecê)

A Prefeitura de Irecê realiza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, nos dias 11 e 12 de maio, a 1ª Jornada Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento reúne profissionais, gestores e representantes da rede de proteção social para discutir estratégias de fortalecimento do atendimento às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com o tema “SUAS fortalecido, famílias protegidas”, a programação ocorre no Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues. A abertura foi realizada na noite do dia 11, enquanto as atividades do dia 12 acontecem nos turnos da manhã e da tarde.

De acordo com a gestão municipal, durante a Jornada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social também promove o lançamento da Caravana do SUAS, iniciativa voltada à ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais nos bairros e povoados do município. A ação prevê atendimentos do CRAS, CREAS e Cadastro Único, além do acompanhamento realizado por equipes técnicas em visitas domiciliares relacionadas aos pedidos do benefício Bolsa Família.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Pedro Sodré, a Jornada busca fortalecer as políticas públicas de assistência social e ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela rede municipal. O evento também inclui atividades de capacitação continuada para profissionais da rede socioassistencial, com foco no aprimoramento do acolhimento e atendimento às famílias do município. Fonte: Pref. de Irecê

Prefeitura de Urandi formaliza investimento de R$ 7 milhões para nova policlínica A futura Policlínica Municipal deverá ampliar a estrutura de atendimento em saúde no município, com a proposta de fortalecer os serviços oferecidos à população. (Foto: Ascom / Pref. de Urandi)

Nesta última sexta-feira (8), o município de Urandi formalizou, a assinatura do contrato do FIIS para a construção da Policlínica Municipal. O ato ocorreu na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Vitória da Conquista, com a presença do prefeito Warlei Oliveira.

De acordo com a gestão municipal, esta é a primeira contratualização assinada na Bahia dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a segunda da região Nordeste e a terceira do país. O investimento previsto para a obra é superior a R$ 7 milhões.

A futura Policlínica Municipal deverá ampliar a estrutura de atendimento em saúde no município, com a proposta de fortalecer os serviços oferecidos à população.

Durante o ato, o prefeito agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-ministro da Casa Civil Rui Costa, do deputado federal Charles Fernandes e da deputada estadual Ivana Bastos na viabilização dos recursos.

Segundo a Prefeitura, o próximo passo será a abertura do processo licitatório para o início das obras. Fonte: Pref. de Urandi

Reajuste salarial marca política de valorização dos servidores da saúde O prefeito Murilo Franca também reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do serviço público. (Foto: Waldson Alves / Ascom)

A Prefeitura de Irecê oficializou, nesta semana, a sanção da Lei Municipal nº 1.462/2026, que estabelece o reajuste salarial de 10% para os servidores efetivos da Saúde que recebem acima do salário mínimo. A medida entra em vigor já na folha de pagamento deste mês e consolida a política de valorização do funcionalismo público municipal.

O reajuste contempla o corpo técnico que atua diretamente nas unidades de saúde e postos de atendimento, profissionais fundamentais para que o município mantenha os bons indicadores alcançados na atenção básica e nos serviços especializados. Para a gestão municipal, o investimento no servidor é o caminho para garantir a eficiência e o acolhimento no atendimento à população.

O secretário de Saúde, Tarcísio Oliveira, ressaltou que a medida reflete o planejamento técnico da pasta. "Este reajuste é um passo fundamental para a nossa rede. Quando investimos no servidor, garantimos que o atendimento na ponta seja feito com ainda mais qualidade. É um reconhecimento justo ao esforço de uma equipe que coloca Irecê como referência em saúde", afirmou o secretário.

O prefeito Murilo Franca também reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do serviço público. “Valorizar quem cuida das pessoas é fortalecer toda a rede de saúde. Os avanços que alcançamos são fruto direto do empenho desses servidores, que fazem da saúde de Irecê uma referência de qualidade em todo o Brasil”, destacou.

Pressione ESC para fechar