O Sertão Hoje é o site oficial do Jornal Tribuna do Sertão, editado pela BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, com sede na Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre, Brumado, Bahia, CEP 46100-000, CNPJ 08.709.120/0001-74.

Contatos

Endereço

Rua Valdomiro Alves Luz, 33, Bairro Nobre - Brumado/BA - CEP: 46117-040

Whatsapp

(77) 99962-8581

Marinheiros de Primeira Viagem

Foto Capa

O nosso propósito em escrever esta crônica literária não é o de analisar, mas o de explicar como o livro Marinheiros de Primeira Viagem, do escritor Manoel Messias Teixeira, é importante para todos aqueles que desejam viajar. Não obstante a importância neste sentido é preciso dizer mais. É preciso dizer da qualidade dos textos, da criatividade do escritor que ao longo de sua escrita desenvolveu uma narrativa com características literárias próprias e, ao mesmo tempo, informativas. Gostei muito da obra. Em particular neste momento que estamos atrelando as nossas malas para uma turnê de proporções menores, é verdade, mas com as expectativas semelhantes àquelas vividas por esses marinheiros de primeira viagem.

Além do entretenimento que o livro Marinheiros de Primeira Viagem nos oferece, ainda temos as preciosas informações sobre os lugares visitados pelo grupo. Talvez não houvesse aqui a necessidade de citar os nomes dos lugares visitados, até porque, o leitor curioso jamais deixará de lê-lo com entusiasmo contagiante e interesse irrefutável. Em dias passados, o velho mundo sempre esteve nos sonhos dos marinheiros de primeira viagem, principalmente os países do velho continente europeu. À guisa de contemplação da visita do santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal não foi descartada. O autor registrou assim: “A emoção aumentou quando percorremos a antiga Igreja de Nossa senhora de Fátima. Oramos diante do altar-mor, e principalmente, diante dos túmulos dos três pastorinhos, que segundo a lenda, afirmaram ter visto uma senhora muito branca (...) a aparição disse-lhes ser Nossa Senhora do Rosário.”

Na narrativa do autor nada foi esquecido. Pequenos detalhes, os que poderiam ser desprezados, tiveram seus assentamentos para melhor entendimento de seus leitores. Também os capítulos que fazem parte do livro trazem fotografias coloridas que ilustram, com muita clareza, as belezas dos países europeus. Portanto, o livro Marinheiros de Primeira Viagem é um documentário de importância impar para todos aqueles que desejam conhecer um pouco da história do velho mundo. Disse-nos, ainda, a apresentadora do livro, a acadêmica Terezinha Teixeira Santos, que a obra de Messias “nos inspira desejos de conhecer terras estrangeiras, com suas diversidades e belezas extraordinárias”.

Outrora, vários historiadores foram convidados pelo imperador Do. Pedro II para documentar a flora, a fauna e a geografia brasileira. Dentre eles encontramos os livros “Viagem Pelo Interior do Brasil” de George Gardner (botânico britânico) e John Mawe (mineralogista inglês). Também os livros do naturalista e viajante francês, Auguste de Saint-Hilaire, que falam das expedições realizadas pelo interior do Brasil. O livro Corografia Brasílica, de Aires de Casal, pode, também, ser incluído dentre aqueles considerados “Diário de Bordo”. Portanto, o autor de Marinheiros de Primeira Viagem procedeu tão somente na construção de um “Diário de Bordo” com a inversão dos fatos narrados. Parabéns, Manoel Messias Teixeira, e muito sucesso no lançamento de sua primorosa obra!

Pressione ESC para fechar