Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (07)

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 07/08. Em Primeira e Única Discussão e Votação estão: Moção de Pesar 016/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Moção de Pesar 017/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 402/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 403/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 404/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 405/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 406/2017, de autoria do vereador Wanderley Nem; Indicação N° 407/2017, de autoria do vereador Wanderley Nem; Indicação N° 408/2017, de autoria do vereador Wanderley Nem; Indicação N° 409/2017, de autoria do vereador Luiz Carlos Palito; Indicação N° 410/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 411/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 412/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 413/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 414/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 415/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 416/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 417/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 418/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 419/2017, de autoria da vereadora Ilka de Abreu; Indicação N° 420/2017, de autoria da vereadora Ilka de Abreu.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PAUTA NA ÍNTEGRA

Médico ituaçuense e colunista do Tribuna do Sertão lança livro sobre astronomia

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Vitor Hugo Lima da Silva nasceu em Ituaçu, estudou medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é médico clínico geral e ultrassonografista.

O médico ituaçuense Vítor Hugo Lima da Silva, que também é colunista do Jornal Tribuna do Sertão e do site Sertão Hoje, lançou o livro ‘Astronomia: tópicos sobre o universo’. O livrofoi escrito pelo autor quando ele tinha entre 17 e 20 anos de idade, nos idos dos anos 1994 a 1997. Após anos esquecido numa gaveta, Dr. Hugo resolveu enfim publicá-lo, mantendo a fidedignidade da escrita do adolescente autor de 22 anos atrás, com alguns poucos ajustes. A obra possui 25 capítulos, cada um descrevendo algum tópico sobre o Universo. Os capítulos passeiam pelas mais variadas temáticas, como a propagação da luz pelo Universo, as distâncias astronômicas, as descrições de astros como estrelas e buracos-negros, viagens imaginárias ao longo do tempo e até a descrição da formação do arco-íris e o conceito de refração da luz num prisma.

Dr. Vitor Hugo Lima da Silva nasceu em Ituaçu, estudou medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é médico clínico geral e ultrassonografista. Passou a maior parte da sua adolescência abraçado em livros da literatura nacional e internacional e de astronomia. Mapas astronômicos foram alguns de seus parceiros em muitas das madrugadas neste período de sua vida. De origem interiorana, não era difícil vê-lo varar noites olhando para o céu, dada a escuridão das noites, sem a ofuscação das luzes que existem em cidades grandes. Desta vivência e aprendizados, juntamente com sua natureza extremamente curiosa e metódica, ele tirou o conhecimento que colocou nos papeis, quando já morava em Salvador, Bahia durante o cursinho pré-vestibular, o primeiro e o segundo anos da faculdade de medicina.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O LIVRO DE DR. VITOR HUGO

Caetité: Líderes quilombolas agradecem apoio do prefeito Aldo Gondim

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Esta foi a primeira vez que foram a Salvador, pois sempre estiveram em suas comunidades, sendo este intercâmbio uma experiência importante para a causa quilombola.

Na tarde do dia 4 de agosto, líderes de comunidades quilombolas se reuniram com o prefeito de Caetité, Aldo Gondim, para agradecer o apoio que a sua gestão vem prestando à causa, feita com a viagem das lideranças para a capital do estado a fim de levar suas reivindicações a diversas secretarias de governo, especialmente para a titulação fundiária, na CAR (Companhia de Desenvolvimento Regional) e outros órgãos, fruto da articulação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, cujos resultados serão divulgados brevemente. As lideranças realçaram que esta foi a primeira vez que tiveram oportunidade de irem a Salvador, pois sempre estiveram em suas comunidades, sendo este intercâmbio uma experiência importante para a causa quilombola.

Em razão da viagem os mesmos não puderam se fazer presentes no 1º Ciclo de Debates: Comunidades Quilombolas, Assistência Social, Inclusão e Disparidade Racial, promovido pela Equipe Volante Quilombola da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Universidade do Estado da Bahia. Aldo Gondim manifestou o compromisso de sua gestão com aqueles menos favorecidos, não apenas para a reparação histórica, mas para a construção de oportunidades de desenvolvimento e resgate de sua cultura, valores e história. Na ocasião estiveram com o Prefeito, Maria Francisca da Silva de Passagem de Areia, João Batista de Souza de Lagoa do Meio, Maria Aparecida do Nascimento de Cangaia, Fabiana Maria de Jesus Silva da Lagoa da Mata e Geraldo Olavo da Silva de Contendas, além da coordenadora Aneli Rodrigues Oliveira e Amadeu Silveira Souza, ambos funcionários do Município.

Vem aí a 8ª Cavalgada dos Amigos da Cavalgada de Barra da Estiva

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A concentração ocorrerá no Bar de Nilsinho, na localidade de Pé do Morro, a partir das 10h00, com saída prevista para as 14h00 e festa às 18h em Barra da Estiva.

A 8ª edição da Cavalgada realizada pelo Grupo de Montaria ‘Amigos da Cavalgada’, de Barra da Estiva, com apoio do Deputado Estadual Marquinhos Viana, será realizada no próximo dia 27 de agosto. A concentração ocorrerá no Bar de Nilsinho, na localidade de Pé do Morro, a partir das 10h00, com saída prevista para as 14h00 e festa a partir das 18h00 na Praça Rochael Alves da Silva, cidade de Barra da Estiva. O evento vai contar com as participações artísticas de Júnior Pauferro, Netinho do Forró – o vaqueiro cantador e Robson Aguiar, com apoio do Trio Kamaleão. A organização do evento convida a todos os cavaleiros e amazonas de Barra da Estiva e região para participarem desta grande festa, a ‘Top da Chapada’.

3ª Edição da Habitus Cycle Endurance reuniu mais de 110 ciclistas de Brumado e região

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O percurso de 120 quilômetros exigiu muita habilidade e resistência dos ciclistas, passando por estradas com muita areia, pedra, subidas, descidas, single track e outros desafios.

A 3ª Edição da Habitus Cycle Endurance foi realizada neste domingo (06), em Brumado, e reuniu mais de 110 ciclistas de Brumado, Vitória da Conquista, Livramento, Rio de Contas, Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Dom Basílio, Caetité e Guanambi. O percurso de 120 quilômetros exigiu muita habilidade e resistência dos ciclistas, passando por estradas com muita areia, pedra, subidas, descidas, single track e outros desafios. A concentração para a saída aconteceu às 05h na loja Shopping Bike, onde foi servido um delicioso e farto café da manhã para todos os participantes. A largada ocorreu pontualmente às 06h com destino ao distrito de Umburanas e de lá para a Fazenda Cerro Largo, onde foi realizada a primeira parada para hidratação e alimentação. A parada para o almoço foi realizada no distrito de Arrecife, quando já haviam sido percorridos 90 quilômetros. De lá os ciclistas seguiram com destino a Brumado, passando pela localidade de Jacarandá.

Na chegada em Brumado, todos os ciclistas percorreram a Avenida João Paulo, Otávio Mangabeira, Praça da Prefeitura, com chegada na Praça do Fogo, onde foram recebidos com música ao vivo, picolé, açaí e drinks pós-treino. Todos os participantes receberam troféus de participação. No percurso foi necessário fazer a travessia de três rodovias, contando o evento com o importante apoio da Polícia Rodoviária Estadual, que fez a interdição da pista para que todos atravessassem com segurança. De parabéns a equipe organizadora, que ao final do evento recebeu muitos elogios dos participantes, todos com a certeza de que no ano que vem tem mais.

Todos os ciclistas participantes receberam troféus de participação.

Em Bom Jesus da Lapa, Rui Costa assina decreto que reconhece festa como bem cultural imaterial

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

o Ipac estima que circulam pela cidade cerca de 500 mil fiéis, sendo que durante o ano inteiro, esse número chega a 2,5 milhões de pessoas. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

A Festa do Divino Espírito Santo, celebração centenária da igreja católica, se tornou, neste domingo (6), um Bem Cultural Imaterial do Estado da Bahia. Além disso, a Romaria do Senhor Bom Jesus recebeu o Registro Especial Provisório como Patrimônio Imaterial do Estado. A determinação foi aprovada pelo Conselho Estadual de Cultura da Bahia, e autorizada pelo governador Rui Costa, que, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, participou dos festejos com os fiéis. Após chegar, logo cedo, à Casa Paroquial, Rui seguiu em procissão com o bispo D. João Santos Cardoso e padres até o altar da igreja, onde assistiu à missa de Ação de Graças.  "Estou muito emocionado por poder professar a minha fé junto com tantas pessoas, e reafirmar a nossa caminhada e nossa fé em Deus. Esses registros abrem caminhos para que possamos utilizar fontes de recursos para valorizar esse importante evento da fé do povo, não só da Bahia, mas do Brasil inteiro. São dois atos de reconhecimento importantes que consagram essa festa, que já está na alma e no coração do povo brasileiro”, destacou o governador.

A festa, que já contava com proteção provisória do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac), tem, agora, o compromisso do Governo do Estado em trabalhar pela permanência da tradição secular que todos os anos leva milhares de pessoas em romaria pela cidade de Bom Jesus da Lapa, e é parte integrante da memória cultural do estado, preservando a devoção que faz parte da identidade do povo dessa região. A Festa é marcada por missas, procissões, além de manifestações folclóricas e banquetes coletivos de doações religiosas, que todos os anos atraem fiéis do país inteiro. Somente durante a romaria, o Ipac estima que circulam pela cidade cerca de 500 mil fiéis, sendo que durante o ano inteiro, esse número chega a 2,5 milhões de pessoas.

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão celebra dois importantes convênios com o governo do estado

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Aldo Gondim ressaltou o momento desafiador que se atravessa no país. (Fotos: Claudio Amaral / DIRECOM/PMC)

 O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, entidade que reúne as prefeituras municipais de Caetité, Guanambi, Matina, Ibiassucê, Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Riacho de Santana, Lagoa Real e Caculé, se reuniu com os respectivos prefeitos na cidade de Caetité para a celebração de dois importantes convênios com o governo do estado, na ocasião representados por Renan Ribeiro Lima Menezes da Seinfra e José Barreira de Alencar Filho da Secti. Como anfitrião, Aldo Gondim ressaltou o momento desafiador que se atravessa no país, onde se vive uma dificuldade generalizada em que se deve fortalecer a causa municipalista, unir forças e trocar experiências através das parcerias, e assim superar as desigualdades do pacto federativo onde a distribuição de recursos se dá de forma injusta, privilegiando o governo federal em detrimento dos estados e dos municípios. Agradecendo a presença e participação de todos, Aldo Gondim foi um dos que assinaram os convênios então celebrados.

O primeiro dos dois convênios assinados foi para a manutenção preventiva e corretiva de rodovias estaduais, feito pela Seinfra no valor de R$ 1.753.493,27 atendendo às cidades de Matina, Ibiassucê, Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Guanambi, Caculé e que para Caetité trará recursos para obras de reparo nas rodovias BA 122 (Caetité a Maniaçu) e da BR 030 ao distrito de Pajeú do Vento. O segundo trata da abertura de aguadas, num montante de R$ 250.000,00, e atenderá aos municípios de Lagoa Real, Caculé, Matina, Riacho de Santana e ainda Caetité para requalificação e limpeza de aguadas, atendendo no total a 443 famílias.

O representante do Consórcio de Saúde, Dorival Barbosa, lembrou ainda a concretização da policlínica na cidade de Guanambi, e que também é fruto da parceria entre as cidades sertanejas. O evento teve a sua organização pelo representante do Consórcio, Anderson Públio, e foi apresentado por Gledson Moreira. A mesa foi composta pelo presidente do Consórcio, prefeito de Matina Juscélio Alves Fonseca, Maria Ledo da Casa Anísio, José Roberto Neves prefeito de Caculé e pelo representante do consórcio de saúde, Dorival Barbosa do Carmo, prefeito de Urandi.

Guanambi vai comemorar os seus 98 anos de emancipação política com programação cultural e esportiva

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi, através de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promovem uma programação cultural e esportiva, em comemoração aos seus 98 anos.

A partir do próximo sábado, dia 12, data do seu aniversário, até 14 de agosto, a Prefeitura de Guanambi, através de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promovem uma programação cultural e esportiva, em comemoração aos seus 98 anos de emancipação política. Atividades que valorizam a cultura, o esporte, e os valores artísticos de nossa gente foram organizadas e promovidas em parceria com entidades locais, que irão acontecer em várias regiões da cidade.  Apresentações culturais, show com artistas locais, exposição fotográfica, o tradicional Abraço da Cidade, alvorada festiva, e eventos esportivos são destaque da programação abaixo.  

Estado realizou o maior concurso da história da segurança pública na Bahia

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Mais de 141 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 2000 mil vagas para PM ou para uma das 750 vagas no Corpo de Bombeiros.

O maior concurso da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com 141.917 inscritos, foi realizado neste domingo (6). A abstenção foi de 15,30%, abaixo do percentual de candidatos ausentes em concursos públicos, que normalmente varia entre 20 e 30%. As provas foram aplicadas em 293 locais, dos quais 68 na capital e 225 no interior do Estado. Os portões abriram às 8h (horário de Brasília) e fecham às 9h. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o certame começou pontualmente às 9h15 e encerrou às 13h, com duração de 4h30 para realização das provas. Em números absolutos, 121.100 candidatos comparecerem para realizar as provas, enquanto os ausentes foram 21.816. De acordo com o edital de abertura de inscrições, os candidatos que concorrem a uma das duas mil vagas para a Polícia Militar realizaram provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar realizaram provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Os candidatos tiveram que responder a 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva. Ao todo, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Saeb e pelos Comandos Gerais, seu edital foi publicado dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Ituaçu: 5ª Conferência Municipal de Saúde contou com expressiva participação popular

Sexta / 04.08.2017

Por Leonardo Oliva

Falando na abertura, o prefeito Adalberto Luz destacou o empenho da sua gestão com a área da saúde, afirmando que a sua meta principal é sempre buscar o melhor para Ituaçu.

Nesta sexta-feira (04) foi realizada a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Ituaçu. Com o tema ‘Uma Saúde mais humana para uma Ituaçu mais saudável’, a Conferência foi realizada no Clube da 3ª Idade e contou com expressiva participação popular. Compuseram a mesa de abertura do evento: Prefeito Adalberto Luz; 1ª Dama Isabel Cristina; Secretária de Saúde Kalilly Lemos; Chefe de Gabinete Aroldo Lima; Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Cristina; Secretário de Administração Vanildo Ribeiro; Coordenadora de Vigilância da Base de Brumado Maria José; ex-Secretária de Saúde, palestrante e Vereadora de Vitória da Conquista Viviane Sampaio. A Conferência contou ainda com as presenças do Presidente da Câmara Marcinho de Noé e de todos os vereadores que integram o legislativo municipal.

Falando na abertura, o prefeito Adalberto Luz destacou o empenho da sua gestão com a área da saúde, afirmando acreditar que em poucos meses de governo, a sua administração já conseguiu muitos avanços e que a sua meta principal é sempre buscar o melhor para Ituaçu. O gestor municipal enfatizou que o setor de saúde é delicado e as demandas são infinitas, mas que o seu governo está empenhado em garantir a prestação de serviços mais humanizados a todos os ituaçuense. O prefeito destacou ainda as emendas destinadas pelo Deputado Federal Benito Gama, que vão beneficiar a área da saúde e de infraestrutura do município.

Em sua fala, a Secretária de Saúde Kalilly Lemos informou a todos os presentes que o Plano Municipal de Saúde 2014/2017 não foi encontrado na Secretaria e no Conselho Municipal de Saúde e que, em razão disto o mesmo não foi apresentado aos presentes. Ela destacou que este plano deveria ter sido deixado pela gestão anterior. Ela enfatizou ainda que a Conferência é o espaço adequado para discutir questões relativas aos serviços de saúde prestados no município e aproveitou a presença dos vereadores para solicitar a aprovação de um projeto de reestruturação da estrutura administrativa da secretaria de saúde, que está sendo elaborado e será encaminhado em breve.

Após a solenidade de abertura, a enfermeira, ex-secretária de saúde e vereadora de Vitória da Conquista Viviane Sampaio, que é especialista em saúde pública, ministrou uma palestra sobre o tema 'planejamento, gestão de recursos e instrumentos de gestão'. A palestrante ainda respondeu às perguntas feitas pelos presentes, esclarecendo dúvidas.

Com o tema ‘Uma Saúde mais humana para uma Ituaçu mais saudável’, a Conferência foi realizada no Clube da 3ª Idade e contou com expressiva participação popular.

Câmara de Vereadores de Ituaçu inicia trabalhos do segundo semestre legislativo

Sexta / 04.08.2017

Por Leonardo Oliva

A sessão foi realizada no auditório da Congregação Mariana, em decorrência das obras de reforma que estão sendo realizada na sede do legislativo municipal.

Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (04), a Câmara Municipal de Ituaçu iniciou os trabalhos deste segundo semestre legislativo. A sessão foi realizada no auditório da Congregação Mariana, em decorrência das obras de reforma que estão sendo realizadas na sede do legislativo municipal e contou com as presenças de todos os vereadores: Marcinho de Noé (Presidente), Adriano, Nenê de Dona Santa, Vade, Otacílio, Joel, Elza Marilu, Ronaldo, Sivaldinho, Branco do Guigó e Almir.

Em sua fala, o Vereador Ronaldo cobrou do executivo uma maior atenção com o poder legislativo, destacando que nenhuma das indicações apresentadas pelos vereadores foi atendida, pedindo ainda que o prefeito intensifique o trabalho de recuperação das estradas. Já o Vereador Otacílio elogiou o trabalho já realizado, elogiando a qualidade dos serviços de manutenção efetivados até o momento. Ele destacou a necessidade do executivo municipal dar continuidade a este serviço.

Fazendo uso da palavra, Vade se colocou à disposição para aprovar todos os projetos que visem o benefício do município e da sua população. Sivaldinho elogiou o trabalho realizado na recuperação das estradas, mas enfatizou que existem regiões que ainda não foram beneficiadas, enfatizando ter certeza de que o gestor vai dar continuidade e o benefício chegará para todos. Na mesma linha, Branco do Guigó elogiou o trabalho que está sendo realizado pela administração municipal e destacou que nas localidades já atendidas, só se ouvem elogios ao prefeito.

Para Almir, as estradas estão em bom estado de conservação, mas é preciso dar uma atenção maior à área da saúde, principalmente no transporte de pacientes para outros municípios, especialmente dos portadores de necessidades especiais. Já Elza Marilu solicitou do Presidente que seja formada uma comissão para atuar junto com os demais poderes públicos e instituições que atuam na área de segurança pública para buscar uma solução para o aumento da criminalidade no município. Segundo ela, a população está querendo uma resposta do poder público e não aceita mais viver neste clima de insegurança. O Vereador Joel destacou que o primeiro semestre legislativo foi de muito aprendizado e parabenizou o prefeito pela reforma das estradas da sua região.

Encerrando a sessão, o Presidente Marcinho de Noé destacou que os vereadores tem o papel de fiscalizar e que, em razão disto, acabam fazendo muitas críticas, mas também sabem elogiar quando são realizadas ações que beneficiam a população. Marcinho reafirmou o seu compromisso de colocar em pauta e buscar a aprovação de todos os projetos que visem beneficiar o município e sua população, enfatizando que, apesar de ser da bancada de oposição, a sua prioridade é buscar o melhor para Ituaçu. Finalizando, Marcinho pediu aos Secretários Municipais que atendam a todos os vereadores, independentemente de ser situação ou oposição, com a mesma presteza e cortesia. 

Dom Basílio: Vereador Gonçalo solicita construção de comportas nos barramentos do Rio Brumado

Sexta / 04.08.2017

Por Leonardo Oliva

O Vereador Gonçalo Ferreira Santana apresentou duas indicações ao poder executivo. Ambas foram aprovadas por unanimidade pelos seus pares.

Na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Dom Basílio, realizada nesta quinta-feira (03), o Vereador Gonçalo Ferreira Santana apresentou duas indicações ao poder executivo. Ambas foram aprovadas por unanimidade pelos seus pares e serão encaminhadas ao prefeito. Na primeira indicação, Gonçalo solicitou a construção de sistemas de comportas nos barramentos existentes ao longo do Rio Brumado. Segundo o Vereador, a construção facilitaria o escoamento das água no período chuvoso, evitando o assoreamento dos barramentos. Na segunda indicação, o Vereador solicitou que seja firmado Termo de Cooperação Técnica com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário, visando a titulação de propriedades da zona rural e urbana do município.

Mega-Sena promete R$ 40 milhões neste sábado (05)

Sexta / 04.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 40 milhões neste fim de semana. O sorteio do concurso 1.955 da modalidade será realizado neste sábado (5), às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na cidade de Itabela (BA). Na poupança, o prêmio estimado de R$ 40 milhões renderia mais de R$ 225 mil por mês. Com o valor integral do prêmio, é possível adquirir 266 carros de luxo ou 11 mansões. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador pessoal, tablet ou smartphone. Basta ter conta corrente na CAIXA e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Projeto Amanhã capacita jovens rurais na área de atuação da Codevasf na Bahia

Sexta / 04.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos são voltados para jovens na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal.

As capacitações promovidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram realizadas no primeiro semestre desse ano por meio do Projeto Amanhã, um programa social que tem por finalidade fomentar a organização e a qualificação de jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes preparação para obterem o primeiro emprego e atuarem em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.

Foram realizadas cinco capacitações em apicultura básica nos municípios de Paratinga, Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, com duração de 16 horas cada. Enquanto nos municípios de Ibititá, Canarana, Irecê, João Dourado e Central foram atendidos com capacitações no segmento alimentício, com duração de 24 horas/aula cada, para 30 pessoas. De acordo com a coordenadora local do Projeto Amanhã, Roberta Almeida, foram ofertados cursos de produção de licor, por meio do qual foram ensinadas boas práticas de fabricação, técnicas para esterilização de garrafas e produção artesanal da bebida (nos sabores maracujá e pimenta) e também cursos de derivados de mandioca. Os participantes aprenderam receitas que utilizam a raiz como matéria-prima, tais como nhoque, escondidinho, torta, suco, pudim, sorvete, brigadeiro, biscoito e bolos totalizando 83 capacitados no primeiro semestre.

Prorrogação da solicitação da taxa de inscrição do processo seletivo 2018!

Sexta / 04.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com a alteração do prazo, os candidatos terão até a próxima sexta-feira (11) para entregar a documentação exigida.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou até a próxima quinta-feira (10), o prazo para solicitações de isenção parcial da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2018, para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente. O benefício pode ser solicitado por candidatos que estudaram todo o ensino médio (para cursos do subsequente) em escolas públicas. Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição (R$ 35,00). A solicitação é realizada em duas etapas: preenchimento da opção de isenção, durante a inscrição no site, e apresentação da documentação comprobatória (RG e histórico escolar), no campus do IFBA Brumado. Com a alteração do prazo, os candidatos terão até a próxima sexta-feira (11) para entregar a documentação exigida. Contato: 3441-1607 falar com Roberta Pereira, Danielle Santos ou Renata Maria.