Sertão Hoje

Sertão Hoje

Rui Costa lança nova tropa de policiamento especializado para reforçar a segurança

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A nova ferramenta foi lançada nesta manhã, pelo governador Rui Costa, no pátio da Governadoria, no CBA, em Salvador. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Um efetivo de 96 policiais, entre homens e mulheres, integra a partir desta quarta-feira (9) a Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), uma tropa de ocupação especializada, que prestará apoio ao policiamento local, em regiões estratégicas com alto índice de criminalidade. Treinados especificamente para missões de ocupação e paz, a companhia foi equipada com viaturas, motocicletas, cães, base móvel e veículos aéreos não tripulados (Drones). A nova ferramenta foi lançada nesta manhã, pelo governador Rui Costa, no pátio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CBA), em Salvador. “Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar, porque, mesmo sem as condições e contingente ideais, presta um bom serviço. E é na dificuldade que temos que valorizar ainda mais o patrimônio, que não é do Governo, é da população da Bahia. Não é à toa que, ao realizar um concurso com duas mil vagas, foram mais de 140 mil candidatos. É com orgulho que o povo baiano deseja fazer parte dessa força. Essa tropa tem a função de garantir o estado de direito, para que os baianos tenham o direito de ir e vir”, afirmou Rui Costa.

Treinados especificamente para missões de ocupação e paz, a companhia foi equipada com viaturas, motocicletas, cães, base móvel e Drones. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Luciano Ribeiro emite Nota de Pesar pela morte do ex-vereador de Caetité, Zé dos Tanques

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro apresenta os sentimentos aos familiares e amigos.

O deputado estadual Luciano Ribeiro lamenta profundamente a perda prematura do grande líder político de Caetité, Zé dos Tanques (José Lopes Cardoso), ocorrido em 7 de agosto de 2017. Zé dos Tanques atuou por cinco mandatos junto à Câmara de Vereadores, correlegionário e amigo, sempre defendendo interesses da comunidade e muito querido pela sociedade caetiteense, pela tamanha simpatia. Luciano Ribeiro apresenta os sentimentos aos familiares e amigos, e deseja que a presença de Deus possa renovar a fé e confortar a dor deste momento.

Câmara de Guanambi reabre trabalhos Legislativos e recebe representantes de Morrinhos

Quarta / 09.08.2017

Por Ascom / CMG

Os Vereadores presentes destacaram apoio as reivindicações colocando o legislativo como parceria do distrito e Município para buscar formas de combate a violência.

A questão da segurança pública, especialmente no distrito de Morrinhos, centralizou a pauta e os debates da sessão de abertura da Câmara de Vereadores para o segundo semestre legislativo. A comunidade do distrito de Morrinhos marcou expressiva presença na sessão e através da tribuna livre transmitiu a indignação pelo recente Homicídio solicitando providencias para coibir a violência. Usou da palavra o senhor Antônio Marcos em nome da comunidade e na ocasião entregou um abaixo assinado dirigido ao Presidente da casa solicitando a instalação de uma base da Policia Militar no referido distrito. Os Vereadores presentes destacaram apoio as reivindicações colocando o legislativo como parceria do distrito e do Município para buscar formas de combate a violência e suas causas. O Vereador Homero Castro representante de Morrinhos expressou seu apoio e solicitou a realização de uma audiência pública sobre segurança no distrito. 

Coordenador de Educação da SMTT de Brumado usa tribuna da câmara convidando para 1ª Capacitação Técnica de Primeiros Socorros

Quarta / 09.08.2017

Por Eliana Costa

A capacitação acontecerá no próximo dia 14 de agosto, na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 13h45.

Na sessão desta segunda-feira, 07 de agosto, o coordenador de Educação da SMTT de Brumado, Jansen Ricardo fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores a fim de falar sobre a 1ª Capacitação Técnica em Primeiros Socorros que será realizada pelo setor em parceria com o SAMU 192.  A capacitação acontecerá no próximo dia 14 de agosto, na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 13h45, com a finalidade primordial de informar e orientar os servidores, que desenvolvem suas atividades no sistema viário municipal, sobre técnicas em primeiros socorros, quando alguém se machuca, acidenta ou se sente mal. O coordenador destacou a importância da parceria com o SAMU 192 tendo a finalidade de atender uma grande demanda no município, auxiliar o trabalho do Samu e ajudar a salvar vidas.  Os servidores do legislativo brumadense também foram convidados a participarem da capacitação. Todos terão certificado de participação.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na sexta-feira, dia 11/08/2017, das 08:00h às 14:00h na zona rural de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Fazenda Milho Branco. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Secretaria de Meio Ambiente de Caetité esteve presente em Consulta Pública em Paramirim

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da Consulta Pública foi apresentar Proposta de Enquadramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre ao qual Caetité também está inserido.

Em 2 de agosto, representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente de Caetité, estiveram presentes, a convite do INEMA, na 3º Consulta Pública realizada pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH- PASO), na cidade de Paramirim. O objetivo da Consulta Pública foi apresentar Proposta de Enquadramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre ao qual o Município de Caetité também está inserido. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente de Caetité, Italva Nery, o Engenheiro Ambiental do município, João Bastos, e o vereador Moacir Santos. "É de suma importância a participação dos setores sociais na elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias, temos que defender o uso racional e sustentável das nossas águas, como também investir em melhorias em todo o processo de captação e distribuição dessa água. Investindo, inclusive, na educação ambiental da população, para que esse recurso tão importante para todos, seja preservado", destacou Italva.

Jairo Magalhães recebe visita do comunicador e artista guanambiense Matheus Boa Sorte

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O jovem é apresentador do programa Dendê na Mochila, da TV Aratu, e repórter do SBT Notícias.

A tarde da última sexta-feira (04), no gabinete municipal, o prefeito Jairo Magalhães recebeu a visita do comunicador e artista guanambiense Matheus Boa Sorte. O jovem é apresentador do programa Dendê na Mochila, da TV Aratu, e repórter do SBT Notícias. Neste sábado e domingo, dias 05 e 06, apresentou no Centro Cultural de Guanambi, o seu espetáculo “Sonhar não paga imposto". Na mesma noite, o jovem poeta também lançou o seu primeiro livro: "Matuto Poeta - Histórias Rimadas no Sertão". O público prestigiou e lotou o espaço cultural nos dois dias. Na visita ao gabinete, encontrou com o presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Lira, vereador Rafael Macedo, o Coronel Marcelo Queiroz, Comandante do 17º BPM e o Capitão Ricardo. Com a presença da Secretária de Educação e Cultura, Maristela Cavalcante, do empresário e irmão Rodrigo Boa Sorte, do publicitário Bruno Benevides, e da amiga e colaboradora Deicy Mendes, acompanhado do sanfoneiro e maestro Jussiê do Acordeon, Matheus relembrou um pouco de sua trajetória e falou do seu espetáculo, contou causos e declamou poesias, arrancando aplausos de todos. “Lembro-me dos primeiros passos de Matheus em Guanambi, como vereador mirim, que foi um projeto de minha autoria, tudo que ele conquistou, foi fruto de sua capacidade e sensibilidade de um poeta, muito me alegra ver este jovem talento de nossa cidade brilhando nos microfones e palcos da Bahia e do Brasil”, disse Jairo Magalhães. “Deixo aqui o meu abraço, com desejo sucesso na sua gestão, que continue cuidando de Guanambi e trabalhando para o nosso povo”, salientou Matheus ao prefeito. Na oportunidade, o apresentador entregou para Jairo um exemplar do seu livro, com dedicatória.

Mais de 37 mil eleitores de Guanambi e Candiba poderão perder o Bolsa Família

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

É importante lembrar aos 37.171 eleitores irregulares que, caso não façam o recadastramento, o título será cancelado.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alerta aos quase 38 mil eleitores, que ainda não realizaram o recadastramento biométrico nos municípios de Guanambi e Candiba, sobre os prejuízos ocasionados pelo cancelamento do título, dentre eles, a suspensão do pagamento do Bolsa Família, benefício do Governo Federal. A sanção é prevista pelo Código Eleitoral, artigo 7º. Nessas cidades a revisão do eleitorado com informações biométricas está em fase obrigatória e aquele eleitor que não realizar o procedimento terá o título cancelado. Com isso, além da suspensão do Bolsa Família, o cidadão poderá sofrer outros impedimentos, como problemas para emissão e manutenção de passaporte, não receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal, não realizar matrícula em instituição de ensino superior, deixar de tomar posse em cargo público, além de outras restrições.

Em Guanambi, o total de eleitores é de 61.603, porém apenas 30.482 (49,48%) realizaram o recadastramento. Desta forma, 31.121 pessoas, o que corresponde a 50,52% do eleitorado, ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Já em Candiba, dos 10.672 eleitores, somente 4.622 (43,31%). É importante lembrar aos 37.171 eleitores irregulares que, caso não façam o recadastramento, o título será cancelado. Os eleitores podem realizar o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, S/N, bairro Aeroporto Velho, Guanambi. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h. Além do Fórum Eleitoral, o eleitor de Guanambi e Candiba pode realizar o recadastramento biométrico no posto da Justiça Eleitoral no SAC, das 7h às 13h, porém este atendimento é realizado apenas por agendamento no site do SAC (www.sac.ba.gov.br). Informações podem ser obtidas por meio do número (77) 3451-3986. 

Governador Rui Costa destaca que o Hospital da Chapada, em Seabra será inaugurado

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O governador também lembrou que quatro policlínicas serão inauguradas até outubro, em Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas. (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

Nesta segunda-feira (7), durante entrevista ao vivo para 40 rádios da Bahia, Rui Costa destacou que serão inaugurados entre setembro e outubro, dois novos hospitais no interior baiano, o Hospital da Chapada, em Seabra e o Hospital de Costa do Cacau, em Ilhéus. Fora grandes obras de ampliação e reforma, a exemplo do Hospital do Oeste, em Barreiras. O governador também lembrou que quatro policlínicas serão inauguradas até outubro, nas cidades de Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas. 

Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador José Lopes Cardoso

Terça / 08.08.2017

Por Ascom/Caetité

Nascido em 10/11/1950, era homem de origem rural que nunca abandonou suas raízes, mesmo quando habitando a zona urbana, sempre agiu na defesa de sua gente.

O Prefeito Municipal de Caetité Aldo Gondim decretou luto oficial por três dias em todo o território caetiteense, em razão do falecimento do líder político e representante de nossa população por cinco mandatos junto à Câmara de Vereadores, José Lopes Cardoso, conhecido popularmente como Zé dos Tanques, ocorrido neste dia 7 de agosto de 2017. Nascido em 10 de novembro de 1950, era homem de origem rural que nunca abandonou suas raízes, mesmo quando habitando a zona urbana, sempre agiu na defesa dos interesses de sua gente que por várias vezes delegou-lhe a representação. Seu trato afável se dava tanto para os aliados quanto aos adversários nas lides políticas, razão pela qual fez por merecer o respeito e admiração de todos. Deixa uma imensa lacuna não apenas no meio político, que agora lhe pranteia a ausência, mas, sobretudo, junto aos amigos e familiares. Aos seus três filhos e aos que aprenderam a admirar-lhe a trajetória de vida, manifesta o Prefeito Municipal grande pesar por sua prematura perda, expressando em nome de todos os caetiteenses as condolências à família enlutada.

Governador se reuniu com produtores do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os produtores aproveitaram a visita do governador Rui Costa e de outras autoridades para colocar suas reivindicações em pauta. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Após entregar obras em Serra do Ramalho, na manhã deste sábado (5), o governador Rui Costa seguiu para o município de Bom Jesus da Lapa, onde visitou o Projeto Formoso, que tornou a cidade um polo de cultivo de banana e levou à formação do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), associação de produtores da região. O local abriga a maior produção de banana do país. Os produtores aproveitaram a visita do governador Rui Costa e de outras autoridades para colocar suas reivindicações em pauta. O projeto de irrigação montado pelo governo federal tem 19.100 hectares, sendo 7 mil desses de área de reservas. “São 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos, na produção de banana, laranja, melancia, maracujá e outras frutas. Do projeto, em 2015, saíram 181 toneladas de alimentos”, explicou o presidente do Conselho do Distrito Irrigado Formoso, Antônio Márcio. Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures, esse sábado foi um dia histórico para a população da região. "Esse é o primeiro governador que vem aqui ouvir o povo, ouvir as demandas dos trabalhadores. O projeto Formoso é uma cidade dentro de Bom Jesus da Lapa com 16 mil habitantes, e precisamos dar uma atenção especial para esses moradores que precisam de água tratada, ruas asfaltadas e uma delegacia em algumas vilas, movimentando a economia de toda a região, esse projeto é mais que a geração de 30 mil empregos, é negócio social e econômico”.

Vereadores brumadenses participam de VII Conferência Municipal de Saúde

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os vereadores que compõem o legislativo brumadense estiveram presentes destacando a importância do evento que permite a participação popular.

Nos dias 03 e 04 de agosto foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado a VII Conferencia Municipal de Saúde e I Conferencia em Vigilância a Saúde. A solenidade de abertura contou com a mesa formada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, Cláudio Soares Feres (secretário municipal de saúde), Caroline Rebouças (coordenadora do núcleo regional de saúde em Vitória da Conquista), Ita de Cássia Aguiar Cunha (sanitarista da vigilância e proteção da saúde), Conceição Machado (conselheira municipal de saúde) e Marcelo Rocha (sanitarista da base regional de saúde). A vereadora Ilka Abreu representou a mesa diretora da Câmara de Vereadores em virtude do presidente da Casa, Léo Vasconcelos não poder estar presente por compromissos agendados anteriormente. Durante o evento, os participantes ouviram palestras com slides, formaram oficinas de grupos, debateram os temas sugeridos e as demandas da saúde local, além de elegerem os delegados que representarão o município nas conferências regional e estadual. Os vereadores que compõem o legislativo brumadense estiveram presentes destacando a importância do evento que permite a participação popular, detectando carências do setor e buscando ideias para o melhoramento, sempre destacando que as ações de prevenção de doenças são o foco principal. 

Caixa pagou mais de R$ 44 bilhões das contas inativas do FGTS

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi, o sucesso da ação é resultado de uma estratégia focada em atender com qualidade os beneficiários da Lei 13.446.

A Caixa Econômica Federal realizou o pagamento de mais de R$ 44 bilhões relativos às contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Lei 13.446/2017 que permitia o saque das contas inativas, de 10 de março até o dia 31 de julho, beneficiou mais de 25,9 milhões de trabalhadores. O número inicial estimado de trabalhadores beneficiados pela medida era de 30,2 milhões. Esse número subiu para 32,7 milhões em razão dos cerca de 2,5 milhões acertos cadastrais realizados nas agências da CAIXA durante todo o período de atendimento. Em relação à base atualizada, mais de 79% de trabalhadores realizaram o saque. Já o valor disponível inicialmente para pagamento dos trabalhadores era de R$ 43,6 bilhões. Esse montante foi atualizado, tanto pelos índices de atualização das contas do FGTS, assim como em função de acertos cadastrais dos trabalhadores que comprovaram que tiveram seu contrato de trabalho rescindido por justa causa ou a pedido até 31/12/2015. O valor atualizado disponível para saque chegou a R$ 48,9 bilhões. O valor sacado, de R$ 44 bilhões, representou 88% desse total. De acordo com o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi, o sucesso da ação de pagamento das contas inativas do FGTS é resultado de uma estratégia focada em atender com qualidade os beneficiários da Lei 13.446. "A CAIXA mobilizou todos seus empregados e foi capaz de atender mais de 30 milhões de trabalhadores. Essa estratégia de atendimento teve sua eficiência reconhecida pela sociedade e pelo próprio governo. Cumprimos, assim, nossa missão como banco público e parceiro estratégico do Governo Federal". 

Prefeito Jairo Magalhães autoriza licitação para ampliação do sistema de videomonitoramento

Segunda / 07.08.2017

Por Ascom/Guanambi

O prefeito Jairo Magalhães irá remeter o projeto para o setor de licitação nos próximos dias, que será publicado pelo sistema de Pregão Eletrônico.

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (04), no gabinete municipal, o prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Lira, do Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marcelo Queiroz, que estava acompanhado do Capitão Ricardo e do Soldado PM Oséias Ueldes, finalizaram os últimos detalhes do projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade, denominado “Olho Vivo”, que foi elaborado pela Polícia Militar em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O prefeito Jairo Magalhães irá remeter o projeto para o setor de licitação nos próximos dias, que será publicado pelo sistema de Pregão Eletrônico. Após a sua instalação, ainda para este semestre, a expansão do projeto irá alcançar novas regiões da cidade, com mais 43 câmeras de última geração, interligadas por uma rede de fibra ótica da Prefeitura de Guanambi, que cobrirão pontos estratégicos, como as suas principais avenidas, praças, rotatórias e acessos à cidade, através das BRs. O projeto, orçado em R$ 160 mil reais, será financiado pela prefeitura de Guanambi e Câmara de Vereadores, que arcarão, cada um, com a metade dos valor, R$ 80 mil reais.

As câmeras permitirão a presença ocular da Polícia Militar em diversos locais, onde as imagens serão enviadas para um complexo de telas e monitores da central de monitoramento, coordenada pelo Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), na sede do 17º BPM, que deverá ser inaugurada em setembro pelo Governador Rui Costa. Na central, sendo detectada alguma conduta suspeita, uma mensagem será enviada para equipe da PM mais próxima. Todas as imagens captadas serão gravadas, e estarão à disposição para auxiliar em investigações e processos judiciais. As estatísticas apresentadas pela PM apontam que as áreas que contam com o sistema, as ocorrências de roubos e furtos tiveram uma redução significativa, e grande êxito de solução nas eventuais ocorrências, graças às informações e dados obtidos nas investigações.  

A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Educação são parceiras da PM no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido em diversas escolas da rede municipal, que neste ano beneficiarão mais de mil crianças. A Prefeitura também é parceira da PM, no “Projeto Polícia Mirim”, desenvolvido no 17º BPM, com crianças de 7 a 11 anos de idade, de diversos bairros da cidade. Durante a reunião, o prefeito Jairo garantiu parceria e apoio à PM para o reforço do policiamento nos distritos de Mutans, Morrinhos e Ceraíma.

Rui Costa autoriza convênio para ampliação e reforma do Hospital Municipal Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa

Segunda / 07.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é ampliar e reformar o hospital municipal Carmela Dutra e implantar novos serviços. (Foto: Ispedito Nunes)

Neste domingo (6), o governador Rui Costa autorizou um convênio, no valor de R$ 4 milhões, firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o município de Bom Jesus da Lapa. O objetivo é ampliar e reformar o hospital municipal Carmela Dutra e implantar novos serviços. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, serão construídas duas Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo uma adulto e outra neonatal. "Além dos 20 leitos de UTI, implantaremos o serviço de hemodiálise na unidade, para atender os pacientes da região". Ainda segundo Vilas-Boas, o Estado implantará um Centro de Bioimagem, que contará com tomógrafo e raio-x. Na avaliação do governador Rui Costa, “essa intervenção transforma o hospital em uma unidade regional pronta para atender às necessidades do povo. Vamos trabalhar para, quem sabe, no ano que vem possamos ter a nova pista do aeroporto já pavimentada e uma estrutura ainda melhor para receber turistas do país inteiro, em parceria com a prefeitura e iniciativa privada".