Sertão Hoje

Sertão Hoje

Radicado em Valença (BA), escritor piauiense Moacir Saraiva lança novo livro de crônicas

Sexta / 12.04.2024

Por Frente & Verso Comunicação Integrada

“Sou um contador de histórias e me sinto mais à vontade com histórias curtas” revela Moacir Saraiva que lançará o livro Retalhos da Vida. (Foto: Divulgação / Jandira Menezes)

O escritor e educador Moacir Saraiva nasceu no Piauí, mas abraçou a Bahia como morada, assim como os costumes da nossa gente. Há quase 30 anos, vive na região do Baixo Sul, em Valença, de onde conseguiu transformar vivências cotidianas em inspiração para suas crônicas. “São os detalhes do dia a dia que me encantam”, declara o autor que estará em Salvador lançando seu mais novo livro Retalhos da Vida. Depois de dois concorridos lançamentos em Valença agora no mês de março, o escritor fará sessão de autógrafos no próximo dia 27 de abril, às 19h30, no stand do Studio Palma, na Bienal do Livro da Bahia.

Retalhos da Vida é o quarto livro solo do escritor Moacir Saraiva que tem como lembrança de suas primeiras traquinagens roubar dinheiro do pai para comprar seu primeiro livro. Depois vieram muitas outras leituras, especialmente de Clarice Lispector e Fernando Sabino. “Sou um contador de histórias e me sinto mais à vontade com histórias curtas” revela. O livro reúne quase cem crônicas. A colcha completa dos Retalhos da Vida reúne 98 deliciosos textos. Na sinopse do livro, o escritor explica que todas as suas crônicas nascem da “leitura de um fato”, de uma fala ou uma cena que ganham nova conotação com o jogo das emoções que dão vida e atiçam a curiosidade dos leitores. Outra característica da narrativa do autor é a linguagem do cotidiano, que provoca a sensação de aproximação. “Este é o tempero que dá mais sustança no meu modo de espiar o mundo”, destaca.

Moacir Saraiva sempre gostou de escrever e foi incentivado a continuar com seus textos pelo poeta feirense premiado Cleberton Santos. Em 2009, publicou seu primeiro livro A Riqueza do Detalhe (2009). Dois anos depois, lançou Olhares (2011), também um livro de crônicas. Fios de Vida foi lançado em 2013, com apoio através de edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O novo livro do escritor chega ao mercado literário após um hiato de 10 anos. O processo de escrita é um lugar de refúgio para driblar as dores e manter a alergia de viver que brota nos detalhes de Retalhos da Vida. “O livro traz retalhos de histórias inusitadas. Alguns retalhos são alegres, outros tristes. Alguns lindos, outros reflexivos. Alguns retalhos estão rotos, outros parecendo uns molambos”, diverte-se o cronista.

Com mais de três décadas dedicadas à educação, o educador sempre inspirou e incentivou seus alunos a ter uma expressão criativa, seja com as palavras ou outras formas de arte. Em 2015, recebeu medalha de ouro das mãos do então presidente da República, em Brasília, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa pela orientação de uma aluna. “A crônica desta aluna do IFBA ficou entre as cinco melhores do Brasil”, comemora o escritor que procura celebrar a existência em cada detalhe. 

O livro Retalhos da Vida, editado pela Editora Mente Aberta, teve duplo lançamento na cidade em que vive. Além de uma concorrida noite de autógrafos na Biblioteca Municipal de Valença, no último dia 15 de março, o livro de crônicas teve evento especial na noite seguinte, 16 de março, no Bar do Pepino. A próxima celebração literária será na Bienal do Livro da Bahia.
 

“Sou um contador de histórias e me sinto mais à vontade com histórias curtas” revela Moacir Saraiva que lançará o livro Retalhos da Vida. (Foto: Divulgação / Jandira Menezes)

BNDES e Governo da Bahia iniciam parceria para o desenvolvimento da economia verde no estado

Sexta / 12.04.2024

“Vamos ter projetos na área de energia e a Bahia é uma potência na energia limpa renovável, eólica e solar e em hidrogênio verde”, disse o presidente da BNDES. (Foto: Divulgação / André Telles – BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo da Bahia vão elaborar um plano de investimento para promover o desenvolvimento econômico e a bioeconomia no estado. Em reunião nesta quinta-feira, 11 de abril, na sede do Banco, no Rio de Janeiro, o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, e o governador Jerônimo Rodrigues destacaram a importância de ampliar investimentos em energia limpa e hidrogênio verde.

“Nós estamos construindo aqui uma parceria estratégica com o Governo da Bahia. Vamos fazer um termo de colaboração bastante amplo para trazer não só os estudos, estruturação de projetos do BNDES, mas também parcerias com o setor privado e financiamento à indústria, à inovação, à economia verde”, explicou o presidente Aloizio Mercadante. “Vamos ter projetos na área de energia e a Bahia é uma potência na energia limpa renovável, eólica e solar e em hidrogênio verde”, completou.

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o encontro permitiu a discussão de financiamento e apoio ao setor produtivo do estado. “Nós já temos uma parceria e agora, com o presidente Lula e, tendo o Mercadante nesse posto, nos ajuda bastante a clarear a relação com as empresas, mas também com financiamento de ações nossas para o desenvolvimento econômico do Estado da Bahia”, disse ele.

Na reunião, com a presença de secretários do Governo, diretores e executivos do BNDES, Mercadante e Rodrigues também definiram a realização, no estado, de uma oficina de fomento e acesso ao crédito, com a participação de técnicos do Banco, para ampliar o apoio à micro e pequenas empresas.

5ª etapa da Copa Brasil de Supercross será realizada no mês de junho em Brumado

Sexta / 12.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, a expectativa é que a 5ª etapa da competição atraia pilotos de todo o país, além de uma grande quantidade de visitantes. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Brumado divulgou que será, novamente, apoiadora da Copa Brasil de Supercross. Neste ano o evento acontecerá nos dias 08 e 09 de junho no CT Santa Inês (próximo ao IFBA). A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível. De acordo com a prefeitura, a expectativa é que a 5ª etapa da competição atraia pilotos de todo o país, além de uma grande quantidade de visitantes. Na última edição, em novembro de 2023, o evento contou com um grande público e, segundo a organização, foi um grande sucesso. Em breve, serão divulgadas novas informações sobre a Copa Brasil de Supercross.

Pessoas com deficiência intelectual e autismo contam com nova unidade para acompanhamento multidisciplinar na Bahia

Sexta / 12.04.2024

Por Secom GovBA

O serviço contará também com unidades em Brumado, Ibotirama, Irecê, Itabuna, Seabra, Vitória da Conquista, entre outras. (Foto: Divulgação)

Ludoterapia, musicoterapia, fonoaudiologia e fisioterapia são alguns dos serviços destinados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências intelectuais atendidas pelo Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), na avenida ACM, em Salvador. Ampliado e reinaugurado no último sábado (6), o serviço recebeu cerca de R$ 3,3 milhões em investimentos para construção de um anexo que atende a esses pacientes.

Nicole Morais, de 6 anos, é uma das crianças que recebem o suporte do centro para o desenvolvimento de habilidades emocionais e motoras. “O Cepred é muito legal, mas a parte mais divertida, a coisa mais incrível do mundo, é o ludo. Eu adorei esse mundo. É muito lindo. Olha só esses cadernos, eles são muito fofos. Eu já aprendi várias coisas incríveis aqui, a criar amigos, a cozinhar também”, compartilhou a menina sobre os trabalhos realizados pelos profissionais do setor de ludoterapia.

A coordenadora de reabilitação intelectual, Ana Letícia Sales, do Cepred, explicou que o centro realiza planos individualizados, com a intenção de dar mais autonomia para as crianças. “Cada criança é avaliada individualmente, cada uma tem um plano terapêutico, e a gente vê qual é a necessidade de cada criança na avaliação multiprofissional. Na ludoterapia mesmo, que Nicole participa, tem profissionais de psicologia, de fonoaudiologia, de psicopedagogia, que fazem o acompanhamento com a terapia através do brincar. Na musicoterapia, três profissionais educam dando a percepção de letra, métrica, ritmo. A interdisciplinaridade é isso”, detalhou a coordenadora.

O plano terapêutico dos pacientes com TEA ou deficiência intelectual com idade entre 3 e 18 anos é analisado a cada seis meses, e adaptado conforme as respostas aos tratamentos. Com a família, os profissionais do Cepred realizam acolhimento, escuta, e acompanhamento psicológico individual e em grupo. O centro também acompanha crianças e adultos com deficiência auditiva, intelectual, física e pessoas ostomizadas.

De acordo com Valéria Cristina de Oliveira, coordenadora de Reabilitação Física do Cepred, a unidade soma, aproximadamente, 58 mil pacientes em todas as áreas de cuidado para pessoas com deficiência. São atendimentos multidisciplinares, que atendem à filosofia da instituição, que é o protagonismo do usuário.

“Utilizamos uma ferramenta muito importante para isso: o PTS, que é o Planejamento Terapêutico Singular. Nosso fazer interdisciplinar é muito importante na qualidade de vida do nosso usuário, considerando que reabilitamos para a vida. Então, esse usuário vai ter mais qualidade de vida, mais independência, mais autonomia”, descreve a coordenadora. Ela lembra que a unidade faz 25 anos neste mês de abril e, desde a fundação, conta com 142 mil usuários cadastrados.

No último sábado (6), também foi anunciado o valor de R$ 123 milhões para a ampliação de serviços na capital e no interior voltados ao cuidado para pessoas com deficiência. Está prevista, ainda, a construção de 16 novos centros de reabilitação e o apoio à requalificação de estruturas e modernização de equipamentos de equipamentos municipais de reabilitação, a partir da celebração de convênios com as prefeituras.

Entre as cidades que devem contar com a parceria, estão: Brumado, Feira de Santana, Ibotirama, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, também empenhará recursos para construção de um centro de reabilitação na Bahia. O pacote de ações pretende garantir serviços especializados nas quatro principais temáticas de reabilitação – visual, auditiva, física e intelectual – em cada macrorregião de saúde.

Bahia ganhará quase 15 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida

Sexta / 12.04.2024

Por Bahia Econômica

Aracatu, Brumado, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Caraíbas, Belo Campo estão entre os municípios contemplados. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (10), os projetos selecionados para receberem investimentos nas duas novas modalidades “Minha Casa, Minha Vida”. De acordo com a divulgação, a Bahia receberá 14.950 novas unidades habitacionais, sendo o segundo estado do país com mais moradias previstas pelo programa.

O resultado da seleção foi anunciado durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro das Cidades, Jader Filho, dentre outras autoridades. Em todo o Brasil, mais de 112,5 mil moradias foram contempladas.

Para Jerônimo, “esse é um importante anúncio para o Brasil e para a nossa Bahia, que permite que, juntos, Governo Federal, Governo da Bahia e prefeituras, possam investir na dignidade habitacional do nosso povo e na segurança de milhares de famílias”.

O MCMV Rural vai atender moradores de áreas rurais em 158 municípios baianos com 10.729 unidades habitacionais. Já o MCMV Entidades, que contempla comunidades tradicionais, com prioridade para grupos mais vulneráveis como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, entre outros, em áreas urbanas, contemplou 35 cidades com 4.221 habitações. O resultado completo da seleção pode ser acessado pelo https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes-minha-casa-minha-vida-entidades-e-rural.

A previsão é de que o Governo Federal invista R$ 11,6 bilhões nas duas modalidades do programa com orçamento para 2024. Foram selecionadas 37 mil unidades habitacionais na modalidade MCMV Entidades com investimentos totais previstos de R$ 6 bilhões. Na modalidade MCMV Rural a seleção contempla 75 mil unidades habitacionais com investimentos totais previstos em R$ 5,6 bilhões.

O prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados da data de publicação da Portaria, podendo ser prorrogado pelo Ministério das Cidades. Desde sua criação, em 2009, o MCMV já entregou cerca de 7,7 milhões de novas unidades habitacionais em todo Brasil. Entre 2023 e 2024, foram entregues 1.710 unidades habitacionais do MCMV na Bahia. Os municípios de Aracatu, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Candiba, Carinhanha, Jacaraci, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Rio do Pires, Xique-Xique, Anagé, Barra da estiva, Brumado, Caetité, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de pedras, de Caraíbas, Belo Campo, Planalto, Tremedal e Maetinga foram contemplados.

Jovem Advocacia Baiana discute os impactos da Inteligência Artificial no exercício profissional

Sexta / 12.04.2024

Por Frente & Verso Comunicação Integrada

A II Conferência Estadual da Jovem Advocacia acontece de 05 a 07 de junho, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. (Foto: Divulgação)

A II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana acontece de 05 a 07 de junho, no Centro de Convenções de Salvador, com mais de 70 painéis que debatem os impactos da inteligência artificial no Direito.

A Inteligência Artificial (IA) está transformando as carreiras e negócios, inclusive no campo jurídico. Uma vasta programação, com mais de 70 painéis que contarão com a presença de aproximadamente 300 palestrantes renomados, irá debater o tema "Advocacia, Inovação e os Desafios na Era da Inteligência Artificial" durante a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, que acontece de 05 a 07 de junho, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio.

O anúncio do evento é feito, inclusive, em meio a uma grande discussão jurídica que envolve a regulamentação no Brasil do uso das mídias sociais – que vai repercutir diretamente na vida de todos os brasileiros que utilizam o ambiente digital para uso pessoal ou profissional. “A II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana vai promover o debate de grandes questões que impactam o exercício cotidiano da advocacia. Com as novas tecnologias, surgem novas áreas para jovens advogados e jovens advogadas atuarem. Acompanhar as discussões e desafios éticos que cercam temas como fake news, LGPD e uma série de contratos que acontecem nos ambientes virtuais é fundamental para o exercício profissional. É um grande honra, mais uma vez, promover este evento”, afirma a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB na Bahia), Daniela Borges.

De acordo com a presidente da OAB Jovem na Bahia, Sarah Barros,  as palestras e painéis temáticos foram selecionados para garantir uma experiência enriquecedora para os participantes em diferentes âmbitos da atividade jurídica. “A jovem advocacia baiana precisa estar bem informada sobre o impacto da inovação tecnológica na profissão, seja em aspectos éticos, técnicos ou sociais. Quem não estiver atualizado, terá dificuldade de participar e tomar decisões no dia a dia do exercício profissional”, comenta Barros.

O coordenador-geral da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana e diretor tesoureiro da OAB na Bahia, Hermes Hilarião, diz que o evento vai explorar o potencial transformador das novas tecnologias no Direito como também servirá de alerta sobre questões éticas, de privacidade e segurança que recaem sobre o uso da IA no exercício profissional da advocacia. “Há um simbolismo inegável de realizarmos mais uma edição da Conferência da jovem advocacia. Isso demonstra o nosso compromisso com os colegas que estão em início de carreira e, além disso, a capacidade de realização e transformação da jovem advocacia. Estamos construindo com a OAB Jovem um evento democrático, inclusivo, representativo e que pretende conectar a advocacia com a realidade do mundo digital. Nossa missão será demonstrar que as novas tecnologias podem auxiliar a advocacia, mas jamais substituí-la”, afirma Hilarião.

O evento é aberto aos estudantes de Direito, jovens advogados, jovens advogadas, advogados seniores e interessados. As inscrições já podem ser feitas pelo site Sympla. O investimento é a partir de R$ 80,00 (1º lote) – passaporte válido para os três dias do evento.

Brumado: Ex-Secretário Maguinho anunciará sua pré-candidatura a Vereador nesta sexta (12)

Quinta / 11.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

O evento vai contar com as presenças do Prefeito Eduardo Vasconcelos, do pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Cláudio Feres e será aberto ao público. Todos estão convidados (Foto: divulgação)

Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, às 19h30, no bairro São Félix, em Brumado/BA, o ex-secretário de administração Carlos Magno, popularmente conhecido como Maguinho, vai anunciar a sua pré-candidatura a vereador. Com 18 anos de experiência na vida pública, Maguinho conta com o apoio do prefeito Eduardo Vasconcelos e do pré-candidato a prefeito Cláudio Feres, que estarão presentes no evento. O evento será aberto ao público e todos estão convidados para participar e conhecer as propostas para o município.

Brumado: Copa Brahma de Futsal será realizada a partir do dia 18 de abril

Quinta / 11.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa é do Empresário e Produtor Alecarlos Pires, presidente da Associação de Esportes da Bahia (AESB) e visa colocar Brumado em destaque no calendário esportivo baiano (Foto: divulgação).

A partir do dia 18 de abril, quinta-feira, Brumado sediará a primeira edição da Copa Brahma de Futsal, uma iniciativa empolgante do Empresário e Produtor Alecarlos Pires. Como presidente da Associação de Esportes da Bahia (AESB), Alecarlos Pires compartilhou seu entusiasmo com o evento, destacando a ansiedade dos atletas e todos os envolvidos. A competição já atraiu grandes nomes do esporte e marcas reconhecidas, prometendo ser um destaque no calendário esportivo baiano.

Para Alecarlos, essa iniciativa representa uma realização pessoal significativa, com a aspiração de tornar-se um evento regular no cenário esportivo local. Ele expressou sua satisfação em trazer para Brumado uma celebração esportiva de alto nível, destacando a singularidade e o caráter festivo do evento.

Com a participação de atletas de destaque, a competição promete ser emocionante, elevando ainda mais o seu prestígio. O torneio contará com a presença de oito equipes representando diversas cidades, como Aracatu, Brumado, Ituaçu, Dom Basílio e Rio de Contas.

É importante ressaltar que a Copa Brahma de Futsal está sendo organizada com toda a estrutura necessária, incluindo medidas de segurança e saúde para garantir o bem-estar dos atletas e dos espectadores, com a presença de policiamento para reforçar a tranquilidade do evento.

SEC abre 52 mil vagas do Programa Mais Estudo com bolsa de R$ 150 mensais para estudantes-monitores

Quinta / 11.04.2024

Por Ascom SEC

A seleção dos alunos se dará entre os dias 8 e 12 de abril e a divulgação preliminar do resultado, por meio da unidade escolar, será no dia 15 de abril. (Foto: Feijão Almeida / GOVBA)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), abriu, nesta segunda-feira (8), as inscrições para o Mais Estudo. O programa faz parte das ações estratégias voltadas à recomposição e ao fortalecimento das aprendizagens dos estudantes e concede bolsa de R$ 150 mensais, durante sua vigência, para os monitores que atuarão nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Iniciação Científica, História e Projeto de Vida. Serão ofertadas 52 mil vagas.

Os estudantes candidatos à monitoria precisam seguir alguns critérios, como estarem matriculados no ano de 2024; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. O prazo de monitoria será de, no máximo, dez meses, em regime de oito horas semanais, totalizando 32 horas de carga horária mensal, exceto em feriados e recessos.

Além disso, as unidades escolares precisarão fazer a adesão ao programa, preenchendo um formulário disponibilizado no link http://saga.educacao.ba.gov.br/auth.php. As vagas estão distribuídas entre as escolas (sede e anexos) dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A seleção dos alunos se dará entre os dias 8 e 12 de abril e a divulgação preliminar do resultado, por meio da unidade escolar, será no dia 15 de abril. De acordo com o cronograma, o período de recursos será de 15 a 16 de abril. A aula inaugural do programa está agendada para 18 de abril.

Defesa Civil do Estado informa dados sobre população afetada pelas chuvas na Bahia

Quinta / 11.04.2024

Por Secom GovBA

Dentre os municípios em situação de emergência estão Anagé, Caetité, Contendas de Sincorá e Lagoa Real. (Foto ilustrativa: Joá Souza/GOVBA)

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (9), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em municípios baianos. Somente neste mês de abril, foram afetadas pelas chuvas 5.800 pessoas, ficando 1.080 desalojadas e 122 desabrigadas. Até o momento, foi registrado 1 óbito.

As ocorrências provenientes das chuvas deste mês de abril estão distribuídas entre 21 municípios: Euclides da Cunha, Abaré, Chorrochó, Juazeiro, Monte Santo, Curaçá, Ituberá, Camamu, Santo Amaro, Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Cairú, Taperoá, Candeias, Nilo Peçanha, Pojuca, Salvador, Lauro de Freitas, Jeremoabo e Canudos, estes dois últimos com situação de emergência decretada. 

Somando-se a ocorrências anteriores, atualmente, 47 municípios baianos estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Anagé, Angical, Apuarema, Baixa Grande, Barra, Boa Vista do Tupim, Cabaceiras do Paraguaçu, Caetité, Canavieiras, Cansanção, Cicero Dantas, Contendas de Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Itamari, Itororó, Jequié, Lagoa Real, Lençóis, Maiquinique, Medeiros Neto, Monte Santo, Muquém de São Francisco, Mutuípe, Nordestina, Nova Canaã, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Quijingue, Ruy Barbosa, Santa Brígida, Santa Luzia, Santaluz, São Miguel das Matas, Saubara, Tanhaçu, Ubaíra, Valença, Varzedo, Wanderley, Canudos e Jeremoabo.

Vale salientar que as informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.

Brumado: prefeitura e 24º BPM se reúnem para avaliar primeira fase do projeto de ronda escolar

Quarta / 10.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, o projeto tem como objetivo garantir mais segurança aos alunos e professores da rede pública de ensino. (Foto: Instagram / @prefeitura_brumado)

Na manhã desta terça-feira (09), a Prefeitura de Brumado e o 24º Batalhão da Polícia Militar firmaram um projeto de ronda escolar. De acordo com a prefeitura, o projeto tem como objetivo garantir mais segurança aos alunos e professores da rede pública de ensino. Já em prática desde o segundo semestre de 2023, membros da PM, administração pública e Ministério Público Estadual se reuniram para avaliar a primeira fase do projeto.

Segundo a prefeitura, entre as pautas do encontro foram discutidos, juntamente com a PM e o MP, os resultados do início do Policiamento Comunitário Escolar, além de abordarem novas propostas para o fortalecimento do programa e fortalecimento da rede de proteção das crianças e adolescentes de Brumado.

Participaram da reunião o Tenente Cel. Elson Cristovão, a Major e coordenadora do projeto, Maria Oliveira, a Promotora de Justiça, Daniela de Almeida, o Secretário de Educação, João Nolasco, a Coordenadora da Proteção Social Básica, Leticia Brida, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laila Farias, a Procuradora do Município, Thaise Tanajura, a Diretora de Atenção Básica de Saúde, Julieta Sandes, e o Secretário de Saúde, Cláudio Feres.

Livramento: PM apreende casal por tráfico de drogas e abandono de incapaz

Quarta / 10.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a polícia, na residência do casal havia duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos de idade, que estavam sozinhas e trancadas. (Foto: Instagram / @46cipm)

Na tarde desta terça-feira (09), durante intensificação de patrulhamento no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora, a Guarnição do PETO da 46ª CIPM avistou duas pessoas a bordo de uma moto CG 125 Titan Placa Policial: DKJ-5179 com escapamento adulterado. De acordo com a PM, após ser dada voz de abordagem, a dupla empreendeu fuga em direção a uma residência e dispensou uma bolsa contendo substância análoga à cocaína. Eles foram alcançados, abordados e identificados como um casal de iniciais L. C.N e J.W. R. da C.

Segundo a polícia, na residência deles também foi encontrada uma arma de fogo do tipo espingarda, além de aproximadamente 120g de substância análoga à cocaína e 40g de substância análoga à maconha. No imóvel, os militares perceberam que havia duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos de idade, que estavam sozinhas e trancadas, caracterizando abandono de incapaz. Ainda segundo a PM, o casal recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento onde foi lavrado o flagrante.

Brumado: SEMEC divulga edital para seleção de monitores escolares

Quarta / 10.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições acontecem a partir desta quarta-feira (10) até a próxima segunda-feira (15) das 08 às 11:30h e 14h às 17:30h. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação de Brumado divulgou o edital do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de 80 monitores escolares, mais cadastro reserva, para atender alunos do público-alvo da Educação Especial, regularmente matriculados nas escolas e creches municipais. Conforme o Edital, as inscrições serão realizadas de forma presencial no 1º andar do prédio da Escola Municipal de EJA Antônio Carlos Magalhães, situado à Rua Joaquim Oliveira Nunes, nº 234, Centro, a partir desta quarta-feira (10) até a próxima segunda-feira (15) das 08 às 11:30h e 14h às 17:30h. Além disso, segundo as informações do edital, a ficha de inscrição e os instrumentos de autodeclaração para cotistas devem ser acessados através do site: www.brumado.ba.gov.br.

Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz

Quarta / 10.04.2024

Por Agência Brasil

A proposta prevê R$ 165 bilhões em geração hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa. (Foto: Divulgação / CNN Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na tarde desta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, uma medida provisória (MP) para permitir investimento em geração de energia sustentável e redução de reajustes anuais nas contas de luz até 2026.

A proposta prevê R$ 165 bilhões em geração hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa. Segundo o governo, a proposta pode gerar até 400 mil empregos com os investimentos privados. Para que isso seja viabilizado, a MP, segundo o governo, permite adequação de prazos de projetos de geração de energia limpa e renovável ao cronograma de implantação das linhas de transmissão leiloadas pelo governo para escoamento para o centro de carga. Os empreendimentos de energia renováveis poderão acrescentar até 34 gigawatts (GW) de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo projeções do Ministério de Minas e Energia (MME)

A proposta também antecipa recebimento de recursos a serem pagos no processo de privatização da Eletrobras. Esses recursos pagariam os custos adicionais de energia pelo efeito da pandemia e da crise hídrica de 2021. A medida pode reduzir entre 3,5% a 5% os reajustes anuais nas contas de luz, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Programa de Aquisição de Alimentos vai garantir distribuição de 87 mil litros de leite por dia na Bahia

Quarta / 10.04.2024

Por Secom GovBA

Ao todo, serão atendidos 173 municípios de 24 territórios de identidade baianos. (Foto: Divulgação / Mateus Pereira GOVBA)

Foram assinados, nesta terça-feira (9), em Salvador, 21 contratos do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade leite (PAA Leite). Resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa fortalece a agricultura familiar leiteira no estado ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão investidos R$ 20 milhões para que, ao longo de 12 meses, cooperativas, associações e laticínios distribuam, gratuitamente, 29,7 milhões de litros de leite integral de cabra e vaca.

Ao todo, serão atendidos 173 municípios de 24 territórios de identidade baianos. O ato de assinatura aconteceu na presença do governador Jerônimo Rodrigues e da titular da Seades, Fabya Reis, dentre outras autoridades e beneficiários do programa.

O governador falou sobre a importância da parceria com o Governo Federal, da participação das prefeituras na execução do programa e sobre a ampliação da assistência. “Vamos chegar aos 417 municípios”, garantiu Jerônimo.

Por dia, serão distribuídos 87.500 litros de leite para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além daquelas atendidas pela rede socioassistencial; pelos equipamentos públicos e sociais de alimentação e nutrição; pelas redes públicas e filantrópicas de ensino e de saúde; pessoas que estejam sob custódia do estado e ou em unidades de internação do sistema socioeducativo; e pessoas atendidas por ações de alimentação e nutrição, conforme estabelecido pelo grupo gestor do PAA.

“É significativo porque a gente está falando de um marco que mostra que as políticas públicas estão sendo retomadas, sendo fortalecidas. A agricultura familiar, os produtores, eles estão de volta ao centro da agenda governamental. E o PAA Leite, é uma política pública que traz dignidade, que mexe com vários polos, trabalha com o fortalecimento da agricultura familiar, com as pessoas que recebem o alimento, com a segurança alimentar e funcional e, também, com o fortalecimento do setor produtivo, destacou o assessor do MDS, Sávio Costa.

Dentre as 21 entidades contratadas, estão cooperativas, associações e laticínios que atendem aos requisitos necessários para a expansão do PAA Leite no estado. Com isso, a ação promove a geração de renda e o desenvolvimento rural sustentável entre os agricultores familiares, incentivando a permanência e sobrevivência das famílias no campo.

Ao todo, serão atendidos 173 municípios de 24 territórios de identidade baianos. (Foto: Divulgação / Mateus Pereira GOVBA)