Sertão Hoje

Sertão Hoje

Feira de Negócios de Guanambi contará com vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos

Quinta / 28.03.2024

Por Ascom UniFG

A vacinação acontecerá no dia 02 de abril e será conduzida pelos estudantes de Medicina Veterinária com acompanhamento e supervisão de professores. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 02 e 07 de abril, a Prefeitura Municipal de Guanambi realizará a 3ª edição da Feira de Negócios. Na ocasião, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniFG, em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município, oferecerá vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos.

A vacinação acontecerá no dia 02 de abril e será conduzida pelos estudantes de Medicina Veterinária com acompanhamento e supervisão de professores. De acordo com o coordenador da graduação, Rodrigo Brito, a participação e o engajamento dos alunos em ações como essa são excelentes aliadas para uma formação de qualidade e reafirmam o compromisso da UniFG com a comunidade. “Com essa atividade os nossos alunos podem aliar o que aprendem nas aulas com a prática da profissão, colaborando ainda com a cidade em que vivem”, disse o professor da UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

Reunindo dezenas de empreendimentos da cidade, a Feira de Negócios tem como objetivo apoiar e divulgar o que há de melhor em termos de projetos, produtos e serviços do município de Guanambi e do Território Sertão Produtivo, em áreas como Educação, Saúde, Moda, Agricultura, dentre outras. Além disso, busca valorizar a cultura e o empreendedorismo local, com a realização de palestras educativas sobre inovação nos negócios e apresentações de artistas regionais.

TCM aprova contas do exercício de 2022 da Câmara de Vereadores de Dom Basílio

Quinta / 28.03.2024

Por TCM-BA

Em razão da pouca relevância das ressalvas, os relatores não imputaram multas aos gestores. (Foto: Divulgação / Portal Dom Basílio)

Em sessão realizada nesta quarta-feira (20), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram regulares as contas de 11 câmaras de vereadores de municípios baianos. Todas referentes ao exercício de 2022. Na sessão da 1ª Câmara, no período da tarde, os conselheiros opinaram pela regularidade – na íntegra – das contas da Câmara de Dom Basílio, na administração de Gonçalo Ferreira Santana. Em razão da pouca relevância das ressalvas, os relatores não imputaram multas aos gestores.

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Quinta / 28.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

O evento, realizado pela Federação Baiana de Ciclismo e organizada pela Associação de Esportes da Bahia – AESB, acontecerá no dia 29 de setembro. (Foto: Divulgação)

As inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas. O maior evento ciclístico de estrada da Bahia, realizado pela Federação Baiana de Ciclismo e organizada pela Associação de Esportes da Bahia – AESB, acontecerá no dia 29 de setembro. Atletas profissionais e amadores, masculino e feminino, percorrerão no total 80km na rodovia BA-148 (Brumado - Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas), tendo nos 9km finais, para testar todos os limites e de visual deslumbrante, a Serra das Almas.

A corrida tem como objetivo a promoção da prática do ciclismo de estrada, ciclismo Mountain Bike, na vertente competitiva e também com participação da modalidade cicloturismo, visando instigar a preservação do meio ambiente, juntamente com os atletas, através de ações em prol desta causa. Além disso, o percurso da prova será controlado pelos integrantes da Organização, com auxílio do 24ª Batalhão de Polícia Militar de Brumado, 46ª CIPM Livramento de Nossa Senhora, Polícia Rodoviária Estadual e arbitrado pela Federação Baiana de Ciclismo. As inscrições devem ser feitas através do site oficial: https://corridaecologica.com.br/.

Vitória da Conquista lidera o número de casos e mortes por Dengue na Bahia

Quinta / 28.03.2024

Por Ascom Sesab

O município possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270). (Foto: Divulgação)

Com 12.304 casos prováveis de Dengue e a quinta morte confirmada pela doença pela Câmara Técnica Estadual, Vitória da Conquista enfrenta um cenário desafiador. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu recomendações urgentes para que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de Dengue.

Além disso, um ofício direcionado à Prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Contudo, as medidas propostas ainda não foram plenamente adotadas pelo município. Vitória da Conquista possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270).

Essa falta de unidades de assistência municipal tem causado superlotação na UPA estadual de Vitória da Conquista. Embora a unidade esteja disponível para atendimento de cidadãos de qualquer origem, os residentes de Vitória da Conquista respondem por mais de 97% dos atendimentos. No local, designado para urgências e emergências, 61% dos atendimentos são casos menos urgentes que deveriam ser gerenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais.

O Governo do Estado da Bahia tem investido mais de R$ 19 milhões em esforços para combater a Dengue, incluindo aquisição de veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, medicamentos e iniciativas de capacitação para profissionais de saúde. Especificamente em Vitória da Conquista, já foram liberados veículos de fumacê entre os meses de agosto a novembro de 2023 e somente em 2024, dez veículos estiveram no município nos meses de fevereiro e março, demonstrando uma dependência excessiva dessa iniciativa, que é vista como último nível de ação, revelando uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença. Além disso, o Estado já abriu 20 leitos de hidratação para acolher pacientes.

No contexto da atenção primária em Vitória da Conquista, a insuficiência é evidente, com Unidades Básicas de Saúde atuando em horário limitado, uma configuração que não atende à demanda da população. Essa lacuna na assistência primária contribui diretamente para a sobrecarga da UPA estadual, particularmente agravada pela epidemia de Dengue, indicando uma necessidade premente de ações municipais mais eficazes no controle vetorial e na oferta de serviços de saúde.

Bahia divulga a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado

Quarta / 27.03.2024

Por Ascom Adab

Para esta última etapa, a expectativa da Adab é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.

O esforço conjunto entre setor produtivo e Adab, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário estadual, possibilitou a chancela do Mapa para a suspensão da vacinação a partir de maio de 2024, com a nota 9.3, a maior entre 17 estados da federação. “Com isso haverá uma economia direta de, aproximadamente, 100 milhões de reais/ano com custos para aquisição de vacinas, manejo do rebanho, além de outros benefícios com a ampliação do parque agroindustrial e agregação de valor às exportações com abertura de novos mercados”, destaca o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, salientando que o apoio do setor produtivo nesta última campanha será de extrema importância para vacinar 100% do rebanho.

Antes mesmo do início da última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, equipes da Adab já estão executando a vigilância sorológica, visando demonstrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. A ação compõe o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), para o ano de 2024, cujo objetivo principal é comprovar que a Bahia tem condições para pleitear a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

O Plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), cuja meta é erradicar a doença na América do Sul e suspender, gradualmente, a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território brasileiro. “A sorologia que iniciamos em março é uma atividade essencial para avaliar o risco de doenças como a Febre Aftosa em populações animais. O trabalho será concluído em junho e seguirá todas as etapas recomendadas no Guia Sorológico do Ministério da Agricultura”, explica o médico veterinário da Adab e Coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. Segundo ele, o tamanho da amostragem para o estudo soroepidemiológico foi estimado para detectar a transmissão do vírus da Febre Aftosa nas áreas propostas, com um nível de confiança de 95%.

Propriedades com bovinos com idade de 6 a 24 meses, de maior risco e com maior número de movimentações foram definidas como locais para a sorologia, com o intuito de aumentar a sensibilidade do estudo. Algumas fazendas são sorteadas aleatoriamente, a partir de dados cadastrados enviados pelos estados ao Departamento de Saúde Animal.

Condutor pode receber CNH na residência através de convênio entre Detran-BA e Correios

Quarta / 27.03.2024

Por Ascom Detran-BA

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios. (Foto: Divulgação / Detran-BA)

Além da modernização no processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o cidadão poderá optar pela comodidade de receber o documento em casa. Isso porque o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) e os Correios celebram um convênio para a entrega do documento nas residências. O serviço é opcional e está funcionando a partir desta terça-feira (26). Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs), foram orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) para orientar os cidadãos.

A CNH em casa pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria.  Por se tratar de serviço opcional, tem um custo adicional de R$ 26,00. Mas, se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde solicitou o serviço, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia.

Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, esse é mais um serviço que traz mais comodidade e conforto. “Além de modernizar o sistema, atualmente digital em quase sua totalidade, agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante da CNH. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”, enfatizou.

"Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Secretaria da Saúde da Bahia registra nove casos de Febre do Oropouche

Quarta / 27.03.2024

Por Ascom Sesab

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) detectou nove casos de Febre do Oropouche, um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica na região. Os casos foram detectados em Valença, com sete registros, e em Laje, com dois casos.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Apesar dos casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região.

Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

A população é incentivada a continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.

Novas ambulâncias e centenas de equipamentos reforçam estrutura dos municípios e a assistência primária em saúde na Bahia

Terça / 26.03.2024

Por Secom GovBA

Ituaçu, Lagoa Real, Jequié estão entre os municípios comtemplados. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

A capital e outros 21 municípios baianos ganharam reforço na frota de ambulâncias. Na manhã, desta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de saúde, Roberta Santana, entregaram os novos veículos e, na mesma ocasião, também foram entregues 402 kits de saúde, totalizando mais de 180 municípios beneficiados. No total, foram aplicados mais de R$ 28,9 milhões para fortalecer a assistência básica em saúde. O ato de entrega foi realizado do Parque de Exposições de Salvador, na presença de diversas autoridades.

“Os municípios, muitos deles, não têm capacidade financeira de se estruturar. E na parceria com os deputados federais, estaduais e senadores, a gente consegue fazer essa mediação de orçamento, de recurso, para que os municípios possam se preparar para um conjunto de ações. A gente juntou, fizemos um planejamento sobre isso”, destacou Jerônimo, que também garantiu que há outras licitações sendo preparadas para compra, por exemplo, de mais ambulâncias.

As ambulâncias modelo Toyota Hillux 4×4 reúnem investimento superior a R$ 6,1 milhões. Abaré, Elísio Medrado, Igrapiúna, Ituaçu, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Pedrão, Poções, Ruy Barbosa, Teofilândia, Itaparica, Jequié, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alcobaça, Barra do Rocha, Boa Nova, Canavieiras, Iaçu, Nilo Peçanha e Sento Sé são as cidades do interior do estado que foram contempladas. Os dois veículos direcionados a Salvador vão atender o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Dentre os equipamentos entregues aos municípios estão seis kits parto com berço de acrílico, berço aquecido, biombo, cama de parto PPP, mesa de cabeceira, suporte de soro e cadeira para acompanhamento. Mais 110 kits para Unidade Básica de Saúde (UBS) com armários, autoclave, balanças, cadeira para coleta de sangue cadeira de rodas, computadores e outros itens. Mais 86 kits odontológicos, onze aparelhos de raio-x, dez aparelhos de ultrassonografia e 179 equipamentos diversos, como suportes e mobiliários, que representam um investimento de R$ 22,751 milhões.

De acordo com a secretária Roberta Santana, as entregas representam o fortalecimento da atenção primária e diminuem a distância entre o atendimento básico e a alta complexidade. “As pessoas e suas famílias são acolhidas. Isso tudo é o fortalecimento para aumentar a resolutividade no interior do estado”, afirmou a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Ituaçu, Lagoa Real, Jequié estão entre os municípios comtemplados. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

FIES: termina nesta terça-feira (26) prazo para complementação da inscrição

Terça / 26.03.2024

Por Brasil 61

Basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para preencher todos os dados necessários. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O prazo para complementação da inscrição dos estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024, termina nesta terça-feira (26). Basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para preencher todos os dados necessários. Após a complementação, o candidato também precisa validar as informações declaradas no ato da inscrição. Nessa edição do programa, mais de 67 mil vagas foram destinadas a 1.260 instituições privadas de educação superior.  

Para o educador financeiro Francisco Rodrigues, o Fies é uma oportunidade para muitos alunos que não têm condições de cursar um ensino superior. Ele lembra que o financiamento será feito a juros baixos e ainda terá taxas administrativas por ano ou por trimestre. “A pessoa que estará fazendo esse financiamento, ou a família, vai poder pagar ao final do curso essa oportunidade de participar do programa. Ou seja, poderá parcelar, poderá ajustar com a instituição financiadora, poderá renegociar e poderá pagar de 50% a 100% em diversos anos, ou seja, mais de 5 ou 10 anos”.

Segundo o Ministério da Educação, a nova versão oferece reserva de 50% das vagas, em cada edição dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Fonte: Brasil 61.

Caculé anuncia edital para repasse de incentivo às quadrilhas juninas

Terça / 26.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, o investimento total será de R$72 mil que será dividido igualmente entre os quatro grupos juninos locais. (Foto: Divulgação / Ascom Caculé)

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Caculé divulgou o edital para o repasse de incentivo às quadrilhas juninas do município. De acordo com a prefeitura, o investimento total será de R$72 mil que será dividido igualmente entre os quatro grupos juninos locais.

O edital apresenta diversas exigências que os grupos devem cumprir para receber o incentivo financeiro, sendo direcionado especificamente para três áreas dentro das quadrilhas: vestimenta, cenografia e viagens para participação em festivais e concursos. Segundo a prefeitura, o cadastro das quadrilhas juninas para receber o incentivo, visa fomentar a preservação e disseminação dessa manifestação cultural tão importante para o município.

A prefeitura também destacou que, desde 2021, o valor do repasse direto aumentou significativamente, passando de 5 mil para 10 mil reais. Além disso, todos os custos com viagens para participação em festivais serão custeados pela prefeitura municipal de Caculé, através da Secretaria de Educação e Cultura utilizando recursos próprios.

O prefeito Pedro Dias destacou a importância dessa iniciativa. "O incentivo às quadrilhas juninas não apenas fortalece a cultura de Caculé, mas também promove a união e o orgulho do nosso povo. Estamos comprometidos em apoiar essa galera para que possam continuar encantando os caculeenses e visitantes durante o mês de junho", ressaltou.

O secretário de Educação, Adailton Cotrim, ressaltou o papel do incentivo para preservar a tradição e estimular a expressão artística dos jovens. "Através desse incentivo, buscamos não só preservar a tradição das quadrilhas juninas, mas também oferecer oportunidades para que nossos jovens expressem sua criatividade e talento artístico. Estamos empenhados em garantir que esses grupos tenham os recursos necessários para se destacarem nas festividades locais e regionais", disse o secretário.

Mutirão Saúde em Ação Brumado já realizou mais de 18 mil procedimentos

Terça / 26.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

O Mutirão deve realizar, ao todo, mais de 26 mil procedimentos. (Foto: Divulgação)

Iniciado em janeiro deste ano, o Mutirão Saúde em Ação, promovido pela Prefeitura de Brumado, segue com altos números de atendimento à população brumadense. Entre exames, tratamentos e cirurgias nas áreas de varizes, oftalmologia e cirurgias eletivas, de acordo com a prefeitura, foram realizados 18.361 procedimentos até o final da última semana. Outras mais de 2700 cirurgias eletivas já estão agendadas e devem ser realizadas ao longo das próximas semanas.

Conforme a prefeitura, no momento, todas as vagas para cirurgias eletivas e cirurgias oftalmológicas já foram preenchidas, mas ainda há vagas para o tratamento de varizes. O Mutirão de Saúde deve realizar, ao todo, mais de 26 mil procedimentos. Ainda segundo a prefeitura, o Mutirão é uma forma de acabar com as filas de espera em áreas bastante procuradas pela população, além de promover e garantir mais qualidade de vida.

Brumado: imóvel é demolido no Bairro Cidade das Esmeraldas

Terça / 26.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

A demolição do imóvel teve como principal objetivo reforçar a segurança viária e otimizar o fluxo de trânsito na região. (Foto: Divulgação / Pref. de Brumado)

A Prefeitura de Brumado realizou a demolição de um imóvel situado na Rua Hermes Teixeira. De acordo com a prefeitura, a demolição do imóvel teve como principal objetivo reforçar a segurança viária e otimizar o fluxo de trânsito na região. Esta rua, localizada no cruzamento com a Avenida Coronel Santos, desempenha um papel crucial como principal acesso ao Bairro Cidade das Esmeraldas, além de ser uma via de grande importância para o tráfego do anel viário e para a mobilidade no Bairro São Jorge.

Ituaçu inaugura seu sétimo ginásio poliesportivo com investimento próprio

Terça / 26.03.2024

Por Vinny Publicidade

O prefeito, Phellipe Brito, expressou seus sinceros agradecimentos à sua equipe pelo incansável apoio. (Foto: Instagram / @phellipebrito)

Na noite do último sábado (23), foi inaugurado o 7º Ginásio de Esportes em Ituaçu, na comunidade de Laranjeiras. Este importante empreendimento foi concretizado com recursos próprios da municipalidade. O prefeito, Phellipe Brito, expressou seus sinceros agradecimentos à sua equipe pelo incansável apoio, bem como aos vereadores que têm sido parceiros fundamentais, destacando em especial o Vereador Ronaldo. Em um gesto de gratidão, Brito estende um forte abraço a todos, assegurando que o trabalho em prol da comunidade continuará com determinação e dedicação.

O prefeito, Phellipe Brito, expressou seus sinceros agradecimentos à sua equipe pelo incansável apoio. (Foto: Instagram / @phellipebrito)

Brumado: evento 'Domine o Varejo' com Fred Alecrim traz estratégias para impulsionar vendas

Segunda / 25.03.2024

Por Redação Sertão Hoje

O evento é totalmente gratuito e será realizado no Clube Social de Brumado. (Foto: Divulgação / Fred Alecrim)

No dia 09 de abril, o Clube Social de Brumado sediará um evento exclusivo com o tema "Domine o Varejo" com Fred Alecrim. O encontro acontecerá a partir das 19h e explorará estratégias, técnicas e insights fundamentais para impulsionar o desempenho e o sucesso no ambiente varejista. A entrada é totalmente gratuita e, de acordo com a organização do evento, esta é uma oportunidade única para empresários e profissionais do comércio se manterem atualizados com as tendências mais recentes e se prepararem para o futuro do setor. Os ingressos devem ser reservados pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/domine-o-varejo-tendencias-para-impulsionar-as-vendas/2378688.

Edital que garante água para produção e cuidado animal é lançado nesta segunda-feira

Segunda / 25.03.2024

Por Ascom CAR

No total, serão contemplados agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de 45 municípios, distribuídos em 13 territórios de identidade da Bahia. (Foto: André Frutuôso/CAR)

Na última sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, o Governo do Estado da Bahia lançou um importante edital visando ampliar o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal em regiões rurais do estado. O Edital Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessendentação Animal, tem como objetivo implementar tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, contemplando a instalação de 1.125 cisternas calçadão, de 52 mil litros, e 1.722 barreiros trincheiras, no âmbito do Programa Água para Todos. O edital está disponível no site www.car.ba.gov.br a partir desta segunda-feira (25).

Serão destinados cerca de R$ 50 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Programa Bahia Sem Fome. A ação será executada por meio da seleção e contratação de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que ficarão responsáveis pela implementação das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

No total, serão contemplados agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de 45 municípios, distribuídos em 13 territórios de identidade da Bahia. O objetivo é enfrentar a insegurança alimentar e nutricional associada à escassez de água. “São investimentos para mudar a vida de muitas famílias do Semiárido baiano, com o tema da água. Levando água, estamos levando oportunidade e dignidade e é com essa construção que queremos uma Bahia Sem Fome”, afirma o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

EDITAL

O edital visa dois eixos do Programa Bahia sem Fome: Abastecimento Hídrico e Inclusão Socioprodutiva. Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome, destaca que a água é um recurso importante para a manutenção da vida, inclusive para a produção de alimentos. “Hoje, estamos aqui no Dia Mundial da Água e o Governo do Estado lança um grande edital para o Semiárido brasileiro, considerando que dois terços desse estado são municípios do Semiárido. A nossa expectativa é que esse edital ajude na agenda de erradicação da fome”.

Além de promover o acesso à água para produção, o edital também busca fortalecer a resiliência das comunidades rurais diante dos desafios climáticos. Para Célia Firmo, coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, o lançamento desse edital de água para produção é de grande importância para a agricultura familiar baiana. “A gente saiu de um longo período de estiagem e a população da agricultura familiar, a população rural da Bahia precisa ampliar a sua estrutura de resiliência”, declarou Célia Firmo.