Sertão Hoje

Sertão Hoje

Rui Costa atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais. (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino e autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40 horas, recebendo o dobro do salário. “A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias. Além disso, anunciamos a incorporação para 1.078 professores da ampliação da jornada de trabalho, de 20h para 40h semanais. E, cumprindo um compromisso meu, também aumentaremos a remuneração de diretores de escola. Marquei uma nova reunião com a APLB para a segunda quinzena de setembro, quando conversaremos sobre o restante da pauta, com as promoções dos reajustes que vamos praticar ainda este ano, em função dos cálculos que estamos fazendo pra dar garantias que possamos fazer melhoria salarial associada à segurança, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa”, afirmou Rui Costa.

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares. A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o Estado ter saído do limite prudencial com gastos de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais. 

Estado prorroga prazo para recadastramento de servidores ativos

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A lista completa das situações funcionais de servidores ativos que precisam realizar o recadastramento está disponível em FAQ no Portal do Servidor.

Os servidores estaduais da ativa que ainda não realizaram o recadastramento terão mais uma oportunidade. Foi prorrogado até 27 de agosto o prazo para a atualização cadastral dos 150 mil servidores convocados. O recadastramento deve ser feito exclusivamente pela internet, através do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou diretamente do site www.recadastramento2017.ba.gov.br. A prorrogação visa alcançar servidores que, por alguma razão, ainda não haviam efetivado seu recadastramento. A lista completa das situações funcionais de servidores ativos que precisam realizar o recadastramento está disponível em FAQ no Portal do Servidor. Vale ressaltar que os servidores que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido poderão ter o vencimento suspenso, segundo o Decreto nº 15.960, que institui o recadastramento.

O recadastramento é obrigatório para servidores concursados, ocupantes de cargos comissionados e contratados via REDA. Também devem se recadastrar servidores do Executivo em disponibilidade para outros órgãos da Administração Direta e Indireta e tribunais, ao Poder Legislativo e Judiciário e a outras esferas de governo, como municipal e federal. Ainda devem realizar o procedimento, servidores em readaptação funcional, no cumprimento de mandato eletivo, estagiários e jovens aprendizes. O objetivo da ação é a validação dos locais e jornada de trabalho dos servidores, bem como atualizar informações cadastrais dos servidores, a fim de operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado. 

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no dia 16

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em diversos locais no município de Guanambi nesta quarta feira, dia 16/08/2017. Das 08h30min às 14h30min, na Fazenda Gameleira, zona rural de Mutans. Das 08h30min às 12h30min, no bairro Loteamento Sandoval Morais, serão atingidos os seguintes locais: Rua 07, Rua 11, Avenida A, Rua 12, Rua 13, Rua 14, Rua Atílio Pereira de Oliveira, Rua Mauro Gomes Barros, Rua Josefina Domingues de Souza, Avenida José Neves Teixeira. Das 07h30min h às 16h00min, no bairro Novo Horizonte, serão atingidos os seguintes locais: Av. Governador Nilo Coelho, Rua A, Rua Rodrigues Alves. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Rui entrega ambulâncias para Carinhanha, Seabra, Tanque Novo e mais 19 municípios

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com a cerimônia desta segunda (14), chega a 183 o número de veículos para a saúde entregues pelo Governo do Estado em 2017. (Foto: Camila Souza / GOVBA)

Nesta segunda-feira (14), o governador Rui Costa realizou a entrega das chaves dos veículos para os prefeitos de Carinhanha, Seabra, Tanque Novo e mais 19 municípios. Realizada no estacionamento da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a cerimônia reuniu autoridades das esferas municipal e estadual. De acordo com Rui, as ambulâncias reforçam outros investimentos do governo no interior do estado. “Esse é um apoio do Governo do Estado, por meio dos nossos deputados, que colocaram emendas parlamentares para ajudar os municípios. As entregas reforçam a saúde, assim como os consórcios de saúde firmados para a construção de policlínicas, os apoios que estamos dando para os postos de saúde e a montagem dos consultórios dentários. É uma corrente do bem a favor da saúde”, afirmou.

No evento, o governador ainda enumerou ações de saúde previstas para setembro. “Vamos inaugurar as primeiras policlínicas regionais, nas regiões de Guanambi, Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas, e também os dois grandes hospitais regionais. Primeiro, será o Hospital da Chapada Diamantina, que fica em Seabra, onde já estamos instalando os primeiros equipamentos, e o Hospital Regional da Costa do Cacau fica na cidade de Ilhéus”, informou Rui. As 22 ambulâncias representam um investimento de R$ 1,8 milhão, com recursos estaduais. Com a cerimônia desta segunda (14), chega a 183 o número de veículos para a saúde entregues pelo Governo do Estado em 2017. Também foram beneficiados os municípios de Anguera, Apuarema, Cabaceiras do Paraguaçu, Caém, Camacan, Caravelas, Cícero Dantas, Cipó, Conde, Itatim, Ibicaraí, Ipecaetá, Itacaré, Itaetê, Jandaíra, Mulungu do Morro, Nazaré, Nova Fátima, Ponto Novo.

Rui Costa e Marcelo de Souza Emereciano, prefeito de Cocos, celebram acordo de cooperação técnica

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estavam presentes os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e da Educação, Walter Pinheiro. (Fotos: Pedro Moraes/GOVBA)

O governador Rui Costa durante as festividades em comemoração ao aniversário de emancipação política do município de Cocos, com a presença do prefeito Marcelo de Souza Emereciano, assinou a autorização para a Secretaria da Educação do Estado celebrar um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura, destinado a implantar o Curso Técnico Profissional em Agronegócios no eixo tecnológico de recursos naturais. Inclusive, ele anunciou a reforma da Escola Estadual de Cocos, com construção de quadra coberta e anexo destinado ao novo curso técnico. Rui informou ainda que o Governo do Estado fará reformas no Mercado Municipal e realizará melhorias no estádio de futebol da cidade. "Me comprometo com a reforma do mercado municipal. Levem-me o projeto que vamos ver com a Conder (Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia) como realizar a obra. Da mesma forma o estádio. Vamos acionar a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado) para buscar os recursos para a construção da arquibancada".

Rui também autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) firmar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva. Na ocasião, o Governo cedeu 14 mil metros de tubos e um reservatório de 20 mil litros para as comunidades de Riachão e Lagoa do Boi, além de entregar dois tratores agrícolas com implementos e uma ambulância. Também inaugurou a Praça da Cidadania e pavimentação asfáltica da pista de pouso do aeródromo do município, homologando o equipamento. No evento estavam presentes os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e da Educação, Walter Pinheiro.

Rui inaugura unidade da Rede SAC no município de Cocos

Terça / 15.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

No Ponto Cidadão instalado na Rua Coelho Neto, no centro da cidade, foram investidos R$ 570 mil, em parceria com a prefeitura. (Fotos: Pedro Moraes/GOVBA)

Mais de 49 mil habitantes de Cocos e das cidades circunvizinhas de Jaborandi, Coribe e Feira da Mata, no oeste baiano, serão beneficiadas com uma unidade da Rede SAC (Ponto Cidadão) entregue, na manhã deste sábado (12), pelo governador Rui Costa durante as festividades em comemoração ao aniversário de emancipação política do município. Na ocasião, ele participou também de inaugurações nas áreas da saúde e de infraestrutura. "Neste Ponto Cidadão, além de toda a documentação, teremos uma unidade do SineBahia, que vai capacitar e cadastrar os trabalhadores, fazendo a intermediação com o empresariado local e ajudando o povo a arranjar emprego”, afirmou Rui.

No Ponto Cidadão instalado na Rua Coelho Neto, no centro da cidade, foram investidos R$ 570 mil, em parceria com a prefeitura. A unidade conta com uma equipe multifuncional, composta por 12 funcionários, funcionando das 7 às 13h, terá capacidade de realizar aproximadamente 6.160 atendimentos por mês, oferecendo serviços como emissão de carteiras de identidade e do trabalho, certidão de antecedentes criminais, CPF, entre outros, como os disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) e o Planserv. Atualmente, a Rede SAC conta com 64 pontos de atendimento - 36 postos fixos na capital, interior e região metropolitana, 25 Pontos Cidadão e três rotas do SAC Móvel. No evento estavam presentes os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e da Educação, Walter Pinheiro.

A unidade conta com uma equipe composta por 12 funcionários, funcionando das 7 às 13h, terá capacidade de realizar aproximadamente 6.160 atendimentos por mês.

Lançada a antologia poética "Café com Poemas"

Segunda / 14.08.2017

Por ASCOM / Mov. Café com Poemas

Essa primeira coletânea traz 39 poetas de diferentes localidades, muitos deles publicados pela primeira vez.

No dia 12 de agosto, durante o circuito da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), no Museu Tempostal, foi lançada a antologia poética “Café com Poemas, vol.: 1, série novos sabores da agilite publicações e interatividade”.  O evento é uma parceria do Movimento Café com Poemas, Blog da Gaivota (Lucymar Soares que também participa da antologia) e do Museu Tempostal, localizado no Pelourinho. Essa primeira coletânea, organizada por Leandro Flores e Celeste Farias, com editoração da Agilite Publicações e Interatividade traz 39 poetas de diferentes localidades, muitos deles, publicados pela primeira vez, outros já com uma bagagem significativa de experiência, mas todo mundo com a mesma vontade: degustar a inspiração.

O projeto foi o resultado de um concurso Nacional de Poesia, onde também oportunizamos que alunos de escolas públicas tivessem poemas publicados entre essa gama de ilustres e talentosos poetas. A poesia se misturou entre temas, estilos, constatações e acima de tudo, a satisfação e leveza dos versos na exploração da temática livre e gostos diversos pelos versos. Na mesma bandeja, ainda cabem o prefácio do nobre poeta mineiro, Alexandre Brito e o emocionante comentário do artista plástico mineiro, Pablo Rezende, ambos cofundadores do Movimento Café com Poemas em Belo Horizonte. Como sobremesa, lá no finalzinho da página, o Manifesto ao Cultivismo, produzido em 2015 e lançado pela Revista Café com Poemas em 2017. O Manifesto é o resultado de alguns encontros, debates, estudos e pesquisas acerca da cultura e da arte contemporânea no Brasil. São dez itens com sugestões e posicionamentos sobre o que nós acreditamos e referenciamos como importante para o Movimento Café com Poemas, arte e cultura em geral.

O Movimento Café com Poemas nasceu em 2013, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Começamos com encontros informais em casa, sempre acompanhados de um café e um pãozinho de queijo no final. Depois levamos para os centros culturais, ruas e escolas de Belo Horizonte. Hoje, o Café com Poemas está em diversos lugares, principalmente nas páginas desse livro que será apresentado ao mundo. O resultado de toda evocação poética, transforma-se sempre em poesia, e poesia com essência, de múltiplos significados a apreciações. Prezamos pela união, compreensão, inclusão, debate, respeito e fortalecimento sociocultural a todos os nossos CULTIVADORES. A poesia, como mensagem, será sempre a nossa mais bela ferramenta de lapidação.

Sudesb libera material esportivo para Brumado atendendo pleito do vereador Rey de Domingão

Segunda / 14.08.2017

Por Eliana Costa

o Sr. Everaldo Augusto destacou a importância de se prestigiar o esporte em todas as suas áreas, por ser uma das formas mais eficaz de se promover a inclusão social.

Na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, cumprindo agenda de compromissos em Salvador, o presidente da Câmara de Brumado, Léo Vasconcelos, acompanhado do vereador Rey de Domingão, o assessor parlamentar Carlos Amorim e o Superintendente da Secretaria de Agricultura, Guilherme Bonfim estiveram na Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), quando foram recebidos pelo diretor esportivo, Everaldo Augusto. O motivo da audiência se deu a fim de solicitar a liberação de material esportivo para os desportistas de Brumado, área que tem recebido uma atenção especial por Rey de Domingão. Bastante solícito o Sr. Everaldo Augusto destacou a importância de se prestigiar o esporte em todas as suas áreas, por ser uma das formas mais eficaz de se promover a inclusão social.  O vereador Rey de Domingão agradeceu a Sudesb pela liberação do material solicitado através de seu mandato parlamentar, enfatizando que atenderá a um grande número de pessoas ligadas ao esporte. Estendeu os agradecimentos ao Superintende da Secretaria de Agricultura, Guilherme Bonfim, pelo compromisso com Brumado, assim como ao presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos. 

Governo de Guajeru coloca em prática ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar

Segunda / 14.08.2017

Por Aloísio Costa

Gil destacou o empenho na busca de benefícios e parcerias, seja com o governo estadual ou federal. (Fotos: ASCOM/Governo de Guajeru)

Em evento realizado na última segunda-feira (07) o Governo de Guajeru, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), colocou em prática ações que tiveram como foco o fortalecimento da Agricultura Familiar do município e valorização do produtor rural. Em uma agenda que se estendeu por toda manhã, o prefeito Gil Rocha entregou um novo trator agrícola, inaugurou o SEMAF (Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar) e as novas instalações da SEAMA. O ato oficial aconteceu na Praça Deoclides Pereira Dias e contou com a presença do Deputado Estadual e Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Vítor Bonfim, do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Izaias Rodrigues, do Superintende de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Marcelo Matos, do Gerente Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Antônio Gomes da Silva Neto (Netinho), do coordenador da BAHIATER no SETAF do sudoeste baiano, Roque Guimarães, da Presidente da COODELEITE, Angélica Meira Silva, do Presidente da Associação de Extrema, Sr. Joaquim e do Presidente da Rede Gavião, Gilberto Neri, bem como representes de associações, sindicatos e do poder executivo e legislativo municipal e lideranças políticas locais.

Em sua fala, Gil Rocha destacou o empenho da gestão na busca constante de benefícios e parcerias, seja com o governo estadual ou federal, tendo sempre o objetivo de fortalecer e dar melhores condições de trabalho ao produtor rural do município. “Pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo município as ações vêm acontecendo dentro da velocidade permitida e não com a velocidade que gostaríamos, mas hoje estamos aqui celebrando mais estas conquistas e voltando o nosso olhar para a Agricultura Familiar, aumentando e acrescentando as ações em prol do homem e da mulher do campo com a reestruturação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a nomeação do Izaias que é, sem dúvida, um grande profissional e já tem demonstrado isso e toda sua equipe que dará, a partir de agora, uma maior assistência e suporte aos agricultores do nosso município. Também estamos entregando um novo trator agrícola com implementos que servirá a toda comunidade e instalando aqui em, Guajeru os serviços do SEMAF.”

O prefeito Gil Rocha entregou um novo trator agrícola, inaugurou o SEMAF (Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar) e as novas instalações da SEAMA.

Magnesita cresce 14% em receita no primeiro semestre de 2017

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Magnesita e RHI anunciaram suas intenções de combinar suas operações.

A Magnesita Refratários S.A., líder global em soluções refratárias e minerais industriais, registrou no primeiro semestre de 2017, receita líquida consolidada de US$ 552 milhões, um crescimento de 14% em relação ao primeiro semestre de 2016 (1S16). A evolução ocorreu principalmente em razão do desempenho positivo das vendas para a siderurgia, que cresceram 10,3% nesse período. O recorde nas vendas de DBM (Dead burned magnesia ou sinter de magnesita), que cresceram 153% ano-contra- ano, também ajuda a explicar o bom resultado.

Além do desempenho financeiro positivo no semestre, houve avanços importantes na transação divulgada em outubro/16, em que Magnesita e RHI anunciaram suas intenções de combinar suas operações. Em 28 de junho de 2017, a autoridade antitruste europeia, Comissão Europeia aprovou a transação e em 11 de julho, a autoridade antitruste do Brasil, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), também deu aval, de forma que a transação obteve todas as aprovações antitrustes obrigatórias. Por fim, em 4 de agosto, a transação foi aprovada pelos acionistas da RHI, em Assembleia realizada em Viena, capital da Áustria. O próximo passo necessário para concluir o negócio é a listagem da RHI Magnesita no principal mercado da Bolsa de Valores de Londres, esperada para o quarto trimestre de 2017. “Estamos confiantes de que vamos completar a transação para criar uma empresa líder de soluções refratárias até o fim do ano”, afirma Octavio Pereira Lopes, presidente do Conselho de Administração da Magnesita.

Grupamento resolve furtos de cancelas na zona rural de Guanambi, Iuiu e Malhada

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram conduzidos Josiel Xavier Cruz e Elielson Castro Magalhães, os dois com 28 anos e o ultimo com passagem registrada, Art. 157.

Por determinação do Comandante, o Grupamento de Unidades (GU), formado pela PM-BA, CPR-SO, CIPT-SO e RONDESP, se deslocou para os municípios de Guanambi, Iuiu e Malhada para investigar furtos de cancelas e longarinas em propriedades da zona rural. Ao chegar ao local onde ocorreram os furtos foi constatada a veracidade dos fatos e colhidas informações com moradores, bem como com o gerente de umas das propriedades. Após este primeiro contato, a guarnição chegou ao local onde estavam 63 longarinas, uma cancela de aço e vários pregos, obtendo êxito na missão. Em seguida o proprietário do local assumiu a posse do material, sendo o mesmo recolhido e encaminhado para delegacia, juntamente com um veículo Modelo D-20, cor preta, placa policial JNM-7487, que teria sido usado no transporte do ilícito. Foram conduzidos Josiel Xavier Cruz e Elielson Castro Magalhães, os dois com 28 anos e o último com passagem pela polícia, enquadrado no artigo 157.

SAC Móvel passará por municípios do Sudoeste da Bahia

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O SAC Móvel funciona das 8 às 18 horas.

A carreta do SAC irá percorrer o sudoeste do Estado e atende à população de Matina no domingo (13) e segunda-feira (14). Na quarta-feira (16) e quinta-feira (17), chega a Candiba. Também atende à população de Sebastião Laranjeiras no sábado (19) e domingo (20). Os cidadãos podem tirar 1ª e demais vias da Carteira de Identidade, CPF, Antecedentes Criminais, além de fazer o Recadastramento de Inativos e Pensionistas e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. O SAC Móvel funciona das 8 às 18 horas. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado no dia 14

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na segunda-feira, dia 14/08/2017, das 08:00h às 15:00h, no bairro Nova Olinda, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais. Avenida Tiradentes, Rua Angélica Pereira Donato, Rua D, Rua Francisco M. Dantas, Rua Padre Antônio Vieira, Rua C, Rua I e Rua Padre José. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Maicom também já respondeu a inquérito policial por lesão corporal e deve permanecer preso após deliberação judicial.

O jovem Maicom dos Santos Ramos, de 22 anos, conhecido como “Mk” ou "Maiquinho", foi preso pelos Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN), quando se encontrava em uma residência no Bairro Esconso. A prisão preventiva de Maicom fora solicitada pelo Delegado Wilson Luiz da Silva e decretada pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães, nos autos do procedimento que apura o assassinato de Reginaldo Cerqueira Viana Júnior, conhecido como Bin Laden, de 18 anos, executado a tiros dentro de um veículo, fato ocorrido no dia 12/12/2016, em Brumado, no Bairro São Félix. Maicom também já respondeu a inquérito policial por lesão corporal e deve permanecer preso após deliberação judicial.

Rio do Antônio: Governo Municipal realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

Sábado / 12.08.2017

Por Leonardo Oliva

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do CMS Danilo Barbosa, contando com as presenças de Secretárias Municipais, Presidente da Câmara e 1ª Dama.

Nesta sexta-feira (11), no plenário da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, foi realizada a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Todos em prol de uma saúde pública de qualidade’, a conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Prefeitura de Rio do Antônio, administração ‘O povo em primeiro lugar’ e Secretaria Municipal de Saúde. A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do CMS, Danilo Barbosa, contando a mesa de abertura com as presenças: da Secretária de Saúde, Maria Suely Prates; da 1ª Dama, Adelice Alves; da Secretária de Planejamento, Érica Oliveira, representando o prefeito José Alves (Deca); do Presidente da Câmara, André Berkowitz; da Secretária de Assistência Social, Luamárcia; e do representante da comunidade, Joselito Fernandes.

Durante a abertura foi prestada uma homenagem a Ana Rosa Prates Sepúlveda, conhecida como Tia Ana, por seu pioneirismo na saúde do município e pelos relevantes serviços prestados na área. Em seguida, o presidente do CMS, Danilo Barbosa fez a abertura oficial da 5ª Conferência Municipal de Saúde, destacando a importância do evento para planejar as ações nos próximos quatro anos. Danilo também destacou o momento vivido pelos municípios, enfatizando que apesar de ser responsável pela quase totalidade dos serviços na área da saúde é o ente federativo que dispõe de menos recursos financeiros.

Representando o prefeito José Alves (Deca), a Secretária de Planejamento Érica Oliveira afirmou que o objetivo da administração municipal foi realizar uma conferência com ampla participação. Ela justificou a ausência do gestor municipal, enfatizando que o mesmo estava participando de uma reunião para tratar de convênios na área da educação. A Secretária destacou ainda que a prioridade da atual gestão municipal é a saúde, aproveitando o ensejo para parabenizar a Secretária de Saúde e toda equipe no sentido de prestar um bom atendimento à população, ressaltando que os desafios são muito grandes, mas todos estão empenhados em superá-los.

Representando o prefeito Deca, a Secretária de Planejamento Érica Oliveira afirmou que o objetivo da administração foi realizar uma conferência com ampla participação.