Sertão Hoje

Sertão Hoje

Regional: Alma de Boleiro vence jogo e lidera o 29º Integração Bancária de Society

Sexta / 15.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O time Alma de Boleiro chegou ao topo da tabela do campeonato, com quatro pontos.

O 29º Campeonato de Integração Bancária de Futebol Society, em sua segunda rodada, segue com a rede balançando muitas vezes. Nos jogos do último domingo (10), a primeira partida ficou em 4×2 para o Bradesco de Itapetinga que enfrentou BNB. No segundo jogo o Alma de Boleiro ganhou com placar de 6×1 contra o Itaú. Durante as partidas, André Rocha e Matheus Silva do Bradesco Itapetinga e Nevyton Cangussú (BNB) receberam um cartão amarelo cada.

Após os jogos da última semana, o time Alma de Boleiro chegou ao topo da tabela do campeonato, com quatro pontos. O Itaú ocupa o segundo lugar, com três pontos, seguido pelo Bradesco de Itapetinga. “Os jogos estão seguindo qualificados, com disputas intensas entre os times. Mais uma vez quero reforçar que esse campeonato tem o objetivo de aumentar a integração entre os bancários de diversos bancos e familiares. Contamos com a presença de todos nas próximas partidas”, ressaltou Carlos Alberto Rocha, diretor de esportes e cultura do SEEB/VCR. No próximo domingo (17), às 9h15, no Country Clube, o Crediconquista vai enfrentar a Caixa, e em seguida, o Itaú joga contra o BNB.

Encontro de Contas: Prefeito de Lagoa Real pede informações sobre conquista municipalista

Sexta / 15.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito Pedro Cardoso, a reivindicação é essencial para a administração do município.

Na última quarta-feira (13), o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, esteve presente na Confederação Nacional de Municípios (CNM) participando do Encontro de Contas, fundamental para viabilizar a gestão municipal. O pedido de celeridade no atendimento dessa reivindicação fez parte de uma reunião nesta semana entre o presidente da CNM, Glademir Aroldi, e o presidente da República, Michel Temer.

A Portaria 754/2018 prevê o funcionamento de um comitê que pretende alinhar posteriormente com os Municípios a revisão da dívida previdenciária. A realização do Encontro de Contas é uma conquista oriunda de muitos anos de luta da CNM e do movimento municipalista. Para o prefeito de Lagoa Real, a reivindicação é essencial para a administração do seu município. “Esse Encontro de Contas precisa sair porque a gente não tem mais recursos. A realização dele não significa que vai entrar dinheiro, mas sim dinheiro que vai deixar de sair. A gente tem que ver o que está devendo e o que tem a receber da União, pois o governo federal deve muito aos Estados e Municípios. Então, o Encontro de Contas é o mais importante na minha avaliação”, considerou o gestor.

Pedro Cardoso aproveitou a estada na CNM para esclarecer outras dúvidas e buscar atualizações referentes à pauta municipalista. Entre elas, o 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro, a Lei Kandir, a liberação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Lei Kandir e o panorama geral dos recursos da Saúde foram outros temas tratados na visita do prefeito. Ele estava acompanhado do assessor José Eliênio.

Câmara de Piatã realiza Sessão Itinerante para promover integração com a comunidade

Sexta / 15.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes 10 vereadores, visto que o vereador Ronaldo Souza encontra-se afastado por questão de saúde.

Na última terça-feira (12), a Câmara de Piatã realizou a 1ª edição do projeto Câmara Itinerante, de autoria do presidente do legislativo, Beto Bahia. Estiveram presentes 10 vereadores, visto que o vereador Ronaldo Souza encontra-se afastado por questão de saúde. A reunião aconteceu no ginásio de esportes do distrito de Inúbia e contou com grande público, entre estudantes, professores, servidores públicos e moradores que lotaram o plenário.

Ao iniciar a sessão, o presidente Beto Bahia destacou que o projeto Câmara Itinerante é importante para aproximar a população dos vereadores, popularizar os trabalhos legislativos, promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade. O Câmara Itinerante ainda propicia ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, intervir junto a cada comunidade encaminhando seus problemas e suas propostas aos setores competentes da administração municipal.

Após a leitura da ata da sessão, Beto Bahia anunciou o assunto “o destino do clube social de Inúbia” para ser debatido e abriu espaço para que a comunidade pudesse usar a palavra. O ex-vereador Ireno de Souza Marques usou a Tribuna do parlamento itinerante para falar sobre o assunto em pauta, ficando definido que a prefeitura deve tomar posse e construir um novo clube.

Ao final da reunião, o presidente do legislativo agradeceu aos colegas vereadores e o carinho e receptividade da população Inubiense. A sessão da Câmara Itinerante de Piatã foi um sucesso. A população está tendo a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos vereadores e da Câmara Municipal.

Vitor Bonfim e prefeita de Mortugaba participaram de importante audiência com Rui Costa

Sexta / 15.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Durante a reunião Rui Costa autorizou obras que beneficiarão o município.

Na última quarta-feira (13), o deputado estadual Vitor Bonfim, juntamente com a prefeita de Mortugaba, Rita de Cássia, e o deputado federal José Carlos Araújo estiveram em audiência com o governador Rui Costa. Segundo Vitor Bonfim, o governador informou que ainda no segundo semestre de 2018 será licitada a obra de pavimentação de trecho da BA-263, que liga o município de Urandi ao entroncamento da BA-026, entre os municípios de Licínio de Almeida e Jacaraci. A realização do projeto já havia sido assinada anteriormente pelo governador. “Fico muito feliz e realizado de ter participado diretamente de mais uma grande conquista para a nossa região”, disse Bonfim.

Segundo Vitor, a obra em questão foi também uma solicitação dos prefeitos: Antônio Carlos (Jacaraci), Dr. Fred (Licínio de Almeida, Rita de Cássia (Mortugaba) e Dr. Dorival (Urandi). Ainda na audiência, Rui Costa autorizou a realização do projeto para a pavimentação da estrada que interliga os municípios de Mortugaba e Condeúba, numa extensão de aproximadamente 56 km, beneficiando também o município de Jacaraci; a realização de estudos técnicos, pela EMBASA, para construção da Barragem do Rio Gavião que beneficiará os municípios de Mortugaba e Jacaraci; e pavimentação para o município.

Bahia: Eures Ribeiro apresenta experiência de oportunidades internacionais em fórum

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Durante o 1º FIB, Eures contou aos participantes a experiência do município de Bom Jesus da Lapa na geração de energia solar.

Na manhã desta quarta-feira (13), foi aberto o 1º Fórum Baiano de Negócios e Oportunidades Internacionais, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento contou com a presença do presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e teve como objetivo apresentar as contribuições que o relacionamento internacional pode oferecer ao incremento da economia e da inclusão social no estado da Bahia.

O gestor contou aos participantes a experiência do município de Bom Jesus da Lapa na geração de energia solar. “Com um estudo patrocinado pelo município foi possível provar que a Lapa poderia ser um grande centro de geração de energia no Brasil. Procuramos os grandes investidores de energias renováveis no mundo e conseguimos investimentos da ordem de mais de R$ 2 bilhões. Como resultado, o povo está alugando terras e o ICMS arrecadado pela prefeitura subiu consideravelmente. Por isso é importante os municípios conhecerem as oportunidades internacionais de investimento”, ressaltou Eures Ribeiro.

Bom Jesus da Lapa é um marco na produção de energia solar do Brasil. Em pouco mais de um ano, o município recebeu 500 mil painéis solares que passaram a cobrir uma área de 330 hectares, o equivalente a 462 campos de futebol, fazendo do sol um novo vetor de crescimento econômico.

A experiência foi apresentada no fórum a representações do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), da FIEB, do Governo do Estado da Bahia e representantes de consulados, empresários e jovens empreendedores. “Essa interação entre lideranças empresariais, representantes do poder público, do terceiro setor e de instituições de ensino e pesquisa, serão compartilhadas para articulação internacional em favor dos municípios”, afirma o afirma o diretor-geral do Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (CEERI) e coordenador do Fórum, Leonel Leal Neto.

Brumado: SESOC realiza ações estratégicas de combate ao trabalho infantil

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Foram realizadas palestras sobre o tema nas escolas Maria Iranildes Lôbo, Eny Novais Mafra e Graça Assis.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), seguindo a programação, desenvolveu o Plano de Ação referente às Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). Nesta terça-feira (12), membros do CREAS Chico Xavier e técnica de referência do AEPETI ministraram palestra sobre o tema nas escolas Maria Iranildes Lôbo e Eny Novais Mafra. Já na Escola Graça de Assis a palestra foi ministrada por membros do CRAS Esther Trindade Serra e Conselho Tutelar.

A atividade teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre os prejuízos causados pela imposição do Trabalho Infantil às crianças e adolescentes. Toda criança tem o direito de brincar e estudar, nessa perspectiva o AEPETI vem sensibilizar toda a comunidade para o combate ao trabalho Infantil, articulando estratégias ligadas a uma proposta pedagógica sólida, que se alicerce o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Guanambi: São João do Gurutuba terá apresentação e concurso de quadrilhas juninas

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As quadrilhas juninas proporcionam muita alegria aos espectadores.

Em mais um ano, o São João do Gurutuba de Guanambi terá o concurso e apresentações das quadrilhas juninas, que proporcionam muita alegria aos espectadores. No domingo (17), às 19h, irão se apresentar os grupos do Centro de Convivência do Idoso e do Bairro Santo Antônio. Já na segunda (18) e terça-feira (19), às 19h, será o concurso. Durante as apresentações do concurso, os jurados irão avaliar diversos quesitos presentes no regulamento que definirão as notas da disputa.  Para a secretária de Educação e Cultura, Maristela Cavalcante, “mais uma vez ficará viva a tradição das quadrilhas juninas, nas quais pessoas de todas as idades trazem muita criatividade ao evento”.

Brumado: Vereador Santinho solicita construção de desembarque de mercadorias no Mercado Municipal

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a área de desembarque dará aos comerciantes uma facilidade de escoar as mercadorias.

O vereador José Santos (Santinho, indicou ao Executivo Municipal que seja construída área de desembarque de mercadorias no Mercado Municipal de Brumado. O parlamentar destacou em seu discurso que a proposição vem reiterar as já realizadas de n.º 124/2015 e 169/2017, que também salientam a necessidade do benefício para os comerciantes do referido local. Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a área de desembarque dará aos comerciantes uma facilidade de escoar as mercadorias com mais tranquilidade e comodidade.

Caixa divulga novo calendário de pagamento das cotas do PIS

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Cotistas com idade entre 57 e 59 anos, inicialmente, poderão sacar de 18 a 29 de junho.

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (18) a nova fase de pagamento das cotas do PIS, conforme as novas regras estabelecidas. Nesta primeira etapa aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível para essa etapa ultrapassa R$ 4 bilhões, que poderão ser sacados até 29 de junho de 2018. Essa medida beneficiou mais de 13,6 milhões de cotistas do PIS, com idade abaixo de 60 anos, podendo injetar até R$ 13,8 bilhões na economia nacional.

A Lei definiu que todos os cotistas do PIS poderão sacar seu saldo de cotas até o dia 28/09/2018. Ao todo, aproximadamente 21,3 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível ultrapassa R$ 28,1 bilhões. O saldo das cotas do PIS não sacados até 29/06/2018 serão corrigidos durante o mês de julho, com possibilidade de saque até o dia 28/09/2018. A correção aplicada no ano anterior foi de 8,9%.

De acordo com o vice-presidente de Governo da CAIXA, Roberto Barreto, a estratégia do banco, como parceiro do Estado, está alinhado às estratégias do Governo Federal para estimular e aquecer a economia. “A liberação de recursos das cotas do PIS para todos os cotistas é uma medida que beneficia diretamente milhões de brasileiros. Essa iniciativa vai aquecer e fortalecer a economia”, ressalta.

Quadrilhas juninas de Caculé realizaram apresentações resgatando a cultura nordestina

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os temas apresentados por cada equipe deixaram todo o público encantado, retratando a família de Luiz Gonzaga, da TV Brasileira e do grande poeta Jorge Amado.

As quadrilhas juninas de Caculé – Busca-Pé, Xiado do Xinelo e Jacques Carvalho - se apresentaram na Praça Ramiro Xavier de 07 a 09 de junho. Foram três dias de muita alegria, emoção, carisma e criatividade. Os temas apresentados por cada equipe deixaram todo o público encantado, resgatando a cultura nordestina retratando a família de Luiz Gonzaga, da TV Brasileira e do grande poeta Jorge Amado.

A quadrilha Busca-Pé apresentou com o tema “Dois Pais, Dois Filhos! Januário, Gonzagão e Gonzaguinha. Em Acordes e Recordações, a Busca-Pé Segue o Roteiro com a Saudade no Coração”. A Xiado do Xinelo escolheu o tema “TV! Do Preto e Branco ao Colorido, Eu vou Sintonizar Você. A sua História no Brasil e Marcos da Teledramaturgia”. Já a Jacques Carvalho apresentou com o tema “Jorge, Amado Pelo Brasil. Brasil de Tietas, de Gabrielas, do Cacau e do Cravo e Canela. Nossa Crença, Nossa Gente, Nossa Raça”.

Governo da Bahia publica resultado final de Perícia Médica em concurso da Educação

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A publicação pode ser consultada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13).

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria da Administração (Saeb) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado final - após recursos - da Perícia Médica dos candidatos com deficiência aprovados nas duas primeiras etapas do concurso público da Secretaria da Educação (SEC). Os candidatos passaram por avaliação na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, no período de 21 a 24 de maio. A publicação também pode ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora do concurso.

Realizado conjuntamente pela Saeb e Secretaria da Educação (SEC), o concurso para professor e coordenador pedagógico foi lançado em novembro de 2017 e teve suas provas objetiva e discursiva aplicadas no dia 25 de fevereiro, em todo o estado. Foram 103.592 inscritos e os 41.404 habilitados, que concorrem a uma das 3.760 vagas: 3.096 para professor e 664 para coordenador pedagógico. O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e irá abranger 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

Conquista: Dois adolescentes são mortos a tiros e outros dois baleados em frente a escola

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ataque ocorreu na Avenida Jequié, no bairro Ibirapuera. Segundo polícia, dois homens armados chegaram no local atirando e estão sendo procurados.

Dois adolescentes foram mortos a tiros e outros dois baleados na tarde desta quarta-feira (13), em frente do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo, em Vitória da Conquista. O caso ocorreu na Avenida Jequié, no bairro Ibirapuera. Informações iniciais apontam que dois homens chegaram ao local a pé efetuaram os disparos que atingiram os jovens. Segundo a polícia, duas das vítimas são estudantes da instituição de ensino. Depois dos disparos, os suspeitos, ainda não identificados, fugiram do local.

Policiais militares da 78ª CIPM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram as mortes de Teônio Santos de Jesus, de 17 anos, e Flávio Silva Santos, de 14 anos. As outras duas vítimas, uma de 15 anos e outra de 16, foram socorridas e encaminhadas para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. O estado de saúde do jovem de 15 anos é considerado estável, já o adolescente de 16 anos, atingido por cinco tiros na região do ombro, tórax, abdômen e pernas, está em estado grave.

A PM informou que a guarnição isolou a área e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc) para que seja feita perícia e remoção dos corpos. Ainda não há informações sobre o que motivou o ataque. Até o momento, não foram encontrados nenhum antecedente criminal dos jovens mortos e feridos. A Polícia Civil vai investigar o crime. Após o ocorrido, a direção do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo suspendeu as aulas programadas para esta quarta-feira.

Guajeru será contemplada com uma nova ambulância

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ato oficial de entrega acontecerá na Praça Deoclides Pereira Dias, às 9h.

O município de Guajeru vai receber uma nova ambulância na próxima segunda-feira (18), adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Vítor Bonfim. O ato oficial de entrega acontecerá na Praça Deoclides Pereira Dias, às 9h. Na ocasião também será anunciada a compra de um micro-ônibus para o transporte de pacientes, com recursos de emendas parlamentares do deputado estadual Zé Raimundo e do deputado federal Waldenor Pereira. Logo após, os parlamentares e comitiva visitarão as obras da construção da Praça da Feira e de pavimentação de ruas que estão em andamento no município.

Caetité: Secretaria de Educação divulga homologação de inscrições no concurso Medalha Anísio Teixeira

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os melhores projetos serão anunciados e premiados com a Medalha de Honra ao Mérito Anísio Teixeira, no dia 12 de Julho.

A Secretaria de Educação de Caetité divulgou a homologação das inscrições no concurso Medalha Anísio Teixeira. Foram inscritos 20 projetos distribuídos nas categorias de coordenador pedagógico, gestor escolar e professor. Os melhores projetos em cada categoria serão anunciados e premiados com a Medalha de Honra ao Mérito Anísio Teixeira, no dia 12 de Julho, dia do aniversário do educador.

A Medalha Anísio Teixeira é uma iniciativa da Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Educação (organizadora), com o objetivo de valorizar o trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. O prêmio, que tem caráter cultural e educacional, premiará os profissionais (professor, diretor e coordenador pedagógico) da rede municipal de ensino regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para a secretária da pasta, a professora Iamara Junqueira, a iniciativa busca incentivar todos os profissionais da rede para uma educação de qualidade. “Com a realização desse concurso visamos identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos em escolas da nossa rede”, explicou. Clique aqui e confira os projetos com inscrições homologadas no concurso.

União dos Municípios da Bahia emite modelo de decreto municipal sobre expediente durante a Copa

Quarta / 13.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados podem baixar o arquivo no site da entidade.

Com objetivo de auxiliar gestores municipais diante do horário diferenciado de atendimento na Copa do Mundo 2018, a Coordenação Jurídica da União dos Municípios da Bahia (UPB) publicou o modelo de decreto municipal a ser usado pelas prefeituras. O decreto deixa claro que os serviços públicos não podem ser prejudicados, serão garantidos os casos de emergências e urgências e que as atividades e serviços suspensos durante o evento esportivo serão compensados posteriormente.

O decreto estabelece expediente a partir das 13h, no dia em que os jogos da Seleção Brasileira aconteçam às 9h. O expediente será até às 10h30 no dia que a seleção tiver jogos às 11h. Quando os jogos acontecerem às 15h o funcionamento será até às 11h30. Os horários definidos devem se manter nas oitavas de final, quartas de final, semifinal e final se a Seleção Brasileira estiver classificada. Gestores que tiverem dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato com a Coordenação Jurídica da UPB, pelo email [email protected] ou pelos telefones 71 3115-5922 e 3115-5923. Clique aqui e acesse o decreto municipal.