Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara de Brumado antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores

Terça / 19.06.2018

Por Eliana Costa

A decisão é uma continuidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com muita transparência, responsabilidade e comprometimento com os recursos públicos.

A Câmara de Vereadores de Brumado, na pessoa seu presidente Léo Vasconcelos, antecipou na última quinta-feira (14) a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores. A decisão é uma continuidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com muita transparência, responsabilidade e comprometimento com os recursos públicos. De acordo com a lei trabalhista, o 13º salário pode ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira tem o prazo de até 30 de novembro para ser efetivada. Porém, sempre com o intento de favorecer os servidores e também em razão dos festejos juninos que ocorrem neste período, uma das maiores tradições e muito esperada por todos, o legislativo brumadense liberou a primeira parcela do benefício.

Léo Vasconcelos pontuou que sua gestão tem se empenhado em efetivar uma administração que tenha sempre como primordial a contribuição com os trabalhos dos parlamentares. As ações visam promover sempre as melhores condições para a realização de suas ações, assim como de todos os servidores que são peças fundamentais na boa execução de todas as ações do legislativo. Na próxima semana, antes do São João, já será antecipado o salário referente ao mês de junho de todos os funcionários. “Nosso trabalho tem sido sempre direcionado na melhor aplicação dos recursos públicos para que possamos cumprir com nossos compromissos. Buscamos a satisfação de beneficiar a todos que colaboram de forma tão eficaz com nossa gestão”, declarou o presidente.

Caetité: CRAS Rural promove Projeto Unindo Forças na Comunidade Boa Sorte

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação tem como objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas, bem como prevenir os riscos sociais, reduzir as vulnerabilidades, entre outros.

A comunidade Boa Sorte, na região do Distrito de Pajeú do Vento, em Caetité, recebeu a última sexta-feira (15) o projeto “Unindo forças”, uma iniciativa do CRAS Rural de Caetité. A ação tem como objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município, bem como prevenir os riscos sociais, reduzir as vulnerabilidades e potencializar o desenvolvimento da autonomia e da autoestima nas mesmas localidades.

O encontro contou com a presença da Assistente Social Joseni Caxias e do Psicólogo Diogo Souza, ambos técnicos do CRAS Rural, além do gestor do Programa Bolsa Família no município, Paulo Cesar Moreira, e da graduada em Educação Física, Kessia Mirian. O local escolhido pela comunidade para a realização do projeto foi a Igreja Nossa Senhora do Livramento, fixada no próprio povoado. O encontro teve inicio com uma breve apresentação de todos os presentes. Em seguida, os profissionais deram contribuições relativas a sua formação e aos seus campos de atuação.

Joseni Caxias orientou a comunidade sobre o papel e a importância do CRAS Rural. “É imprescindível que a comunidade se una sempre em prol de um bem comum, visando a melhoria e desenvolvimento de todos que aqui estão”, ressaltou. Já Diogo falou das atribuições do psicólogo nos serviços públicos, sobretudo no CRAS Rural, seu local de atuação. Paulo Cesar explanou sobre os programas de transferência de renda, entre outros benefícios do Governo Federal para famílias de baixa renda, além de fazer um alerta para a atualização do Cadastro Único. Kessia falou dos benefícios da atividade física, dos riscos de uma vida sedentária e, em seguida, conduziu todos os presentes para um alongamento. No fim, houve um momento de descontração e agradecimentos, ao tempo que foi servido um lanche.

MEC divulga resultado do segundo semestre do Sisu

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Neste semestre, 68 instituições aderiram ao método.

Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da chama regular da edição do segundo semestre do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - confira aqui as listas de aprovados no site do programa. Neste semestre, 68 instituições aderiram ao método: 30 universidades federais, 27 institutos federais, dois centros de educação tecnológica federais, além de sete universidades estaduais e um centro universitário público estadual. As inscrições foram encerradas às 23h59 da última sexta-feira (15).

Governo de Guajeru divulga programação dos festejos de São Pedro e da Cavalgada 2018

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As atrações serão: Tchô Mathias, Cangaia de Jegue, Thallys, Bruno Barros, Banda Cheiro de Milho, 100 Parêa, Fann Estourado, Micael Magalhães e Banda Forró A4.

Nos últimos anos os festejos de São Pedro e a tradicional Cavalgada de Guajeru têm se tornado uma referência em toda região e atraído um público cada vez maior para prestigiar o evento. Nesta semana, o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, divulgou a programação oficial do evento que acontecerá nos dias 30 de junho (sábado) e 1º de julho (domingo). O prefeito Gil Rocha destacou a importância cultural e econômica dos festejos. “Temos trabalhado para manter viva a tradição dos festejos de São Pedro de Guajeru porque acreditamos que movimenta o comércio local, além de ser um momento de reencontro entre família e amigos em nosso arraial”, ressaltou o gestor. Na programação do sábado (30) serão as atrações: Tchô Mathias, Cangaia de Jegue, Thallys, Bruno Barros e Banda Cheiro de Milho. No domingo estarão no palco: 100 Parêa, Fann Estourado, Micael Magalhães e Banda Forró A4.

Após adiamentos, Rui Costa quer fazer reunião de partidos para anunciar chapa

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Nesta segunda-feira (18), o governador sugeriu que está vendo o local para fazer uma reunião dos partidos e anunciar a chapa (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a adiar o anúncio da chapa majoritária que deve ser candidata com ele junto à reeleição. Nesta segunda-feira (18), o governador sugeriu que está vendo o local para fazer uma reunião dos partidos e anunciar a chapa. “Não tem muito detalhamento de critério, é a composição da política e nós vamos fazer o anúncio essa semana”, prometeu o petista. Além dele, já são confirmados os nomes do vice-governador João Leão (PP) para permanecer no posto e do ex-governador Jaques Wagner como candidato ao Senado. A última vaga estaria em disputa por Angelo Coronel (PSD) e Lídice da Mata (PSB), com o primeiro praticamente confirmado no posto. A razão para o novo adiamento, segundo Rui, foi o pedido de algumas legendas da base aliada para que voltassem a conversar com ele. “Nós já temos a posição da chapa, mas alguns partidos, que não necessariamente tem lugar na chapa, pediram para conversar comigo antes do anúncio. Em respeito a eles, vou amanhã conversar e alinhar, comunicar o encaminhamento e ouvir o que eles têm a dizer”, garantiu o governador. Fonte: Bahia Notícias.

Caculé: apresentações do Arraiá da Educação 2018 mostraram toda a beleza do sertão

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A festa foi realizada na Praça Ramiro Pereira da Silva e contou com um grande público.

No último dia 15 de junho, aconteceu em Caculé a tradicional festa do Arraiá da Educação 2018, trazendo este ano o tema: “Arraiá da Educação Cultivando os Valores do Sertão”. A festa foi realizada na Praça Ramiro Pereira da Silva e contou com a participação dos órgãos públicos e escolas municipais, que fizeram belíssimas apresentações, mostrando a criatividade, cultura e a beleza de nosso sertão. Além dos stands com exposição dos trabalhos e barracas com comidas típicas da época. Confira a relação das escolas que participaram com apresentações: APAE, Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho, Creche Municipal Vereador Tadeu Martins Rocha, Escola Municipal Doutor Antônio Muniz, Escola Municipal Dona Júlia Montenegro Magalhães, Escola Municipal Antônio Xavier de Oliveira, Colégio Municipal Clemente Rodrigues Teixeira, Colégio Municipal Professor Eleotério Tavares.

Os órgãos públicos e as escolas municipais fizeram belíssimas apresentações, mostrando a criatividade, cultura e a beleza de nosso sertão.

CDL de Brumado realizou primeiro sorteio da campanha Goleada de Prêmios

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O último sorteio da campanha acontecerá no dia 06 de julho.

Na última sexta-feira (15), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizou o primeiro sorteio da campanha “Goleada de Prêmios”. Os ganhadores Márcia Passos Chaves, Sueli Ribeiro de Souza, Gustavo Santos Souza, Rafaela Cristina Santos Cruz e Joalice Rocha levaram para casa uma Smart TV 32 polegadas. Já Telma Seles ganhou uma Smart Tv de 55”. O último sorteio da campanha acontecerá no dia 06 de julho.

Brumado: Abertura do Show de Quadrilhas das Escolas Municipais aconteceu em grande estilo

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O anfiteatro da Praça da Prefeitura foi palco de um belíssimo show de apresentações da Escola Santa Rita.

Nesta segunda-feira (18), o anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) foi palco de um belíssimo show de apresentações da Escola Santa Rita. Com a praça lotada e a decoração digna de aplausos, a abertura do Show de Quadrilhas das Escolas Municipais ocorreu com muita animação. Dando continuidade, nesta terça-feira (19) teremos as apresentações das creches municipais, e o encerramento será com a apresentação da Galinha Pintadinha. Devido ao calor excessivo, o horário de início que antes seria às 16h, foi postergado para as 17h.

Governo da Bahia divulga resultado final do concurso público para professor e coordenador pedagógico

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

São 3.096 vagas para professores e 664 para coordenadores pedagógicos (Foto: Reprodução).

Nesta terça-feira (19), o Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e Administração, publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado final e homologação do concurso público para suprimento de 3.760 vagas para a rede estadual de ensino. São 3.096 vagas para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. Confira a relação no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE). Do total de vagas, 30% são reservadas para negros e 5% para pessoas com deficiência.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, ressaltou o empenho do Governo do Estado para realizar o certame, mesmo diante da situação econômica desfavorável pela qual atravessa o país. "Este concurso é resultado do esforço e do compromisso do governador Rui Costa com a Educação, que tomou esta decisão mesmo diante de um momento adverso na economia do nosso país. Teremos 3.760 novos educadores na rede, professores e coordenadores pedagógicos, que irão atuar na capital e no interior, fortalecendo o eixo pedagógico das nossas escolas”, afirmou Pinheiro.

Professores terão remuneração total de R$ 2.814,28, enquanto que coordenadores pedagógicos receberão R$ 2.890,87. As vagas de professor são para lecionar Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia. O concurso foi lançado em novembro de 2017, com a publicação do Edital Saeb 02/2017. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos.

Brumado: Campanha de vacinação contra influenza é prorrogada até a sexta-feira (22)

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Até a última sexta-feira (15) já foi vacinado 82,49% do público alvo. A meta é vacinar 90%.

A Secretaria de Saúde de Brumado informa que a campanha de vacinação contra influenza está prorrogada até a próxima sexta-feira (22). Até a última sexta-feira (15) já foi vacinado 82,49% do público alvo: gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade. Após esse período, as doses restantes passarão a ser ofertadas também para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos, grupo que não estava previsto inicialmente na campanha, mas também considerado como um dos mais vulneráveis à complicações pela gripe. A oferta dependerá da disponibilidade de vacinas ainda disponíveis no município. A meta é vacinar 90% do público-alvo e convocar as pessoas que ainda não vacinaram a procurarem sua unidade de saúde.

Castelo em homenagem ao Rei do Baião é o grande diferencial do Arraiá de Caculé 2018

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O tradicional painel que representava uma pequena vila do interior, dará lugar à imponência de um castelo, uma referência ao grande homenageado da festa.

A equipe responsável pela montagem da decoração da Praça Deoclides Cardoso, onde acontece o Arraiá de Caculé, trabalha em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para os festejos de São João que acontecerão de 22 a 24 de junho. A decoração do Arraiá de Caculé, assinada pela artista plástica Neide Chaves, é sempre uma atração à parte dos festejos juninos na cidade, e neste ano terá novidades. O tema central da decoração de 2018 será o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O tradicional painel que representava uma pequena vila do interior, com seus casebres e a Igreja de São João, ponto mais fotografado pelo público, dará lugar à imponência de um castelo, uma referência ao grande homenageado da festa e certamente será um dos grandes diferencias.

Dom Basílio: Secretário de Saúde participa da sessão, responde questionamentos e esclarece sobre abono do PMAQ 2016

Terça / 19.06.2018

Por Leonardo Oliva

O Secretário Valmor Félix respondeu questionamentos feitos pelos vereadores e esclareceu sobre o pagamento do abono do PMAQ 2016 (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na última quinta-feira (14), o Secretário Municipal de Saúde de Dom Basílio, Valmor Félix, participou da sessão da Câmara de Vereadores, a convite do Presidente Zilmar Chaves, ocasião em que respondeu questionamentos feitos pelos vereadores e esclareceu sobre o pagamento do abono do PMAQ 2016, que deveria ter sido feito pela gestão anterior. Inicialmente, o Presidente concedeu a palavra a todos os vereadores, que fizeram os seus questionamentos, para em seguida franquear a palavra ao Secretário, que respondeu aos questionamentos e finalizou abordando o abono do PMAQ de 2016.

Em sua fala, o Secretário de Saúde respondeu aos questionamentos dos vereadores, esclarecendo: que as filas na Central de Marcação são uma consequência da oferta, já que antes as pessoas não iam para a fila porque não conseguiam marcar os exames, mas que a Secretaria tem trabalhado para ampliar ainda mais a oferta de serviços para diminuir o problema e que o atendimento só pode ser iniciado às 08 horas, que é quando o sistema fica disponível; que o controle do estoque da farmácia é todo informatizado e feito em tempo real, evitando a falta de medicamentos; que existem veículos do setor que são usados para o transporte de pacientes e outros que são usados no transporte de profissionais, não havendo nenhuma irregularidade no uso dos veículos; que o município está buscando recursos para adquirir uma van ou micro-ônibus para fazer o transporte de pacientes; que a Secretaria instalou sistema de vídeo-monitoramento para coibir o uso exagerado do celular e redes sociais no ambiente de trabalho; que praticamente todos os lençóis usados são descartáveis, mas que a secretaria tem adquirido periodicamente lençóis de tecido, não havendo falta do material; que as cirurgias de pacientes do município estão sendo realizadas em sua maioria em Brumado e Paramirim e que não necessariamente obedece uma ordem cronológica, já que as cirurgias de emergência e casos mais graves são atendidos primeiro; que os medicamentos para hipertensão são fornecidos pelo governo do estado e o município não pode comprar diretamente.

O Secretário de Saúde respondeu ainda outros questionamentos, esclarecendo: que para haver a dedetização contra o barbeiro (doença de chagas) de uma residência, o funcionário do setor de saúde precisa encontrar o besouro no local e que o inseticida é fornecido pelo governo do estado; que as vacinas administrados no município são fornecidas pelo governo e que houve uma diminuição no recebimento, tendo a Secretaria adotado a medida de concentrar a vacinação em uma só sala para evitar a falta; que o cálculo dos recursos aplicados na área da saúde só leva em consideração dos recursos próprios e que se levar em consideração os recursos de emenda e transferências estaduais e federais, o percentual é muito superior ao mínimo de 15%; que não existe nenhuma ingerência política na distribuição de passagens para pacientes, mas que prioritariamente são atendidos os pacientes do SUS; que o município tem se esforçado para oferecer exames de ultrassonografia, que o prestador de serviço tem os dias certos para atender, mas nos casos de urgência a Secretaria providencia o transporte do paciente até a clínica.

No final da sua fala, o Secretário Valmor Félix abordou a questão do pagamento do abono do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) referente ao ano de 2016, que deveria ter sido efetuado pelo gestão anterior, do ex-prefeito João Careca. Na sua explanação, o Secretário apresentou extratos bancários que comprovam: que o município recebeu em 2016 R$ 517.900,00 na conta do PMAQ; que o município recebeu em dezembro de 2016 R$ 227.813,00 para pagamento do salário do mês de dezembro dos servidores da saúde; e que o saldo encontrado na conta pela atual gestão foi de R$ 129.351,62. Desta forma, segundo o Secretário, levando em consideração que o abono do PMAQ e os salário do mês de dezembro não foram pagos, a atual gestão deveria ter encontrado um saldo em conta de R$ 748.713,00, mas só encontrou R$ 129.35162, havendo um déficit de R$ 619.361,38. Ele destacou que a atual gestão teve que usar recursos próprios para quitar o salário do mês de dezembro. Disse ainda que, já em junho de 2017, o prefeito autorizou que os recursos recebidos do PMAQ até aquele momento, fossem pagos aos profissionais na forma de abono e que já autorizou o pagamento de um novo abono em 2018.

Condeubense vence 2º Concurso de Poesia Prêmio de Literatura Café Com Poemas

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O poema

A Editora Agilite Publicações e Interatividade, em parceria com o Movimento (ao Cultivismo) Café com Poemas anunciou o resultado do "2º Concurso de Poesia - Prêmio de Literatura Café com Poemas", realizado entre os dias 22 de março a 06 de junho de 2018. O poema "Mãe de um Anjo”, de autoria da poeta condeubense Conceição Oliveira Santos, que atualmente mora em Lauro de Freitas, foi o grande vencedor e receberá pela merecida colocação, uma Comenda “Prêmio de Literatura Café com Poemas” da OFHM. O referido prêmio foi criado em 2015 e concedido a diversos nomes da literatura nacional e internacional, além de 02 exemplares da Antologia Poética Café com Poemas – Volume 2.

Os poetas classificados em 2ª e 3 º lugares receberão “Menção Honrosa” da OFHM e mais dois livros. Os demais classificados obterão um exemplar da obra, além da participação na 2ª Antologia Poética Café com Poemas, ainda sem previsão de lançamento. A Editora Agilite parabenizou a todos os inscritos pela participação e pela poesia, desejando-lhes uma vívida caminhada literária.

Brumado: Acidente no povoado de Lagoa Funda deixa vitima fatal

Terça / 19.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O veículo em que estava Euza Alves Oliveira seguia sentido a Brumado após regressar da feira livre no distrito de Iguatemi, no município de Livramento.

Um acidente acorrido na noite desta segunda-feira (18), na BA-148, no povoado de Lagoa Funda, tirou a vida da brumadense Euza Alves Oliveira, de 86 anos. A causa do acidente ainda é desconhecida. O veículo seguia sentido a Brumado após regressar da feira livre no distrito de Iguatemi, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo testemunhas, outras pessoas que estavam no veículo (não se sabe o número exato) foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Brumado com escoriações. A vítima era mãe do secretário da rádio alternativa FM e presidente da Associação dos Moradores do Bairro Urbis II, Ivan Oliveira. O velório acontecerá em sua residência, no Bairro São José.

Guajeru: nova ambulância é mais uma importante conquista na área da saúde

Terça / 19.06.2018

Por Leonardo Oliva

A solenidade contou com as presenças do Prefeito, da 1ª Dama, do vice-prefeito, do Deputado Estadual Vitor Bonfim, Vereadores, Secretários, ex-prefeitos e lideranças políticas.

Desde que assumiu o poder executivo municipal, em 2013, o Prefeito Gil Rocha tem administrado com seriedade, competência e honestidade os poucos recursos públicos disponíveis, promovendo investimentos em áreas estratégicas, a exemplo da saúde, educação e infraestrutura hídrica. Nesta segunda (18), o município recebeu mais um importante reforço na área da saúde, com a entrega de uma nova ambulância, fruto de emenda parlamentar do Deputado Estadual Vitor Bonfim. A solenidade de entrega foi realizada na praça da feira e contou com as presenças do Prefeito Gil Rocha, da 1ª Dama Marta Lima, do vice-prefeito Galego, do Deputado Estadual Vitor Bonfim, Vereadores, Secretários Municipais, ex-prefeitos, lideranças políticas e grande número de populares.

Na oportunidade, o Prefeito Gil Rocha afirmou que a união do grupo político que faz parte é um dos pilares da sua administração, aproveitando para agradecer a parceria com a Câmara de Vereadores. “Eu só tenho a agradecer aos vereadores de situação, porque eles buscam a solução dos problemas junto com o executivo, enquanto os vereadores de oposição usam estes problemas para tentar se promover politicamente”, destacou Gil. Rocha. O prefeito ainda criticou outros deputados votados no município, enfatizando que os parlamentares baianos tem R$ 5 milhões de emenda impositiva durante o seu mandato, mas que eles não trouxeram nenhum benefício para Guajeru. “Se eles tivessem trazido algum benefício, teria o maior prazer de participar da solenidade de entrega do benefício”, disparou Gil Rocha.

O Deputado Estadual Vitor Bonfim, em sua fala, elogiou o governo do prefeito Gil Rocha e destacou que a sua gestão é exemplo para os demais prefeitos da Bahia e do Brasil. O parlamentar destacou a mobilização para solucionar o problema de abastecimento de água no município, ressaltando que o governo federal, apesar de todo o empenho, não liberou os recursos necessários, mas o governador Rui Costa se sensibilizou e autorizou o investimento de R$ 6 milhões. “Nós vamos continuar buscando recursos e benefícios para Guajeru, em parceria com o prefeito Gil Rocha, com o vice-prefeito Galego e com os vereadores, que estão sempre nos cobrando e se empenhando em prol do município”, afirmou Vitor Bonfim.

O município de Guajeru recebeu mais um importante reforço na área da saúde, com a entrega de uma nova ambulância, fruto de emenda parlamentar do Deputado Vitor Bonfim.