Sertão Hoje

Sertão Hoje

Professores de Rio de Contas querem receber piso salarial

Sexta / 21.08.2015

Por Raimundo Marinho

Segundo o diretor do núcleo regional da APLB-Sindicato, uma das prioridades é o cumprimento da Lei do Piso por parte das prefeituras

Segundo a APLB-Sindicato, os professores da rede pública de Rio de Contas, reunidos em assembleia, último dia 15, entraram em estado de mobilização pelo pagamento do piso salarial da categoria, após discutirem sobre plano de carreira, piso salarial e planos de aposentadoria. Segundo o diretor do núcleo regional da entidade, professor Jânio Lima, uma das prioridades da luta da categoria é o cumprimento da Lei do Piso por parte das prefeituras, incluindo Rio de Contas. Disse que nada avançou desde que foram iniciadas as negociações, com a campanha salarial de 2014, acrescentando que “o foco é negociar, sempre, mas não descarta a possibilidade de greve, como último recurso”.

2015: Com recursos garantidos, 37 mil cisternas devem ser instaladas na Bahia

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Desde 2007, o Programa Água Para Todos na Bahia já implantou mais de 183 mil cisternas (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

O Governo da Bahia, por meio do Programa Água para Todos, segue trabalhando para garantir à população do semiárido do estado acesso à água de qualidade. Com a garantia de cumprimento das metas, através dos recursos já repassados pelo Governo Federal, há previsão de que 37 mil cisternas sejam instaladas durante todo o ano de 2015. Deste total, 13 mil estruturas já foram implantadas.

Através dos convênios vigentes para a realização das obras de implantação das cisternas, o investimento efetivado foi de mais de R$ 396 milhões, e beneficiará as populações de 140 municípios baianos. Desde 2007 até julho deste ano, o Programa Água Para Todos na Bahia já implantou mais de 183 mil cisternas.

O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, que monitora as ações de convivência com o semiárido no estado, destacou a prioridade dessas iniciativas, fundamentais para a população que sofre com a escassez de recursos hídricos. "Essas obras são de grande importância para a democratização do acesso à água e ajudam a fortalecer a infraestrutura hídrica da Bahia. O governo estadual conhece as necessidades e segue trabalhando de forma intensiva para atender às comunidades mais necessitadas", afirmou Dauster.

Membros da ADIB participam de reunião com Deputado Federal Sérgio Brito

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Deputado Federal Sérgio Brito ouviu as solicitações e assumiu o compromisso de tentar viabilizar os recursos

Em reunião realizada na sede da Associação do Distrito Irrigado do Brumado (ADIB), o Deputado Federal Sérgio Brito foi alertado sobre a necessidade de alocação de recursos financeiros para garantir a sustentabilidade e funcionamento do projeto de irrigação, que envolve os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas. O alerta foi feito pelos dirigentes da ADIB. Entre as reivindicações feitas, está o pedido para que o Deputado busque alocar recursos para a recuperação do canal, aquisição de uma retroescavadeira, um trator agrícola, uma roçadeira hidráulica e a contratação de uma motoniveladora para melhorar as estradas vicinais por onde é escoada a produção agrícola. O Deputado Federal Sérgio Brito ouviu as solicitações e assumiu o compromisso de tentar viabilizar os recursos. Com informações do Site Livramento Notícias.

Dupla Fernando e Sorocaba será a atração principal no Réveillon de Guanambi

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A dupla Fernando e Sorocaba é um dos maiores fenômenos do sertanejo universitário (Foto: reprodução/internet)

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte confirmou na manhã desta quinta-feira (20) a contratação da dupla Fernando e Sorocaba, um dos maiores fenômenos do sertanejo universitário, para show no Réveillon deste ano. Segundo o secretário, o evento será o maior de todos os tempos. Além da contratação da dupla, uma grande estrutura de palco, som e luz, e logística de segurança e o maior show pirotécnico do interior da Bahia está sendo planejado. “Tivemos o maior São João do sudoeste da Bahia e este ano iremos propiciar para a população e as famílias de Guanambi e região um grande evento, para juntos celebrarmos a chegada do novo ano”, disse Victor.

Brumado: Prefeitura e Guarda Municipal chegam a acordo e greve é encerrada

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Guarda Municipal de Brumado chega a um acordo com o prefeito e greve é finalizada (Foto: Destaque Bahia)

Após alguns dias de paralisação, chegou ao fim a greve dos servidores públicos que integram a Guarda Civil Municipal (GCM), de Brumado. A paralisação da categoria teve o apoio do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia (SINDGUARDA-BAHIA) e tinha como principal reivindicação o pagamento do Adicional de Periculosidade – 30% sobre o salário base. Na última quarta-feira (19), representantes dos guardas municipais, do SINGUARDA-BAHIA e SINDSEMB se reuniram com o prefeito Aguiberto Lima Dias para debater o assunto. Foi uma longa reunião, que começou de manhã e só foi encerrada à noite, mas ao final veio a boa notícia. O governo municipal vai encaminhar projeto de lei para a Câmara de Vereadores e iniciar o pagamento do adicional de periculosidade em 2016. Diante deste posicionamento, os guardas municipais suspenderam a greve. Com informações do Site Destaque Bahia.

Palmas de Monte Alto: Comunidade de Mata Verde é beneficiada com poço artesiano

Sexta / 21.08.2015

Por Vilson Nunes

O prefeito Fernando Laranjeira acompanhou de perto a obra a fim de garantir aos moradores o benefício de ter água potável nas torneiras de suas casas

Depois de vários anos sofrendo com a falta d’água, o povo da localidade de Mata Verde, zona rural de Palmas de Monte Alto (BA), teve sua solicitação atendida pela Prefeitura Municipal, na tarde desta quarta-feira (19/8), com a instalação de um poço artesiano, que beneficiará as famílias da comunidade.

O prefeito Fernando Laranjeira acompanhou de perto a obra a fim de garantir aos moradores o benefício de ter água potável nas torneiras de suas casas. Segundo ele, a falta de água se agravou nos últimos anos, e era uma preocupação de sua gestão resolver o problema. “Reconheço a necessidade de água dos moradores, agora essas dificuldades não mais existirão, pois todos terão água em suas casas. Estou muito feliz em poder contribuir com a melhor qualidade de vida dos moradores de Mata Verde e essa gestão continuará na busca por mais benefícios para todos”, afirmou o prefeito.

A comunidade comemorou bastante a conclusão desta obra, pois já vinha, há muito tempo, sofrendo com a falta de água que se agravou com a escassez de chuva.

Assembleia Legislativa da Bahia: Senador Otto Alencar recebe Comenda 2 de Julho

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A cerimônia contou com a participação do governador Rui Costa, deputados e a família do homenageado (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)

A mais alta honraria dada pela Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho, foi concedida, na tarde desta quinta-feira (20), ao senador Otto Alencar (PSD). A cerimônia, que aconteceu por volta das 15h, contou com a participação do governador Rui Costa, deputados e a família do homenageado.

A honraria é entregue a personalidades que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento do estado ou com a melhoria social. Para o governador, “Otto é um homem de profunda relação com vários segmentos sociais, principalmente com os mais populares, e que tem uma longa história de defesa de interesse público e trabalho pelo povo baiano. Tenho certeza que, pela energia dele, ele ainda fará muito pelo estado. Mas pela história e trajetória que tem, já é mais que merecida homenagem. A paixão dele está no contato com o povo e os deputados estão de parabéns por reconhecerem isso”.

O atual senador já atuou a serviço do Estado como vice-governador, secretário de Estado, deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele se disse honrado com o reconhecimento da Alba, que foi a primeira "casa" de trabalho e onde começou a vida pública. "Eu valorizo muito a Comenda 2 de Julho e procuro sempre honrar os cargos que ocupo, os mandatos, que são missões concedidas pelo povo baiano, a quem eu devo a responsabilidade de trabalhar com seriedade, como venho fazendo. Cada título que o voto dos baianos me concede é uma missão que me comprometo a honrar com dedicação e ética", falou Otto Alencar. Ele agradeceu e lembrou de amigos e políticos importantes na sua vida política, fez referência e defesa à recuperação do rio São Francisco.

Prefeito de Jussiape vai à APLB para debater Plano de Carreira

Sexta / 21.08.2015

Por Raimundo Marinho

Gilberto Freitas com diretores da APLB-Sindicato (Foto: www.mandacarudaserra.com.br)

Demonstrando atenção para com a Educação em seu município, o prefeito de Jussiape, Bahia, Gilberto Freitas, veio pessoalmente a Livramento discutir com a diretoria da APLB-Sindicato projeto de lei que atualiza o plano de carreira dos profissionais do setor, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (21). Do presidente do sindicato, Jânio Soares Lima, recebeu varias propostas, incluindo a definição em 33,33% da porcentagem de remuneração das chamadas “atividades complementares”, atendendo ao estabelecido na Lei Federal no 11.738/2008, quando da distribuição da carga horária, da qual um terço destina-se às AC. Solicitou, também, alterações em vários artigos, a maioria voltada para a distribuição da carga horaria e o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008). Propôs a fixação da cota salarial de incentivo à qualificação profissional em 5%, 10% e 15%, para os níveis I, II e III, respectivamente. Fonte: Site Mandacaru da Serra.

Profissionais da Educação de Caculé participam de Formação Pedagógica

Sexta / 21.08.2015

Por Tayga Ribeiro

O encontro teve o objetivo de contribuir com orientações sobre como transmitir conteúdos de maneira significativa para a aprendizagem do aluno

Na noite de segunda-feira (17), profissionais da educação de Caculé participaram de uma formação pedagógica promovida pela Editora Saraiva. O encontro contou com a contribuição da Assessora Pedagógica da Editora Saraiva, Naiana Pereira, com a presença da Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, e teve o objetivo de contribuir com orientações sobre como transmitir  conteúdos de maneira significativa para a aprendizagem do aluno.

Segundo Naiana é importante fazer com que o aluno aprenda a leitura de mundo, conduzindo para ele a responsabilidade pelo aprendizado. “Quanto maior a capacidade de associação da criança mais qualitativa é a sua leitura de mundo”, aponta. “O encontro me fez repensar sobre algumas metodologias utilizadas em sala de aula diante da temática da aprendizagem significativa, em particular na minha área, pois ao contrário do que muitos pensam a matemática não é uma ciência estagnada e sim dinâmica e com entendimento coerente” destaca a professora de Matemática, Roberta Binhane.

Prefeitura de Brumado realizou Audiência Pública para debater elaboração da LOA 2016

Sexta / 21.08.2015

Por Luís Gustavo

Apesar de o convite impresso ter sido distribuído e de ter sido anunciada a realização da audiência em carro de som, poucas pessoas compareceram

Na Manhã desta quinta-feira (20), foi realizada uma Audiência Pública para debater a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), exercício financeiro 2016. A Audiência foi realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC) e, apesar de o convite impresso ter sido distribuído e ter sido anunciada a realização em carro de som, poucas pessoas compareceram para debater o assunto. Entre os presentes, estavam: o Vereador José Santos (Santinho); os Secretários Municipais Miguel Lima Dias (Cultura, Esportes e Lazer), Cláudio Feres (Saúde) e Raimundo Lima Dias (Administração); e alguns representantes da sociedade civil organizada. Fazendo a abertura da Audiência Pública, o Secretário Municipal de Administração destacou a importância da participação da sociedade na elaboração da Lei Orçamentária Municipal, enfatizando que este instrumento norteia a administração pública. Também presente, o Assessor Contábil da Prefeitura de Brumado, Ezeneu Oliveira (ORPAN) esclareceu os principais pontos do projeto elaborado. Em seguida, a palavra foi franqueada aos presentes, que puderam fazer sugestões e propostas. Estas serão analisadas e poderão ser incluídas no projeto original, que será apreciado pelo legislativo municipal.

A condução da Audiência ficou a cargo do Secretário de Administração Raimundo Lima Dias e do Assessor Contábil Ezeneu Oliveira (ORPAN)

Convocados do concurso público de Guanambi precisam apresentar exames complementares

Sexta / 21.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos deverão se apresentar no Centro de Saúde Gercino Coelho, nos dias definidos pela administração municipal

O Secretário Municipal de Administração de Guanambi, Fabrício Lopes Rodrigues, publicou Comunicado, informando aos convocados do Concurso Público Municipal, através do Edital nº 01, de 31 de julho de 2015, para comparecerem no Centro de Saúde Deputado Gercino Coelho, situado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 533, Centro, munidos dos exames complementares e cópia dos mesmos, nos dias: 26/08, a partir das 9h00 (manhã) e das 14h00 (tarde); e no dia 28/08, a partir das 07h30 (manhã) e 13h30 (tarde).

Bahia Pesca realiza palestra gratuita sobre manejo em viveiros e tanques rede

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento faz parte da programação da 3ª Feira de Produtos e Serviços Agropecuários de Seabra

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), vai ministrar palestra sobre ‘Manejo da Produção de Peixe em Viveiros Escavados e Tanques Rede’, nesta sábado (22). O evento faz parte da programação da 3ª Feira de Produtos e Serviços Agropecuários de Seabra, que teve início nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 22. As inscrições para participar da palestra, que será ministrada pelo técnico Hegel Mascarenhas, podem ser feitas no estande do Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra instalado na Feira. No local os visitantes também poderão conhecer as ações e serviços ofertados pela Bahia Pesca.

A capacitação acontece na sala Fabrício de Oliveira, na Praça do Mercadão, e é aberta ao público. Serão mostradas as tecnologias, espécies mais comuns utilizadas na piscicultura, técnicas de engorda, os predadores dessas espécies, métodos de análise da água, dentre outros assuntos. “A meta é prover aos profissionais da pesca informações sobre como otimizar suas aguadas para obter o máximo de biomassa com a utilização da menor quantidade possível de recursos”, explica Mascarenhas.

Brumado: Novo membro da ALAB recebe visita de atiradores do TG

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O poeta Antônio Ferreira da Silva recebeu em sua residência a visita de integrantes do Tiro de Guerra 06/024

Na sexta-feira (14), em sessão especial realizada na sede da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), o poeta Antônio Ferreira da Silva tomou posse como novo membro. Na segunda (17), o poeta recebeu em sua residência a visita de integrantes do Tiro de Guerra 06/024. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que participou da sessão especial na ALAB e ficou impressionado com a sabedoria, alegria, simplicidade e singeleza de coração do novo membro e que isto o motivou a criar o ‘Clube do Saber’. Esta iniciativa tem como objetivo reunir pessoas experientes da comunidade brumadense para que estes compartilhem suas experiências, vivência e cultura com os mais jovens. ‘não podemos deixar que se perca no tempo e nem caia no esquecimento a gama de cultura e informação que eles possuem para nos ensinar’, destacou o STen Paulo Souza.

Igaporã: iniciada mais uma etapa da pavimentação da Avenida Juvenal Cotrim

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro

A Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou mais uma etapa de pavimentações no município, desta vez os trabalhos beneficiam os moradores da Avenida Juvenal Cotrim. A obra é fruto de parceria entre o Município e o Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.

A avenida é uma importante via que liga os bairros Alto da Varginha e Alto do Cruzeiro. A rua que era de terra levava transtornos aos moradores como a poeira e lama. Para a comunidade, o calçamento significa o fim da convivência diária com os adventos dos efeitos climáticos, onde ora os mesmos convivem com a poeira, ora com a lama.

Os moradores comemoram a chegada das obras. “Fico muito feliz com a pavimentação aqui porque nós aqui estávamos sofrendo muito com a poeira. Agora, com a conclusão dessa obra vai melhorar muito aqui pra nós moradores.” Afirmou Luiz Bonfim Pereira.

Caetité: Lideranças rurais participam de reunião do Seguro-Safra

Quinta / 20.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários

 Na manhã da última segunda-feira (17), mais de cem lideranças comunitárias rurais (presidentes de associações, agentes comunitários, líderes religiosos, etc.) participaram de um debate no auditório do CETEP-Sertão Produtivo, em Caetité. O objetivo da reunião foi debater, com autoridades municipais, o programa Seguro-Safra 2015-2016, desenvolvido pelo Governo Federal, com apoio do Governo do Estado e Prefeituras.

Na oportunidade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, explicou que o programa só existe em Caetité graças ao empenho da administração municipal, que adequou o município às normas do programa. “Quando assumimos a secretaria, eram 200 agricultores cadastrados, hoje são 3.700 beneficiários. E nossa meta é aumentar ainda mais esse número”, explicou Rosival

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gledson Moreira, lembrou que esse trabalho de recadastramento, com a extinção da EBDA, cabe hoje ao município, com apoio do técnico do novo órgão BAHIATER.

Os formulários de recadastramento foram entregues às lideranças, para que promovam a atualização dos dados dos beneficiários e, em seguida, sejam entregues à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que juntamente como o técnico da BAHIATER, farão o lançamento no sistema Inscrição Garantia Safra (IGS) e por fim homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), até a efetivação dos pagamentos.