Sertão Hoje

Sertão Hoje

Já podem ser realizadas as Inscrições para o Garantia-Safra em Guanambi

Quinta / 16.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Garantia-Safra faz parte do Pronaf. Em Guanambi, quase 2 mil agricultores foram homologados no Programa, que conta com subsídio do Governo Federal e da Prefeitura.

As inscrições para o programa Garantia-Safra 2018/2019 em Guanambi e podem ser feitas até o dia 21 de setembro através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi. A Secretaria, localizada ao lado do escritório da Codevasf, atenderá das 7 às 13h. Para maiores informações, os agricultores podem entrar em contato através do telefone (77) 3451-8705. Já no Sindicato está localizado na Rua Castro Alves, no Bairro Vila Nova. Neste ano, todos os agricultores terão de realizar o cadastro, que antes era feito automaticamente. É necessário a apresentação dos documentos pessoais (CPF e RG) e do imóvel rural.

O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em Guanambi, quase 2 mil agricultores foram homologados no Programa, que conta com subsídio do Governo Federal e da Prefeitura de Guanambi.  Receberão o benefício, os agricultores que aderem ao Garantia-Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor.

Guanambi segue com a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

Quinta / 16.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos devem tomar as vacinas, mesmo as que já tenham sido vacinadas. A meta é vacinar 95% do público alvo. (Foto: Ascom Guanambi)

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, iniciada no último dia 06, vai até o dia 31 de agosto. Em Guanambi a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Atenção Básica. Segundo a Secretaria, “o objetivo é ampliar as coberturas vacinais contra as doenças, evitando a reintrodução do vírus selvagem da pólio, bem como a circulação do vírus do Sarampo”. Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade devem tomar as vacinas, mesmo as que já tenham sido vacinadas. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público alvo, o que corresponde a 4.372 crianças em Guanambi.

As vacinas estão disponíveis em todas as salas de imunização das unidades de saúde do município e distritos. As doses também serão oferecidas na zona rural, conforme cronograma que será divulgado na próxima semana. “É importante que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos seus filhos, para o devido registro”, salienta o Secretário de Saúde, André Moitinho. Em caso de Dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, pelos telefones: (77) 99976-2054 ou 3452-0180.

Guajeru: Construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da Comunidade de Posse já está em andamento

Quinta / 16.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito, são mais de 3 mil metros de tubulação, fruto de emenda dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. (Fotos: Gil Rocha / Facebook)

O prefeito de Guajeru, Gil Rocha, postou em sua rede social o andamento da obra de construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da Comunidade de Posse, localizada na zona rural do município. Segundo o prefeito, são mais de 3 mil metros de tubulação, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, do deputado estadual Zé Raimundo e indicação do vereador Manoel de Noca.

Caetité: Começa amanhã (17) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Quinta / 16.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A população alvo dessa campanha são crianças de 01 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias. (Foto: Direcom Caetité)

Começa nesta sexta-feira (17), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Caetité, conforme a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (10). A população alvo dessa campanha são crianças de 01 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% da cobertura vacinal contra a poliomielite e sarampo. Segundo a Secretaria, a estratégia tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a pólio, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de 5 anos contra sarampo e rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. Confira abaixo os dias, horários e localidades de vacinação no Município de Caetité:
 

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado na sexta-feira (17)

Quinta / 16.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Centro, em Brumado, nesta sexta-feira (16), das 8h30 às 10h30. Serão afetados os seguintes locais: Rua Deolino Carvalho, Avenida Mestre Eufrásio, Praça Coronel Zeca Leite, Travessa Silvio Schettini, Rua Dos Estudantes, Rua Jose Costa Ribeiro.
 

Iniciaram os atendimentos na Carreta da Mamografia em Brumado

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Serão atendidas 140 mulheres por dia, o que totalizará em 15 dias de atendimento, o número de 2.100 mamografias realizadas no Município. (Foto: Ascom Brumado)

Começou, nessa segunda-feira (13), os atendimentos na Carreta da Mamografia em Brumado. Serão atendidas 140 mulheres por dia, o que totalizará em 15 dias de atendimento, o número de 2.100 mamografias realizadas no Município. Segundo a organização, a programação é igual para zona urbana e rural, de maneira que as mulheres foram separadas por unidade de saúde e a coordenadora de cada unidade acompanhará as suas pacientes para este atendimento. Em caso de detecção de câncer nessas mulheres, o estado retornará com a carreta, em que as que estiverem com este diagnóstico realizarão a punção para confirmar, se positivo, as pacientes serão direcionadas para Vitória da Conquista ou Salvador no hospital da mulher. 

União dos Municípios da Bahia completa 54 anos

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“A UPB representa a força do coletivo, da união dos prefeitos na conquista de melhorias comuns aos municípios”, reforça o presidente Eures Ribeiro. (Foto: Divulgação UPB)

A União dos Municípios da Bahia (UPB) completou 54 anos no dia 13 de agosto e através de uma nota, publicada em seu site oficial (upb.org.com.br), relembrou sua história de luta pelos interesses dos municípios baianos. Fundada em 13 de agosto de 1964, a instituição é uma associação civil sem fins lucrativos, com caráter federativo, sem vínculo partidário, tida como referência nacional na representação e defesa dos interesses dos municípios.

Com corpo técnico especializado em diversos setores da administração pública, a UPB é tida como a “Casa dos Municípios” e fonte de informações estratégicas para gestores baianos. Oferece aos municípios associados orientação jurídica especializada, assessoria na captação de recursos federais e estaduais, projetos de engenharia e arquitetura urbanística e diversos benefícios para as gestões municipais. “Nos orgulhamos imensamente das conquistas de nossa entidade, até porque a UPB representa a força do coletivo, da união dos prefeitos na conquista de melhorias comuns aos municípios. Hoje temos a honra de presidir a entidade e liderar a luta por mais recursos, menos burocracia e justiça para com municípios baianos”, reforça o presidente Eures Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado na quinta-feira (16)

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no bairro São Félix, em Brumado, nesta quinta-feira (16), das 8h30 às 12h30. Serão afetados os seguintes locais: Avenida Centenário, Rua Aparecida, Rua 1 De Maio, Rua Aureliano Leite, Rua Bom Jesus, Rua Dr. Chagas Diniz, Rua da Abolição, Rua D Pedro Ii, Rua Honório José de Oliveira, Rua Getúlio Vargas, Rua Francisco Xavier Gama, Rua Isaias Alves, Rua João Correia e Silva, Rua Itapetininga, Rua Major Jovino Brito, Rua Theodolinda Revenster, Rua Padre Jose Dias, Travessa São Bartolomeu.
 

Prefeito de Caetité participa de reunião com Temer e investidores chineses

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“A reunião foi ótima. Os projetos representam o claro desenvolvimento socioeconômico da nossa região, sobretudo de Caetité”, destacou o Prefeito. (Foto: Direcom Caetité)

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, participou na tarde dessa segunda-feira (13) de uma reunião com o presidente Michel Temer e investidores chineses para discutir projetos de infraestrutura. Na oportunidade, os chineses apresentaram ao governo brasileiro propostas de investimento no país, em especial projetos a serem desenvolvidos na Bahia, como a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, em Ilhéus. Participaram da reunião o presidente mundial, Erik Gaustad, e o presidente nacional, Eduardo Leidsham, da Bahia Mineração (Bamin), o empresário João Cavalcanti, além de funcionários do Ministério de Minas e Energia.

O prefeito Aldo Gondim destaca que desde o início de sua gestão vem, juntamente com dirigentes da Bamin, movendo esforços junto às instancias estadual e federal, no sentido de viabilizar o projeto, que será importante fonte de geração de emprego. A expectativa é que durante a fase de operação, cerca de 1.800 pessoas sejam empregadas diretamente e, na fase de implantação, pode chegar a 4.500. “A reunião foi ótima. Os projetos apresentados representam o claro desenvolvimento socioeconômico da nossa região, sobretudo de Caetité. Com essa reunião nós esperamos que os chineses e o Governo Federal acelerem a execução do projeto da Bamin, que irá gerar milhares de empregos”, destacou o Prefeito. Ainda durante o encontro, o empresário João Cavalcante anunciou a descoberta de uma nova província mineral aqui na região.

Presidente da Câmara de Ituaçu repudia matéria sobre possível inelegibilidade por enquadramento na Lei da Ficha Limpa

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Marcinho destacou ter conseguido provar que as contas de 2013 foram rejeitadas por um erro técnico da contabilidade, tendo a sua candidatura deferida em 2016 (Foto: Arquivo/SH).

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu, Márcio Aparecido Araújo Rocha (Marcinho de Noé) manteve contato com a redação do Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje para esclarecer matérias que teriam sido veiculadas em sites da região informando que ele estaria inelegível por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Marcinho destacou que teve suas contas rejeitadas em 2013, quando exercia a Presidência do Legislativo Municipal, mas que não houve ato de improbidade administrativa, tanto que conseguiu se candidatar e se reeleger vereador nas eleições 2016. “Existia uma especulação muito grande sobre minha candidatura em 2016, mas graças a Deus conseguimos provar que não houve ato de improbidade administrativa, mas sim um erro técnico da contabilidade e a nossa candidatura foi deferida pela Justiça Eleitoral. Mais uma vez eu tive a confiança dos eleitores de Ituaçu e fui eleito como o vereador mais bem votado do município, com 851 votos”, destacou Marcinho. Vale destacar que a simples inclusão do nome na lista apresentada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) torne o candidato inelegível, o que impediria a pessoa de concorrer a um cargo eletivo. “De toda forma, não sou candidato a nada em 2018 e acredito que a veiculação desse tipo de matéria está se dando unicamente por questões políticas, tentando prejudicar a minha imagem, mas graças a Deus a confiança dos meus eleitores não tem me faltado e isso é o que importa”, disparou Marcinho.

Brumado sedia capacitação do Programa Primeira Infância no SUAS

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A capacitação se configura como instrumento para o aprimoramento das ações, haja vista possibilitar qualificação dos supervisores na execução do programa. (Fotos: Ascom Brumado)

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), sediou a capacitação para os supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS - Programa Criança Feliz entre o dia 06 a 10 de agosto. A abertura ocorreu na Sala de Treinamento da Prefeitura, já os demais encontros foram realizados na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contemplaram também diversas visitas às famílias com perfil para serem inseridas no programa. A capacitação foi promovida pelo Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Assistência Social, aqui representada pela Coordenadora Estadual Neila Soledade, as técnicas Virgínia Nunes e Lucília Lafite, bem como, do Sr. César Miranda, consultor da Unesco e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e, como colaboradora, Jackline Laranjeira.

A secretária Maria Nicéia informou que “a capacitação se configura como importante instrumento para o aprimoramento das ações, haja vista possibilitar qualificação dos supervisores/visitadores na execução do programa nos municípios, o qual tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância considerando sua família e seu contexto de vida, tendo como público crianças de 0 a 03 anos e gestantes beneficiárias do Bolsa Família  e crianças de 0 a 06 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada)”.

Estiveram presentes no encontro, representantes de Abaíra, Brumado, Caculé, Camaçari, Dom Basílio, Ibiassucê, Ibicora, Ibiquera, Igaporã, Itambé, Itarantim, Itororó, Jacaraci, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mascote, Mirante, Potiraguá, Riacho de Santana, Salvador, Santa Luzia, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremendal e Vitória da Conquista.

Vice-prefeita de Caetité apresenta demandas na SETRE

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Tratamos sobre projetos, aquisição de materiais, participação nos editais, realização do Fórum Municipal de Esportes, e implantação de cursos de qualificação”, destacou Dra. Kelly Fraga.

A vice-prefeita de Caetité, Dra. Kelly Fraga, esteve nessa terça-feira (14), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Estado da Bahia, acompanhada do Procurador do Município, Dr. Élcio Dourado, em reunião com o secretário da pasta, Vicente Neto, para apresentar diversas demandas do município. “Tratamos sobre o desenvolvimento de projetos na área do esporte, aquisição de materiais, participação nos editais do Estado, realização do Fórum Municipal de Esportes, e implantação de cursos de qualificação profissional em Caetité”, destacou a vice-prefeita Dra. Kelly Fraga.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na quinta-feira (16)

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural do distrito de Mutans, em Guanambi, nesta quinta-feira (16), das 9h às 10h30, na Fazenda Caraibinha, Fazenda Lapinha e Fazenda Ventura.
 

Prefeitura acerta últimos detalhes para o início do 5º Campeonato de Futebol Society de Guajeru

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Investir em esportes, é investir também na qualidade de vida de nosso povo. Conto com a presença de todos para prestigiar os nossos atletas", destaca Gil Rocha. (Foto: Ascom Guajeru)

O prefeito de Guajeru, Gil Rocha Rocha, anunciou através de suas redes sociais a programação do 5º Campeonato de Futebol Society de Guajeru. Os últimos detalhes foram definidos em uma reunião, na manhã desta terça-feira (14), com a primeira-dama Marta Lima Rocha e a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer Maria Eliete Castro Neri. De acordo com a publicação, a abertura acontecerá no dia 01 de setembro de 2018, com a participação de 30 times, reunindo mais de 450 Atletas nas categorias Master, Principal, Sub 18 e Feminino, cada time receberá gratuitamente os uniformes para participarem do campeonato que acontecerá na Praça de Esportes Luiz Cabral, a 5ª Edição tem o apoio da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB). "Investir em esportes, é investir também na qualidade de vida de nosso povo, o evento é um importante incentivo aos participantes, aquece a economia com o comércio local e os ambulantes que durante os três meses de campeonato arrecadam com suas barracas no entorno da Praça de Esportes Luiz Cabral, que agora está toda pavimentada, fruto da emenda do Deputado Federal Waldenor Pereira e do Deputado Estadual Zé Raimundo. Conto com a presença de todos para prestigiar os nossos atletas que abrilhantarão os finais de semana até o mês dezembro", destaca o Prefeito Gil Rocha.

Caetité realiza com sucesso a 4ª Semana do Bebê

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Os cuidados com o bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral”, enfatiza a Secretária Cynthia Lopes. (Fotos: Direcom Caetité)

O município de Caetité, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, realizaram entre os dias 06 e 10 de agosto a 4ª Semana do Bebê. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Na última sexta-feira (10) foi realizado o encerramento dessa importante ação no Cine teatro da Casa Anísio Teixeira, com a participação de gestantes e cuidadores, que acompanharam a apresentação em libras da Unidade de Educação Infantil Daisy França Barreira de Alencar e uma palestra sobre os benefícios do Bolsa Família na gestação com o gestor municipal do Programa, Paulo Cézar.

Durante a semana foram realizadas diversas atividades em unidades de saúde e de ensino da sede e zona rural. Dentre as ações estão palestras educativas sobre amamentação, cuidados com o bebê, higiene pessoal das crianças, primeiros socorros e vacinação infantil, oficina de Shantala, teatro, dentre outras atividades. “Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por esse motivo, o município tem desenvolvido políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizando as famílias e a comunidade e assegurando mais qualidade de vida aos meninos e meninas”, enfatizou a Secretária de Saúde do município Cynthia Lopes. Para a articuladora do Selo Unicef em Caetité, Ana Rebouças, a Semana do Bebê fortalece as políticas públicas no município. “Para a conquista do Selo Unicef é preciso indicadores que apontam uma perspectiva de cuidado e melhoria social, através de políticas fortes e inclusivas, e a Semana do Bebê é uma ação importante no tocante a primeira infância”, explicou Ana Rebouças.