
O município de Correntina passou a integrar a iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030), liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR). A adesão foi formalizada com a emissão de um certificado que registra o compromisso do município com a redução de riscos de desastres e o fortalecimento da resiliência urbana.
A iniciativa tem como objetivo apoiar governos locais na identificação e avaliação de riscos, no planejamento de estratégias de prevenção e na implementação de medidas voltadas à preparação e à resposta a desastres. O programa também busca estimular a construção de cidades mais seguras, inclusivas, resilientes e sustentáveis até 2030.
Com a adesão ao MCR2030, Correntina passa a ter acesso a ferramentas de diagnóstico e monitoramento, orientações técnicas e oportunidades de intercâmbio de experiências com outras cidades participantes. Os recursos podem contribuir para o aprimoramento das ações de gestão de riscos desenvolvidas no município.
De acordo com a diretora da Defesa Civil de Correntina, Raiane Castro, o trabalho envolve a atuação integrada de diferentes órgãos e setores da administração pública. Segundo ela, o processo inclui a identificação dos riscos, o monitoramento das áreas vulneráveis, o planejamento e a execução de medidas preventivas e de resposta.
Entre as principais situações acompanhadas pela Defesa Civil no município estão os alagamentos durante o período chuvoso e os incêndios florestais no período seco. O monitoramento desses eventos permite identificar áreas e situações de maior risco e subsidiar a adoção de medidas para reduzir possíveis impactos sobre a população.
A Defesa Civil também atua na articulação entre os diferentes setores da administração municipal e órgãos de apoio, que podem ser mobilizados de acordo com as características de cada ocorrência. Nesse modelo, a Defesa Civil coordena o planejamento e a integração das equipes envolvidas nas ações de prevenção e resposta.
O município dispõe ainda de sistemas de monitoramento utilizados para acompanhar situações de risco e apoiar a tomada de decisões. A integração entre os órgãos busca ampliar a capacidade de resposta e melhorar a comunicação com a população diante da necessidade de adoção de medidas preventivas.
O MCR2030 (Making Cities Resilient 2030) reúne governos locais interessados em fortalecer a gestão de riscos e desenvolver políticas voltadas à prevenção de desastres e à adaptação das cidades. A iniciativa promove também a cooperação entre governos, especialistas e instituições, com compartilhamento de conhecimentos, ferramentas e experiências. Fonte: Pref. de Correntina