Sertão Hoje

Sertão Hoje

Minuto da saúde: os perigos da automedicação contra a dengue

Terça / 23.04.2024

Por Brasil 61

Em caso de suspeita de dengue, procure o quanto antes uma unidade de saúde e se mantenha sempre hidratado. (Foto: Divulgação)

Não existe medicamento para a dengue, apenas remédios que amenizam os sintomas e o desconforto causado pela doença. Portanto, quando surgirem os primeiros sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde e os cuidados médicos. A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, alerta sobre o que os pacientes não devem fazer em caso de suspeita de dengue.

“Tome nenhum remédio. Cuidado com as soluções milagrosas e com as fake news sobre produtos indicados contra a doença. Os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico aumentam a possibilidade de sangramento — que é um dos riscos da dengue. Os infectados também devem evitar os anti-inflamatórios. Para a febre, o paciente pode tomar antitérmicos, mas deve olhar antes se eles não têm esses componentes”.

A dengue é autolimitada, ou seja, que tem um tempo de manifestação. Mas a doença pode se agravar de forma rápida, caso não tenha a assistência correta. Por isso, em caso de suspeita, procure o quanto antes uma unidade de saúde e se mantenha sempre hidratado.

Conheça os sintomas da dengue

Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas da dengue. São sinais de alerta: febre alta e/ou persistente, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas (exantema), dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia e/ou dor forte na barriga, pressão baixa, náusea e vômitos frequentes, agitação ou sonolência, sangramento espontâneo, diminuição da urina, extremidades frias. Não se esqueça: são apenas 10 minutos por semana para proteger sua família e vizinhos da dengue.

Para mais informações sobre a dengue e sobre as formas de prevenção, acesse: www.gov.br/mosquito. Fonte: Brasil 61.

UNEB realiza terceira edição da Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Terça / 23.04.2024

Por Ascom Uneb

O evento será realizado no dia 15 de maio, às 08h, de forma gratuita no Campus XX da instituição. (Foto: Redação Sertão Hoje)

A UNEB e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vão promover a 3ª Feira de Trabalho, Emprego e Renda da Universidade, no dia 15 de maio, às 8h, no Campus XX da instituição, em Brumado. Esta edição da feira vai abordar o tema “Trabalho, Emprego, Renda e o Desenvolvimento do Sertão Produtivo”. A iniciativa visa fortalecer a conexão entre a universidade e as empresas, contribuindo para a formação e preparação profissional dos participantes, visando o mercado de trabalho.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar devem realizar inscrição no site www.sge.uneb.br. Durante a feira, serão realizadas oficinas de carreira, palestras focadas em orientação profissional, orientações para o aprimoramento dos estudos, além de fornecimento de informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e os processos seletivos.

Além da UNEB, por meio da Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), o evento é realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Governo da Bahia nomeia 657 educadores e amplia avanços na aprendizagem da rede estadual

Terça / 23.04.2024

Por Secom GovBA

Todos os nomeados foram aprovados no concurso público regido pelo edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022. (Foto: Divulgação)

Escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia vão ganhar um grande reforço. Durante ato solene no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a nomeação, na tarde desta segunda-feira (22), de 549 professores e 108 coordenadores pedagógicos, dos quais, duas coordenadoras são indígenas. Todos os nomeados foram aprovados no concurso público regido pelo edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022.

De etnia Pankararé, da aldeia do município de Glória, Leidizu Rodrigues, não escondeu a emoção ao ser recebida pelo governador. “É um momento incrível, muito importante, muito emocionante. Nós estamos aqui representando toda a classe de professores indígenas da Bahia, que tanto lutou por essa carreira. Estamos aqui tentando fazer história e mostrar que a educação escolar indígena tem potencial, é diferenciada”.

O governador pontuou que a nomeação reafirma o compromisso do Governo do Estado, em valorizar o magistério e garantir uma educação pública de qualidade. “Constantemente estamos entregando escolas, obras físicas e ofertado ensino em tempo integral. Sabemos a importância de ter uma estrutura física, mas se não tiver o sujeito estratégico, como os professores, não fazemos a diferença. Então hoje aqui, estamos entregando quase 700 profissionais, inclusive da educação indígena. Um momento como este só fortalece a nossa responsabilidade com a educação pública de qualidade no nosso estado”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.

Amanda Fraga dos Santos vai ocupar uma vaga em Salvador e estava ansiosa para compor o quadro de profissionais da rede estadual. “Me preparei muito para esse concurso. Um professor nunca para de estudar, estamos sempre nos atualizando. Foi a terceira vez que fiz a seleção e consegui. Vou ensinar matemática e estou muito animada para começar”, contou.

A lista dos 657 educadores será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) e poderá ser consultada também no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou no Portal RH Bahia (rhbahia.ba.gov.br). Os profissionais estarão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes. Embora tenham sido ofertadas 2.113 vagas, o governo do Estado já convocou 2.326 professores e coordenadores pedagógicos.

Após a nomeação, os candidatos nomeados para o Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 / Salvador deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes NTEs. Eles deverão estar munidos da documentação pessoal com foto em até 30 dias, contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial.

Todos os nomeados foram aprovados no concurso público regido pelo edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022. (Foto: Divulgação)

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Terça / 23.04.2024

Por Ascom Sesab

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. (Foto: Divulgação / Ascom Sesab)

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa.

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença.

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1). Os dois últimos óbitos foram registrados em residentes de Coaraci e Luís Eduardo Magalhães.

Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

Edital da licitação da água da Gruta será lançado no prazo de 15 dias; EMBASA pode assumir abastecimento de Tranqueiras, a pedido do Vereador Almir Pessoa

Terça / 23.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

A principal pauta foi o abastecimento de água da Gruta, que tem forte vocação turística. EMBASA garantiu que o edital da licitação será publicado no prazo de 15 dias.

Na última sexta-feira, dia 19, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ituaçu, Almir Pessoa, o Prefeito Phellipe Brito e o Deputado Estadual Marquinho Viana participaram de uma reunião com o Presidente da EMBASA, Leonardo Góes para debater assuntos relacionados ao abastecimento de água no município de Ituaçu. A principal pauta da reunião foi o sistema de abastecimento de água do povoado da Gruta da Mangabeira, que tem forte vocação turística, atrai mais de 100 mil pessoas por ano, mas não dispõe de água tratada. A realização dessa obra já havia sido autorizada pelo governador, a pedido do Prefeito Phellipe Brito, do Deputado Marquinho Viana, do Vereador Almir Pessoa e, na reunião desta sexta, o Presidente da EMBASA garantiu que o edital da licitação será publicado no prazo de 15 dias. Leonardo Góes garantiu ainda que, finalizada a licitação, a obra será iniciada imediatamente, com a maior brevidade possível.

O Presidente da Câmara Municipal de Ituaçu, Vereador Almir Pessoa, aproveitou a reunião para questionar se a EMBASA teria interesse de assumir a gestão do sistema de abastecimento de água do Distrito de Tranqueiras e do povoado do Marçal, enfatizando que já existe uma barragem, a tubulação e as caixas para instalação dos registros e só seriam necessários alguns reparos para colocar em funcionamento. O Presidente da EMBASA demonstrou interesse e um técnico da empresa será enviado ao município para analisar a viabilidade de assumir esse sistema de abastecimento. “Se der tudo certo, a população de Tranqueiras e do Marçal vão passar a ter acesso a uma água tratada e de qualidade e será um grande avanço para toda a comunidade”, destacou o Vereador Almir Pessoa.

Escritor de Brumado lançará obra na Bienal do Livro da Bahia

Terça / 23.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

O professor e escritor Paulo Esdras lançará seu novo livro: "De Versos Sentidos", no Centro de Convenções de Salvador, no Estande Palma, às 09h30. (Foto: Divulgação)

A Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador entre 26 de abril e 01 de maio, faz da capital baiana um ponto de (re) encontro da Bahia com o Brasil e com o mundo. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades. A última edição do evento em 2022 contou com 90 mil visitantes. No próximo domingo (28), o professor e escritor brumadense, Paulo Esdras, lançará seu novo livro: "De Versos Sentidos", no Centro de Convenções de Salvador, no Estande Palma, às 09h30.

"Muito feliz por lançar meu livro de poemas concretos multileituras na Bienal da Bahia. De Versos Sentidos é a realização de um sonho antigo de publicar poemas que tragam uma certa curiosidade nos leitores", afirmou Esdras, escritor soteropolitano, radicado em Brumado e membro da ALAB - Academia de Letras e Artes de Brumado.

O livro "De Versos Sentidos" - que é um dos concorrentes do Prêmio Oceanos de Literatura em língua portuguesa - revela poemas com diversos sentidos de leituras possíveis, como num enigma visual em que o leitor pode descobrir novos poemas surgindo na vertical e outras direções, ou surpreedentes labirintos de palavras com aspecto visual inovador. Segundo o professor especialista em Literatura e prefaciador do livro, Vald Ribeiro: "A obra De Versos Sentidos reaviva e abrilhanta a poesia de essência concreta brasileira com novos talhes e se insere como nova preciosidade no cabedal da poética de nosso país ".

Site do evento: www.bienaldolivrobahia.com.br.

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Segunda / 22.04.2024

Por Agência Brasil

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. (Foto: Divulgação / Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA)

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe. Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

SEC prorroga matrícula do Programa Universidade para Todos até 26 de abril

Segunda / 22.04.2024

Por Ascom SEC

Foram disponibilizadas 19.426 vagas em 215 municípios baianos dos 27 Territórios de Identidade, com oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. (Foto: Amanda Chung/SECBA)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou, até o dia 26 de abril, a matrícula para o Programa Universidade para Todos (UPT). Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva farão a matrícula na modalidade presencial e/ou virtual, conforme as especificidades das universidades parceiras: UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFOB e UFSB. A iniciativa visa o fortalecimento da aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e dos egressos do Ensino Médio nos processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas começam no dia 6 de maio.

Foram disponibilizadas, este ano, 19.426 vagas em 215 municípios baianos dos 27 Territórios de Identidade, com oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia e original de Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência. Além disso, ele terá que preencher uma declaração de próprio punho informando que não cursa e nem possui diploma de nível superior.

O não comparecimento do candidato selecionado à matrícula implica na desistência automática da vaga. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos que estiverem na condição de reserva, respeitando a ordem de classificação. Mais informações podem ser obtidas através da Coordenação do UPT/SEC, pelo telefone 0800 285 8000 ou pelo e-mail [email protected].

A novidade deste ano será a semana integradora, que acontece de 29 de abril a 3 de maio, com informações sobre o programa, o ENEM, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e as políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.

A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, falou sobre as atividades previstas. “As ações pedagógicas UPT acontecerão com aulas de segunda a sexta-feira, abordando os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), que são ofertadas e desenvolvidas pelas universidades públicas parceiras. Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, como aulões, simulados, orientação profissional, giro das profissões e oficinas, com participação dos monitores e a interação dos estudantes”.

Piso da enfermagem: Bahia enfrenta dificuldades para regularizar pagamento dos salários da categoria

Segunda / 22.04.2024

Por Brasil 61

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, (SEEB), Alessandra Gadelha, diz que pretende levar as reclamações ao Ministério do Trabalho. (Foto: Reprodução / Tânia Rego)

Os profissionais da área da saúde da Bahia não desistem de lutar pelo direito de receber os valores estabelecidos na Lei nº 14.434/2022, que garante o pagamento do piso da enfermagem. Após diversas manifestações, os trabalhadores agora tentam por meio de ações judiciais, uma outra forma de serem ouvidos. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, (SEEB), Alessandra Gadelha, diz que pretende levar as reclamações ao Ministério do Trabalho. 

“Nós catalogamos todas as denúncias que chegaram nos nossos canais, inclusive daquelas vindas através do Ministério Público do Trabalho (MPT). Fizemos uma planilha com todos os dados, como: fato denunciado, empresa e município. Estamos em contato com o MPT para filtrar os dados e definir as condutas”, repassa. 

Na opinião da presidente do Sindicato, Alessandra Gadelha, é necessário tentar o que for possível para cobrar algo que já está definido e garantido por lei. “O piso está aí, está na lei. Então, o patrão, o empresário dono de uma clínica, de um hospital, de um laboratório que queira remunerar os seus trabalhadores de acordo com a lei 14.434, nada o impede de fazê-lo", ressalta.

O coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Jefferson Caproni, lamenta ter tanto na rede pública quanto na privada a falta de comprometimento dos gestores e das instituições que ainda não fazem o repasse.

“Enfermeiros, técnicos, auxiliares, muitos não estão recebendo e denunciam. Isso está gerando um cenário de injustiça, de insatisfação, pois os profissionais da saúde estão sim sendo desvalorizados, com supostas fraudes na mudança de nomenclatura, na flexibilização de jornada de trabalho, reduzindo a sua carga horária para reduzir o salário — e as notícias de falta de pagamento do piso não são em regiões distantes”, reclama. 

Neste mês de abril, os recursos complementares para o pagamento do piso de enfermagem referentes ao mês de março foram disponibilizados para consulta. O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 3.416 referentes ao repasse da assistência financeira. Essa medida está em conformidade com as diretrizes do Título IX-A da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017. Fonte: Brasil 61.

Brumado: SESOC divulga resultado dos aprovados no PAEES

Segunda / 22.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a SESOC, dos 12 estudantes inscritos para o programa apenas três atenderam aos requisitos exigidos. (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, divulgou o resultado das inscrições no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). De acordo com a SESOC, dos 12 estudantes inscritos para o programa apenas três atenderam aos requisitos exigidos. Conforme informações do Edital, para a confirmar a participação no PAEES os estudantes aprovados deverão apresentar na sede da SESOC uma foto 3x4 e um comprovante de conta bancária do Banco do Brasil no dia 26/04, sexta-feira, no horário de 15:30h às 15:50h.

Confira a relação dos estudantes aprovados: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://brumado.ba.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/INFORME_n_2_RESULTADOS_2024.pdf&hl=en

Governador Jerônimo Rodrigues entrega obras de infraestrutura e educação em Jacaraci

Segunda / 22.04.2024

Por Secom GovBA

As obras contaram com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões do governo estadual, impactando na vida de estudantes 875 de Jacaraci (Fotos: Feijão Almeida/GOVBA)

Caminhões de carga de animais e alimentos da agroindústria da região sudoeste da Bahia, onde está localizada a cidade de Jacaraci, contam a partir deste domingo (21) com uma estrada nova, com quase 20 quilômetros de pavimentação do entroncamento da BA-263, no município, até o distrito de Irundiara. Realizada durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade, a entrega do Governo do Estado se soma a outros investimentos em educação, infraestrutura e abastecimento de água.

A pavimentação, que vai beneficiar aproximadamente 63 mil habitantes é a primeira etapa de uma obra ainda maior, que teve mais de R$ 80 milhões destinados pela gestão estadual, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), para asfaltamento de 60 quilômetros de estrada. A segunda etapa do projeto vai contemplar também os acessos pelo entroncamento da BA-148 e da BA-623 até Condeúba.

Já os jovens estudantes da rede pública de diferentes distritos de Jacaraci foram beneficiados pela política estadual para a educação do campo que orientou a entrega de três anexos de colégios estaduais e municipais em distritos e povoados da cidade baiana. O governador Jerônimo Rodrigues esteve no distrito de Irundiara, a 18 quilômetros da sede de Jacaraci, para a inauguração de um deles: o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu.

As obras, realizadas em parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Prefeitura, contaram com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões do governo estadual, impactando na vida de estudantes 875 de Jacaraci. Só no Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, no distrito de Irundiara, foram investidos R$ 1,3 milhões para a construção de salas de aula, salas administrativas e para professores. Além de um refeitório, cozinha e lavanderia.

Em outro anexo da mesma escola, no povoado de São José, 111 estudantes terão acesso a salas de aula novas, sala de vídeo e refeitório. O aporte do Estado também foi destinado à rede municipal, apoiando a infraestrutura das escolas geridas pela Prefeitura. No povoado de Itumirim, a 60 quilômetros da sede, R$ 2,4 milhões foram destinados à obra da Escola Municipal Antônia Guimarães, para atender mais 170 estudantes. A unidade escolar teve apoio do Estado na construção de salas de aula, de professores, dos setores administrativos, da quadra poliesportiva coberta e da cozinha.

Como incentivo à prática esportiva e às atividades de lazer, o Governo da Bahia ainda entregou a ampliação do anexo da Escola Clemente Dantas Brito, no povoado de Vila Paiol, onde 120 alunos vão poder começar a realizar atividades na quadra poliesportiva coberta. Um campo de futebol society também foi entregue para o Colégio Municipal Anísio Teixeira, na sede do município. No campo foram instalados alambrado, grama sintética, traves e refletores.

Mil famílias da localidade de Centrão também vão usufruir do novo Sistema Integrado do Abastecimento de Água entregue neste domingo (21), após construção de mais de 15 mil milímetros de adutora. O trabalho foi executado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio de convênio com a Prefeitura.

A disponibilidade de água para a zona rural de Jacaraci também se deu por meio da entrega de 221 cisternas, de 16 mil litros cada, nas comunidades de Semidouro e de Itumirim, que ficam a 36 e 60 quilômetros da sede, respectivamente. A construção dos reservatórios contou com R$ 1,3 milhão do governo estadual e vai beneficiar agricultores familiares e camponeses do município com segurança hídrica.

Ainda para a infraestrutura de Jacaraci, Jerônimo autorizou a publicar edital de licitação para pavimentação com tratamento superficial do entroncamento da BA-263, conectando Irundiara ao distrito de Vila Paiol por mais 17 quilômetros de rodovia. Serão R$ 15,6 milhões aportados na obra.

As obras contaram com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões do governo estadual, impactando na vida de estudantes 875 de Jacaraci (Fotos: Feijão Almeida/GOVBA)

Oliveira dos Brejinhos recebe inauguração do sistema de videomonitoramento “Cidade Segura”

Segunda / 22.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

O sistema será operado pela 4ª CIPM em parceria com a prefeitura municipal. (Foto: Instagram / @4cipm_macaubas)

Na última sexta-feira (19), a cidade de Oliveira dos Brejinhos se tornou a segunda da Bacia do Paramirim a contar com um sistema de videomonitoramento, o "Cidade Segura". O sistema será operado pela 4ª CIPM em parceria com a prefeitura municipal e é composto por câmeras de alta resolução estrategicamente posicionadas em pontos da cidade, permitindo o monitoramento constante em tempo real.

Através do monitoramento constante, as autoridades visam prevenir crimes e garantir a segurança da população. De acordo com a PM, a implantação da “Cidade Segura" é mais um marco na região, sendo a primeira a ser implantada na cidade de Boquira, “Olhar Seguro”. A integração com a utilização de tecnologias inovadoras em prol da segurança da sociedade, demonstram o verdadeiro compromisso com a segurança pública.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Comandante da 4ª CIPM, Capitão PM Máximo, do Comandante do pelotão, Tenente PM Gotado, do prefeito municipal, Silvando Brito e o presidente da Câmara de Vereadores, Daldete.

Parceria entre Estado e NACPC amplia acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista

Sexta / 19.04.2024

Por Secom GovBA

Atualmente, 515 pessoas com algum tipo de deficiência física e intelectual são atendidas no local. (Foto: Divulgação)

Camila Brito é moradora do bairro Sussuarana e segue com o filho Saulo Gabriel, que tem transtorno do espectro autista, para acompanhamento no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciac), em Ondina. Essa consulta especializada agora será prestada pelo Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – administrado pelo Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), inaugurado nesta sexta-feira (19), na sede do Ciac.

De acordo com ela, é muito gratificante ter este local acolhedor: “é uma maravilha ter um lugar para ele fazer acompanhamento. Ele precisa de acompanhamento com psicólogo. Aqui é muito bom. É maravilhoso. Abriu uma nova porta para a gente. Um novo olhar para os autistas”.

Já Selma Sampaio é mãe de Larissa, que tem paralisia cerebral. A paciente tem 34 anos e é acompanhada no local desde 2005: “desde quando eu entrei aqui com ela, ela tem desenvolvido muito, muito bem, eu fico grata, porque aqui é muito difícil a gente achar um espaço que acolhe nossos filhos. Graças a Deus, tem esse espaço e está sendo maravilhoso”.

Atualmente, 515 pessoas com algum tipo de deficiência física e intelectual são atendidas no local. Com a ampliação da estrutura, é esperado que, até junho, esta quantidade chegue para 715.

A readequação é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Presente à abertura oficial do serviço, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso, fala do sentimento em fazer parte deste momento.

“Há 23 anos é realizado um trabalho importante de acolhimento, com o desenvolvimento humano das nossas crianças com paralisia cerebral, crianças, adolescentes, jovens, mas, também, com outras deficiências e o autismo. Esse momento é de festejo, de alegria, de garantia de direitos a partir de uma política pública. Também traz a transversalidade de outras políticas a partir do trabalho que a gente precisa fortalecer dessa entidade que é o NAPC”, destacou a primeira-dama.

O fundador e presidente do NACPC, Pedro Guimarães, destaca a importância do convênio com o Estado para ampliar o número de pessoas beneficiadas: “a parceria viabilizou isso em conjunto com as ações que já existem na Seades e no Ciac. Todos esses projetos serão integrados ao projeto com as crianças com autismo, que é uma demanda social muito grande hoje. Traremos a técnica da reabilitação, da questão sensorial das crianças e também o atendimento às famílias”.

A concessão do espaço é pelo prazo de 10 anos. Como contrapartida à cessão do prédio, o núcleo ficou responsável pela estruturação. Além disso, para um resultado mais efetivo das ações, as atividades do Ciac foram mantidas, proporcionando uma maior integração com a comunidade e promovendo a inclusão entre as famílias.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, lembrou que, no último dia 6 de abril, o governador Jerônimo Rodrigues assinou diversos atos em prol das pessoas com TEA: “isso representa o compromisso do nosso governo em buscar, cada vez mais, a parceria com as organizações, ampliando os espaços. Temos aqui um equipamento completamente reformado, nas adequações técnicas específicas para ajudar esse atendimento, esse acolhimento no meio da comunidade, expandindo em 200 vagas. Sem dúvida, as mães, que são o público maior direcionado deste cuidado e desta proteção, celebram conosco. Reafirmamos, então, o nosso compromisso de seguir construindo a eficiência”.

O espaço inaugurado nesta sexta conta com laboratórios sensoriais, quadra, piscina, área verde, parque, banheiros, sala de atividades e outros ambientes para oferecer a sensação de integração e autonomia às pessoas com o transtorno. Serão desenvolvidas terapias físicas e ocupacionais, apoio educacional personalizado, orientação familiar e encaminhamento para outras formas de suporte comunitário.

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente com TEA é um centro especializado em reabilitação. O atendimento é inteiramente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com financiamento das três esferas governamentais: Município, Estado e União.

Para ser acompanhado no local, é preciso ser encaminhado por alguma unidade médica. Neste momento, mais de 1.100 pessoas fazem parte da lista única de cadastrados com TEA.

Atualmente, 515 pessoas com algum tipo de deficiência física e intelectual são atendidas no local. (Foto: Divulgação)

Navio da Saúde: estudantes de medicina da UniFG retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

Sexta / 19.04.2024

Por Ascom UniFG

6ª edição da Missão Amazônia, promovida pela Inspirali, leva qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporciona experiência humanitária para futuros médicos (Foto: Divulgação / Inspira

Em uma jornada de 10 dias pelas margens do Rio Tapajós, alunos e professores do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, voltam a levar atendimento de saúde às comunidades de Santarém, com expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas, potencializando a atuação do SUS – Sistema Único de Saúde na região.

A 6ª edição da Missão Amazônia, ibniciativa promovida pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, iniciou no dia 18 de abril e contará com 31 alunos de sete escolas, que embarcam junto à equipe de especialistas no Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).

A Missão consiste em levar consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Haverá, ainda, atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.

A novidade para este ano na Missão é o início de um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento tem como objetivo analisar a situação de saúde e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, dentro da política do SUS, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

“Temos dois objetivos muito importantes com as Missões: levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada e levar estudantes para esta experiência de atuarem, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. É um aprendizado que levarão para o resto da vida e proporcionará uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”, destaca Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali.

A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali em que participam estudantes a partir do quarto ano de graduação e que já possuem histórico em ações voluntárias. Além dos alunos da UniFG, esta edição também contará com a participação de alunos das universidades AGES Irecê e Jacobina (BA), FASEH (MG), Universidade Anhembi Morumbi - Piracicaba e São José dos Campos (SP) e UNISUL Tubarão (SC).

Os estudantes são selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso e do projeto envolvendo análise de conduta às situações problemas e entrevista. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de três capacitações internas.

Nas últimas cinco edições, a Missão Amazônia já reuniu mais de 180 estudantes de Medicina orientados por 24 professores e já foram realizados mais de 8 mil atendimentos percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém. A Inspirali também organizou recentemente sua primeira Missão internacional, em Benin, quinto país mais pobre do continente africano. Lá, foram atendidas cerca de 3 mil pessoas em 10 diferentes vilarejos.

“Estou muito feliz em participar dessa missão. Em apenas um dia já consegui me conectar com pessoas, com lugares e principalmente com a nossa casa por esses dias, o Abaré. Dizem que entramos no barco uma pessoa e saímos outra completamente diferente, já consigo sentir a energia de transformação e o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas das comunidades ribeirinhas. A emoção transborda, me sinto pronta e preparada para fazer a diferença na vida de pessoas”, declara a aluna da UniFG, Giovana Viana.

Macaúbas: dois indivíduos são apreendidos por furto de caixa de som na rua Visconde do Rio Branco

Sexta / 19.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

Os indivíduos foram encaminhados à delegacia de Macaúbas. (Foto: Instagram / @4cipm_macaubas)

Nesta quinta-feira (18), em Macaúbas, a central da 4ª CIPM foi informada sobre um furto que ocorreu na rua Visconde do Rio Branco, em um estabelecimento comercial. De acordo com a PM, a guarnição de serviço deslocou-se até o local para averiguar e colher informações sobre os suspeitos, que logo em seguida foram identificados através de gravações de vídeo do estabelecimento. Posteriormente, a guarnição começou a fazer rondas pela cidade com o intuito de localizar os dois indivíduos suspeitos do delito, sendo informada por populares que eles se encontravam próximos ao posto de gasolina. Segundo a polícia, após êxito na busca foi dada voz de prisão e feito o encaminhamento dos dois indivíduos, juntamente com a caixa de som furtada, à Delegacia de Macaúbas para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.