Sertão Hoje

Sertão Hoje

Polícias Civil e Militar prendem arrombadores e recuperam produtos de furto em Presidente Jânio Quadros

Sexta / 09.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

As equipes prenderam Sílvio Moreira da Rocha, 19 anos, e um adolescente de 16 anos. Os indivíduos admitiram o arrombamento (Foto: Divulgação).

Na manhã de ontem (08), populares informaram a investigador da Polícia Civil sobre um furto por arrombamento, acontecido na madrugada do mesmo dia, na região do Caetano, no município de Presidente Jânio Quadros. Ao receber a informação, a Polícia Civil acionou uma guarnição da Polícia Militar e saíram em diligência conjunta. Na estrada que liga os municípios de Jânio Quadros e Tremedal, as equipes localizaram Sílvio Moreira da Rocha, 19 anos, e um adolescente de 16 anos. Sílvio carregava 4 cartuchos calibre 38 e a quantia de R$ 97,00. Os indivíduos logo admitiram o arrombamento da residência na supramencionada região e confessaram a prática de outro arrombamento na zona rural, na Lagoa da Volta, também município de Presidente Jânio Quadros. Na residência de Sílvio ainda foram encontrados um simulacro de arma de fogo e uma espingarda artesanal. O indivíduo já tem passagem pela Delegacia de Polícia da cidade também por prática de arrombamento, ocorrido há cerca de 02 anos. Além do dinheiro, ainda foi recuperada pelos policiais uma motoneta furtada na referida residência. Os conduzidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Brumado e serão ouvidos pelo Delegado Plantonista Dr. Cláudio Marques, o qual adotará as providências que o caso requer.

Caetité: Campanha de multivacinação 2016 terá início no dia 19 de setembro

Sexta / 09.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da Campanha é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças menores de 5 anos, crianças de nove 9 anos e os adolescentes de 10 a menor de 15 anos.

No dia 19 de setembro, será iniciada, em Caetité, a Campanha de Multivacinação 2016. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informou que o Dia ‘D’ da campanha será no dia 24 - diferentemente dos anos anteriores, quando era realizada em agosto – e acontecerá apenas na sede. Os locais de vacinação no Dia ‘D’ serão: PSF José Silveira Rocha (Nossa Senhora da Paz); Posto de Saúde Woquiton Fernandes (saída para Maniaçu); Igreja Rosa Mística; Posto de Saúde CAR III (Rua Rui Barbosa); Igreja Assembleia de Deus (Praça da Bíblia); Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça da Barriguda); Escola Maria da Conceição Pontes (Buenos Aires); Escola Municipal Eponina Gumes (Pedro Cruz, ao lado da CERB); e Escola Municipal Prof. Manoel Ladeia (Alto do Cristo).

Então, no período de 19 a 30 de setembro, todas as crianças com menos de 5 anos, crianças de nove 9 anos e os adolescentes de 10 a menor de 15 anos de idade devem ir a um Posto de Saúde para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. A estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais. Assim as doenças imunopreveníveis podem ser controladas, eliminadas ou erradicadas. É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam verificar a situação vacinal da criança e, se necessário, atualizá-la. As equipes de saúde também estarão a postos nas unidades localizadas na zona rural.

CLIQUE AQUI E VEJA O ROTEIRO DA MULTIVACINAÇÃO

Polícia Civil prende autor de roubo a estabelecimento comercial em Brumado

Sexta / 09.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 26 anos foi preso pela prática do delito de roubo majorado (Foto: Divulgação).

Ontem, dia 08, uma equipe de investigadores da Polícia Civil efetuou a prisão de Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 26 anos, no bairro São Jorge, em Brumado. Jonilson foi preso em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva, expedido em razão da prática do delito de roubo majorado, fato ocorrido em um estabelecimento comercial, situado em Brumado, em dezembro de 2015. O individuo também já havia sido preso em flagrante pela Polícia Civil em 2013, logo após jogar drogas na carceragem da Delegacia de Brumado.

Escola Municipal Jesus Cristo realiza ‘Semana da Pátria’ em Ibitira

Sexta / 09.09.2016

Por Maria Nunes

Os alunos do ensino fundamental realizaram várias apresentações, expondo ao publico conteúdos do que foi aplicado nas salas de aula (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Com o tema ‘Bahia Terra de todos nós’, a escola Municipal Jesus Cristo, em Ibitira, distrito de Rio do Antônio, promoveu um evento cívico em homenagem à semana da Pátria, expondo ao publico conteúdos do que foi aplicado nas salas de aula do ensino fundamental. Foram realizadas apresentações de poemas, contos, fábulas, cantigas, lendas, documentários, textos informativos, dentre outros, desde o tema descobrimento do Brasil, na metodologia da língua portuguesa. Na área da matemática, foram apresentados trabalhos sobre as situações de problemas envolvendo o tema proposto, gráficos, estimativas de números de habitantes e números de cidades. A matéria de ciências teve o enredo alimentação, religiosidade e costumes. Já a matéria de historia abordou os assuntos como: abolição da escravatura no Brasil e na Bahia, história do cacau, lendas e contos. A geografia apresentou sobre a agricultura, pecuária e bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A matéria de artes apresentou capoeira e artes visuais com quadros e pinturas relacionados aos textos estudados. Educação Física também apresentou a capoeira, além das cantigas de rodas e brincadeiras infantis.

A diretora da escola, Maria Dalva Batista, e a vice Edna Messias explicaram que, ‘a cultura da Bahia é uma das mais ricas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais. O País conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas e arquitetônica, mas é berço das mais típicas manifestações culturais e populares, seja na culinária, na musica, e praticamente em todas as artes. A Bahia tem em seu expoente e suas características próprias, resultado da rica miscigenação entre o índio nativo, o português colonizador e o negro escravizado’. O evento foi realizado com o objetivo do reconhecimento da importância da Bahia para o crescimento econômico cultural do Brasil, identificar crenças e costumes do nosso povo, conhecer a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e seus afluentes, favorecer a continuidade aos costumes do povo baiano, reconhecer a agricultura e a pecuária do estado e do município e reconhecer autores baianos e suas obras, a exemplo de Jorge Amado.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

A cultura da Bahia é uma das mais ricas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Coelba alerta para colagens de propaganda política inadequadas em Brumado

Sexta / 09.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Algumas situações podem significar risco de segurança, falta de energia e problemas no faturamento em decorrência de atitudes inadequadas (Foto: Reprodução).

Desde o último dia 16 de agosto, as cidades estão vivendo intensamente o período de propaganda política. A Coelba faz um alerta neste período para algumas situações que podem significar risco de segurança, falta de energia e problemas no faturamento em decorrência de atitudes inadequadas. Segundo a empresa, é proibido colar cartazes nos postes, bem como acessar as estruturas para afixar faixas e cartazes. Além disso, cartazes com estruturas metálicas ou de madeira não podem ser instalados próximo à rede elétrica, pois, com o vento forte, pode se deslocar e provocar interrupção no fornecimento de energia e, até mesmo, acidente em função de um curto-circuito. A Coelba também chama a atenção par colagem de propaganda política nas caixas que abrigam os medidores de energia. Em muitos casos, o adesivo colado nas caixas de medição impede a realização da leitura, o que obriga a distribuidora a realizar o faturamento por média e pode acarretar em acúmulo de consumo. A fim de facilitar o acesso do leiturista ao medidor, a Coelba orienta aos consumidores a verificarem, com frequência, a integridade da caixa de medição.

Greve continua e Fenaban apresentará nova proposta nesta sexta (09)

Sexta / 09.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os banqueiros convocaram uma reunião para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas da categoria (Foto: Divulgação).

As mobilizações continuam em todo o país e, no terceiro dia de greve dos bancários, aproximadamente 80% das agências permaneceram fechadas na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para esta sexta-feira (09), foi marcada uma reunião às 11h, em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. A reunião foi convocada pelos banqueiros para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas reivindicadas pela categoria. De acordo com o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, os bancários devem continuar na luta e manter a greve até que uma proposta justa seja apresentada pelos banqueiros. ‘Vamos aguardar o que a Fenaban tem a nos propor e, a partir daí, definir como serão os próximos rumos do nosso movimento. Por enquanto, continuaremos firmes e vamos manter as paralisações’, afirmou Barrocas.

Bebê morre em Brumado e polícia suspeita que a mãe possa ter dormido sobre a criança

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Uma das suspeitas da polícia é que a mãe possa ter rolado sobre o bebê enquanto dormia, causando o sufocamento da criança (Foto: Reprodução).

Na manhã de hoje (08), em Brumado, a mãe de um bebê de um mês de vida deu entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto informando que a criança estava com dificuldades para respirar. O médico que prestou atendimento identificou que o bebê já chegou ao local sem vida e apresentava hematomas, então acionou a polícia. Um investigador da Polícia Civil compareceu ao hospital para apurar os fatos e, no final da manhã, peritos removeram o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML). Uma das suspeitas da polícia é que a mãe possa ter rolado sobre o bebê enquanto dormia, causando o sufocamento da criança. A polícia só dará um parecer real após as conclusões das investigações.

Eleições 2016: Segundo TSE, 37% dos candidatos brasileiros não têm ensino médio completo

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o G1, há ainda 13.977 candidatos que dizem apenas ler e escrever (3% do total) e sete candidatos que se declaram analfabetos (Foto: Reprodução).

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 37,1% dos candidatos que disputam um cargo nestas eleições não têm o ensino médio completo. Os números ainda revelam que 21% dos candidatos têm ensino superior completo - número quase igual ao da eleição passada, em 2012, quando 20% tinham completado um curso universitário. Outros 4,4% iniciaram uma faculdade, mas ainda não a concluíram. A principal parcela dos candidatos declara ter ensino médio completo: 183 mil dos quase 490 mil que concorrem neste ano, o que representa 37,4% do total. Segundo os números do TSE, 13,6% têm o ensino fundamental completo e 15,5% o ensino fundamental incompleto. De acordo com o G1, há ainda 13.977 candidatos que dizem apenas ler e escrever (3% do total) e sete candidatos que se declaram analfabetos. Neste último caso, se a informação não tiver sido colocada por engano no cadastro, eles fatalmente serão considerados inelegíveis. A escolaridade também varia bastante de acordo com o cargo disputado. Entre os que concorrem a prefeito, 51% têm ensino superior completo e menos de 1% diz apenas ler e escrever. No caso dos candidatos a vereador, 19% possuem ensino superior completo.

Brumado: 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá neste sábado (10) em Itaquaraí

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento terá a participação de vários palestrantes.

Com o tema ‘Maracujá, uma alternativa sustentável para a comunidade de Itaquaraí’, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá neste sábado (10), a partir das 07:30 da manhã, na comunidade de Itaquaraí. O evento terá a participação de vários palestrantes, como: Dr. Marcelo Fialho, que falará sobre o controle de pragas, o Dr. Alessandro Arantes explicará com é feito o manejo na cultura do maracujazeiro, Dr. César Aquino explanará sobre o que é Fusariose, o representante da ADAB, Sr. Ricardo de Sá, falará sobre a Lei dos agrotóxicos e devolução das embalagens, e o bacharel em agronomia Wellington Leite falará sobre outorga do direito do uso da água.

Coelba orienta sobre pagamento da conta de energia elétrica

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Coelba orienta que as contas de energia sejam pagas por meio da internet ou em terminais de autoatendimento (Foto: Reprodução).

Mesmo com a paralisação nacional dos bancários, iniciada na última terça-feira (06), a Coelba orienta os consumidores que não possuem faturas em débito automático, que efetuem o pagamento da conta de energia elétrica por meio da internet ou terminais de autoatendimento bancário. A Coelba também lembra que é possível efetuar o pagamento das contas nos 616 postos da Rede Coelba Serviços espalhados pela Bahia, correspondentes bancários e Casas Lotéricas. A relação da Rede Coelba Serviços com os respectivos endereços está disponível no site servicos.coelba.com.br, basta acessar e clicar na aba ‘Coelba Serviços’. Os consumidores que necessitarem de informações adicionais ou estiverem com dúvidas, podem entrar em contato com a Coelba através da Central de Teleatendimento 0800 071 0800.

Independência do Brasil: Brumadenses prestigiaram o desfile cívico do 7 de setembro

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os brumadenses prestigiaram o desfile cívico militar (Foto: Guto Bernardes/ Sertão Hoje).

Ontem, 7 de setembro, os brumadenses prestigiaram o desfile cívico militar da Independência do Brasil. O prefeito Aguiberto Lima Dias e a vice Cristina Gondim hastearam a Bandeira Nacional e, em seguida, o gestor fez um discurso para abertura do evento. Os munícipes formaram o corredor para prestigiar o desfile do Tiro de Guerra, 34ª CIPM, 2ª CIPRV, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiro Civil, instituições, entidades religiosas, associações, grupos diversos e escolas públicas municipais, além das fanfarras e da cinquentenária Lira Ceciliana Brumadense. Na ocasião, os professores realizaram uma marcha de protesto. Este ano, o desfile trouxe como tema a escola e a leitura como despertar para o saber.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Na ocasião, os professores realizaram uma marcha de protesto (Foto: Guto Bernardes/ Sertão Hoje).

Ibitira: Após discutir com esposa, homem tenta fugir da polícia e morre afogado em lagoa

Quinta / 08.09.2016

Por Maria Nunes

O corpo de Elisvaldo Xavier Marinho foi encontrado submerso na lagoa, agarrado em um pau de cerca (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Na manhã de ontem (07), um homem foi encontrado morto na Lagoa da Vargem, em Ibitira. Segundo informações obtidas pelo Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje, na terça-feira (06), Elisvaldo Xavier Marinho, natural de Vitória da Conquista, mergulhou na lagoa para tentar fugir da polícia, que foi acionada para apaziguar uma briga entre ele e sua esposa, de prenome Lúcia. O casal convivia em Ibitira há oito anos. Após uma busca de 33 horas, já dado como morto, os visinhos resolveram agir por conta própria e fizeram uma varredura com um rastel, contando com a ajuda de um mergulhador amador, o Sr. Carlos Marque Farias, de 43 anos. Carlos encontrou o corpo submerso, agarrado em um pau de cerca. Os familiares informaram que vítima estaria completando 38 anos. Após passar pela pericia técnica, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, em seguida, será liberado para o sepultamento em Vitoria da Conquista. Segundo informações dos populares, o homem estava embriagado. A Delegada da 20ª COORPIN de Rio do Antônio, Helen Lages Pierote, em entrevista por telefone, nos informou que ela mesma acionou o corpo de bombeiros de Vitória da Conquista para que realizasse as buscas na terça-feira (06), mas informaram que só haveria mergulhador disponível no dia seguinte. Sem alternativas e sem a certeza de que Elisvaldo não havia saído da lagoa, a polícia ficou aguardando o corpo emergir.

Primeiro dia de greve já surte efeito e Fenaban convoca reunião para negociação

Quinta / 08.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

A força da categoria tem sido tamanha que a Fenaban já convocou uma reunião para negociação na próxima sexta-feira (09) (Foto: Divulgação).

O primeiro dia de greve dos bancários já começou com grande adesão da categoria bancária, sendo considerada a maior da história. Segundo informações do Sindicato da categoria em Vitória da Conquista e região, cerca de 7 mil agências, centros administrativos, Central de Atendimento (CABB) e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram as atividades paralisadas. Na base do SEEB/VCR, 80% das agências integraram a paralisação nacional. A força da categoria tem sido tamanha que a Fenaban já convocou uma reunião para negociação na próxima sexta-feira (09). Mas, é importante ressaltar que a greve continua e precisa da participação de todos os bancários para que o movimento continue forte, pois só assim é possível alcançar o atendimento às reivindicações. O presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, afirma que é importante todos continuarem empenhados nas mobilizações na próxima quinta-feira (08). ‘Contamos com a categoria unida e firme nas paralisações nas agências até que a Fenaban faça uma proposta decente, atendendo aos anseios e necessidades dos bancários’, concluiu.

Faculdade Guanambi recebe Prêmio IEL de Estágio 2016

Terça / 06.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Representando a Faculdade Guanambi, a coordenadora de estágio, Cristiana Mota Costa Lima, recebeu o Prêmio na solenidade em Salvador.

A Faculdade Guanambi foi contemplada como finalista do Prêmio IEL de Estágio 2016, na categoria Instituição de Ensino Destaque. A premiação foi concedida em cerimônia ocorrida em Salvador, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), como iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Fórum de Estágio da Bahia. O reconhecimento é fruto de uma política de estágio bem estruturada, que contempla os cursos de graduação da FG.

A iniciativa do IEL reconheceu as empresas com melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários, os estudantes que se destacam e as instituições de ensino que apoiam e incentivam a prática de estágio durante a formação acadêmica dos alunos. ‘O estágio é uma oportunidade eficaz para que empresas identifiquem e retenham seus talentos, além de alavancar a carreira de estudantes, contribuindo para capacitação e inserção no mercado de trabalho’, pontuou o superintendente do IEL, Evandro Mazo.

Representando a Faculdade Guanambi, a coordenadora de estágio, Cristiana Mota Costa Lima, recebeu o Prêmio na solenidade em Salvador. Segundo Cristiana, o programa de estágio é o principal responsável pelo primeiro contato dos estudantes com o mercado de trabalho. Tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real, desenvolvendo e inserindo talentos, estagiários e profissionais com habilidades e conhecimentos orientados à prática da profissão.

A cerimônia de premiação integrou a programação do 17º Workshop de Estágio. O evento contou com palestras do jornalista mineiro Jefferson Beltrão, que falou sobre os ‘4 Ss para o sucesso’,e do fundador do Emprelab, Daniel Maior, que falou sobre empreendedorismo. A programação incluiu, ainda, a solenidade de entrega do Prêmio Inova Talentos e o Prêmio dos melhores projetos dos estagiários do Sistema FIEB.

A premiação foi concedida em cerimônia ocorrida em Salvador, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Grande adesão marcou o 1º dia de greve dos bancários em Vitória da Conquista e região

Terça / 06.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nas 45 cidades pertencentes à base territorial do SEEB/VCR, cerca de 1.141 bancários atendem um público estimado de mais de 2 milhões de pessoas em 92 agências.

Os bancários de Vitória da Conquista e Região deram início à greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, dia 06. A paralisação é nacional e foi deflagrada após a rejeição da proposta de reajuste salarial de 6,5%, feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Nas 45 cidades pertencentes à base territorial do SEEB/VCR, cerca de 1.141 bancários atendem um público estimado de mais de 2 milhões de pessoas em 92 agências. Neste primeiro dia de greve, quase 80% das agências tiveram suas atividades paralisadas. O índice proposto pela Fenaban não cobre ao menos a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano, representando uma perda de 2,8% para o bolso de cada bancário. Somente no primeiro semestre de 2016, os cinco principais bancos – Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – lucraram juntos R$ 29,7 bilhões. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, é importante que toda a categoria esteja mobilizada, pois só assim as reivindicações podem ser atendidas pelos banqueiros. ‘A greve é nossa maior arma diante do descaso dos bancos em relação à nossa pauta. Precisamos muito da compreensão e do apoio de toda a população neste momento de luta, pois estamos em busca de melhorias não só para nós, bancários, mas para toda a sociedade’, salientou.