Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Caetité realiza encontro com gestores da Educação

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento teve como objetivo elaborar as metas para o ano de 2017.

Durante os dias 14 e 15 de fevereiro, a Prefeitura de Caetité realizou, através da secretaria de Educação, um encontro com os gestores da rede municipal de ensino. O objetivo do encontro foi estabelecer as metas, além da construção da proposta para o Plano de Ação 2017. O evento contou ainda com palestra sobre Educação Inclusiva, ministrada por Juliana Martins, e uma Oficina de apropriação das avaliações externas, com Núbia Silveira. A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou a importância do encontro. “Esse é o momento no qual podemos discutir e planejar juntos a melhor forma de atingirmos as metas do Plano Municipal de Educação (PME), melhorando, verdadeiramente, a qualidade do ensino em nosso município”, explicou a secretária. Dentre as metas do PME estão: assegurar a educação inclusiva, articulando planejamento especializado e que atenda as especificidades em todos os seguimentos e garantir o ensino da história e as culturas afro-brasileiras e indígenas.

Legislativo brumadense estabelece dias 27 e 28 de fevereiro como ponto facultativo

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O presidente Leo Vasconcelos explica que foi estabelecido o ponto facultativo a fim de que todos possam ter momentos de lazer ao lado de seus familiares e amigos.

O presidente da Câmara de Brumado, Léo Vasconcelos, estabeleceu através da Portaria nº 93/2017 pontos facultativos nos dias 27 e 28 de fevereiro, em razão das festividades de carnaval. A Portaria ainda estabelece que a sessão ordinária do dia 27 de fevereiro será realizada na quinta-feira (02/03) em seu horário regimental, visto que na quarta-feira o expediente do comércio se inicia no turno vespertino e o período de funcionamento da Câmara se finda às 14h. “O carnaval faz parte da tradição cultural do Brasil e pode ser considerada uma das maiores festas populares, principalmente no nosso estado. Desta forma, estamos estabelecendo ponto facultativo a fim de que todos possam ter momentos de lazer ao lado de seus familiares e amigos”, observou Léo.

Homem é flagrado com carro clonado e chassi adulterado em Livramento

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O automóvel e condutor foram apresentados na DP de Brumado.

Na última segunda-feira (13), uma guarnição do PETO abordou Paulo Vieira dos Santos, o qual conduzia o veículo Fiat Linea, placa NJH-4665, que não tinha registro no INFOSEG. O condutor não portava documentos do veículo e, por conta disso, o automóvel e condutor foram apresentados na DP da cidade de Brumado. Na DP foi confirmado que se tratava de veículo adulterado e ficou a cargo do órgão as medidas cabíveis.

Brumado: Vereador Palito solicita benefícios para a comunidade de Lagoa Funda

Sexta / 17.02.2017

Por Eliana Costa

Na última sessão o parlamentar foi autor de indicações que solicitam a cobertura em frente à UBS e também o reparo nas estradas vicinais do povoado.

A comunidade de Lagoa Funda tem como representante no legislativo municipal o vereador Luiz Carlos (Palito), que tem direcionado ações no sentido de buscar a realização de ações que venham a atender as reivindicações dos moradores da localidade. Na última sessão, no dia 13 de fevereiro, o parlamentar foi autor de indicações que solicitam a cobertura em frente à Unidade Básica de Saúde e também o reparo nas estradas vicinais do povoado e adjacências. Palito destacou em sua justificativa que são melhoramentos essenciais para os moradores de Lagoa Funda, visto que a cobertura preservará do sol muito forte. Já o conserto das estradas se faz necessário para o transporte escolar e também para todos que as utilizam para deslocamento entre os demais povoados e à sede do Município. “Por conhecermos a comunidade, temos como diagnosticar com mais propriedade as principais necessidades contribuindo com o trabalho da administração municipal”, salientou Palito.

Roberval Meira, prefeito de Dom Basílio: 'o remédio as vezes é amargo, mas é o que cura'

Sexta / 17.02.2017

Por Leonardo Oliva

Na oportunidade, o gestor destacou as dificuldades enfrentadas pela atual administração em decorrência dos problemas encontrados (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

O prefeito de Dom Basílio Roberval Meira fez, na manhã de ontem (16), um pronunciamento na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Dom Basílio. Na oportunidade, o gestor destacou as dificuldades enfrentadas pela atual administração em decorrência dos problemas encontrados, falou da impossibilidade da Prefeitura dar emprego a todos que precisam e disparou: 'a cura vem através do remédio e, as vezes o remédio é amargo, mas só este cura'.

Sobre as dificuldades enfrentadas pela atual gestão, o prefeito destacou que teve de decretar estado de calamidade administrativa, que até a presente data a transição ainda não foi concluída e que o município está inadimplente e sequer pode celebrar convênios. Além destes, ele citou outros problemas encontrados: débitos com água, energia e telefone, apesar do grande volume de recursos recebidos em dezembro; Hospital sem medicamentos; ônibus em péssimo estado de conservação, sendo que só o conserto vai custar R$ 250 mil; e estradas vicinais em péssimo estado de conservação, aproveitando para afirmar que o trabalho está parado em razão da falta de peças de reposição dos equipamentos.

Sobre o início da sua gestão, Roberval destacou que, apesar de todos os problemas encontrados, já conseguiu: realizar a limpeza das margens e recuperação da via de acesso ao município, aproveitando a oportunidade para agradecer ao governo do estado por ter cedido a massa asfáltica; retomou os contratos com profissionais da área da saúde para não faltar médicos e está contratando especialistas; o serviço de ultrassonografia já está funcionando; os medicamentos da lista obrigatória já estão à disposição; e já concluiu o projeto da adutora de Livramento para Dom Basílio, que visa acabar de uma vez por todas com o problema de abastecimento de água;

Roberval destacou ainda que vai trabalhar principalmente em benefício dos mais necessitados e que a sua gestão vai ser marcada pela transparência e responsabilidade. Destacou que Dom Basílio é terra de gente boa e trabalhadora e que a sua gestão vai procurar manter uma relação harmoniosa com o legislativo e todos os vereadores, independente de filiação partidária. Destacou também que está fazendo um trabalho junto aos deputados votados em Dom Basílio e que isto já garantiu R$ 1,5 milhões em emendas parlamentares na área da saúde. Roberval disse ainda que a sua gestão quer construir uma brinquedoteca do hospital para auxiliar no tratamento médico das crianças internadas. Informou ainda que já solicitou a construção de um novo Colégio Estadual em Dom Basílio e um ginásio de esportes. Roberval afirmou ainda que vai manter um diálogo constante com o Sindicato dos Professores e que a meta é cumprir o piso nacional dos professores, bem como implantar o Plano de Carreira para todos os Servidores Públicos Municipais.

Caetité: Secretária de Desenvolvimento Social participa de reunião sobre programa Minha Casa Minha Vida

Sexta / 17.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A equipe da secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité esteve em Vitória da Conquista para participar da reunião com representantes da Caixa Econômica Federal.

Na última quarta-feira (15), a equipe da secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité esteve em Vitória da Conquista participando, com representantes da Caixa Econômica Federal, de uma reunião sobre o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Há cerca de quinze dias o Ministério das Cidades anunciou como vai funcionar o novo programa e as mudanças que serão feitas. O Governo Federal está implantando o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional (SNCH). Aos Poucos, os estados e municípios enviarão os dados de seus cadastros locais e um grande banco de dados será criado para ser consultado pelo cidadão. O SNCH dará mais transparência à seleção das famílias que poderão participar dos sorteios do MCMV. “Vimos a Conquista para tentar levar o programa o mais rápido possível para Caetité. Sabemos da importância de um lar para as famílias e somos defensores da constituição familiar fortalecida. Conseguir levar mais uma etapa desse projeto para o nosso município significa a realização do grande sonho para quem realmente precisa”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Gondim.

Câmara de Dom Basílio realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos

Sexta / 17.02.2017

Por Leonardo Oliva

A sessão contou com a presença de oito vereadores, do Prefeito Roberval, do vice Fernando, entre outras autoridades presentes (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A Câmara de Vereadores de Dom Basílio realizou na manhã de ontem (16), sob a presidência do Vereador Zilmar Chaves, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2017. A sessão contou com a presença de oito dos nove vereadores que integram a casa legislativa - o Presidente Zilmar Chaves justificou a ausência do Vereador Juvenal - e contou ainda com as presenças do Prefeito Roberval Meira, do vice-prefeito Fernando Santos, Secretários Municipais, ex-prefeito Zezito Caires, do Irmão Edmundo - representando o Padre Rinaldo Pereira, entre outras autoridades presentes. Após fazer a abertura da sessão, o Presidente convidou o prefeito e o vice para compor a mesa e, após a execução do hino nacional, franqueou a palavra aos mesmos. Dando continuidade, franqueou as palavras aos vereadores para uma breve saudação, tendo em vista tratar-se de sessão solene. Na oportunidade, todos os vereadores foram unânimes em afirmar o seu compromisso de trabalhar em benefício do município e disposição de votar nos projetos de interesse de Dom Basílio, desejando uma boa gestão ao prefeito Roberval e ao vice-prefeito Fernando. Fazendo o encerramento da sessão, o Presidente Zilmar Chave agradeceu a presença de todos, fazendo especial referência ao prefeito, vice e secretários municipais, aproveitando para afirmar que a casa legislativa está de portas abertas para receber todos que queiram tratar dos assuntos de interesse do município. Zilmar aproveitou para elogiar a atuação do prefeito Roberval. "O nosso gestor tem capacidade e competência  para conduzir um município de porte muito maior que o nosso, então Dom Basílio está de parabéns por ter colocado um grande gestor como prefeito. Eu conheço Roberval há muitos anos e só tenho elogios a sua postura como amigo e agora como prefeito", afirmou Zilmar. O presidente destacou ainda a equipe de governo, afirmando que o prefeito fez excelentes escolhas e nomeou pessoas de extrema competência e que tem muito a contribuir com a sua gestão. Encerrando a sua fala, Zilmar enfatizou a necessidade de dotar o legislativo municipal de um espaço maior para a realização das sessões, afirmando que o atual não comporta mais e aproveitando a oportunidade para pedir ao prefeito que, caso haja disponibilidade entre os prédios do município, que faça um remanejamento e consiga um espaço maior para a Câmara.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS!

Luciano Ribeiro quer explicação sobre as contas do Estado de 2016: Qual a razão das devoluções de valores à União destinados a áreas tão necessitadas?

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O democrata detectou a devolução do Estado à União de um montante de R$ 128,6 milhões referentes a convênios e repasses federativos nas áreas de Educação, Segurança Publica e Hídrica.

Na sessão da Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (15), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) levantou questão sobre o Relatório de Execução Orçamentária/Financeira do exercício 2016, do Governo do Estado da Bahia. Em análise do relatório, o democrata detectou a devolução do Estado à União de um montante de R$ 128,6 milhões referentes a convênios e repasses federativos nas áreas de Educação, Segurança Publica e Hídrica. “Gostaríamos de saber uma explicação que nos faça entender a razão do Estado para tais devoluções, especialmente diante da nossa realidade. E o que nos surpreende são devoluções em áreas sensíveis, tão necessitadas de investimentos”, questionou o parlamentar.

Luciano Ribeiro é eleito vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro foi reeleito ao cargo na última quarta-feira (14).

Na última terça-feira (14), o deputado Luciano Ribeiro foi eleito e empossado como vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar agradeceu a confiança dos pares na sua reeleição ao cargo, lembrando da sua habilidade na atuação da CCJ, já que é advogado de formação. “Espero e me esforçarei para contribuir nas análises e avaliações das proposições do parlamento quanto à sua legalidade”, ratificou o deputado.

Inspeção de técnicos da Azul Linhas Aéreas aproxima implantação de voos regionais no aeroporto de Guanambi

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O aeroporto recebeu visita técnica de representantes da Azul Linhas Aéreas nesta quarta-feira (15), na pessoa do seu diretor de expansão Ronaldo Veras.

Nesta quarta-feira (15), o Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, recebeu visita técnica de representantes da Azul Linhas Aéreas, na pessoa do seu diretor de expansão Ronaldo Veras. O prefeito Jairo Magalhães estava acompanhado do vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, do ex-prefeito Charles Fernandes, do presidente da Câmara de Vereadores Agostinho Lira, além de secretários municipais e demais edis. Por determinação do governador Rui Costa, também acompanhou a visita Denison Oliveira, Diretor de Terminais e Aeroportos da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Jorge Faria, Coordenador de Aeroportos da Seinfra.

Após as análises dos técnicos, já no final da tarde, o prefeito Jairo avaliou a visita. “A análise foi muito positiva, todos ficaram bastante satisfeitos com o que viram. Já superamos os entraves mais difíceis, e com a licitação e recuperação da pista já autorizada pelo governador Rui Costa, orçada em R$ 5 milhões, temos a convicção de que em médio prazo teremos a implantação de voos regulares da Azul em Guanambi, beneficiando toda a região”, frisou o prefeito. Jairo ainda destacou o emprenho do ex-prefeito Charles Fernandes no projeto, ressaltando que esta prioridade também será do seu governo.

Diversas obras já foram feitas no aeroporto, como a construção no novo terminal de passageiros, cerca telada, Seção de Combate a Incêndio (SCI), já foi adquirido junto a ANAC o caminhão dos bombeiros, entre outras. “A implantação da linha aérea irá alavancar o desenvolvimento regional, gerando uma ótima expectativa de investimentos em Guanambi, por isso, todos os esforços estão sendo feitos”, destacou Hugo Costa. Segundo Denison de Oliveira, aspectos como dias e horários dos voos vão ser definidos pela Azul. A partir da inspeção vai ser elaborado o relatório das necessidades prioritárias para receber as novas rotas da Azul, com aviões ATR-72, que têm capacidade para 70 pessoas.

Na visita, Jairo Magalhães esteve acompanhado do vice-prefeito, do ex-prefeito Charles Fernandes, do presidente da Câmara, além de secretários municipais e demais edis.

Projeto Brotando Água é esperança para agricultores em Caetité

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Iniciativa visa a construção de barraginhas para armazenamento de água das chuvas.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, implantou em 2014 o Projeto Brotando Água, que consiste na construção de pequenas barragens para armazenamento da água das chuvas. O objetivo é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água. Em média, cada barraginha tem a capacidade de 50 carros pipa. Entusiasta da iniciativa, o técnico agrícola da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Exupério Ledo, comemorou a execução do projeto. “As barraginhas retêm as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão. A barraginha também serve para abastecer poços artesianos”, explicou Exupério.

A água infiltrada no solo, quando encontra a camada impermeável desliza, minando na nascente do rio na época da seca. Futuramente o projeto irá para o seu resultado final, que será a construção dos lagos de múltiplo uso, os quais podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento. Em Caetité já foram feitas mais de 50 barraginhas e, atualmente, está em execução nas comunidades de Pirajá e Escadinha, onde beneficiará cerca de 130 moradores da região. Um deles é o Sr. Ubaldo Rodrigues Coelho, que vê com esperança e alegria essa nova alternativa para trazer água para as comunidades. “Com esse projeto nós vamos conseguir água para molhar as nossas hortaliças que são o nosso meio de sobrevivência”, comemorou.

A Construção das barraginhas aproveita, de forma eficiente, as chuvas irregulares e intensas. E com o aumento da disponibilidade de água nas propriedades, tornou-se possível construir e abastecer pequenos lagos lonados, os chamados lagos de múltiplo uso, que podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento. “No Cerrado o objetivo principal é controlar a erosão causada pelas enxurradas. Como efeitos colaterais, temos o umedecimento das baixadas que favorece as lavouras e a revitalização dos cursos d'água a partir da recarga do lençol freático. Já no Semiárido, o mais importante é colher a irregularidade da chuva e aproveitar os momentos de chuva intensa. Porque se não for captada, a água vai embora. Como os solos são rasos, a umidade se espalha e favorece a agricultura”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida. O projeto Brotando Água conta com a parceria das empresas Embrapa, Eólicas Caetité e Banco BNDES.

O objetivo é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água.

Luciano Ribeiro acompanha ACM Neto na presidência do Tribunal de Justiça em ato que firma parceria para agilizar execuções fiscais

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro acompanhou o prefeito ACM Neto no TJ BA, onde foi assinado junto a presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro, um termo de cooperação técnica.

Nesta quarta-feira (15), o deputado Luciano Ribeiro acompanhou o prefeito de Salvador, ACM Neto, no Tribunal de Justiça da Bahia, onde foi assinado junto a presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, um termo de cooperação técnica. O termo tem como objetivo prestar mais agilidade às execuções fiscais do município que tramitam nas Varas da Fazenda Pública. Para o prefeito ACM, o convênio representa uma união de esforços para solucionar questões referentes a execução fiscal. O deputado Luciano Ribeiro destacou a importância da parceria como ação muitas vezes simples, porém de grande efetividade e que proporciona resultados positivos para todos os envolvidos. A presidente Maria do Socorro comemorou o grande passo na tramitação dos processos.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 17/02

Quinta / 16.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 17/02, das 08h15 às 14h15, no bairro Vomita Mel, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Santos Dumont; Rua Enedino Malheiros; e Rua Santos Dumont. O desligamento será necessário para que os técnicos da  empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Rio de Contas: Prefeito relata dificuldades iniciais da gestão e pede união de todos

Quinta / 16.02.2017

Por Leonardo Oliva

Segundo Dr. Cristiano, o Fundo de Participação dos Municípios caiu de 1.0 para 0.8, o que implica numa redução de R$ 200 mil no orçamento (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

O prefeito de Rio de Contas Dr. Cristiano Azevedo participou na manhã de ontem (15) da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores. O gestor, que não tem maioria na casa legislativa - a bancada de oposição conta com 5 vereadores contra 4 da bancada de situação - aproveitou a oportunidade para reafirmar o seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Rio de Contas. "Eu quero manter um relacionamento harmonioso com o legislativo municipal. Quero ser parceiro e não obstáculo ao desenvolvimento de Rio de Contas. Os vereadores podem contar com o meu apoio e espero que todos nós possamos caminhar juntos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", afirmou Dr. Cristiano. O gestor aproveitou ainda para relatar as dificuldades que está enfrentando em sua gestão. Segundo ele, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu de 1.0 para 0.8, o que implica numa redução de R$ 200 mil no orçamento. "Nós precisamos buscar uma solução para que Rio de Contas volte ao enquadramento anterior, porque a estrutura existente hoje exige isto, sob pena de não termos como honrar com alguns compromissos, a exemplo do Piso Nacional dos Professores", afirmou. O prefeito ainda relatou que encontrou o município com muitos problemas, citando como exemplo a frota de veículos, que está totalmente sucateada. Ele informou ainda que está elaborando um relatório detalhado de todos os problemas e que, assim que este estiver concluído, vai levar ao conhecimento dos vereadores e da população.

Câmara de Rio de Contas realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos

Quinta / 16.02.2017

Por Leonardo Oliva

A sessão contou com a participação de todos os vereadores que integram o legislativo municipal e do prefeito Dr. Cristiano Azevedo (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na manhã de ontem (15), a Câmara de Vereadores de Rio de Contas realizou a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2017. A sessão contou com a participação de todos os vereadores que integram o legislativo municipal e do prefeito Dr. Cristiano Azevedo. Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Luciano Pierote solicitou a realização de um minuto de silêncio como homenagem póstuma à Senhora Dulcilidia Souto, que estava sendo velada naquele momento. Em seguida, saudou a todos os presentes e agradeceu os votos que o conduziram à presidência do legislativo municipal. O Presidente afimou ainda esperar conduzir os trabalhos da Câmara com harmonia a respeito e aproveitou para desejar um bom trabalho ao prefeito Dr. Cristiano. Em seguida, franqueou a palavra ao prefeito e após a fala deste, em razão de questão de ordem suscitada pelo Vereador Valgleber Mafra, que solicitou o encerramento da sessão em razão do falecimento da Senhora Dulcilidia Souto. O Presidente submeteu a questão de ordem ao plenário e, após a aprovação do mesmo por unanimidade, encerrou a sessão.