
A Prefeitura de Lagoa Real, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Especialidades Médicas, iniciou um cronograma de atendimentos especializados com a realização de um mutirão de escleroterapia com espuma. Na primeira etapa, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 250 pacientes, entre homens e mulheres, foram atendidos.
A escleroterapia com espuma é um procedimento minimamente invasivo utilizado no tratamento de varizes e microvarizes. A técnica consiste na aplicação de uma substância em forma de espuma diretamente nas veias afetadas, com o objetivo de promover o fechamento desses vasos e direcionar o fluxo sanguíneo para veias saudáveis.
Entre os possíveis benefícios do procedimento estão a redução de sintomas como dor, sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas, além de uma recuperação geralmente mais rápida em comparação com procedimentos cirúrgicos convencionais. A indicação e a realização do tratamento dependem de avaliação médica.
Segundo a administração municipal, o mutirão integra uma programação voltada à ampliação do acesso a atendimentos especializados e à redução da demanda por procedimentos vasculares. Novas etapas estão previstas para atender pacientes cadastrados no município.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas que necessitam de avaliação para tratamento de varizes procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber as orientações e, quando indicado, realizar o encaminhamento para o atendimento especializado.