Codevasf promove pavimentação de vias de acesso no semiárido baiano

Quarta / 28.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Serão investidos mais de R$ 3 milhões do Orçamento Geral da União, repassados à empresa por meio de emenda parlamentar. (Foto: Codevasf)

Os municípios de Jacobina, Mirangaba, Pilão Arcado, Sento Sé, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova e Campo Formoso, todos no semiárido baiano, serão beneficiados com obras de drenagem superficial e pavimentação em paralelepípedo de vias de acesso. A ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) facilitará o tráfego de pessoas e o escoamento da produção agrícola na região. Serão investidos mais de R$ 3 milhões do Orçamento Geral da União, repassados à empresa por meio de emenda parlamentar. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Elmo Nascimento, assinou neste mês as ordens de serviço para início das obras. A previsão é que todas sejam concluídas em aproximadamente um ano. No total, serão pavimentados cerca de 50 mil metros quadrados nos oito municípios.

Na zona rural de Campo Formoso serão beneficiados os povoados de Baixio, Curral, Caraíba, Lagoa da Roça, Laje dos Negros, Pauzinhos e Torrões, somando 13.085m² pavimentados. "Esses calçamentos também vão melhorar o acesso para três escolas públicas (Escola Quilombola Rural, Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva e Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino) e um posto de saúde, o que é muito importante para nossa população", ressalta Rosinaldo, morador da região. O povoado de Lage dos Negros é uma comunidade quilombola localizada a cerca de 100 km da sede do município de Campo Formoso. A comunidade é conhecida por ter servido de quilombo há mais de 200 anos e rota de fuga para os escravos daquela época. Em Mirangaba, na comunidade rural de Volta da Serra, serão pavimentados 3.448 m² de via de acesso. No município de Jacobina serão atendidos os povoados de Olho D'água e Roçado, com a pavimentação de 5.747 m². Já em Pilão Arcado, as obras de pavimentação serão na comunidade de Lagoa do Padre. Enquanto em Sento Sé, a ação vai melhorar a situação de algumas vias de acesso à sede do município. O calçamento vai facilitar o trânsito dos pequenos produtores do campo até o mercado municipal, onde são comercializados hortifrutigranjeiros. No total, nos dois municípios, mais de 7.933 m² de vias serão melhoradas. A pavimentação de aproximadamente 7.881 m² de vias em Umburanas vai facilitar o acesso das populações rurais à sede do município. No município de Morro do Chapéu, o calçamento de 5.740 m² vai ligar as comunidades rurais de Fedegoso e Rosa Benta. No município de Várzea Nova, a comunidade rural de Salinas também será beneficiada com a melhoria de 5.720 m² de estradas vicinais.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, assinou neste mês as ordens de serviço para início das obras. (Foto: Codevasf)