Codevasf fortalece piscicultura familiar no semiárido baiano com 167 mil alevinos

Quinta / 29.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é fortalecer a pesca e a piscicultura na região, gerar renda e fonte de alimentação para as populações ribeirinhas.

Lagoas, tanques-rede e viveiros escavados de cinco municípios do Médio São Francisco baiano estão recebendo nesta semana 167 mil alevinos. Essa é ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Bahia Pesca. O objetivo é fortalecer a pesca e a piscicultura na região, gerar renda e fonte de alimentação para as populações ribeirinhas. Estão sendo disponibilizados aos produtores e pescadores 47 mil alevinos de tambaqui, 31 mil de tilápia e outros 89 mil de carpa. A ação alcança cinco municípios e beneficia diretamente famílias de 34 comunidades de Matina, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória e Serra do Ramalho, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

A ação acontece graças a uma parceria firmada entre a Codevasf e a Bahia Pesca: os alevinos foram produzidos e cedidos pela empresa pública baiana, que é vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Governo do Estado. O cadastramento das associações beneficiadas, a avaliação de locais e a logística, entre outras ações, são feitos pela equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. A parceria abrange também ações semelhantes em outros municípios do Médio São Francisco baiano, como Bom Jesus da Lapa, Caetité, Carinhanha, Ibotirama, Igaporã, Jaborandi, Malhada, Sítio do Mato e Tanque Novo. ‘O trabalho com a piscicultura, apoiado pela Codevasf, seja através do fornecimento de alevinos ou do estruturamento das associações, tem mudado a condição de vida de várias pessoas, atenuando os efeitos da estiagem, disse Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.