Saeb e Ibametro fecham cooperação para aperfeiçoar compras públicas

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O documento assinado irá viabilizar um trabalho de avaliação técnica do Catálogo de Materiais do Estado.

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fecharam um termo de cooperação técnica que irá contribuir para aperfeiçoar a cadeia de compras do Estado. Desde o processo de aquisição até o recebimento de materiais. O documento, assinado pelo secretário de Administração, Edelvino Góes e pelo diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, irá viabilizar um trabalho de avaliação técnica do Catálogo de Materiais do Estado. Além da capacitação de gestores de suprimento dos mais diversos órgãos do Estado.

Para o secretário Edelvino Góes, a parceria trará mais profissionalismo para as compras públicas do Estado. “Já avançamos muito nos processos de planejamento e contratação, mas a etapa de recebimento de material é também de grande responsabilidade para garantirmos que os itens entregues nas unidades são coerentes com o previsto no edital”, explicou. Já o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, acredita que o termo de cooperação, cuja vigência é de 15 meses, ajuda a fortalecer a relação entre os órgãos. “Como organismo certificador de produtos, o Ibametro tem uma grande contribuição a dar, ao auxiliar na garantia da qualidade dos materiais adquiridos pelo Estado”, ressaltou.

Atualmente, o Catálogo de Materiais do Estado conta com aproximadamente 34 mil itens cadastrados para atender as necessidades dos 415 órgãos da administração direta e indireta, que vão desde materiais de limpeza e escritório até pneus.  A proposta é que a equipe do Ibametro realize também uma avaliação técnica das especificações destes itens, com o objetivo de atualizar e racionalizar o catálogo. “A avaliação do catálogo de materiais será feita considerando o universo de itens de consumo freqüente e relevante por todos os órgãos e entidades. Mas, os profissionais do Ibametro irão também orientar os nossos técnicos para que eles dêem continuidade e possam replicar este trabalho”, explicou a Diretora de Material da Superintendência de Recursos Logísticos da Saeb, Heliana Araújo. Outra vertente fundamental da atuação do Ibametro será a capacitação dos gestores de suprimento, que atuam nos cerca de 400 almoxarifados do Estado.