Igaporã: Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculos retoma suas atividades

Terça / 23.02.2016

Por Samuel Gonçalves

Reuniram-se os usuários do SCFV da sede e zona rural, Limeira, Lapinha e Passagem da Pedra, que assistiram uma palestra motivacional ministrada por Anderson Teixeira.

Um evento marcou o reinício das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Igaporã, na última sexta-feira (19). Promovido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS, o evento contou com a presença da Prefeita Rosana Cotrim, que enalteceu a importância dos programas e projetos sociais dentro do município. “Esse programas e projetos oferecem a nossa população proteção social básica, na medida em que promovem atividades que colaboram para a socialização e convivência. Nosso objetivo é investir na promoção socioassistencial voltado às crianças, aos adolescentes e também à melhor idade, onde nossa equipe de técnicos vem desenvolvendo um ótimo trabalho”, afirmou a prefeita.

Na ocasião, reuniram-se os usuários do SCFV da sede e zona rural, Limeira, Lapinha e Passagem da Pedra, que assistiram uma palestra motivacional ministrada por Anderson Teixeira. Neste ano serão ofertadas, além da orientação social, diversas atividades, como tae-kwon-do, Judô, Jiu-jitsu, dança e qulas de Inclusão Digital. O SCFV tem caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, organizado de maneira a prevenir as situações de risco social e de vivências, desenvolver o anseio de atribuição e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Destina-se a crianças, adolescentes e idosos. Parte-se do princípio de que a convivência no campo socioeducativo é uma oportunidade de vivência e afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da vida, a aposta em si mesmo dentro de padrões sociais solidários e cooperativos. São subdivididos por ciclo de vida: o SCFV para crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos, SCFV para adolescentes entre 15 a 17 anos, o SCFV para pessoas idosas, a partir de 60 anos de idade.

Neste ano serão ofertadas, além da orientação social, diversas atividades, como tae-kwon-do, Judô, Jiu-jitsu, dança e qulas de Inclusão Digital.