Caculé e Tanque Novo têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

Sábado / 19.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

O reconhecimento federal da situação de emergência em Caculé (na foto) e Tanque Novo foi devido à estiagem, que também atingiu mais outros 11 municípios do país.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nessa sexta-feira (18), a situação de emergência nos municípios baianos de Caculé e de Tanque Novo em razão da estiagem.

Outros 18 municípios do país também obtiveram o reconhecimento federal por conta de desastre naturais, são eles: Antônio Martins (RN), Francisco Dantas (RN), Afonso Bezerra (RN), Nova Cruz (RN), Parelhas (RN), Canindé (CE), Ametista do Sul (RS), Cristal do Sul (RS) e Nonoai (RS), Arabutã (SC) e Prudentópolis (PR), ainda em relação à estiagem; Coronel Vivida (PR) e Enéas Marques (PR), devido à chuva de granizo; Santa Mônica (PR), por conta de vendaval; e Iranduba (AM), Silves (AM), Uarini (AM) e Novo Cruzeiro (MG), que sofreram com inundações.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a especificação do valor a ser liberado.