Guanambi: confira o calendário do carro fumacê para a sede e distritos

Quinta / 29.04.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na aplicação, será utilizada um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Serão 4 ciclos de aplicação em toda cidade e distritos.

Na tarde dessa quarta-feira (28) a Secretaria de Saúde de Guanambi publicou o cronograma completo de aplicação do carro fumacê nos bairros da sede e distritos. A aplicação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que enviou 6 carros fumacê ao Município.

A operação começou na tarde desta terça-feira (27), às 17h, nos bairros Aeroporto Velho, Santa Luzia, Loteamento Municipal, Beneval Boa Sorte, Alazão, Belo Horizonte, Sossego, Morrinhos, Brasília, Ceraíma, Sandoval Moraes, Ipanema I, Beija-Flor, Nossa Senhora Aparecida, Lagoinha, Araújo, Santo André, Jardim São João, São Vicente e Pôr do Sol. Na aplicação está sendo utilizado um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Serão 4 ciclos de aplicação em toda cidade e distritos. Confira abaixo os calendários.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua, para que as gotículas do inseticida chegeuem até o interior da residência, onde normalmente o mosquito Aedes Aegypti se abriga. Outras orientações da pasta são: cobrir com plástico ou tecido alimentos expostos e gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. 

O mosquito Aedes Aegypti é o principal vetor de contaminação da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya. Em Guanambi foram confirmados em abril, 134 casos de dengue, 71 de Chikungunya e 8 de Zika. Os casos foram registrados em todos os bairros, mas os de maiores incidências são os bairros São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel.