Jânio Quadros, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru têm estado de emergência decretado pelo governo estadual

Segunda / 08.03.2021

Por Redação Sertão Hoje

A medida tem validade de 180 dias e começaram a ter efeito na sexta-feira (5), quando os decretos foram homologados.

Os municípios de Presidente Jânio Quadros, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, localizados na região sudoeste da Bahia, tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Governo do Estado. A medida tem validade de 180 dias e começaram a ter efeito na sexta-feira (5), quando os decretos foram homologados.

Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais.

A Prefeitura de Maetinga declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez, devido ao longo período de estiagem. A gestão municipal também declarou que, caso a situação permaneça, o êxodo rural, com a saída de pessoas do município, vai criar problemas sérios para a prefeitura. Maetinga tinha 7.038 habitantes no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 e na estimativa do mesmo órgão, em 2020, a população era de 2.764, com uma queda de 60,7%. As informações são do Achei Sudoeste.