Monitor de Secas indica leve avanço da seca na Bahia em janeiro deste ano

Sexta / 26.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em comparação a dezembro, o território baiano registrou um aumento da área com seca fraca (de 31,33% para 40,3%).

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia, em janeiro, houve uma pequena expansão da área com seca moderada no sudoeste do estado e o avanço da seca fraca no centro e sul, em decorrência de chuvas abaixo da média no último trimestre. Em comparação a dezembro, o território baiano registrou um aumento da área com seca fraca (de 31,33% para 40,3%). Apesar disso, o estado teve a maior área livre de seca no Brasil em janeiro (42,53%). Além disso, não houve alteração nas linhas de impacto.

Em janeiro deste ano, as áreas com seca tiveram aumento em nove das 20 unidades da Federação acompanhadas pelo Monitor de Secas em comparação a dezembro de 2020: BA, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PE e RJ. Já em 13 unidades da Federação, 100% de seus territórios registraram seca no último mês: AL, DF, GO, MS, PB, PR, PE, RN, RS, SC, SP, SE e TO. O Piauí se manteve com cerca de 92% de sua área com seca em relação ao mês anterior. A redução de áreas com o fenômeno aconteceu somente no Maranhão.

Em termos de severidade do fenômeno, 12 estados tiveram o agravamento da seca entre dezembro e janeiro: AL, CE, ES, GO, MG, PB, PE, PI, RN, SP, SE e TO. Em outras quatro unidades da Federação, o grau de severidade da seca se manteve: BA, DF, MA e RJ. Por outro lado, em quatro estados aconteceu uma atenuação da seca: MS, PR, RS e SC.