Confira dicas do Procon-BA para realizar compras com segurança na Black Friday

Quarta / 18.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Denuncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected], pelo app Procon BA Mobile, ou pelo formulário disponível no site da SJDHDS (Foto: Divulgação)

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou, nesta terça-feira (17), dicas e recomendações aos consumidores para a Black Friday deste ano. No Brasil, o evento ocorrerá no dia 27 de novembro, mas muitas lojas já estão oferecendo descontos. Caso desconfie das ofertas, os consumidores podem denunciar por meio do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail [email protected] ou pelo Formulário Eletrônico disponível no site da SJDHDS - justicasocial.ba.gov.br

A primeira e principal dica do Procon-BA para o consumidor é pesquisar os preços dos produtos com antecedência. Segundo o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), esta é a melhor forma para o consumidor saber se o preço da Black Friday está vantajoso ou não.

Outra dica é em relação às compras online. Alguns produtos podem apresentar valor do frete mais elevado, o que torna a compra alta, mesmo com o “desconto” na compra do produto. O consumidor deve ficar atento e pesquisar em mecanismos que permitem realizar um comparativo de preços.

“É fundamental que o consumidor realize o seu planejamento financeiro e avalie o que deseja comprar. Após esse planejamento pessoal é preciso pesquisar e avaliar as diversas lojas e sites para que a compra seja a mais satisfatória possível para o consumidor”, explica o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.

O órgão alerta ainda os consumidores para ficarem atentos a outras dicas, como: verificar o CNPJ (em local visível) e endereço físico da loja no site, caso a compra seja efetuada pela internet; exigir sempre o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato; além de requisitar ao fornecedor que estipule a data e turno de entrega do produto a ser entregue.