Prefeitura de Ituaçu se mobiliza para resolver problema de abastecimento de água de Tranqueiras

Quinta / 31.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A barragem secou e os moradores estão sendo abastecidos por caminhões-pipa da Prefeitura. A Gestão municipal autorizou a realização da obra de ampliação da barragem.

Nessa quarta-feira, dia 30, o Prefeito de Ituaçu Adalberto Luz, juntamente com uma equipe técnica do município e um engenheiro do Governo do Estado, esteve no Distrito de Tranqueiras, zona rural do município, para verificar in loco a real situação do abastecimento de água dessa localidade. Atualmente a barragem, que é usada para captar água, está seca e os moradores estão sendo abastecidos provisoriamente por dois caminhões-pipa disponibilizados pela Prefeitura. Como primeira medida, a gestão municipal autorizou a realização da obra de ampliação da barragem existente, visando aumentar a capacidade de acúmulo de água e garantir que o manancial possa ser usado por mais tempo. Paralelamente a isso, a gestão municipal autorizou a implantação de outro sistema de abastecimento, que captará água na barragem do Vaqueiro. Será necessária a instalação de cerca de 3.000 metros de tubulação para garantir a integração ao sistema já existente e a perspectiva é que com isso o problema seja resolvido em definitivo. A previsão é que os serviços sejam iniciados imediatamente para garantir que as obras fiquem prontas antes do início do período das chuvas.

A gestão municipal vai implantar de outro sistema a partir da barragem do Vaqueiro. Serão 3.000m de tubulação para integrar os sistemas e solucionar em definitivo o problema.