Codevasf distribui cerca de 270 mil alevinos para piscicultores de 12 municípios do Médio São Francisco baiano

Quarta / 26.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Companhia, aproximadamente 900 famílias espalhadas em 70 comunidades foram beneficiadas. (Fotos: Divulgação / Codevasf)

Neste mês de dezembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou cerca de 270 mil alevinos de tilápia, tambaqui e tambacu para associações comunitárias, piscicultores e prefeituras de 12 municípios da região. A ação visa o oferecimento de alternativa de trabalho e renda às comunidades rurais que convivem com a seca prolongada.

De acordo com a Companhia, aproximadamente 900 famílias espalhadas em 70 comunidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Candiba, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Matina, Paratinga, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho e Sítio do Mato foram beneficiadas pela ação.

Do total de alevinos entregues, cerca de 70 mil foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, no Médio São Francisco baiano, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa. Os outros cerca de 200 mil alevinos entregues na ação de inclusão produtiva foram conseguidos graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca. Os alevinos foram produzidos na estação da Bahia Pesca.  “Esse trabalho com os peixamentos tem uma importância muito grande, pois promove uma importante alternativa de alimento e renda para tanta gente, que vive principalmente nas zonas rurais dos seus municípios. É interessante e gratificante acompanhar que muitos já conseguiram se estruturar e mudar a própria condição de vida graças a esse tipo de ação”, diz Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.