Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia irá cooperar com elaboração de proposta de gestão integrada da bacia do rio São Francisco

Sábado / 29.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Sema e o Inema atuarão ao lado da ANA, CPRM, órgãos gestores, universidades e instituições locais. (Foto: Reprodução / PacGov)

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) irão cooperar na elaboração de uma proposta de gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas da bacia do rio São Francisco. Nesta sexta-feira (28), os representantes das respectivas instituições participaram de um seminário, em Carinhanha, no interior da Bahia, para divulgar o início do estudo e inserir a sociedade no debate, apresentando um conjunto de ações que serão implementadas na região.

O estudo, que será realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), visa elaborar uma proposta de gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas do rio Carinhanha, afluente do São Francisco, traçando diretrizes para a administração compartilhada entre os estados da Bahia e Minas Gerais garantindo a sustentabilidade e o aproveitamento integrado dos recursos hídricos da região. Para o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, o estudo reforça a maneira como deve ser realizada a gestão do uso da água subterrânea, visando o impacto que esta causa na superfície. “Esperamos que esse projeto crie uma nova condição de gestão integrada dos recursos hídricos desses mananciais, de forma a torná-la mais eficiente. Nossa expectativa é que, ao final do estudo, tenhamos isso com muita clareza, para realizar uma melhor gestão, extrapolando essa experiência para outras regiões com cenários semelhantes” concluiu.

A Sema e o Inema atuarão no programa ao lado da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização, composta pela ANA, CPRM, órgãos gestores, universidades e instituições locais, avaliando o trabalho realizado, apresentando sugestões e propostas de melhorias e oferecendo o apoio do estado para ajudar no desenvolvimento do projeto.

Fonte: Sema

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.