Sertão Hoje

Sertão Hoje

Fogos de artifício: Corpo de Bombeiros da Bahia alerta sobre cuidado com crianças no São Pedro

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As crianças devem estar sempre acompanhadas de um adulto e que soltem os fogos apropriados para a idade.

As festas juninas estão acabando, mas com a chegada do São Pedro, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta aos pais e responsáveis os cuidados com as crianças. É fundamental que os pequenos nunca fiquem desacompanhados de um adulto e que soltem os fogos apropriados para a idade. Outro alerta é para as categorias dos fogos que devem ser respeitadas: A e B são próprias para crianças e adolescentes e as C e D, apenas para maiores de 18 anos. Os artefatos devem ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA e precisam ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a corporação, alguns tipos de fogos não podem ser comercializados no varejo, só devem ser vendidos a caixa fechada, contendo as instruções de uso. Outro destaque para que os acidentes sejam evitados é soltar os artefatos em locais apropriados, sem aglomeração de pessoas, nem próximo de árvores ou fiações elétricas, dessa forma o artefato consegue subir com segurança.

No caso de queimaduras, deve-se lavar bem o local com água corrente e em temperatura ambiente. Caso a queimadura tenha uma grande extensão, o ferido deve ser levado para a unidade de saúde mais próxima. É importante que as pessoas não usem as receitas caseiras como passar manteiga, borra de café ou pasta de dente, pois podem agravar a situação. As bolhas causadas pela queimadura também não devem ser estouradas, pois elas hidratam a área afetada e são uma proteção contra bactérias, já que sem elas a lesão pode ficar exposta.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.