Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ituaçu já conta com um Núcleo de Atendimento Educacional Especializado

Sexta / 31.10.2014

Por Leonardo Oliva

O AEE tem como público alvo: alunos portadores de deficiência física, intelectual ou sensorial; com transtornos globais; e com altas habilidades. (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

O município de Ituaçu deu um importante passo no sentido de promover a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na sua rede municipal de ensino: A implantação do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem barreiras e permitam a plena participação dos alunos portadores de necessidade especiais. O AEE tem como público alvo: os alunos portadores de deficiência física, intelectual ou sensorial, que obstruem ou dificultem sua plena participação; os alunos com transtornos globais e/ou com alterações do desenvolvimento psicomotor; e os alunos com altas habilidades/superdotados. Para isto, o núcleo dispõe de professores com conhecimento em libras, braile, tecnologia assistida, desenvolvimento de processos mentais e adequação e produção de materiais didático-pedagógicos. Segundo a Psicóloga Judite dos Anjos Ferreira, que vai coordenar o AEE, a atuação do núcleo não se confunde com reforço escolar e sim como ou complementação na formação do aluno, que é realizada no turno oposto ao que ele frequenta a escola. ‘O que nós buscamos é apoiar o desenvolvimento do aluno, disponibilizando o ensino de linguagens e códigos específicos, fazendo adequações e produzindo materiais didáticos e oportunizando o enriquecimento curricular’, afirmou.

Albercinho destacou o papel importante de professores e dirigentes escolares no encaminhamento de alunos portadores de necessidades especiais (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.