Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Implantação do Centro de Controle de Natalidade Canina entra em fase final de construção

Quinta / 31.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães e o secretário André Moitinho, acompanhados por vereadores e demais secretários e técnicos da Prefeitura, visitaram as obras de construção do Centro.

O prefeito Jairo Magalhães e o secretário de Saúde, André Moitinho, acompanhados por vereadores e demais secretários e técnicos da Prefeitura de Guanambi, visitaram na tarde desta terça-feira (29), a fase final de construção do Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), localizada no canil municipal, às margens da BR-030, saída para Palmas de Monte Alto. Na visita, inspecionaram o andamento das obras, cujo espaço terá a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano, o que deve diminuir consideravelmente, em médio prazo, a população de cães que vagam pela cidade.

Para o prefeito Jairo Magalhães, com a obra a prefeitura está atendendo a um clamor antigo da população.  “Iremos trabalhar em parceria com as organizações protetoras dos animais, que irão nos auxiliar na adoção dos mesmos. Este é um projeto de vanguarda na região, que seguirá todos os protocolos técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Ministério da Saúde”, disse o gestor.

Segundo André Moitinho, a estrutura irá acomodar os animais que serão capturados nas vias públicas. Inicialmente, estes passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Toda esta preocupação tem como finalidade obter um maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente, a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes e disseminação de diversas doenças”, disse Moitinho. Na visita às obras, a equipe conheceu o local onde ficará a recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, etc. O local contará com veterinário e equipe capacitada. O animal ficará em observação durante 15 dias e logo após, depois de todo o cuidado, será colocado para adoção.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.