Sertão Hoje

Sertão Hoje

Campanha Força Solidária: 4ª CIPM está arrecadando alimentos para famílias vulneráveis

Terça / 20.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

A 46ª CIPM orienta ao doador que “higienize as embalagens dos alimentos não perecíveis e, no momento da entrega, esteja usando a máscara”. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Nessa segunda-feira (19), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) lançou a Campanha Força Solidária, visando à arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Companhia orienta ao doador, que devido à pandemia de Covid-19, “higienize as embalagens dos alimentos não perecíveis e, no momento da entrega, esteja usando a máscara”.

As doações poderão ser entregues na sede da 4ª CIPM, na sede dos Departamentos de Polícia Militar (DPM), das 8h às 17h. Aqueles que não puderem ir até algum DPM, o doador pode contatar os PMs pelos números abaixo, que uma viatura buscará os alimentos. A campanha vai até o dia 25 de agosto.

NÚMEROS E LOCAIS DE ARRECADAÇÃO:

• 4ª CIPM, em Macaúbas - (77) 99974-4201;

• DPM de Oliveira dos Brejinhos - (77) 99974-3905;

• DPM de Ibipitanga - (77) 99974-4225;

• DPM de Boquira - (77) 99974-4367;

• DPM de Açude - (77) 99988-4501.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 4ª CIPM Macaúbas (@4cipm_macaubas)

Bahia receberá 293.700 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça (20)

Terça / 20.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), as doses serão destinadas à aplicação de primeira e de segunda dose. (Foto: Divulgação / Sesab)

A Bahia receberá 293.700 doses de vacinas contra Covid-19 nesta terça-feira (20). O primeiro voo chegou no aeroporto de Salvador nesta madrugada, por volta das 00h40, trazendo 79.400 doses do imunizante da Astrazeneca/Covax e 132.400 doses da Coronavac/Butantan, enquanto que às 20h30 está previsto a chegada de 81.900 doses da Pfizer. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), as doses serão destinadas à aplicação de primeira e de segunda dose.

As vacinas começarão a ser distribuídas ainda nesta terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer/PM-BA) e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 9.908.380 doses de vacinas recebidas, sendo 3.554.400 da Coronavac, 5.059.050 da Oxford/AstraZeneca, 1.040.130 da Pfizer e 254.800 da Janssen. Essa última que é de dose única.

Abertas inscrições para médicos na Policlínica Regional de Brumado

Terça / 20.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Policlínica Regional de Brumado foi entregue no último dia 05/07.

Abriram nesta terça-feira (20) e seguem até a próxima sexta-feira (23), as inscrições de processo seletivo simplificado para cadastro de reserva e preenchimento de vagas para profissionais médicos do quadro de pessoal da Policlínica de Saúde da Região de Brumado. As inscrições devem ser efetuadas por meio da entrega da ficha de inscrição, currículo padronizado, formulário de relação de títulos e demais documentos, de 8 às 12h e de 14 às 17h, pessoalmente, na sede da Prefeitura de Brumado, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415.

• Clique aqui para conferir a íntegra do Edital;

Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8, 12, 16 ou 20 horas semanais, em turnos de trabalho de 4 horas, com remuneração proporcional, e poderão ter condicionado ao orçamento indicadores de avaliação para gratificação de desempenho de até 100% em relação ao salário base.

• A Policlínica Regional de Brumado foi entregue no último dia 05/07;

Estão sendo oferecidas vagas para as seguintes especialidades: angiologista, cardiologista\ergonometria, cardiologista clínico,ginecologia e obstetrícia, mastologista, oftalmologista, pneumologista e gastroenterologistra\colonoscopista.

De Caculé, ONG Jardim das Borboletas ajuda crianças por todo o Brasil portadoras de Epidermólise Bolhosa; saiba como ajudar

Terça / 20.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a OMS existem 19 casos para cada milhão de pessoas no mundo, aproximadamente 500 mil pessoas. No Brasil são registrados 1.600 casos.

Você já ouviu falar em crianças borboletas?

São crianças que nascem com Epidermólise Bolhosa (EB), que é uma doença genética, grave, não contagiosa e incurável, causada por um defeito genético nas estruturas que unem as duas camadas de pele, a derme e epiderme, o que acarreta em uma sensibilidade aguda na pele e das membranas mucosas. A falta de produção de colágeno dos portadores da EB faz com que qualquer pequeno atrito ou trauma causem lesões semelhantes a das queimaduras. A principal característica é o aparecimento de bolhas nas áreas do corpo de maior exposição. A doença se manifesta, na maioria das vezes, no nascimento, com sintomas variados e que costumam piorar ao longo do tempo. A doença causa também lesões internas acometendo o trato digestivo, da boca ao reto, além de causar outras complicações, como a atrofia de membros (pés, mãos e braços); lesões em olhos e na boca, com perda dos dentes; câncer de pele, alopecia, dentre outros. Levando em consideração que atualmente a EB é uma doença sem cura, os cuidados das feridas e reconhecimento precoce das complicações são essenciais para o seu tratamento adequado. O custo do tratamento de um paciente com EB varia conforme a gravidade/quantidade de feridas externas e internas. O Ministério da Saúde catalogou mais de 30 tipos da doença e estima-se que a Epidermólise Bolhosa acometa 500 mil pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 19 casos para cada milhão de pessoas. No Brasil são registrados 1.600 casos.


O Jardim das Borboletas

A doença requer um tratamento custoso, difícil, inacessível para muitos, podendo chegar a R$ 50 mil reais por mês. Além disso, quando não ocorre precocemente e de maneira adequada, pode causar morte já nos primeiros anos de vida. A Organização Não Governamental (ONG) Jardim das Borboletas surgiu em 2017 com o intuito de assistir às pessoas acometidas com Epidermólise Bolhosa em suas necessidades, proporcionando lhes mais qualidade de vida. O Jardim oferece amor, assistência em saúde, acompanhamento multidisciplinar, orientações, cuidados, encaminhamentos, apoio familiar, doações diversas e tudo mais para que o portador EB tenha os seus sofrimentos amenizados e os seus direitos garantidos. Atualmente, 100 borboletas fazem parte desse Jardim, que existe e exerce um trabalho grandioso totalmente por meio de doações, sem apoio de qualquer instituição pública.

O Jardim das Borboletas tem sede em Caculé, no sudoeste da Bahia, e atua em 20 Estados do país e também no Distrito Federal. Ao todo, 100 crianças carentes portadoras da Epidermólise Bolhosa são assistidas. Hoje, a ONG conta com 22 colaboradores diretos (funcionários) e milhares indiretos, “que são os responsáveis pela concretização e continuidade desse lindo trabalho em prol das pessoas borboletas”. Nesses 4 anos, o Jardim das Borboletas tem 100% dos seus custos arcados unicamente por meio de doações diversas, vindas de todas as partes do mundo. “Uma causa que felizmente toca pessoas de bom coração, que acreditam em um mundo solidário e justo”.
 

Caetité: em sessão da Câmara, Secretária Verônica Barbosa apresenta ações realizadas pela Prefeitura na área da Saúde

Segunda / 19.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Verônica destacou a reabertura das UBSs, o funcionamento da Unacon, a parceria com a Fundação Senhora Santana, entre outras ações. (Foto: Divulgação)

A secretária municipal de Saúde, Verônica Barbosa, apresentou as ações da Prefeitura de Caetité na área de saúde, principalmente as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município, durante sessão da Câmara de Vereadores de Caetité, realizada nesta segunda-feira (19), que também foi transmitida ao vivo no perfil do Facebook. A sessão começa a partir dos 6 minutos e meio e a participação da Secretaria Verônica Barbosa a partir após 1 hora e 45 minutos de vídeo.

Na avaliação da secretária, a sessão foi muito positiva tanto para apresentar as ações da Prefeitura, bem como ouvir as sugestões dos vereadores, pois, para ela, “o diálogo e a transparência são valores da atual gestão para construir um novo tempo em Caetité”. Em suma, Verônica Barbosa destacou que mesmo encontrando a área da saúde desorganizada, a atual gestão vem melhorando o atendimento aos cidadãos com a reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o pleno funcionamento da Unacon, a parceria com a Fundação Senhora Santana, além das ações educativas, campanhas de vacinação, de fiscalização da Vigilância Sanitária e de combate à Covid-19.

Paramirim: Feira do Gado acontecerá no Parque de Exposições

Segunda / 19.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Paramirim anunciou que disponibilizou as instalações do Parque de Exposições para a Feira do Gado. Há muitos anos, o comércio de gado acontecia de forma improvisada na Feira Livre, o que, segundo o governo, em nota, “gerava risco para as pessoas, bem como desconforto aos animais”. A estrutura do Parque de Exposições de Paramirim conta com embarcador, currais, bebedouros. Outro motivo destacado pela Prefeitura de Paramirim é a amplitude do local que “favorece para a não formação de aglomeração de pessoas, fator importante de combate à pandemia [de Covid-19]”, além de também permitir “a exposição de um número maior de animais e consequentemente amplia a possibilidade de negócios”.

Ituaçu: ao lado dos deputados Marquinhos Viana e Paulo Magalhães, prefeito Phellipe Brito entrega 7 veículos novos ao Município

Segunda / 19.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, foram adquiridos 9 veículos, sendo 7 entregues nesse último sábado (17). Todos os carros foram adquiridos com recursos próprios do município. (Fotos: Divulgação)

No último sábado (17), a Prefeitura de Ituaçu, Governo ‘Terra da Alegria’, que tem a sua frente o prefeito Phellipe Brito e o vice-prefeito Luiz Pessoa, realizou a entrega de 7 veículos, 0km, que vão renovar a frota do município e auxiliar nos serviços prestados à população. Ao todo, foram adquiridos 9 veículos, todos com recursos próprios do município. Em seu pronunciamento, o prefeito Phellipe Brito agradeceu aos eleitores pelo voto de confiança e pela oportunidade de governar o município. O prefeito agradeceu ainda aos deputados Marquinho Viana e Paulo Magalhães pelo apoio prestado e pela luta para trazer mais recursos para serem investidos em Ituaçu, bem como agradeceu a todos os membros de sua equipe pelo apoio.

Confira abaixo o vídeo com a fala do prefeito:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Phellipe Brito 🙏🏼 (@phellipebrito)

O ato de entrega contou com a presença do ex-prefeito Albercinho, dos deputados Marquinho Viana e Paulo Magalhães, dos secretários municipais, de diversos vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além do prefeito Phellipe Brito e do vice Luiz Pessoa.

Guanambi: Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes será no sábado, dia 24

Segunda / 19.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria destaca que mesmo que a caderneta esteja em dia é necessário comparecer à UBS mais próxima para conferência e possível orientação. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário da Campanha Municipal de Multivacinação, que é voltada para todas as crianças de até 9 anos de idade e aos adolescentes que têm até 14 anos. A Secretaria destaca que mesmo que a caderneta esteja em dia é necessário comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para conferência e possível orientação. A pasta também definiu o próximo sábado, dia 24, como o ‘Dia D’ de mobilização da campanha. Nesse dia, as salas de vacinação estarão abertas das 08h às 11h.

Sadres - o Sábio, o Louco, o Poeta: autor brumadense Paulo Esdras concorre ao Prêmio Jabuti 2021

Segunda / 19.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

O livro ‘Sadres - o Sábio, o Louco, o Poeta’, do autor brumadense Paulo Esdras, está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021, na categoria Romance Literário. (Fotos: Divulgação)

O livro ‘Sadres - o Sábio, o Louco, o Poeta’, do autor brumadense Paulo Esdras, está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021, na categoria Romance Literário. Criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano, o Prêmio Jabuti em 2021 é o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

“Estou muito feliz em saber que está concorrendo na principal premiação literária do país", diz o autor Paulo Esdras, que define seu livro como "uma homenagem ao sertanejo, aos cordelistas e aos nordestinos. Estou muito feliz em saber que está concorrendo na principal premiação literária do país."

‘Sadres - o Sábio, o Louco, o Poeta’, nas suas 122 páginas, narra a história de um jornalista que busca conhecer um sábio que vive escondido no sertão nordestino e acaba se encontrando com a sua própria história, num realismo mágico e poético. Publicado pela Editora Kalango em 31 de janeiro de 2020, a obra se esgotou em março daquele ano. Contudo, o livro virtual pode ser adquirido pela Amazon.

Bom Jesus da Lapa: Codevasf inaugura Sistema de Abastecimento de Água do Projeto Formoso

Domingo / 18.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto Público de Irrigação Formoso está localizado no Médio São Francisco, no oeste baiano, e é o maior produtor individual de banana do Brasil. (Fotos: Codevasf)

O Governo Federal inaugurou nesta semana, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Projeto Público de Irrigação Formoso, localizado em Bom Jesus da Lapa. A estrutura abastecerá 2 agrovilas do projeto e deverá atender 4 mil pessoas. O sistema mobilizou investimentos de R$ 5,3 milhões, originários de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. O sistema tem capacidade para assistir até 5,8 mil habitantes, em plano para 2038; de acordo com a taxa de ocupação adotada pelo projeto, serão atendidos 1.030 domicílios em 2021 e até 1.470 em 2038.

A captação do SAA é do tipo flutuante e ocorre no rio Corrente. A Estação de Tratamento de Água (ETA) é do tipo convencional e realiza os processos de tratamento de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção de pH. Para levar água tratada às famílias do Projeto Formoso foram investidos R$ 470 mil na elaboração de projeto executivo e R$ 4,83 milhões na execução da obra. Com a conclusão da estrutura, o SAA será transferido para o município de Bom Jesus da Lapa, que deverá operar o empreendimento. As obras foram acompanhadas pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, que também vistoriou e acompanhou treinamentos e testes no SAA.

O Projeto Público de Irrigação Formoso está localizado no Médio São Francisco, no Oeste do estado da Bahia, e é o maior produtor individual de banana do Brasil. Em 2020 o projeto produziu 184 mil toneladas de itens agrícolas, com destaque para banana, melancia e tangerina, que alcançaram valor bruto de produção de R$ 271,8 milhões; o projeto é responsável por cerca de 24 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Nesta semana a Codevasf também oficializou a entrega do sistema fotovoltaico da 2ª Superintendência Regional da Companhia, em Bom Jesus da Lapa. Com investimentos de R$ 450 mil, foram implantadas placas fotovoltaicas sobre o prédio da empresa e sobre seu estacionamento interno. A previsão é de que a produção de energia do sistema supra as despesas de energia elétrica da Superintendência Regional e de seus escritórios de apoio técnico. A agenda de entregas incluiu ainda as obras de pavimentação de 1,7 mil metros quadrados de ruas do município, com investimento de R$ 114 mil originários de emenda parlamentar.

Livramento: PM prende ciganos com pistola, munições e drogas num bar nessa sexta (16)

Domingo / 18.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

No local, haviam 6 homens, dos quais 5 eram ciganos, sendo que um estava armado com uma pistola, com 32 munições, e uma faca, além de 5 porções de drogas. (Foto: 46ª CIPM)

Na tarde dessa última sexta-feira (16), policiais militares da 46ª CIPM prenderam um cigano num bar, no bairro Pirração, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da 46ª CIPM, os militares chegaram ao bar após desdobramentos de uma abordagem policial. No local, haviam 6 homens, dos quais 5 eram ciganos. Ainda conforme a 46ª CIPM, um dos ciganos, que foi preso em flagrante, estava armado com uma pistola cal. 9mm, com 32 munições, e uma faca, além de uma porção de substancia análoga à maconha e outras 4 porções de substância análoga à cocaína, material esse que foi apreendido juntamente com os smartphones deles. O grupo foi conduzido e apresentado à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Livramento.

Brumado: IPTU 2021 pode ser pago com até 10% de desconto; confira como

Domingo / 18.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

O imposto também pode ser dividido em 5x, sendo a parcela mínima no valor de R$ 25, com vencimento da 1ª parcela no dia 09/08. (Foto: Divulgação)

Os contribuintes brumadenses que pagarem o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU 2021 em cota única até a data de vencimento, dia 09 de agosto, terão um desconto de 10%. O imposto também pode ser dividido em 5 vezes, sendo a parcela mínima no valor de R$ 25, com vencimento da primeira parcela no dia 09 de agosto e as demais nos meses subsequentes.

A 2ª via e as guias de parcelamento do IPTU podem ser obtidas a qualquer momento pela internet (clique aqui) ou diretamente no Departamento de Tributos, na sede da Prefeitura. O pagamento pode ser realizado no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Casas Lotéricas e nos correspondentes bancários. No caso de pagamento atrasado, incide a atualização monetária, multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% e juros de mora de 1% ao mês. Todos os imóveis localizados na zona urbana do Município estão obrigados ao pagamento do IPTU.

Biometria alcança 80% do eleitorado do país

Sábado / 17.07.2021

Por Cristiano Ghorgomillos / Brasil 61

117,5 milhões de eleitores já realizaram o cadastro biométrico. Durante a pandemia, o cadastro biométrico foi suspenso. (Foto: Roberto Jaime / TSE)

A tecnologia de leitura biométrica das urnas eletrônicas já alcança mais de 80% do eleitorado brasileiro. A Justiça eleitoral atingiu o número de 117,5 milhões de cadastro biométrico e, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16 estados já concluíram totalmente o cadastro dos eleitores na tecnologia. Durante a pandemia da Covid-19, o cadastro biométrico de eleitores foi suspenso, no entanto, nenhum eleitor será prejudicado e poderá votar normalmente nas eleições.

O atendimento presencial de eleitores foi remanejado para a internet, na página Título Net. No canal é possível tirar dúvidas e saber a situação cadastral do título de eleitor. Para as pessoas que não dispõe de acesso na internet, o TSE orienta entrar em contato com os tribunais regionais, nos estados, por telefone.

A expectativa da Justiça Eleitoral é que todos os eleitores do país estejam com a biometria cadastrada até o ano de 2025. O trabalho pode ser dinamizado por meio de parcerias que o TSE pode firmar com órgãos de identificação civil estaduais e municipais para troca de informações, como as digitais dos eleitores. Além disso, o TSE tem um acordo de cooperação com a Presidência da República para fortalecer o sistema de identificação integrado.

Governador Rui Costa entrega recuperação de 42km de rodovia entre Ipiaú, Itagibá e Dário Meira

Sábado / 17.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Entregue nessa sexta-feira (16) a obra foi coordenada pela Seinfra, com investimento de mais de R$ 13 milhões e 42 km de extensão. (Fotos: Carol Garcia / GovBA)

A recuperação da rodovia BA 130/650, que liga os municípios de Ipiaú, Itagibá e Dário Meira, beneficia cerca de 107 mil pessoas na região sudoeste. Entregue pelo governador Rui Costa (PT) nessa sexta-feira (16) a obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com investimento de mais de R$ 13 milhões e 42 km de extensão.

"Além da estrada, onde foram investidos mais de R$ 13 milhões, nós anunciamos uma nova escola estadual em Dário Meira, já tínhamos feito a reforma aqui da escola em Itagibá, e vamos ampliar com mais salas de aula, mais estrutura pro esporte, tudo para que a escola possa oferecer condições dignas para os alunos melhorarem o desempenho escolar. A minha alegria é estar incentivando, apoiando, ajudando os prefeitos e prefeitas que querem estimular o desenvolvimento da educação, a prática esportiva, que representa inclusão social, formação do cidadão", afirmou o governador, que também esteve no Colégio Estadual de Dário Meira, onde entregou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), no valor de R$ 210 mil, implantado para beneficiar a comunidade de Água Sumida, localizada a 5Km da sede, e vai oferecer cerca de 50 ligações domiciliares simplificada.

Rui também garantiu estender até a entrada da cidade, a recuperação da BR-030, que seria de responsabilidade federal. Foi autorizada também a construção de uma praça para a comunidade evangélica e a reforma do campo de futebol do município. Ao final da visita à cidade o governador assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova escola e de um distrito integrado de segurança para as policias civil e militar.

O governador esteve ainda em Itagibá, onde visitou outro trecho da rodovia restaurada. No Colégio Estadual Dulce Almeida, Rui conferiu a reforma total da unidade e autorizou a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos desportos do estado da Bahia (Sudesb), a licitação para reforma do campo de futebol Damião Mascena, no distrito de Japomirim, a 20km da sede.

O secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o investimento autorizado pelo governo, na construção de uma nova escola no município. “A cidade de Dario Meira vai receber uma unidade escolar com padrão de qualidade, contendo equipamentos de ciências e esporte como laboratório, refeitório, campo society, um investimento no valor de R$10 milhões”.

Covid-19: Bahia registra 2.555 novos casos e 65 óbitos nessa sexta (16)

Sábado / 17.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 1.168.377 casos confirmados, 1.133.215 estão recuperados, 10.054 encontram-se ativos e 25.108 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 2,15%.

Nessa sexta-feira (16), a Bahia registrou 2.555 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%), 2.851 recuperados (+0,3%) e 65 óbitos (+0,26), que ocorreram em diversas datas, conforme tabela divulgada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Dos 1.168.377 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.133.215 já são considerados recuperados, 10.054 encontram-se ativos e 25.108 tiveram óbito confirmado, representando uma letalidade de 2,15%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.406.692 casos descartados e 230.881 em investigação.

Segundo a Sesab, “A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.”


Situação da regulação de Covid-19

Até às 12h desta sexta-feira (16), 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 4 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Segundo a Sesab, “Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.”


Vacinação

Até às 17h dessa sexta (16), a Bahia contabilizava 5.544.842 vacinados contra Covid-19 com a 1ª dose, dos quais 2.063.178 receberam também a 2ª aplicação, e mais 230.996 vacinados com o imunizante da Jansen que é de dose única. Ao todo, 51,8% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a 1ª dose. Os dados estão disponíveis no painel da vacinação da Sesab.