Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ibiassucê: prefeitura assina ordem de serviço para início de encascalhamento de 30 km de estradas vicinais

Terça / 21.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

O trecho ligará Ibiassucê a Santo Antônio, Santo Antônio a Brasilândia, Brasilândia a Jacaré e, por fim, Jacaré novamente a Ibiassucê. (Foto: Instagram / @prefeitura_de_ibiassuce)

No último dia 16, o prefeito de Ibiassucê, Nando Cardoso, realizou a assinatura da ordem de serviço para dar início ao encascalhamento de 30 km de estradas vicinais. Conforme a prefeitura, o trecho ligará Ibiassucê a Santo Antônio, Santo Antônio a Brasilândia, Brasilândia a Jacaré (passando por Olho D’Água de Dé) e, por fim, Jacaré novamente a Ibiassucê. A obra será realizada por intermédio da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Sebastião Neto, o encascalhamento das estradas vicinais que interligará a sede do município aos povoados é de grande importância, pois facilitará não apenas a expansão da produção do município, mas também o acesso das pessoas da zona rural à sede.

O trecho ligará Ibiassucê a Santo Antônio, Santo Antônio a Brasilândia, Brasilândia a Jacaré e, por fim, Jacaré novamente a Ibiassucê. (Foto: Instagram / @prefeitura_de_ibiassuce)

Livramento: Guardiões Ambientais Serra das Almas participam de treinamento em resgate e salvamento vertical

Terça / 21.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o comandante dos GASA, nenhuma brigada na região possui essa habilitação. (Foto: Divulgação / Ascom)

Na última semana, os Guardiões Ambientais Serra das Almas (GASA) participaram de um treinamento em resgate e salvamento vertical na cidade de Morro do Chapéu, na Bahia. O curso teve a duração de seis dias e capacitou seis brigadistas para resgatar vítimas em locais remotos, de difícil acesso e até mesmo em prédios. De acordo com o comandante dos GASA, nenhuma brigada na região possui essa habilitação. Ele também enfatiza que, sem o suporte da gestão municipal de Livramento, seria impossível realizar essa capacitação. Desde o seu início, os GASA contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora e recebem suporte em suas ações.

De acordo com o comandante dos GASA, nenhuma brigada na região possui essa habilitação. (Foto: Divulgação / Ascom)

Brumado: 8ª etapa da Copa Brasil de Supercross causa impacto positivo na economia e turismo

Terça / 21.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

A competição reuniu mais de 100 participantes de várias partes do país e teve uma grande adesão do público. (Foto: Divulgação)

No último final de semana, ocorreu em Brumado, com o apoio da Prefeitura, a 8ª etapa da Copa Brasil de Supercross. A competição reuniu mais de 100 participantes de várias partes do país e teve uma grande adesão do público, que compareceu ao Parque Santa Inês para prestigiar as manobras dos pilotos. Além disso, a comissão organizadora do evento prestou homenagem ao prefeito Eduardo Vasconcelos, ao secretário de administração Carlos Magno e ao diretor de infraestrutura, Lucas Moreira.

Em nota, a prefeitura expressou gratidão à equipe da competição por escolher Brumado como sede da 8ª etapa e ressaltou que o evento teve um impacto significativo na economia e no turismo da cidade.

Com protagonismo juvenil, tem início a 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Terça / 21.11.2023

Por Secom GovBA

Para Jerônimo, eventos como este contribuem para a elaboração de políticas públicas voltadas para este público. (Foto: Divulgação / Rafael Martins/GOVBA)

A capital baiana sedia, desta segunda (20) até quarta-feira (22), a 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, um espaço público de discussão, mobilização e controle social para a construção de uma agenda de diretrizes e ações para a política pública destinada à proteção integral para este segmento da sociedade na Bahia. O encontro, promovido pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), com apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues na abertura.

Para Jerônimo, eventos como este contribuem para a elaboração de políticas públicas voltadas para este público. “Aqui tem crianças e adolescentes que vão bater na porta das prefeituras de suas cidades, do Governo do Estado, dos deputados, para cobrar seus direitos. Então, nesses três dias, vamos construir um documento para levar à etapa nacional e podermos unificar - estados e União - um sistema que os proteja. Precisamos trabalhar para eles agora. É urgente”, afirmou o governador. Ele ainda reforçou que é preciso investir. “Só se faz políticas públicas com orçamento”.

A abertura da conferência contou com uma apresentação de jovens do Projeto Axé e a programação conta com aprovação do regimento interno e exposições temáticas, grupos de trabalho e oficinas, eleição dos delegados que representarão a Bahia na Conferência Nacional, e plenária final, com aprovação das propostas que serão levadas para a etapa nacional. Durante os próximos dois dias, serão debatidos os seguintes eixos temáticos: promoção e garantia dos direitos humanos no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos, considerando o cenário pandêmico; e garantia de recursos para as políticas públicas destinadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

O titular da SJDH, Felipe Freitas, destacou que a conferência é uma oportunidade de atualizar a pauta no diálogo com a sociedade civil, com as organizações do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Vamos discutir prioritariamente os efeitos da pandemia sobre crianças e adolescentes, sobre seus direitos e suas formas de vida. Vamos também ter a oportunidade de aprimorar as formas de atuação do Estado e instalar novos compromissos com a sociedade civil, para garantir cada vez mais direitos para essa parcela da população”, concluiu o secretário.

A conferência ocorre a cada três anos, sendo a última delas realizada em 2019. Neste período, ficou suspensa devido às medidas restritivas impostas em decorrência da pandemia da Covid-19. Considerando a extensão territorial da Bahia, o Ceca e a SJDH adotaram a metodologia de realizar conferências territoriais, preparatórias para a 11ª Conferência Estadual. Ao todo, foram realizadas 25 conferências territoriais presenciais e duas online, contabilizando a participação de 2.862 pessoas de 200 municípios, e construídas 480 propostas. Além disso, foram eleitos 682 delegados para a etapa Estadual, dos quais quatro são crianças e 176 adolescentes.

Maria José Cruz, delegada representante da cidade de Olindina, participou de um destes encontros e considera positivas as contribuições apresentadas. “Durante as conferências municipais, crianças e adolescentes participaram dos debates, fizeram parte da mesa, e esses direitos estão sendo garantidos de forma sucinta, mas articulada”. De acordo com ela, o objetivo é continuar debatendo os direitos das crianças e adolescentes, para fortalecê-los. “A perspectiva é que as propostas cheguem até a instância federativa para, de fato, o poder público federal garantir esses direitos através de políticas públicas”.

Tema e etapa Nacional

A etapa Estadual serve de base para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em abril de 2024. Para esta edição, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), através da Resolução nº 227, de 19 de maio de 2022, definiu como tema para todos os debates conferencistas “A situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia de Covid- 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Estiveram presentes também na abertura da conferência as secretárias da Educação, Adélia Pinheiro, e da Assistência Social, Fabya Reis, além do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue

Terça / 21.11.2023

Por Ascom Hemoba

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. (Foto: Divulgação)

Com a campanha "Solidariedade não tem preço", a Hemoba celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) para agradecer aos voluntários pelo ato solidário e altruísta de doar sangue. Na Semana Nacional do Doador, de 20 a 25 de novembro, a Fundação promoverá várias atividades nas unidades de coleta na capital e o interior da Bahia em parceria com artistas, influenciadores digitais, empresas e instituições, unidos pelo propósito de sensibilizar e mobilizar a população para a importância da doação de sangue. No dia 25, a sede da Hemoba e as unidades de Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas e Eunápolis realizarão o Sabadão Solidário, quando receberão grupos de doadores agendados previamente. Neste ano, a Timbalada será embaixadora da Semana Nacional do Doador, com a gravação do videoclipe e jingle da campanha, composto por Buja Ferreira, vocalista da banda, e Samuca Cabral, compositor e produtor musical.  

Para atender a demanda das unidades hospitalares do estado, a Hemoba depende basicamente da solidariedade dos doadores de sangue, que realizam este ato sem esperar nada em troca. Na Bahia, em 2022, foram mobilizados 157.480 candidatos à doação. Já neste ano, até outubro, a Fundação recebeu 140.323 voluntários, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.

Em Brumado, nesta sexta-feira (24) a programação contará com Nita cabelereira (Senac) que realizará designer de sobrancelhas, depilação de buço e axilas e corte de cabelo. Já no sábado (25), acontecerá a programação do artista local, Jorginho dos Teclados.  A unidade de atendimento funcionará de Segunda a Sábado nos horários das 7 às 12h.

Para mais informações sobre as demais unidades, basta consultar o site da Hemoba

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Prefeito de Guanambi cumpre agenda oficial em Salvador nesta semana

Terça / 21.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

Arnaldo Azevedo tratará sobre diversas pautas nas secretarias estaduais. (Foto: Divulgação / Ascom)

No último domingo (19), o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, embarcou para Salvador ao lado do deputado estadual Felipe Duarte e do secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Victor Boa Sorte. Na capital do Estado, eles cumprirão uma agenda oficial em diversas instâncias do Governo do Estado até quarta-feira (22).

Diversos assuntos de interesse da cidade serão tratados nas secretarias estaduais, incluindo a liberação de uma emenda que pertencia ao deputado estadual Luiz Augusto e agora está sob responsabilidade de Felipe Duarte, para a implantação de um centro cirúrgico no Hospital Municipal, além da ampliação da realização de cirurgias eletivas pela Secretaria de Saúde. Também está na pauta uma audiência no Comando Geral da Polícia Militar, para discutir a segurança e o policiamento ostensivo nos distritos de Morrinhos, Ceraíma e Mutans.

Na Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), buscarão a estruturação do setor e a nomeação ou transferência de um médico legista/perito titular para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que atende Guanambi e outras 17 cidades. Por fim, na Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (SUFOTUR), buscarão parcerias para o setor turístico do município.

Andaraí: 3ª edição da FLIAN celebra o Povo Brasileiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

Segunda / 20.11.2023

Por Ascom FLIAN

As inscrições acontecem entre os dias 15 e 22 de novembro, de forma remota. (Foto: Divulgação)

Neste ano, a 3ª Edição da Feira Literária de Andaraí (FLIAN), que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023, celebra o “Povo Brasileiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia: Identidades e Resistências”. Depois da realização de uma Edição totalmente virtual, por conta da Covid-19, no Canal da TV UNEB-Seabra, no YouTube, em 2021, este ano, a Feira volta a acontecer presencialmente no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, cidade natal do escritor e jornalista baiano Herberto Sales, que foi o homenageado em sua 1ª Edição.

Com lema contínuo “A leitura faz andar o mundo”, desde a sua 1ª Edição, em 2017, a FLIAN objetiva-se promover o fortalecimento da democratização do acesso ao livro, a prática de leitura e a valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural da região.

Para Emílio Carlos Tapioca, historiador e curador da Feira, tanto o lema quanto os objetivos da 3ª Feira são primordiais e precisam sempre ser colocados em pauta. “Livro, leitura, literatura e memória e seu diálogo com o patrimônio material e imaterial é uma questão primordial para que possamos preservar as identidades no âmbito do Estado da Bahia, principalmente no Território de Identidade Chapada Diamantina, cujas Feiras e Festas Literárias têm demonstrado o vigor da diversidade étnica e sociocultural que compõem o mesmo e traduzem de forma significativa o recorte importante no cenário da história da Bahia e do Brasil”, relata.

Programação

A programação, que acontecerá em diversos espaços culturais e educacionais do município de Andaraí, conta com conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, mostras de curtas-metragens, visitas guiadas, homenagem e apresentações artísticas das mais diversas linguagens, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades.

A Flian receberá nomes como Itamar Aguiar, professor Dr. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que compõe a Roda de Conversa “Jarê – A identidade do sagrado na Chapada Diamantina”, a professora Dra. Cristina Pina, também da UESB, que mediará a Roda de Conversa “Maju – Negritude, educação e religiosidade nas Lavras Diamantina”. Na oportunidade, a Feira também recebe o superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-BA), Hermano Fabrício O. Guanais e Queiroz e a Diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC – SECULT), Luciana Mandelli.

Além das mencionadas Rodas de Conversa, a programação ainda conta com discussões sobre “Infâncias, Identidades e Resistências”, “Povos Originários na Chapada Diamantina”, “Literatura, Negritude e Feminismo”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia”, “O que dizer sobre Patrimônio”, “Terra e Soberania Popular”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia” e “Heroínas da Liberdade”, dentre outras.

Os momentos culturais recebem o dramaturgo Paulo Atto, diretor da peça teatral “A travessia do Grão Profundo”, e, Eugenio Lins e Marcos Zacariades, da Galeria Arte & Memória, com a exposição "Lamentação das Almas", dentre outras atividades. Com novas atividades, em sua 3ª Edição, a FLIAN vai promover uma Feira Popular, com produtos da agricultura familiar, da agroecologia e da economia solidária. Fazem parte dessa programação oficinas sobre os saberes e fazeres tradicionais.

A programação não termina aqui. A Flianinha, dedicada ao público infantil, vai encantar, contagiar e entreter crianças, jovens e adultos com contação de histórias e muitas canções.

Destacamos também a participação e o protagonismo do público estudantil oriundos dos Colégios estaduais que compõe o Núcleo Territorial de Educação (NTE 03/ SEC) e escolas municipais locais e regionais.

Celebração e homenagem

Nesta Edição da FLIAN, propõe-se celebrar o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e o centenário do intelectual, antropólogo, etnólogo, educador, político e escritor brasileiro Darcy Ribeiro - personalidade que contribuiu de forma significativa para a compreensão do Povo Brasileiro e de suas múltiplas Identidades.

Em um dos seus textos, Darcy Ribeiro, que categorizou a formação étnica do povo brasileiro como: sertanejo, crioulo, caboclo, caipira e sulino, traz uma tradução fiel das nossas raízes. Para ele “todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos”.

Também faz parte da Feira a importante homenagem à educadora e ativista cultural andaraiense, Margentina Guimarães, conhecida popularmente como "Maju", cujas atividades emancipadoras no campo da educação estavam além do seu tempo. Maju, uma mulher negra, foi uma peça fundamental na militância sócio-política, econômica e cultural do município.

Inscrições online e certificados

Para participar da programação e receber as devidas certificações, os interessados deverão acessar o site www.flian.com.br, entre os dias 15 e 22 de novembro, para escolher as atividades que desejam participar.

A Feira Literária de Andaraí é uma realização da Viver Cultura e Meio Ambiente, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Andaraí e o Apoio da Fundação Pedro Calmon / SECULT, da Superintendência de Fomento ao Turismo/ SETUR - Governo do Estado da Bahia.

FPM: municípios recebem R$ 1,5 bilhão nesta segunda-feira

Segunda / 20.11.2023

Por Brasil 61

Mesmo apresentando queda, o FPM é de fundamental importância para manter as contas municipais em dia. (Foto: Divulgação / Agência Brasil)

Os municípios brasileiros recebem, nesta segunda-feira (20), um total de R$ 1,579 bilhão referente ao segundo decêndio de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A quantia 1% menor que a do mesmo período de outubro deste ano, quando foram repassados R$ 1,590 bilhão. Mas, na comparação com o mesmo período de 2022, a redução é de 10%.

Mesmo apresentando queda, o FPM é de fundamental importância para manter as contas municipais em dia. É com esse repasse, que cidades de menor porte, menos de 50 mil habitantes, pagam os funcionários, compram a merenda escolar e quitam as dívidas com fornecedores.

Municípios bloqueados 

Todos os municípios brasileiros — 5.568 cidades — têm direito a receber o FPM a cada dez dias, previsto em lei. Mas quando existem dívidas dessas cidades com a União, esses repasses podem ser bloqueados. Assim, os municípios que estão na lista do SIAFI ficam impedidos de receber repasses federais, até que as dívidas ou pendências burocráticas sejam resolvidas. 

Esses bloqueios podem acontecer por diversas razões, entre elas a ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com a inscrição da dívida ativa, falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops), entre outras. Fonte: Brasil 61.

Brumado: palestra com Ciro Bottini acontece nesta quinta-feira

Segunda / 20.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

Ciro Bottini é conhecido pelo seu trabalho no canal de vendas mais popular dos anos 90, o Shoptime. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (23), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Brumado, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizará o evento "Vender, Vender e Vender - com Ciro Bottini". A palestra acontecerá no auditório do Clube Social de Brumado, localizado na Avenida Otávio Mangabeira, nº 578, bairro Nobre, às 19h.

Conhecido pelo seu trabalho no canal de vendas mais popular dos anos 90, o Shoptime, Bottini inovou ao comercializar utilidades domésticas e tecnológicas pela TV. Com originalidade, autenticidade e simpatia, deixando sua marca na memória dos brasileiros. Além disso, acumula mais de 30 mil horas de experiência em vendas televisivas e possui uma base de mais de 40 milhões de clientes.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/evento/vender-vender-e-vender-com-ciro bottini/2214502?referrer=agenciasertao.com&referrer=www.97news.com.br, até o dia do evento.

Polícia Civil apreende 600 kg de maconha na BR-030

Segunda / 20.11.2023

Por Ascom PC

A abordagem ao caminhão foi realizada às margens da BR-030, rodovia que liga Caetité a Brumado. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

O trabalho integrado entre os departamentos da Polícia Civil da Bahia resultou na apreensão de aproximadamente 600 kg de maconha, na madrugada da última sexta-feira (17), próximo ao município de Ibiassucê. A partir de informações de inteligência e de investigação coletadas e tratadas pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) e pela 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna), equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi), com o suporte da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) conseguiram interceptar um caminhão baú que transportava a droga e prender o motorista, um homem de 50 anos.

Com o auxílio do DIP, a 6ª DTE intensificou as investigações sobre o transporte da droga, realizando o tratamento das informações e o repasse à 22ª Coorpin. A abordagem ao caminhão foi realizada às margens da BR-030, rodovia que liga Caetité a Brumado. Ao ser questionado, o motorista afirmou ser comerciante de redes e estar a caminho de Feira de Santana, sem nenhuma carga. No entanto, durante vistoria ao veículo, foi localizado um teto falso, parafusado na estrutura da carroceria, onde estavam 724 pacotes de maconha.

A ação é um desdobramento da Operação Ancorar, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ao qual a 6ª DTE é vinculada. Deflagrada no último dia 27, a ação prendeu líderes de uma organização criminosa com atuação em diversos municípios do sul e sudoeste da Bahia, além de cumprir outros mandados ao longo das últimas semanas - como quando prendeu uma mulher que atuava como 'mula' do tráfico e que estava com 5 kg de crack em um ônibus.

O motorista do caminhão baú foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele passou pelos exames de lesões corporais de praxe e está à disposição do Poder Judiciário. O veículo foi apreendido e levado para a sede da 22º Coorpin, em Guanambi.

Ibipitanga: 4ª CIPM realiza formatura de mais de 100 alunos do PROERD

Sábado / 18.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

Durante a cerimônia, os alunos realizaram apresentações culturais como música, dança, paródia e cordel. (Foto: Instagram / @4cipm_macaubas)

Nessa sexta-feira (17), a 4ª CIPM, em parceria com a Prefeitura de Ibipitanga, realizou a solenidade de formatura da 4ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) com 106 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I.

A cerimônia contou com a presença de algumas autoridades locais, como o Vice-Prefeito Joaquim Francisco Gomes, Presidente da Câmara, Controlador Interno, Secretário de Educação Valdir Barbosa, Presidenta do Conselho de Educação Municipal, Diretoras das Escolas, o Comandante da Companhia, CAP PM Máximo, o Instrutor do PROERD SD PM Rocha, além de alguns policiais e também os alunos, professores, pais e sociedade civil. Durante a cerimônia, os alunos realizaram apresentações culturais como música, dança, paródia e cordel.

Em discurso, tanto o CAP PM Máximo, o Vice-Prefeito Joaquim Francisco e Secretário de Educação Valdir Barbosa enfatizaram a educação enquanto um dos maiores compromissos dos gestores públicos e firmaram compromisso de continuidade da parceria de sucesso entre os entes públicos.

Ibiassucê: SEADES realiza capacitação sobre preenchimento de Formulários do Cadastro Único

Sábado / 18.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

Guanambi, Caetité, Rio do Antônio, Caculé, Malhada de Pedras e Brumado também participaram da capacitação. (Foto: Instagram / @prefeitura_de_ibiassuce)

Na última semana, de 7 a 10, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), em parceria com a Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma capacitação sobre o preenchimento de Formulários do Cadastro Único para entrevistadores sociais. Os municípios pertencentes ao Território do Sertão Produtivo, como Guanambi, Caetité, Rio do Antônio, Caculé, Malhada de Pedras e Brumado, participaram da capacitação.

De acordo com a pasta, o objetivo da formação é instruir os profissionais dos municípios a preencher corretamente o Formulário do Cadastro Único, visando refletir fielmente a realidade das famílias cadastradas durante o processo de preenchimento.

A coordenadora do Cadastro Único de Ibiassucê, Jucélia Gomes, que liderou a organização do evento, ressaltou a importância da formação. “Essa formação é de extrema importância para configuração de uma base de dados confiável para criação de políticas públicas que atendam pessoas em vulnerabilidade social e que alcançam quem realmente precisa de assistência social”, concluiu.

Moana Meira é eleita presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia

Sábado / 18.11.2023

Por Ascom

“Eu muito me orgulho de fazer parte desse movimento, em que aprendemos todos os dias, principalmente com os nossos assistidos”, disse Moana Meira. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Geral Ordinária, realizada pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), elegeu Moana Meira, atual diretora social, como presidente da instituição pelos próximos dois anos. Mary Makhoul, atual coordenadora de Prevenção e Saúde, assume a função de vice-presidente. Na ocasião, que ocorreu durante o X Congresso Estadual das Apaes da Bahia (Conapaes-BA), realizado em outubro, houve também a eleição do Conselho Fiscal e a ratificação do Conselho Administrativo da federação.

Estiveram presentes os presidentes das Apaes do estado, diretores, conselheiros, autodefensores, além de membros da equipe administrativa e da procuradoria jurídica. Os eleitos tomarão posse no primeiro dia útil de janeiro de 2024.

“A palavra é gratidão. Eu muito me orgulho de fazer parte desse movimento, em que aprendemos todos os dias, principalmente com os nossos assistidos. Agradeço a confiança de todas as Apaes e todos os líderes. Peço a Deus que direcione toda essa equipe. Vamos começar com muita humildade, com pé no chão e muita tranquilidade, porque será uma gestão participativa, pensando sempre no coletivo”, afirmou Moana Meira.

Moana assumirá a função ocupada por Narciso Batista, que preside a federação desde 2018. “Hoje estamos escrevendo história no movimento apaeano da Bahia. Primeiro no sentido da renovação. E, depois, em um ponto ainda mais importante: pela primeira vez a Feapaes-BA será presidida por duas mulheres. Isso é um marco a ser comemorado. São duas pessoas amplamente participativas no movimento, do qual tenho muito orgulho de ter tido total apoio e colaboração durante os últimos anos. Estamos alinhados ao que se discute no mundo no sentido da democracia e da equidade de gênero. Mais do que nunca, a inclusão é uma prioridade na Feapaes-BA e isso não se restringe aos nossos assistidos. Desejo um mandato de muitos avanços”, pontua o presidente.

Brumado: cerca de 500 estudantes se formaram no Proerd nesta sexta

Sábado / 18.11.2023

Por Redação Sertão Hoje

A RHI Magnesita doou as camisas para todos que participaram do curso. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (11), cerca de 500 crianças de escolas públicas de Brumado, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), se formaram.  A RHI Magnesita doou as camisas para todos que participaram do curso. A Polícia Militar reuniu os formandos, deste ano, em uma única solenidade, que ocorreu na Escola Municipal Nice Públio da Silva Leite, com a presença de representantes da RHI Magnesita.

Os jovens atendidos têm idades, entre 11 a 14 anos, e fazem parte de diversas comunidades, como Bairro São Félix, Bairro da Malhada Branca, Urbis IV, Urbis I, Conjuntos habitacionais Brisas I, II, III e IV, Bairro Olhos D´Água, Centro, Comunidades Rurais Do Espinheiro, Campo Seco e Vila Presidente Vargas.

“Os alunos que participam do programa percebem como as drogas fazem mal para suas vidas e para a comunidade de modo geral. A interação com a Polícia Militar também é importante, pois atuamos no bem-estar social e na busca de uma melhor qualidade de vida para todos”, explica a coordenadora do Proerd em Brumado, Major Leila Gonçalves.

Para Lucilla Soledade, especialista em relacionamento comunitário da RHI Magnesita, ações como o Proerd fazem parte dos projetos sociais defendidos e apoiados pela companhia. “Temos o compromisso social de capacitar e orientar os jovens de nossas comunidades anfitriãs para uma vida mais segura e transformadora. Ajudar o Proerd nesta missão foi uma oportunidade de conscientizar cerca de 500 jovens”.

Proerd

É um programa cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. A finalidade é capacitar jovens estudantes de escolas públicas e/ou privadas de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e longe de qualquer tipo de violência.

O programa, alinhado com o eixo de redução de demanda da atual Política Nacional sobre Drogas – PNAD e com as melhores práticas elencadas nas Normas Internacionais Sobre a Prevenção do uso de Drogas – UNODC/OMS, desenvolve ações educativas e preventivas, pedagogicamente estruturadas em lições, com uma linguagem acessível às faixas etárias a que se destina, sendo fundamentadas na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory – SEL).

UPB lança manifesto pela sanção urgente do projeto que desonera a folha dos municípios e de 17 setores da economia

Sexta / 17.11.2023

Por Ascom UPB

Com a sanção da matéria a contribuição social sobre a folha das prefeituras cairá de 22,5% para 8%. (Foto: Divulgação / UPB)

A União dos Municípios da Bahia (UPB) publicou nessa segunda-feira (13), um manifesto em apoio à célere sanção do Projeto de Lei n. 334/2023, que propõe a redução da contribuição previdenciária paga pelos municípios. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, prorroga, até 2027, a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia e inclui, por meio de emenda do relator senador Ângelo Coronel, a redução da alíquota da contribuição previdenciária paga pelos municípios de até 142.632 mil habitantes.

Com a sanção da matéria a contribuição social sobre a folha das prefeituras cairá de 22,5% para 8%.  No manifesto, a entidade explica que “os critérios atuais fazem com que os municípios contribuam com a mais elevada alíquota do sistema, sem que gozem de qualquer regime que os diferencie pela sua natureza de ente público”.

O documento também alerta para urgência da proposta, considerando o impacto da atual alíquota no índice de gasto com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, e defende que a desoneração vai permitir “reequilibrar as contas municipais e ampliar a capacidade de investimento dos municípios”.

O governo federal decidirá pela sanção da proposta, que significa a economia de R$ 11 bilhões bilhões por ano a mais de 4 mil municípios brasileiros. Segundo a UPB, somente na Bahia, 404 municípios serão beneficiados, solucionando uma questão enfrentada por décadas pelas prefeituras, que têm gerado um grande passivo aos cofres municipais.

Com a sanção da matéria a contribuição social sobre a folha das prefeituras cairá de 22,5% para 8%. (Foto: Divulgação / UPB)