Sertão Hoje

Sertão Hoje

Projeto ‘Cabra Produtiva, Rota do Leite’ foi apresentado aos deputados na ALBA

Sexta / 29.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O projeto foi criado para organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos produtores e fomentando a agregação de valor ao produto.

O Projeto “Cabra Produtiva, Rota do Leite”, da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), foi apresentado durante audiência da Comissão de Agricultura e Política Rural, na última terça-feira (26), na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo Deputado Roberto Carlos. O projeto foi criado para organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores e fomentando a agregação de valor ao produto através da agroindustrialização, com produção especializada de queijos finos de leite de cabra.  “O objetivo de levar o projeto à Assembléia é buscar o apoio dos deputados na captação de recursos no âmbito federal, demais secretarias do Estado e instituições ligadas ao segmento, para dar sustentabilidade ao Cabra Produtiva”, explicou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

De 8 a 10 de maio, será iniciada a segunda etapa de fabricação dos queijos finos, do tipo grego e espanhol, que começaram a ser produzidos neste mês, conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri, no Laticínio Bom Sabor. Os queijos produzidos nesta fase experimental, devidamente embalados e rotulados, serão apreciados, em combinação com os vinhos oriundos do Vale do São Francisco, em noite de degustação que será realizada no dia 17 maio, durante a Expovale 2016, em Juazeiro. Além de apresentar o novo produto aos visitantes da exposição, o objetivo é atrair os grandes empresários e comerciantes, que já vendem queijos de cabra vindos de outros estados e do exterior, para que possam experimentar e atestar a qualidade da iguaria.

Num segundo encontro durante a tarde, realizado na Seagri, os caprinocultores pediram o apoio do secretário junto à Adab, para acelerar o processo de adesão dos laticínios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Os produtos fabricados pelos laticínios que já possuem SIE (estabelecimentos com inspeção estadual) só podem ser comercializados no município, e, aderindo ao SISBI, tornam-se aptos a ser vendidos para outros estados. A ação vai resolver o problema levantado pelos produtores de Juazeiro. A adesão ao SISBI é reconhecida a partir do atendimento aos protocolos e requisitos legais verificados nos processos fiscalizatórios, e também em inspeções de rotina nas agroindústrias, baseado no cumprimento das normas sanitárias e dos programas de autocontrole.

Num encontro durante a tarde, realizado na Seagri, os caprinocultores pediram o apoio do secretário junto à Adab para acelerar o processo de adesão dos laticínios ao SISBI.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.