Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: secretarias de Saúde e Educação promoveram Caminhada de Conscientização em combate ao Aedes Aegypti

Quarta / 20.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os alunos utilizaram faixas e cartazes para chamar a atenção da população.

Alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino, Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias participaram de uma Caminhada de Conscientização pelas ruas do centro de Guanambi na manhã da última sexta-feira (15). A ação faz parte de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação e Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, onde diversas ações conjuntas estão sendo desenvolvidas. Os estudantes utilizaram faixas e cartazes para chamar a atenção e conscientizar a população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito Aedes Aegypti e os sintomas das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Alguns estavam vestidos com a fantasia do mosquito e outros transportaram pneus velhos para chamar atenção de todos.

Os alunos se concentraram inicialmente na frente ao prédio da Secretaria de Educação, onde se alinharam com faixas e cartazes, posteriormente haviam saído em caminhada pelas principais ruas do centro comercial, entoando cânticos e rimas de combate ao mosquito. Um carro de som seguia em frente, onde professores revezavam no microfone, citando a importância das ações de combate e prevenção dos focos. “A caminhada é uma forma de chamar a atenção das pessoas e colocar em evidência a prevenção”, destacou a Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, que esteve presente durante todo o ato. A ação educativa finalizou por volta das 10 horas, na Praça Henrique Pereira Donato.

Desde o início do ano letivo, diversos trabalhos de conscientização, como palestras, seminários e produção de material estão sendo feitos nas escolas do município, todos com abordagem sobre a temática. Segundo Ernivaldo Viana, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, um dos responsáveis por acompanhar os trabalhos de conscientização nas escolas, acrescentou que além da prevenção, os alunos estão tendo acesso a palestras com informações a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito e dos sintomas que elas podem causar. A Prefeitura produziu materiais educativos sobre o tema, com a intenção de que essas informações fossem trabalhadas dentro das escolas.

Alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino, Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias participaram de uma Caminhada.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.