Sertão Hoje

Sertão Hoje

Doação de medula óssea na Bahia supera meta nacional para estados

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Para se cadastrar o voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba ou aos postos móveis de coleta (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA).

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), no ano passado, recebeu 27 mil novos voluntários para doação de medula óssea. O número, 30% maior em relação ao de 2014, superou a meta nacional para os estados brasileiros, de 20 mil novos doadores. Nos três primeiros meses de 2016, mais de 5 mil baianos se integraram à rede de doadores. Como a possibilidade de compatibilidade é de uma em cada grupo de 100 mil pessoas, quanto maior o banco de doadores, maior a chance de se encontrar pacientes que necessitam de nova medula e de realização do transplante.

Para se cadastrar é bem simples. O voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba ou aos postos móveis de coleta. Na fundação é preenchida uma ficha com os dados pessoais e retirada uma amostra de 5 a 10 mL de sangue. Este ano, na Bahia, já foram convocados 36 voluntários para verificar a compatibilidade com pacientes que tenham linfoma e leucemia. Para essas pessoas, não só o cadastro é importante, mas também a doação de sangue, como explica a diretora de Hemoterapia da Fundação Hemoba, Iraildes Santana. “Esses receptores, durante o tratamento para receber o transplante, necessitam de acompanhamento hospitalar e de transfusão de sangue. Por isso eu deixo o meu convite, aos que desejam doar e aos que já são doadores de medula óssea, para se tornarem também doadores de sangue, porque essa é mais uma forma de ajudar a quem precisa de transplante”.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.