Sertão Hoje

Sertão Hoje

Campanha de vacinação contra a H1N1 começa dia 30 de abril em Caculé

Segunda / 11.04.2016

Por Tayga Ribeiro

As equipes de imunização de Caculé realizarão a vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família da Sede, das 8 às 17 horas.

De 30 de abril a 20 de maio será realizada a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. No dia 30 de abril, 1º dia da campanha, também será o dia D de Mobilização Nacional. As equipes de imunização de Caculé realizarão a vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família da Sede, das 8 às 17 horas. Gestantes, crianças de 6 meses a  5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que estiverem no período pós-parto, até 45 dias, e os portadores de doenças crônicas devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.

É importante lembrar que, não só o Vírus Influenza H1N1 como também outros vírus estão circulantes em todo ambiente. Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus recomenda-se: lavar freqüentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença; procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A. Para mais informações, consulte o seu Agente Comunitário de Saúde ou se informe na Secretaria Municipal de Saúde através do 77 3455-2527.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.